Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ultra Sound

Soundigital 2300. Configurando Corretamente.

Recommended Posts

Depois dos problemas com o Bombastic, estão chegando para mim dois Bravox E2K de 15 polegadas para ver o que vai dar.

Gostaria de ajuda para configurar corretamente o Soundigital 2.300, principalmente quanto aos ajustes de:

Filtro sub-sônico (20 Hz a 50 Hz, cortando as freqüências abaixo do valor ajustado);

Filtro low pass (20 Hz a 3 Khz, cortando as freqüências acima do valor ajustado;

Ganho

Problema 1: Vários amplificadores Soundigital estão saindo de fábrica com os "parafusos" de ajustes de filtros e ganho que não coincidem com as indicações serigrafadas na carcaça. Por exemplo, girando o "parafuso" do filtro sub-sônico, que vai de 20 a 50 Hz, até o mínimo (que seria 20 Hz) não quer dizer que ele esteja em 20 Hz pois é possível girar ainda mais. O meu está assim e já ouvi e li relatos de pessoas que estão tendo o mesmo problema.

Problema 2: O Soundigital não tem uma chave que o coloque para trabalhar em full pass como acontece que a maioria dos amplificadores, ou seja, ajustar corretamente o filtro low pass é obrigatório.

Perguntas:

1 - Qual seria o melhor ajuste para o filtro low pass? Já li um relato aqui no fórum que é bom deixá-lo bem aberto para que o Soundigital renda tudo o que pode, procede? Deixá-lo aberto seria deixando ele passar o máximo de frequências possível ou ao contrário?

2 - Qual seria o melhor ajuste para o filtro sub-sônico? Tendendo mais para os 20 Hz ou para os 50 Hz? Ficando no meio termo? Colocando totalmente em 20 Hz estaria o filtro teoricamente desligado?

3 - Qual seria o melhor ajuste para o ganho? Coloca-se o CD player com 70% do volume e vai subindo o ganho até a luz de clip piscar e depois desce o ganho até ela parar de piscar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas:

1 - Qual seria o melhor ajuste para o filtro low pass? Já li um relato aqui no fórum que é bom deixá-lo bem aberto para que o Soundigital renda tudo o que pode, procede? Deixá-lo aberto seria deixando ele passar o máximo de frequências possível ou ao contrário?

Os subwoofers vão ter maior rendimento trabalhando nas suas faixas de freqüências certas 20Hz - 80Hz que é o ideal.

2 - Qual seria o melhor ajuste para o filtro sub-sônico? Tendendo mais para os 20 Hz ou para os 50 Hz? Ficando no meio termo? Colocando totalmente em 20 Hz estaria o filtro teoricamente desligado?

Se a sua caixa for bem projetada mantendo o controle de excursionamento do subwoofer, e como o E2k é um subwoofer subsônico regulando o subsônico em 20Hz e obviamente se a caixa estiver corretamente projetada os E2k vão responder bem essa faixas subsônicas.

3 - Qual seria o melhor ajuste para o ganho? Coloca-se o CD player com 70% do volume e vai subindo o ganho até a luz de clip piscar e depois desce o ganho até ela parar de piscar?

Justamente isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Os subwoofers vão ter maior rendimento trabalhando nas suas faixas de freqüências certas 20Hz - 80Hz que é o ideal.

Sim ele tem maior rendimento, mas no SD c vc deixar o LP em 80hz concerteza ele não rende o que deveria, ou seja vc tem q deixar o LP aberto e fazer corte no player.

Creio que em uns 80, 85% tambem seja válido.

O Bafatudo usava o dele pra empurrar os falantes utilizando o ganho todo aberto... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Sim ele tem maior rendimento, mas no SD c vc deixar o LP em 80hz concerteza ele não rende o que deveria, ou seja vc tem q deixar o LP aberto e fazer corte no player.

Deixar o filtro low pass bem aberto é ajustar para 3 Khz, correto?

Desculpem a pergunta imbecil.

Compartilhar este post

Link para o post

olha aberto la pela casa dos 70, 75% ele ja fica legal, faz um testes faz corte no player e vai abrindo LP até onde t agrada.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

olha aberto la pela casa dos 70, 75% ele ja fica legal, faz um testes faz corte no player e vai abrindo LP até onde t agrada.. :legal:

Valeu pela resposta, amigo, mas 70% a 75% para qual direção? Para os 3 Khz ou para os 20 Hz?

Desculpe a pergunta idiota.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você tem player com controle de sub, abra todo o filtro LP e corte pelo player.

Como o amplificador teria uma chave para colocar em full pass se ele não toca full ?

Os ajustes do SD não tem nenhum problema nem sairam alguns com defeito, é assim mesmo. Quando girar a regulagem toda no sentido anti-horario, esta em 20Hz e quando girar todo no sentido horario, esta em 3Khz. Não é obvio ?

Se você esta usando um sub-woofer, coloque o subsonico em 20Hz.

No manual tem todas as intruções para se ajustar o LEVEL corretamente, não existe isso de 70% ou 80%, cada player vai ficar com uma regulagem diferente, não existe regra.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Se você tem player com controle de sub, abra todo o filtro LP e corte pelo player.

Como o amplificador teria uma chave para colocar em full pass se ele não toca full ?

Os ajustes do SD não tem nenhum problema nem sairam alguns com defeito, é assim mesmo. Quando girar a regulagem toda no sentido anti-horario, esta em 20Hz e quando girar todo no sentido horario, esta em 3Khz. Não é obvio ?

Se você esta usando um sub-woofer, coloque o subsonico em 20Hz.

No manual tem todas as intruções para se ajustar o LEVEL corretamente, não existe isso de 70% ou 80%, cada player vai ficar com uma regulagem diferente, não existe regra.

Abs !

Juliano.

Só pra constar, o 70%, 80% que estamos falando é o LP e não o Ganho..

Faz corte no player de acordo com a freq. q deseja e vai abrindo o LP e acerte da maneira que mais te agrada.

A questão do ganho é como a galera falow, volume la na casa dos 80% e vai abrindo o ganho até acender o led de clip, após isso volta pouca coisa o ganho e toka o terror. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Faz corte no player de acordo com a freq. q deseja e vai abrindo o LP e acerte da maneira que mais te agrada.

A questão do ganho é como a galera falow, volume la na casa dos 80% e vai abrindo o ganho até acender o led de clip, após isso volta pouca coisa o ganho e toka o terror. :legal:

A culpa é minha. É que a minha pergunta é de uma imbecilidade tamanha que poucos estão entendendo ou acreditando que estou perguntando essa tipo de asneira. É que quero fazer tudo certinho, sem cometer erros. Melhor fazer uma pergunta idiota do que ficar depois com o amplificador mal ajustado.

Amigo, eu entendi a parte do ganho, só quero ter certeza quando você fala em "abrir o filtro low pass". Isso significa que devo girar o "parafuso" do low pass para a direção do 3 Khz (sentido horário) ou para direção do 20 Hz (sentido anti-horário)?

Novamente me desculpe pela pergunta. Realmente é muito idiota.

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa é minha. É que a minha pergunta é de uma imbecilidade tamanha que poucos estão entendendo ou acreditando que estou perguntando essa tipo de asneira. É que quero fazer tudo certinho, sem cometer erros. Melhor fazer uma pergunta idiota do que ficar depois com o amplificador mal ajustado.

Amigo, eu entendi a parte do ganho, só quero ter certeza quando você fala em "abrir o filtro low pass". Isso significa que devo girar o "parafuso" do low pass para a direção do 3 Khz (sentido horário) ou para direção do 20 Hz (sentido anti-horário)?

Novamente me desculpe pela pergunta. Realmente é muito idiota.

Fica frio, o espirito do forum eh realmente ajudar, voce ta certo em perguntar antes de instalar e correr riscos de fazer algo errado.

- Ajuste o Low Pass todo no sentido horario (3khz). Cuidado neste ajuste, talvez deva retornar um pouco o potenciometro para melhor controle de cone.

- Ajuste o ganho coforme descrito no manual.

- Subsonico de acordo com a sintonia da caixa e sub.

- Seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Abra o ajuste LP em aproximadamente 1KHz, e se seu player tem controle para sub, vá ajustando o corte LPF de acordo com o seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

se teu player tem controle pra sub deixa o modulo toca flat( vide até 3k obvio) sem subsonico nem corte low e corte pelo player.

Compartilhar este post

Link para o post
Belokinha Onde tu arrumou um Avatar desses??? OpO [""] :legal::+1:rever1:

Esse foi um presente que recebi no dia das crianças, kkkkk... olha na foto pessoal O.O que isso.. kkk

c quizer me add q te passo vlw t+ abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Julianflor, gostaria de saber se as regulagem do SD e dos outros amps são lineares, o seja, se o LP vai de 20 a 3khz o meio termo do potenciometro é 1490 hz .

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Julianflor, gostaria de saber se as regulagem do SD e dos outros amps são lineares, o seja, se o LP vai de 20 a 3khz o meio termo do potenciometro é 1490 hz .

Obrigado

tambem gostaria de saber como colocar os cortes pelo amplificador em:

subsonico 35Hz

LP 80Hz

pensei em utilizar um cd com frequencias fixas mais nao tem um jeio mais facil

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...