Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FábioE.A.

Manta Asfáltica para qualidade

Recommended Posts

Ronie e Moti, caso o tópico não se equipare às regras de Hot Topic, favor mover.

O caso é o seguinte:

Manta asfáltica é uma opção muito boa para carros pobres em acabamento, visando traqvar a lata para a não vibração da mesma, buscando nisso, uma maneira de obter o máximo de sonoridade limpa em um sistema de som automotivo. Porém, além do ganho do peso no veículo (que seria ruim para carros de pouca potência), o investimento em boa manta é cara e demanda bom tempo para o carro ficar pronto. Mas, pensando em ganhar pontos, vale a pena? Quais outras opções para que as vibrações diminuam?

Particularmente não gosto da manta asfáltica. No máximo eu colocaria no teto do veículo....

opinem!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver instalado falantes em portas ou forros até vale agora sem falantes, só se estiver vibrando alguma lata caso contrário naum vale naum alem de pesada, ela é cara e a mão de obra idem pois precisa desmontar o carro todo para aplicação o que pode acabar gerando mais ruido pois as guarnições nacionais são uma m.... que desmonta uma vez e fica toda solta !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Se tiver instalado falantes em portas ou forros até vale agora sem falantes, só se estiver vibrando alguma lata caso contrário naum vale naum alem de pesada, ela é cara e a mão de obra idem pois precisa desmontar o carro todo para aplicação o que pode acabar gerando mais ruido pois as guarnições nacionais são uma m.... que desmonta uma vez e fica toda solta !!!!!

Bem lembrado, pois os carros nacionais são de acabamentos muito frágeis... Isso é uma coisa muito importante de se lembrar....

Mas, por outro lado, a lata do carro brasileiro é uma fina folha, isso vibrA muito... Ai a manta daria uma melhorada na vibração

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre li q a funçao da manta é absorver a pressao sonora interna, e nao "travar" as paredes das caixas... pra travar usa-se traves d madeira... nao é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sempre li q a funçao da manta é absorver a pressao sonora interna, e nao "travar" as paredes das caixas... pra travar usa-se traves d madeira... nao é isso?

Ela serve para absorver ruidos inclusive os da pressão do som !!!! Mas em alguns casos os instaladores usam para vedar a porta transformando-a em uma caixa acústica como uma possibilidade apesar de um pouco ineficiente de substituir os pezinhos !!!! Fazem um plate fixado na porta e reveste ela tanto por dentro quanto por fora para deixa-la o mais vedada possível melhorando assim a resposta dos graves !!!! :legal:

Nas montadoras é usado uma espécie de emborrachamento semelhante à manta asfáltica em peças como folha de porta, teto, painel dianteiro e portamalas para ajudar no barulho interno, são utilizados em pontos estratégicos para absorver a reverberação da lataria melhorando assim o conforto dos autos !!!! :mac1

Editado por sumido

Compartilhar este post

Link para o post

E a utilização da manta asfaltica ou outro compsoto asfautico para aumentar a rigidez da caixa, vocês não acham Interessante?

Composto Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a manta asfáltica, eu vejo como uma boa opção para redução de vibrações indeseváveis no carro, não somente pelo som em si como por outros fatores.

tenho 2 carros, um Celta equipado com kit 2 vias subwoofer e amplificador e um Fusca (comprei por causa do rodízio) com sistema de som bem simples: cd player e 2 pares de coaxiais.

no fusca apliquei manta nas portas laterais e teto. Resultado: acima do esperado, além de deixar o interiior do carro + silencioso, contribuiu para q a temperatura interna do carro ficasse sempre baixa quando exposto ao sol em comparação quando estava sem a manta.

pretendo fazer o mesmo no celta pois seu isolamento acústico é precário, e o custo do metro quadrado da manta não é tão alto inviabilizando a sua utilização, apenas a mão de obra q é puxada, mas paciência, eu mesmo vou fazer.

Acredito q a manta seja uma alternativa barata e nem aumenta tanto assim o peso do carro ( acho q no fusca foi uns2,5 metros quadrados de manta, e nem pesou tuuuuudo isso não, acho q uns 12 quilos apenas)

Compartilhar este post

Link para o post

Usei manta nas 2 portas do meu carro (um xsara hatc) pois ia usar um kit razoavelmente bom (CS60) e nao queria usar pezinho (segurança)... Fui na espectativa de conseguir o equivalente a uns 60 a 70 % de um pezinho...

Nao cheguei a comparar com e sem manta, mas tenho la minhas duvidas se o ganho realmente justificou.. Apesar de q continuo achando q o tweeter do CS60 apareça muito, entao talvez depois de atenuar os Tw em -3 ou -6, eu consiga elevar o som a um volume em q eu perceba melhor os medios e me convença mais do uso da manta pra qualidade do som...

O Sepacheco tb usou manta com o mesmo kit e adorou o resultado (o dele é um marea)

Compartilhar este post

Link para o post
Usei manta nas 2 portas do meu carro (um xsara hatc) pois ia usar um kit razoavelmente bom (CS60) e nao queria usar pezinho (segurança)... Fui na espectativa de conseguir o equivalente a uns 60 a 70 % de um pezinho...

Nao cheguei a comparar com e sem manta, mas tenho la minhas duvidas se o ganho realmente justificou.. Apesar de q continuo achando q o tweeter do CS60 apareça muito, entao talvez depois de atenuar os Tw em -3 ou -6, eu consiga elevar o som a um volume em q eu perceba melhor os medios e me convença mais do uso da manta pra qualidade do som...

O Sepacheco tb usou manta com o mesmo kit e adorou o resultado (o dele é um marea)

É como eu disse depende muito do instalador, se o cara for bom ele faz tudo certo agora se for picareta que ouviu falar e fica fazendo cagada e ainda cobrando.... é fd ! É um trampo fd de fazer muito trabalhoso mas dá resultados rasoáveis, nenhum milagra mas bem melhor que porta original !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, quanto montei o som no Tempra, coloquei um cd de frequências baixas para ver onde havia vibração.

Em determinadas frequências, percebi por exemplo que a luz de cortesia interna vibrava fazendo ruído. Desmontei a danada e coloquei um pouco de cola quente. Acabou o problema.

No porta-malas, usando o mesmo cd porém agora do lado de fora do carro, percebi vibrações na tampa do porta-malas, nas laterias e na caixa de estepe...

A solução foi aplicar a manta asfáltica de 4mm comprada em uma casa de material de construção. Acabaram-se todas as vibrações e ruídos, além disso o carro ficou mais silencioso.

Vou colocar uma foto aqui porém se quiserem ver mais é só acessar meu blog...

post-16-1073700845.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
E a utilização da manta asfaltica ou outro compsoto asfautico para aumentar a rigidez da caixa, qual a opinião da galera?

Composto    Abraços

:rolleyes:

Eu costumo usar em pezinhos ou caixas para subwoofers ! Passo uma mão internamente com espátula ou pincel. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

quanto gastaria pra colocar no carro todo ?

aqui o pessoal não dá nem orçamento. só de falar ficam com preguiça...

fazer pessoalmente é tão difícil? neste caso quanto sairia?

queria não apenas portas pois não vou utilizar falantes nelas e sim no pezinho.

quero menos vibração e melhor isolamento acústico.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, relatando um procedimento com manta asfáltica que eu fiz com o ka da minha muié:

fui instalar o sonzim 2 vias da NAR de 6,5", lá na S9 e fizemos tratamento acústico nas portas com manta asfáltica.

O que realmente eu pude constatar é que, quem vai manter falantes na porta, é imprescindível o uso de manta pra tratamento acústico!

Eu to subindo as fotos, depois eu posto aqui......

Ficou legal o som e reforçou os graves e deixou a porta travadinha!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, só introduzindo novas discussoes na mesma questao :

Se o principio da manta e tentar deixar a porta "parecida" com uma caixa, tambem nao teriamos uma certa melhora se alem do uso da manta, usassemos um revestimento como a la de vidro (é isso mesmo , ne?), ou manta acrilica que muitos usam pra forrar as caixas de subs ???

Compartilhar este post

Link para o post

O problema desses outros revestimentos é a agua.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, só introduzindo novas discussoes na mesma questao :

Se o principio da manta e tentar deixar a porta "parecida" com uma caixa, tambem nao teriamos uma certa melhora se alem do uso da manta, usassemos um revestimento como a la de vidro (é isso mesmo , ne?), ou manta acrilica que muitos usam pra forrar as caixas de subs ???

é que a manta serve pra selar os vazamentos de ar e é anti ruído, além de travar peças que vibram.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei... minhas portas tem manta

Eu quis dizer se ALEM da manta, tambem usarmos dentro das portas outras forraçoes associadas, como se costuma usar em caixas de sub-woofer

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito esse tópico para colocar mais uma questão sobre isolamento acústico.

Estava vendo um post colocado pelo Goham sobre um Golf gringo. Vi que foi pulverizado uma substância nas portas, tanto na parte interna, como no acabamento, com o intuito de fazer o isolamento acústico.

Minha pergunta: Será que existe algum material nacional similar? Já vi em lojas que vendem autopeças um spray pra ser colocado entre o protetor de caçamba e a lataria. Pelo que vi, esse spray forma uma camada emborrachada. Dizia a embalagem do produto que ele poderia ser utilizado inclusive para substituir o protetor de caçamba. Será que esse produto funcionaria como um bom isolamento acústico nas portas?

Uma segunda questão: O uso de dynamat proporcionaria um menor acréscimo de peso se comparado à manta asfáltica? Dynamat é mais fácil de aplicar?

Agradeço antecipamente aqueles que emitirem suas opiniões. Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Dynamat eh mais leve, mais facil de aplicar, porem muito mais caro......

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de colocar manta asfaltica nas portas do meu Palio Weekend, os médios graves melhoraram muito, agora não dá mais a impressão que os tweeter estão falando mais que os mid-bass, as portas não vibram mais e diminuiu o ruído externo.

As portas do Palio são muito ruins acusticamente, no meu caso valeu a pena o investimento (R$ 200,00)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, existe dois tipos de produto nacional que faz essa isolação, que seria o KPO, que tem vários tipos de emborrachamento e o próprio bate-pedra, que é aquele emborrachamento parecido com piche. Esse eu já vi em lata de spray. COm compressor é possível usar esses tipos de materiais para fazer isso, porém, eu ainda acho melhor o uso da manta asfáltica, apesar do KPO ser muito mais leve.

Compartilhar este post

Link para o post

se mora aonde? se for SP-capital me diz o nome da loja e onde fica por favor!

achei essa

manta.jpg

pior que só vende o rolo com 10m²

soprador já está em mãos!! :)

Editado por Renato Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Ô Renato....

Na Av. Imirim tem uma loja de material de construção que vende por metro....

O vendedor corta na hora!

Essa VIAPOL é igual a que usei no meu carro....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...