Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogerioagostinelli

Montando Um Cross Passivo

Recommended Posts

Esses cálculos estão corretos? Eu tenho visto nos tutoriais bobinas imensas comparadas à essas calculadas pelo calcbob. Vale à pena fazer eu mesmo as bobinas?

Tem que ver nestes tutoriais qual é a indutância da bobina.

Eu fiz 4 pra mid & fullrange, ou seja, será um corte mais baixo e conseqüentemente o tamanho será maior.

Desde que vc coloque corretamente os dados no Calcbob, posso dizer que o programa é bem preciso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaiz o diametro do fio tá errado!!! Não é 2,3mm é menos que 0,3mm na tabela que eu vi só ia até 22awg... Tem uma tabela de conversão do site da autosom, http://www.autosom.net/artigos.asp, clica lá "Tabela de conversão entre mm^2 para AWG" aí vai ter as conversões das medidas!

Ué! Eu usei essa tabela juntamente com os artigos sobre crossovers que estão no autosom.net. Lá eles dizem para usar o fio AWG 10, 11 ou 12. Na tabela o AWG 11 corresponde à um fio com 2,305 mm de diâmetro, que foi o que eu usei no calcbob.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Tem que ver nestes tutoriais qual é a indutância da bobina.

Eu fiz 4 pra mid & fullrange, ou seja, será um corte mais baixo e conseqüentemente o tamanho será maior.

Desde que vc coloque corretamente os dados no Calcbob, posso dizer que o programa é bem preciso.

Inseri no programa a indutância que eu precisava para uma determinada bobina. Só que eu estou achando que a bobina que o calcbob gerou tem muito poucas espiras quando comparada à outras que eu tenho visto em fotos e que são usadas em cortes similares.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Na indutancia é 1,31 mH e não uH... aí vai dar bastantes voltinhas....

Puxa, você matou a charada. Era problema de BIOS (Burro Ignorante Operando o Sistema)!!!!!

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre de utilizar fios finos para os indutores que vão ser utilizados para o corte dos tweeters. Pois em freqências mais altas, a corrente elétrica fica concentrada na parte externa do fio. No miolo praticamente não passa corrente.

Se precisar de um fio mais grosso, utilize vários fios finos, para compenssar a menor bitola.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou começando a achar muito complicado fazer as minhas próprias bobinas. Alguém conhece empresas que confeccionam as bobinas sob encomenda? Será que é caro? Será que eles enviam por correio?

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Não achei no site deles nada sobre bobinas customizadas por encomenda. Tem certeza que eles trabalham com isso?

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho, é só ligar lá, que eles fazem. A minha de .315mH ia sair 14 lascas cada. A tua deve sair uns 25 conto cada, + frete...

Compartilhar este post

Link para o post

blz pessoal, demorei p/ responder pq estava sem a net aqui em casa.

eu estava vendo o programa Cross Design Calculator, mas não entendi mto bem,

tem a lugar q ele marca:

8ohms p/ mid low,

8ohms p/ mid high,

4ohms p/ woofer

9ohms p/ tweeter

será q alguém poderia me ajudar a montar esse esquema do seguinte cross:

Cross 3 vias de 2ª ordem

Ele seria p/ 4ohms

canal 1 (2 pw3): Low pass em 1khz - 4Ohms

canal 2 (2 drive D250X): Band pass 1khz ~ 5khz - 4Ohms

canal 3 (2 ST Hinor): High pass em 5khz - 4Ohms

Gostaria de saber se estes cortes estão corretos?

Espero que alguém possa me ajudar com o esquima do Cross Design Calculator.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post
blz pessoal, demorei p/ responder pq estava sem a net aqui em casa.

eu estava vendo o programa Cross Design Calculator, mas não entendi mto bem,

tem a lugar q ele marca:

8ohms p/ mid low,

8ohms p/ mid high,

4ohms p/ woofer

9ohms p/ tweeter

será q alguém poderia me ajudar a montar esse esquema do seguinte cross:

Cross 3 vias de 2ª ordem

Ele seria p/ 4ohms

canal 1 (2 pw3): Low pass em 1khz - 4Ohms

canal 2 (2 drive D250X): Band pass 1khz ~ 5khz - 4Ohms

canal 3 (2 ST Hinor): High pass em 5khz - 4Ohms

Gostaria de saber se estes cortes estão corretos?

Espero que alguém possa me ajudar com o esquima do Cross Design Calculator.

Valew

Os campos onde tem aquelas impedâncias podem ser alterados. Você deve colocar neles as impedâncias dos auto-falantes que você pretende usar (no seu caso 4 ohm). Agora o esquema é exatamente igual ao segundo que eu postei, só mudam os cortes e consequëntemente os valores dos indutores e capacitores. Quando fizer o meu crossover colocarei fotos e a figura .jpg que usarei para corroer as placas. Isto deve ajudar muita gente, inclusive você. Mas isso deve demorar um bocado porque estou sem tempo e sem dinheiro agora.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Os campos onde tem aquelas impedâncias podem ser alterados. Você deve colocar neles as impedâncias dos auto-falantes que você pretende usar (no seu caso 4 ohm). Agora o esquema é exatamente igual ao segundo que eu postei, só mudam os cortes e consequëntemente os valores dos indutores e capacitores. Quando fizer o meu crossover colocarei fotos e a figura .jpg que usarei para corroer as placas. Isto deve ajudar muita gente, inclusive você. Mas isso deve demorar um bocado porque estou sem tempo e sem dinheiro agora.

[]

Crawling Chaos

Valew pela ajuda Crawling Chaos

então vou ter q colocar 4 ohms p/ todos esses itens (mid low, mid high, woofer, tweeter) ???

e quanto aos cortes q citei vc acha q estão corretos???

valew

Rogério

Compartilhar este post

Link para o post

Rogério, quanto à impedância é isso mesmo. Agora quanto aos cortes eu não entendo muito não. No meu caso procurei fazer os cortes bem acima da freqüência de resonância dos auto-falantes que pretendo usar. Mas vou revê-los ainda para ter certeza.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Rogério, quanto à impedância é isso mesmo. Agora quanto aos cortes eu não entendo muito não. No meu caso procurei fazer os cortes bem acima da freqüência de resonância dos auto-falantes que pretendo usar. Mas vou revê-los ainda para ter certeza.

[]

Crawling Chaos

Reza a lenda que os cortes devem ser feitos no dobro do Fs, se o cross for de 2ª ordem. A questão é casar os cortes dependendo dos falantes que vc tem, procurando não deixar buracos nas freqüências...

Indutímetro só alguns multímetros possuem, por exemplo o meu, um Minipa ET-2082B.

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Crawling Chaos

Reza a lenda que os cortes devem ser feitos no dobro do Fs, se o cross for de 2ª ordem. A questão é casar os cortes dependendo dos falantes que vc tem, procurando não deixar buracos nas freqüências...

Indutímetro só alguns multímetros possuem, por exemplo o meu, um Minipa ET-2082B.

Bem, isso é lenda ou é sério mesmo. Eu pretendo usar o Bravox PMB6 que já tenho, um Bravox PM4 e um tweeter Selenium 1TW1 que ainda vou comprar. A FS dos Bravox é, respectivamente, 85 e 100 Hz, muito próxima uma da outra. A FS do Selenium eu não consegui achar. Então fiquei pensando se estes auto-falantes são a melhor combinação que posso fazer. Alguém tem alguma sugestão? É bom lembrar que meu orçamento é limitado e pretendo fazer os upgrades aos poucos.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe pelo menos a FS do tweeter para eu fazer o corte correto?

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...