Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Turbinando O Fiesta Em Casa

Recommended Posts

Postado em

Salve galera... resolvi que quero turbinar meu carro eu mesmo. Devo ficar mais um tempo com ele, então vamos brincar.

É um fiesta Endura 1.0.

Bem, prática com mecânica eu não tenho tanta, mas base teórica eu tenho, e boa. Coragem não me falta, quem tem dúvidas, pode ver no autosom o que eu ando fazendo com o fiesta. Criatividade pra buscar soluções tb não. Só faltam ferramentas... :vts

Sendo assim, nesta primeira fase quero ME preparar... algumas dúvidas básicas antes de começar a coisa toda (vou postar fotos amanhã), digamos que estou na fase de incubação.

1 - Pretendo alocar a turbina no local onde fica o catalizador, ou seja, bem na saída do coletor (no endura não fica embaixo do carro). Há problemas práticos em se utilizar a turbina abaixo da linha do coletor, ou é de boa?

2 - Qual seria o tamanho ideal da turbina?

3 - Há problemas em se utilizar mangotes de borracha nas curvas da pressurização?

4 - Óleo e retorno: Como devo preparar o cárter?

5 - Bico extra: Estou pensando em não mexer na flauta original nem em seu dosador. Vale a pena utilizar um dosador e bico extra separado e manter o resto original, ou é melhor repensar tudo?

6 - Alguém sabe como calcular o atraso do ponto, de forma prática? Ou é na tentativa-e-erro mesmo? Grilou, atrasa mais... :vts (típico dos preparadores daqui de Brasília).

7 - Finalmente: Vale a pena enganar os sensores MAF e MAP ou é melhor pensar em nova programação da central?

É basicamente isto... dúvidas construtivas pra começar o projeto... quero pouca coisa, um ganho suficiente pra não ficar tão lerdo na cidade, mas sem pretensões esportivas.

Obrigado a quem ajudar.

Postado em

Fala klebão!

boa empreitada hein guri?!?! rs rs rs

bom algumas coisas q to pensando antes de turbinar meu gol... vou fazê-lo até o fim do ano... no GNV é claro!!!!

Seguinte... Turbina vc que cheia em qnt? isso vai definir o tamanho da turbina...

Bico extra... acho q esse é uma das características do preparador q nao saca mto de regulagem... pq tudo é bico extra... tenho certeza q terás de mudar os bicos... e de preferencia arromba-los....

vc poderia adicionar um fuel tech ai... coisa q o meu nao será preciso...

nao esqueça da bomba de combustivel...

Bom... o kit q to pensando em comprar turbina mandando a patada a 3000rpm... heheheh... será carro + pra cidade mesmo... e coletor pulsativo... minha turbina será .48 .50... vou rodar com no max. 0,8bar de pressão... talvez fique só em 0,6 mesmo....

vou ficar de olho aqui e ver o q posso aprender com a receita da galera...

Abçs e boa sorte filho!

Rapha

Postado em

ACHO que com bico extra ficaria mais economico nao ??

assim manteria os bicos originais (sem arrombar) e o EXTRA

entraria apenas quando solicitado, ou seja, qdo a turbina entrasse....

pq bicos arrombados estaria gastando mais o tempo todo,

mesmo sem carga neh ???? nao sei se pode isso, to chutando ahuah

Postado em

Posso comentar??? [^]

Salve galera... resolvi que quero turbinar meu carro eu mesmo. Devo ficar mais um tempo com ele, então vamos brincar.

É um fiesta Endura 1.0.

Ótimo!!! Depois quero ver quais serão suas impressões sobre os resultados do Endura turbo!

Bem, prática com mecânica eu não tenho tanta, mas base teórica eu tenho, e boa. Coragem não me falta, quem tem dúvidas, pode ver no autosom o que eu ando fazendo com o fiesta. Criatividade pra buscar soluções tb não. Só faltam ferramentas...

Huahuauhhauauh!!! Nem eu!!! :D Mas me meto em cada uma... *rs* A injeção da Belina, é uma das minhas 'travessuras'... *rs*

Sendo assim, nesta primeira fase quero ME preparar... algumas dúvidas básicas antes de começar a coisa toda (vou postar fotos amanhã), digamos que estou na fase de incubação.

Concordo!

1 - Pretendo alocar a turbina no local onde fica o catalizador, ou seja, bem na saída do coletor (no endura não fica embaixo do carro). Há problemas práticos em se utilizar a turbina abaixo da linha do coletor, ou é de boa?

A turbina só não pode ficar "de pé" ( com o eixo fora da horizontal ) e em locais que possa pegar "água". Se ela estiver quente ( o que não é nada demais ) e água "fria" bater, uma abraço! :(

Pra vc ter uma idéia, a turbina da minha Belina fica com o rotor quente virado para a frente do carro...

Algo barato e prático... T2. Já tah mais que testado e "aprovada" em motores 1.0.

3 - Há problemas em se utilizar mangotes de borracha nas curvas da pressurização?

Não sei o que é isso. Só lembro que essa borracha deverá suportar temperaturas elevadas ( tipo 80°C ), não ser sucetível à corrosivos ( Combustível, óleo, etc... ), suportar pressão, sem distender-se muito, suportar ser flexionada/tensionada/comprimida, etc.

Furo em uma parte SEGURA ( que não seja acertada com facilidade por objetos, nem por lombadas/guia, etc ) e BAIXA do carter, mande soldar o "caninho" para ligar a mangueira do retorno nele...

5 - Bico extra: Estou pensando em não mexer na flauta original nem em seu dosador. Vale a pena utilizar um dosador e bico extra separado e manter o resto original, ou é melhor repensar tudo?

Eu deixaria o original, só 50% mais abertos ( para rodar com cana ) e um suplementar. A pressão de comb deverá subir junto com a pressão de coletor, para uma regulagem mais fácil... O auxiliar fará a parte de alimentação sozinho, tranquilamente.

6 - Alguém sabe como calcular o atraso do ponto, de forma prática? Ou é na tentativa-e-erro mesmo? Grilou, atrasa mais...  :vts  (típico dos preparadores daqui de Brasília).

Ponto ideal de cada motor, é mais algo como uma "loteria" do que uma "ciência exata"... Existem inúmeras variáveis para se dar o ponto certo. Mas isso é conseguido estourando-se alguns motores em exaustivos testes de bancada... :(

Comece com um ponto "baixo"... E vá aumentando... Mas não muito.

Em altas rotações, vc não escutará o manco "grilar"... Aí, para furar um pistão, será facinho... Seja conservador, nessa parte.

7 - Finalmente: Vale a pena enganar os sensores MAF e MAP ou é melhor pensar em nova programação da central?

Dependendo de como for, sim... Mas é melhor e mais confiável alterar a injeção, qnd possível.

É basicamente isto... dúvidas construtivas pra começar o projeto... quero pouca coisa, um ganho suficiente pra não ficar tão lerdo na cidade, mas sem pretensões esportivas.

0,8k e o velho Endura nunca mais será o mesmo "coisa manca"!!! *rs*

Obrigado a quem ajudar.

Família SCBR/AS ROX!!!

:legal:

Postado em

É um fiesta Endura 1.0.

Bem, prática com mecânica eu não tenho tanta, mas base teórica eu tenho, e boa. Coragem não me falta, quem tem dúvidas, pode ver no autosom o que eu ando fazendo com o fiesta. Criatividade pra buscar soluções tb não. Só faltam ferramentas...  :vts

6 - Alguém sabe como calcular o atraso do ponto, de forma prática? Ou é na tentativa-e-erro mesmo? Grilou, atrasa mais...  :vts  (típico dos preparadores daqui de Brasília).

Obrigado a quem ajudar.

De boa, pelas suas perguntas eh melhor levar num preparador antes que saia caca e tu mande esse motor embora, ou faça a turbina fumar, se colocar o retorno do oleo em posiçao errada eh facinho de fumar a turbina, 2 em carro injetado nao tem como vc acertar o ponto(a nao ser que vc tenha o equipamento para reprogramar o chip e saiba usalo) o que da pra mecher eh o ponto do comando, na polia, mas esse deve ser mantido original.

Quanto ao nosso amigo Rapha_4_bass, se for utilizar pouca pressão pode ser montado apenas com um dosador entretando o acerto, e o consumo nao serao aquelas iguais a um carro com bico extra e his(de preferencia digital).

Eu abriria os bicos em 60% e montaria um his digital e bico extra, para um carro 1.0 com 0.8 de pressao um bico multiponto de omega suprema a alcool arrombado da conta do recado, ou um bico mono de corsa 1.0 para ter mais folga(o que seria o ideal).

Quanto a turbina eu concordo com o loko t2 eh mais facil e baratade achar, e funciona, apesar que se consiguir achar uma gt12 (turbina de gol turbo original) para ateh 1 kg de pressao, ela eh bem superior a t2 pois tera bem mais pegada, aumentando bastante o torque em baixa, facilidando a vida do 1.0 em subidas.

Postado em

Gostei do topic ... kem sabe apos vc postar as impressões eu não faça o mesmo no meu ka...até pq acabei de retificar o motor e vou ficar com o carro mais tempo tb...

Postado em

Opa o llko jah mandou bem , eu tbm fico com o blackout , em um carro 1.0 tb pra ter um uso bom em cidade , usaria uma bina gt12 de gol turbo , e usaria um escape e 2 polegadas.........bicos abertos e central reprogramada....... :legal:

Postado em

Eu tbm tenho um FIESTA ENDURA 1.0, tava afim de mexer nele,mas não pela frente da turbina, pensei em mudar o chip, escape, filtros e mexer na transmissão, aconselham algo mais?

Grato desde já.

Postado em

Ae.. Kleber.. definitivamente.. vc é LOUCO... :banghead kkkkkkkkk

Vai na fé ai irmão... comprei um gol 1.0 esses dias.. e to pensando seriamente em fazer o mesmo que vc... só que de turbo eu num entendo nada.. to pesquisando sobre o assunto ainda..

flw e boa sorte na empreitada...

Postado em

Fala Kleber!

Vou meter o bedelho aqui, se eu falar asneira, por favor, me corrijam BLZ?

Então, eu acredito que já que vc irá turbinar, irá usar alcool correto?

Pois bem, acho que vc deveria em 1º lugar mudar o carro pra alcool, deixar ele bem redondinho rodando na pinga com o motor 100% original.

Nesse processo vc terá de mexer nos bicos. Eu acho que seus bicos são a pistão, não a agulha como o zetec 1.8 16V, assim sendo é mais fácil de vc achar alguém que abra a vazão deles na eletroerozão. Eu acho que uns 35 a 40% de vazão a mais darão conta de alimentar o motor aspirado normalmente.

Vc terá também que fazer uma partida a frio, pra ligar o carro de manhã e, dependendo da sua sorte, terá ou não de mexer na bomba (já passei um gol 1.0 16V e um celta 1.4 pro alcool assim e as bombas sobreviveram bem, o zetec zuou rapidinho...).

Bom, só esse passo já será bem divertido, vc terá de achar alguém que te arrombe os bicos, terá de achar um ponto pra colocar a entrada de gasolina no coletor de admissão pra partida a frio e validará se a sua bomba vai sobreviver a pinga.

Depois disso acho que vc pode começar a construir o kit.

Não sei como é ai na sua região, mas aqui em sampa é facil fácil achar lugares que fazem curvas em canos de metal. Assim pode-se construir coletores, flanges e pressurizações com facilidade.

Eu não acho interessante construir pressurização com curvas de borracha, meu Zetec foi feito assim e com o tempo as curvas cederam, dobrando os canos.

Ficou mó bicheira....

Eu acho que o lugar que vc escolheu pro caracol é bom. Pelo que me lembro do endura o catalizador acaba ali na altura da base do alternador, ainda atraz do radiador.

O problema será água fria no caracol quente.

Meu scooby e o zetec tinham os caracóis bem baixos, o scooby mais que o zetec.

Nunca tive problemas, mas não me lembro de ter enfrentado uma enchentezinha com nenhum dos dois, apenas chuvas bem insanas, e ficou tudo bem...

O Loko, como que é isso irmão?

A turbina não pode ser molhada? Ou ela não pode ser submersa, como numa rua cheia até a altura da guia com o carro andando na água, por exemplo (cena muito comum em sampa no verão...)?

Depois do desafio de fazer o coletor, fixação do caracol e pressurização virá a parte de alimentação de pinga.

Como o carro já estará andando no alcool, acho que vc deveria colocar um T antes do dosador original da sua flauta, e meter a alimentação do auxiliar. Eu não mexeria em nada na injeção original ou nos bicos. Já estarão dando conta da fase aspirada.

O posicionamento do bico é um assunto a parte, eu acho interessante depois da borboleta, em um ponto bem anterior a parte do coletor de admissão que divide os dutos pra cada cilindro, mas esse tipo de instalação não pode ser feita em qq carro, por conta de características do coletor e não é "desfazível", vc irá zoar seu coletor original, fazendo um furo nele pra fixar o auxiliar.

Assim sendo, tente visualizar um lugar que tenha uma linha reta em direção a borboleta, é interessante que não haja curvas nos dutos até o cilindro depois que o combustivel entrou na jogada, mas sabemos que isso é impossível com esse tipo de adaptação, assim tente fazer com que as curvas sejam todas depois da borboleta, assim o combustivel que "lavar" os dutos ficará sempre depois da borboleta, sendo sugado pras camaras de um jeito ou outro.

O ponto de ignição em carros injetados é meio complicado.

Não temos mais o eixo do distribuidor entrando no bloco e girando o caximbo pra dar o contado do momento da faísca, permitindo que alteremos o ponto de ignição. (AP´s e GM´s Familia II das antigas eram assim).

Sua central deve ser uma FIC, eu acho. Se assim for, ela é chata de mexer, não encontrei quem fuçasse nisso na época que estava como Zetec.

Não sei que pressão vc vai usar, mas acho que não passará de 1 Kg, assim sendo, visto que seu carro tem a taxa baixa e as camisas "molhadas", dá pra trabalhar com o ponto de ignição original sem um risco muito alto...

Quando vc montar os tubos de escape e pressurização já definirá os locais das válvulas de alívio e prioridade, e já irá fazer a tomada de ar do controlador de bicos aux. e do relóginho de pressão no tubo de pressurização.

Ainda na alimentação, vc terá de colocar algum tipo de dosador pro bico extra, não será um HPI, mas tende ser algo que mantenha a pressão estável com os pulsos do extra. Não sei se dá, mas talvez funcione se vc pegar um bico de um carro mono e o dosador deste, colocando o controlador só pra pulsar o fulano.

Não sei como se faz a lubrificação do caracol.

Se colocarmos só a saída e retorno de óleo da turbina no carter o que manterá o lubrificante sob pressão e circulando no caracol?? O que irá garantir que o óleo estará passeando alí? Isso não sei como fazer...

Pelo que sei, dá pra colocar o relógio de pressão de óleo em um T junto da saída de óleo do carter pro caracol.

Feito tuuudo isso é puxar os fios da Lambda pro Hallmeter e regular o controlador e as válvulas.

O escape de 2" ou menos acho que já estará sussa.

Esse carro com 0,8 de pressão sem intercooler deve render uns 90 - 100 Cv´s, eu acho...

Ai terá de vir freios, rodas e suspensão pra acompanhar... O câmbio, fica a seu gosto, acho o câmbio do Fiestinha bem longo, eu não alongaria naum...

É isso, devo ter falado um monte de asneira, mas talvez, já seja um ponto de partida pra algumas discussões.

Nem cogitei a instalação do Kit com bicos muito abertos e HPI pra controlar a injeção.

Não gosto muito desse tipo de alimentação de combustível, acho de baixa eficiência, o carro bebe muito e não fica tão liso como um com bico aux.

O tesão mesmo seria arrancar toda a injeção, colocar bicos bem maiores, de 2.0 ou mais e pendurar uma FuelTech RacePRO 1Fi e um Fire Pró com as 4 bobinas independentes, ai vc teria uma injeção legal pra andar com turbo, controlando a ignição da maneira correta, mas esses equips devem somar uns R$ 2.000,00, fora que só o manual da FuelTech tem mais de 70 paginas, é animal. Pode ser um próximo passo muito interessante! Assim, como todos sabemos, vc usaria só 1 injetor por cilindro pulverizando alí na valvula de admissão, o que é o melhor dos mundos (sem cojitar inj. direta, é claro) pra pulverização do comb. na Câmara e homogeneidade da queima.

Mano, muito boa sorte aí!

Eu estou com umprojeto muito semelhante de DIY no meu celtinha, quero eu mesmo instalar o Kit no fim desse ano!

Será animal!!

Abraço a todos!!!

Postado em

Opa galera... Projeto suspenso até:

- Sobrar tempo (pra ter idéia, neste exato momento, 02:50 da manhã, eu ainda tô no trabalho)

- Sobrar dinheiro (tá, isto nunca vai acontecer... deixa pelo menos eu pagar umas dívidas pra poder comprar as peças)

Tudo isto sem falar que eu só vou mexer depois de mandar fazer retifica... eu me enganei, o carro tá com 230 mil kms agora... é que ford não marca o cento, chega em 99.999 ele zera... conferi a média do dono anterior, e deu mais de 100 mil, e olha que ele zerou já na minha mão... então já tá na casa dos 200k mesmo.

È bom provável que eu troque de carro, mas mantenha o Fiesta. Se mantiver, talvez deixe pra serviço da empresa, o que é o mais provável, pois a equipe aqui anda muito de táxi, tá doendo no meu bolso. Todo mundo empresta o carro pra todo mundo pra ajudar, mas ainda assim tá fo**. Se deixar mesmo o fiesta pra serviço, aí não mexo mesmo com turbo, mando dar uma geral, encho de adesivos e pronto... :vts

Rafael Kiss, valeu mesmo pela ajuda, com certeza será bem útil.

Postado em

- Sobrar tempo (pra ter idéia, neste exato momento, 02:50 da manhã, eu ainda tô no trabalho)

- Sobrar dinheiro (tá, isto nunca vai acontecer... deixa pelo menos eu pagar umas dívidas pra poder comprar as peças)

Tudo isto sem falar que eu só vou mexer depois de mandar fazer retifica... eu me enganei, o carro tá com 230 mil kms agora... é que ford não marca o cento, chega em 99.999 ele zera... conferi a média do dono anterior, e deu mais de 100 mil, e olha que ele zerou já na minha mão... então já tá na casa dos 200k mesmo.

È bom provável que eu troque de carro, mas mantenha o Fiesta. Se mantiver, talvez deixe pra serviço da empresa, o que é o mais provável, pois a equipe aqui anda muito de táxi, tá doendo no meu bolso. Todo mundo empresta o carro pra todo mundo pra ajudar, mas ainda assim tá fo**. Se deixar mesmo o fiesta pra serviço, aí não mexo mesmo com turbo, mando dar uma geral, encho de adesivos e pronto...  :vts

Amigo desiste não, pelo menos vc deu a sua contribuição pra mim!!!!!!!!!!!!!

Tava mto na duvida se teria q trocar meu coletor original pra turbinar mas não!!!!

O meu do Palio 1.4 Flex é 4x1 e o catalizador não fica debaixo do carro tb, portanto, mandaria tirar o catalizador fazer uma flange pra turbina e solda-la ao coletor original q é mais barato q os feitos e se acha em desmanche!! Very cool!!!!

Valeu rapaz é nóis e num tem problema colocar a turbina na parte baixa não é só fazer um "snorckel" fazendo a tomada de ar ficar pra cima pra turbina não afogar com qqer ´pocinha

Uma receita mais moderna do mundo:

-Turbina T2 Garret .35/.48 c/ wast gate acoplada

- Intercooler do Tempra Turbo

- Pressurização em canos de 2" com curvas em mangotes de silicone (suportam maiores temps)

- Bicos da linha originais

- Bico extra mono do Gol 1.8 verde

- Gerenciador de bico extra com atraso de ponto (HIS, MEG ou Hardware)

- Relojoaria básica obrigatória: press comb/turbo/óleo e agua e CG

- Valvula de prioridade de boa marca

- Escape de 2" pro 1.0 com um abaf final

- Um bom serviço de solda e acerto e pronto!

Boa sorte num manda pra preparador não só se seu "sirviço" ficar bem porco. e não faça cagad(...) não reprograme a central.

Abs!

Postado em

È bom provável que eu troque de carro, mas mantenha o Fiesta. Se mantiver, talvez deixe pra serviço da empresa, o que é o mais provável, pois a equipe aqui anda muito de táxi, tá doendo no meu bolso. Todo mundo empresta o carro pra todo mundo pra ajudar, mas ainda assim tá fo**. Se deixar mesmo o fiesta pra serviço, aí não mexo mesmo com turbo, mando dar uma geral, encho de adesivos e pronto...  :vts

Amigo desiste não, pelo menos vc deu a sua contribuição pra mim!!!!!!!!!!!!!

Tava mto na duvida se teria q trocar meu coletor original pra turbinar mas não!!!!

O meu do Palio 1.4 Flex é 4x1 e o catalizador não fica debaixo do carro tb, portanto, mandaria tirar o catalizador fazer uma flange pra turbina e solda-la ao coletor original q é mais barato q os feitos e se acha em desmanche!! Very cool!!!!

Valeu rapaz é nóis e num tem problema colocar a turbina na parte baixa não é só fazer um "snorckel" fazendo a tomada de ar ficar pra cima pra turbina não afogar com qqer ´pocinha

Uma receita mais moderna do mundo:

-Turbina T2 Garret .35/.48 c/ wast gate acoplada

- Intercooler do Tempra Turbo

- Pressurização em canos de 2" com curvas em mangotes de silicone (suportam maiores temps)

- Bicos da linha originais

- Bico extra mono do Gol 1.8 verde

- Gerenciador de bico extra com atraso de ponto (HIS, MEG ou Hardware)

- Relojoaria básica obrigatória: press comb/turbo/óleo e agua e CG

- Valvula de prioridade de boa marca

- Escape de 2" pro 1.0 com um abaf final

- Um bom serviço de solda e acerto e pronto!

Boa sorte num manda pra preparador não só se seu "sirviço" ficar bem porco. e não faça cagad(...) não reprograme a central.

Abs!

Engraçado reprogramar a central eh o item mais importante se vc tem acesso ,e pedurar bicos eh a maior gambiarra q tem amigo......... e T2 numeh uma boa turbina naum.......

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...