Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cirso

Qual Corte Usar Pra Essa Combinação 2 Vias?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, achei a venda e não pensei 2 vezes ao comprar os Mids Endurance EHMB6, os famosos roxinhos, todos sempre me disseram que são muito bons, um amigo meu tinha uns no corsa e também pirava nos bichinhos... (ainda ganhei uns tweeters leson de brinde, vão segurar as pontas até comprar o outro, eca hehehe)

Bem, eles estão vindo e ainda não pude testá-los... mas agora comecei a pensar em melhorar o som

Os dados do Mid:

endurance_midbass_menor.jpg

Impedância 4,0 (ohms ± 10%)

Sensibilidade 89 (± 2dB/m/2,83v)

Freqüência Ressonância 65 (Hz ± 15 %)

Gama de Resposta 60 - 5500 (Hz)

Potência Máxima 200 Wmax

Potência Nominal 100 Wrms

Qts 0,94

Qms 2,85

Qes 1,39

Vas 12 litros

X máx. 2,1 mm

Re 3,5 Ohms

Sd 132 sq.cm

6" D 165,0 mm

H 65,0 mm

Sei que meu amp não é o mais indicado pra qualidade, mas fica pra uma próxima troca (antes preciso comprar um tweeter, depois trocar o sub, depois o player, pra depois trocar o amp)

Mas eu gostaria muito da ajuda do pessoal que frequenta essa área, pq devem saber me ajudar nessa dúvida

Pretendo instalá-lo na porta (não quero usar pezinhos e sei que perco qualidade com isso, mas um pezinho pra ele deve precisar de uns 10 litros e chamar muita atenção dos amigos do alheio) e comprar os tweeters 1tw1, fazendo assim um kit 2 vias montado

É o seguinte

o Mid do CSD usa um crossover de 6db/oitava enrolado no próprio imã, com corte a 3500hz, achei um cara no ML que faz os indutores, um indutor Low Pass pro Mid fica em 10 reais a unidade com frequência de corte que escolho

Um de 12 db/oitava fica 24 reais a unidade (já montado com placa e tal)

Daí tenho as seguintes dúvidas:

1) Qual frequência de corte usar, nesse mid, pra acompanhar o 1tw1, em 6db/oitava?

2) Qual frequência de corte usar, nesse mid, pra acompanhar o 1tw1, em 12db/oitava?

3) Vale a pena cortar o Mid em 12db/oitava nesse conjunto?

4) para montagem na porta vai ficar um sistema bom? Alguma sugestão de melhora?

Ah.. postei sobre ele em http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=73853

Desde já agradeço a todos que puderem me dar uma luz.

Grande abraço a todos e uma boa semana

Postado em
Pessoal, achei a venda e não pensei 2 vezes ao comprar os Mids Endurance EHMB6, os famosos roxinhos, todos sempre me disseram que são muito bons, um amigo meu tinha uns no corsa e também pirava nos bichinhos... (ainda ganhei uns tweeters leson de brinde, vão segurar as pontas até comprar o outro, eca hehehe)

Bem, eles estão vindo e ainda não pude testá-los... mas agora comecei a pensar em melhorar o som

Os dados do Mid:

endurance_midbass_menor.jpg

Impedância 4,0 (ohms ± 10%)

Sensibilidade 89 (± 2dB/m/2,83v)

Freqüência Ressonância 65 (Hz ± 15 %)

Gama de Resposta 60 - 5500 (Hz)

Potência Máxima 200 Wmax

Potência Nominal 100 Wrms

Qts 0,94

Qms 2,85

Qes 1,39

Vas 12 litros

X máx. 2,1 mm

Re 3,5 Ohms

Sd 132 sq.cm

6" D 165,0 mm

H 65,0 mm

Sei que meu amp não é o mais indicado pra qualidade, mas fica pra uma próxima troca (antes preciso comprar um tweeter, depois trocar o sub, depois o player, pra depois trocar o amp)

Mas eu gostaria muito da ajuda do pessoal que frequenta essa área, pq devem saber me ajudar nessa dúvida

Pretendo instalá-lo na porta (não quero usar pezinhos e sei que perco qualidade com isso, mas um pezinho pra ele deve precisar de uns 10 litros e chamar muita atenção dos amigos do alheio) e comprar os tweeters 1tw1, fazendo assim um kit 2 vias montado

É o seguinte

o Mid do CSD usa um crossover de 6db/oitava enrolado no próprio imã, com corte a 3500hz, achei um cara no ML que faz os indutores, um indutor Low Pass pro Mid fica em 10 reais a unidade com frequência de corte que escolho

Um de 12 db/oitava fica 24 reais a unidade (já montado com placa e tal)

Daí tenho as seguintes dúvidas:

1) Qual frequência de corte usar, nesse mid, pra acompanhar o 1tw1, em 6db/oitava?

2) Qual frequência de corte usar, nesse mid, pra acompanhar o 1tw1, em 12db/oitava?

3) Vale a pena cortar o Mid em 12db/oitava nesse conjunto?

4) para montagem na porta vai ficar um sistema bom? Alguma sugestão de melhora?

Ah.. postei sobre ele em http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=73853

Desde já agradeço a todos que puderem me dar uma luz.

Grande abraço a todos e uma boa semana

Se vc vai mandar fazer o cross, creio que uma boa combinação seria LP em 3,5khz 6dB/8a pro mid, HP em 3,5Khz 12dB/8a pro tweeter... Já ouvi o 1TW1 com corte mais baixo que isto e ficou uma mer**. Em 3,5 já tá ótimo.

Se seu amp/player não tiver corte HP pro estéreo, aí o jeito é vc mandar fazer um HP em uns 80Hz pro mid... a não ser que vc dê uma tratada nessa porta.

Postado em
Se vc vai mandar fazer o cross, creio que uma boa combinação seria LP em 3,5khz 6dB/8a pro mid, HP em 3,5Khz 12dB/8a pro tweeter... Já ouvi o 1TW1 com corte mais baixo que isto e ficou uma mer**. Em 3,5 já tá ótimo.

Se seu amp/player não tiver corte HP pro estéreo, aí o jeito é vc mandar fazer um HP em uns 80Hz pro mid... a não ser que vc dê uma tratada nessa porta.

Hum, vale a pena fazer o corte em 6db/oitava mesmo? não precisa ser de 12db/8?

O cross do 1tw1 é em 2,5Khz em 18db/8 né? não tem como alterar ele simplesmente mudando algum capacitor ou coisa assim?

Ainda não tava afim de fazer o cross pro tweeter, pelo menos por enquanto, pq o cara faz por 20 reais cada 12db/8 pra tweeter... hum... deixa ver:

R$ 20,00 x 2 = R$ 40,00 de cross 12db/8 pros tw

R$ 10,00 x 2 = R$ 20,00 de cross 6db/8 pros Mids

Total: R$ 60,00 + frete

hummm... hummm..... até que vale a pena

O fod* é que o tweeter já vai pra 150 conto hehehe

O amp tem corte pra HP sim, 12db/8, deixo em uns 80hz mesmo? (O mid tem fs bem baixa), mas não pretendo tratar a porta

Valeu Kleber, muito obrigado pela dica e se alguém tiver mais sugestões ou críticas são bem vindas

Ps: a propósito, cara, dá pra você dar uma força pra nós no tópico

Recepção Da Antena Piorou Após Instalar Amp ???

Obrigadão

grande abraço

Postado em

Kleber, me surgiu uma dúvida: e se eu colocar um capacitor pra corte em 4 ou 3,5Khz 6db/oitava antes do crossover do 1tw1?já dá uma melhorada? ou estraga o som por ter muitos componentes?

Obrigadão... abraços

Postado em
18db- mais um corte de 6db- ainda por cima em frequencias beem distantes..

sei não hein..

vai virar uma festa de picos e vales..

Mas será que o capacitor já não restringe alguma frequência que chegará ao crossover do 1tw1? tipo.. na prática (creio eu) ele faria o 1tw1 trabalhar aparente só a partir de uns 3-3,5khz, não descendo tanto até os 2,5khz que o crossover de 18db/8 permite ele chegar

O Capacitor já atenuaria, em 3,5Khz, 3db (pelo que entendi do artigo sobre crossovers e tal), em 2,5 Jhz teria uma atenuação total de uns 6db (já que 9db seriam alcançados em 1,75Khz)...

Ninguém aí tem um sistema que dá pra testar um corte desse tipo pra ver se ele funfa? daria pra colcoar um capacitor de 4,7mF antes de um cross de tweeter de CSD mesmo, só pra ver o efeito de corte (não deve ter muita qualidade pq o corte vai ficar alto, é só pra teste mesmo)

Valeu...

Edit: Kleber, se ler aqui, dá uma olhada lá no tópico da rosquinha-filtro-12v por favor, na geral, perguntei sobre o esquema que desenhei e o enrolamento que fiz... valeu

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...