Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Danilo2005

Falantes No Painel

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou querendo colocar 02 falantes no painel do carro (celta) e gostaria de dicas. O objetivo é voz e gostaria de um tamanho menor possível e que não seja muito caro.

Conto com a ajuda de vcs.

Abraço, Danilo.

Postado em
Amigo, onde quer colocar o falante? fará um molde na coluna para acomodar? Quer um falante que toque médios e agudos (coaxial?) ou um tweeter?

rola colocar midrange+tw????

qual o restante do setup???

se for um setup mediano tem um midrange da bravox de 4" que toca razoavelmente bem (o Renato usou eles na LAF)... em pequenos peitinhos e complementados por um TW que desça aos 2000-2500 Hz (1TW1, por exemplo) creio que ele toque bonitinho!

Eu toh com intenção de pegar um Celta até o fim do ano tbem... e vou testar essa configuração (jah tava cozinhando essa idéia há um tempo) se der certo e entrando uma grana extra eu poderia trocar por akeles Full da Fostex ou algo do nivel!

Mas CLARO... vc vai precisar de um bom Midbass para o médio-grave... esses midranges não descem abaixo dos 300Hz em caixinhas tão pequenas de jeito nenhum!

Uma opção também são os fullranges de televisão, tem uns das Sony WEGA que tocam mto bom com 1L de volume! descendo até uns 250Hz sussegado, mas claro, tbem precisam de Tw pra complementar os agudos!

Gabriel

Postado em

Se for pra usar com tweeter, precisar de um ótimo médio e ainda ser pequeno, cata um igual ao que eu tô usando, da Sony. Tem SPL mais que suficiente pra acompanhar todo o resto. Só corte abaixo dos 5k que fica ótimo.

Postado em
Se for pra usar com tweeter, precisar de um ótimo médio e ainda ser pequeno, cata um igual ao que eu tô usando, da Sony. Tem SPL mais que suficiente pra acompanhar todo o resto. Só corte abaixo dos 5k que fica ótimo.

Esses seus full são produzidos em Terra brasilis como replacement????

os seus são de fora neh? vietnam?

em caso de selar os bixinhos, só encaixar eles no canto do painel/vidro e o volume q der blz ou eles exigiriam um volume mais decente????

Gabriel

Postado em

em caso de selar os bixinhos, só encaixar eles no canto do painel/vidro e o volume q der blz ou eles exigiriam um volume mais decente????

Gabriel

Vc acha nas assistências da sony, pelo número que vem na bundinha dele.

O esquema do volume... bem... é melhor ouvir como toca pra poder definir o corte.

Postado em

Gabriel

Vc acha nas assistências da sony, pelo número que vem na bundinha dele.

O esquema do volume... bem... é melhor ouvir como toca pra poder definir o corte.

:legal:

Postado em

Então pessoal, o resto do setup é o seguinte:

Alpine 7998

02 vias CS60K (com xovers e tweeters do kit)

01 JL 10W6 na mala

Fosgate 240x4 tocando o kit e o sub.

Pelo que vejo esse kit CS60K ficaria bom em botinhas de uns 08 a 10 litros mas prefiro não usar botinhas; por isso a necessidade de colocar esses falantes pra voz no painel...a voz nos falantes do kit ficam abafadas...

Queria uns falantes pequenos pra não ficar muito estranho no painel...

Postado em

acho q jogar outro falante no painel não seria uma boa solução no seu caso.

o mid do csk na porta mesmo já responde bem mais lá embaixo que uns full's no painel.

o que deve tá sobrando no seu caso é agudo pq o twt desse kit é gritão.

Postado em

Kit CSK a parte, o local original dos falantes do celta é crítico.

Fazer as botinhas seria o mais recomendado mesmo, ainda mais usando o 10w6

Para fazer no painel teria que ser um kit de 5 polegadas, o que ficaria enorme!

Eu tenho um kit Mb Quart de 4" parado aqui em casa, e estou em dúvida se vou usá-lo no meu carro, provisoriamente. Só que o painel do meu carro é um pouco maior

Postado em

Então, realmente o local riginal do celta é rídiculo, mas não posso fazer botinhas devido a inúmeros fatores...

Minha intenção de colocar mais 02 falantes no painel é uma tentativa de fazer com que o som fique menos abafado. Os mids não rpecisariam "descer" e sim ficar com a voz mais nítida.

Não tem jeito mesmo né?

Postado em

Tem jeito sim, mas você precisaria equacionar o problema do médio-grave.

Pois o seu sub não vai conseguir fazer este papel. Talvez colocando um belo woofer no local original e um fullrange + tweeter em cima do painel resolva. O problema é o resultado esperado em relação a timbre, peso etc.

Postado em

A instalação que vou descrever está longe do ideal, mas por alguns motivos teve de ficar assim:

Os mids do kit estão instalados literalmente embaixo do painel num suporte de madeira, virados pra baixo; ostweeters do kit estão instalados também na parte de baixo só que virados para os bancos do motorista e passageiro.

Por isso que falo estar abafado...eu poderia instalar os mids no painel mas são de 6 pol e ficariam grandes demais...estava pensando se instalasse uns falantes de 4" no painel não poderia melhorar essa questão do som ter ficado abafado...talvez se jogasse os tweeters pra cima do painel já resolvesse mas não sei...

Postado em

o mid do CSK é feito para off-axis...

msm q vc colocasse botas vc naum poderia direcionar ele, simplesmente, para seus ouvidos...

eu gosto da idéia de full no painel, o palco sobe absurdos!

mas de fato não sei se o mid do CSK seria ideal para usar como medio-grave, ele não desce mto fácil...

coloque os tw no painel, coim ctz vc naum vai achar abafado! esses tw tem o problema oposto... são berrões!

depois procura uma forma de direcionar esse mid melhor (porta tratada e baffle direcional??? acabamento de porta de celta é baratinho em ferro velho, da pra adaptar legal!)

talvez só com isso já te agrade!... se o tw berrar d++ talvez uma zobel bem calculada corrija um pouco...

colocar TODO o médio em cima do painel de um celta... ixe... eu nem sonho com isso! o celta tem bstt espaço para pesinho... eu pretendo mandar botas GENEROSAS e um mid que desça LEGAL, e midrange+tw no painel...

Gabriel

Postado em
Coloca os tw no painel, que com certeza já melhora, mas o foco vai pras cucuia...

foco? q foco?? heahueahuahueah

olha a foto! :huh:

continuo dizendo o msm q eu disse no post anterior!

Gabriel

Postado em

Gabriel

Depois de olhar o painel, concordo. Que foco? :huh:

Assino embaixo do Gabriel... :legal:

Mas colocar um 7998 com este direcionamento bizarro é de dar dó. Pense muito nos médios em cima do painel. Algum sansung de 2" pra complementar ficaria interessante, mas aí teria que repensar o cross inteiro... complicado isso.

Postado em

Gabriel

Mas colocar um 7998 com este direcionamento bizarro é de dar dó. Pense muito nos médios em cima do painel. Algum sansung de 2" pra complementar ficaria interessante, mas aí teria que repensar o cross inteiro... complicado isso.

:+1 na porta , o mid vai ficar umas dez vezes melhor......... :legal:

Postado em

Gabriel

essa questão do cross é o GRAAANDE problema...

Eu claro q ia tentar fazer eu mesmo, mas se o cara tiver disposto a pagar... acho q temos bons profissionais que podem fazer desde o mais barato com desempnho razoável até o ultra top facada de caro e com desempenho TOP!

é off topic e pode gerar até coisas desagradáveis.... mas ontem passando na loja dos playboys aki da cidade (eu tava de camiseta Triton dai fui mó bem atendido... pela mulher do dono q não me conhece... os "estaladores" ficaram me olhando de cara torta mas ela naum percebeu heheheh :P) e vi um kit 2x da famigerada eclipse... o mid tem um acabamento chinfrim e o tweeter não inspira NENHUMA confiança... não pesa NADA, o domo é metálico e tem cara de gritão... alem de minusculo (acho q 1/2"), mas o cross... WAW [""], de longe um dos melhores que eu já vi em um kit comercial! indutores de fio chato muito bem feitos, indutores grande, nada de fazer akeles vagaba com nucleo de ferrite pra economizar, todos nucleo de ar, capacitores bem interessantes (alguns eletroliticos xing ling, mas só uns 3 desses) um potenciometro para regulagem do tw (nada de 0 e -3 dB, um range completo de atenuação)... a construção é impecável!... até o posicionamento dos indutores é perpendicular... pena que os falantes são tão vagabundos! o cross só perdo pros kits diamond (dentre os q eu conheço)... os MB eu só vi uma vez, mas tava no porta malas do carro e não deu pra ver direito...

Gabriel

Postado em

Valeu galera, vou arrumar uma forma de colocar esses falantes nas portas em algum suporte ou algo do gênero...

Depois vejo se ainda vale a pena esse esquema dos flantes no painel com um cross artesanal.

Obrigado mais uma vez!!!

(Também fiquei com dó de ter um 7998 e deixar esses mids instalados dessa forma)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...