Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Asclus

Over Sub 800 15 X 18

Recommended Posts

Blz pessoal..

Eu andei simulando pra la e pra ca.... e segundo meus graficos do winisd

1x 18 com 1000rms aplicados tocaria igual 2x 15 com os mesmos 1000rms aplicados...

Alguem q ja tenha ouvido esses 2x modelos pode me falar se eh real essa diferenca ? se realmente 1x 18 toca mais que 1x15 e talvez toque igual a 2x 15 ?

e tb qual a diferenca na "sonoridade" do 18 pro de 15, me falaram que o de 18 eh mais subgrave, e o de 15 deve tocar mais grave

me interessa ter uma"batida" forte... nao me interessa se eh subgrave/grave/qq coisa, gostaria de q tocasse forte e acompanhasse uns drivers pequenos.

Fico no aguardo, pq dependendo das respostas vou tentar trocar meu over 18 por 15 !!!

T+ Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara vou tentar resumir o q difere um do outro na minha opnião.

- Um par de subs de 15" tem Sd superior ao único de 18"

- O sub de 18" tem uma Mms maior, portanto tem mais problemas de definição com graves rápidos além de ser ruim na resposta de transientes. Fora que a resposta em frequencia tbm é limitada.

- Normalmente o Sub de 18" tem Fs mais baixa e Sensibilidade mais alta do que um Sub de 15", porem quando comparado a um par de subs de 15", perde toda essa vantagem. Mesmo sendo pequeno, existe um acoplamento acustico, ao usar dois falantes com a mesma finalidade juntos, o que melhora a resposta.

- Subs de 18 em geral precisam de caixas entre 100 a 150 L, subs de 15" entre 60 e 80L, Nesse caso o espaço disponivel e a resposta desejada é que vão definir o volume ideal.

É mais ou menos por ai, ia me prolongar mais, mas a minha namorada ta no meu pé aki.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Já simulei mil X e um de 18'' tem q ter a caixa bem maior pra render um pouco mais que o de 15'', isso com os dados fornecidos pelo fabricante. Na real mesmoeu num sei, só vi na simulação...

Compartilhar este post

Link para o post

o rafaelsound e o ramath já postaram o q eu ia opinar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

opa .. boa questão vc levantou eu to pra compra 2 18" .. mas to na duvida ainda..

por favor postem mais opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
opa .. boa questão vc levantou eu to pra compra 2 18" .. mas to na duvida ainda..

por favor postem mais opiniões.

Bem cheguei a conclusão, espaço restrito, vai de 15'' , espaço de sobra vai de 18'' , a unica coisa q fico com medo é se a especificação de 99 Db/SPL dos de 15'' é verdadeira.. mas enfim tem q confiar né...

E resumindo tudo, quer graves mais rapidos e um falante que cubra uma faixa de frequencia um pouco maior , vai de 15'', quer uma faixa de frequencia mais restrita e graves que possam ser um pouco mais lentos que terão possibilidade de serem acompanhados por um falante de medio grave, vai de 18''. Recomendo os medios graves ate pro de 15'' pois esses subões são para a faixa de frequencia de graves e sub graves, a parte de medios graves se for separada fica beeeeem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, mesmo em um trio menor, com graves de 12', acho legal o uso de falantes exclusivos pra medio graves pois, na pratica, se vc usa um mesmo falante pra voz e graves (subgraves também) dá pra notar uma 'embolada' na voz durante as batidas longas! Quer um bom exemplo? Procure ouvir "My Humps" do Black Eyed Peas num som sem falantes exclusivos pra médios graves! Até certo volume (relativamente baixo) ainda fica legal... mas no momento em que os falantes começam a dar tudo de si, o grave vem bonito mas a voz embola. :( E fora que também tem o detalhe que, quando um falante fica responsavel apenas pelos graves e subgraves, ele fica com uma "pegada" mais interessante! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra lembrar,a galera já mudou bastante o seu projeto e acho necessario acresentar q com esses tipos de projeto cai bem com um crossover.pra poder dividir legal as frequencias e render melhor woofers e subs.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...