Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nicaciobhz

Sub N.a.r / Uxp

Recommended Posts

Postado em
Gabriel

Palma palma, naum priemos canico!

amplificador naum tem impedancia na saída!!!!!!!!!

qdo se diz q um amp da 150W @ 4 ohms... ker dizer q com uma carga de 4 ohms ele fornecerá 150Wrms! se eu aumento a carga (6ohms) a potencia vai cair! no caso eu estimo uns 100wrms por bobina... 200 pro sub! oq eu acho sub-utilizar o sw3!

a eficiencia do amp muda muito dependendo da carga aplicada, logo esse calculo direto q vc fez naum se aplica....

um cáculo para estimativa seria baseado em q as grandezes (potencia fornecida versus impedancia) são invesamente proporcionais, ou seja, se eu tenho a metade da impedancia tenho o dobro da potencia! (bem lógico neh? eu tirei metade da carga!)

dai ficaria assim:

6--------150

4---------x

(isso msm... naum tah errado... como disse... eh inversamente proporcional.. regra de 3 comum mas com os valores correlatos conhecidos invertidos)

isso eh estimativa... mas da pra ter uma idéia!

acho q agora ficou claro! hehe

:lega:

Gabriel

Entendi perfeitamente, obrigado pelo esforço em me fazer entender! eu estava condicionando a minha mente a enchergar isso com olhos de dificuldade, limitando qualquer raciocício, agora já consegui dominar este sintoma e interpretar corretamente sua explicação.

Sintetizando sua lógica:

"eu tenho a metade da impedancia tenho o dobro da potencia! (bem lógico neh? eu tirei metade da carga!)"

Você tem razão. Estamos carecas de ver as especificações dos amplis, a potência fornecida em 2 ohns é o dobro da em 4 ohns. Mas no nosso caso é o inverso, a impedancia do subwoofer é maior que a impedancia do amplificador, consequetimente em vez de ganhar perde.

CONCLUSÃO, A AMPLIFICAÇÃO IDEAL:

AMPLIFICAÇÃO A 4 ohns:

potencia recomendada para atingir os 150WRMS @ 6 ohns de cada bobina:

2 x 250wrms @ 4 ohns

AMPLIFICAÇÃO A 2 ohns:

2 x 500wrms @ 2ohns

abraços,

Rodrigo Nicácio

Entao um Punch 400.4 que declarado tem 2 bridge de 200rms em 4ohms daria conta de um NAR???

Postado em
Gazolli, tudo bem ?

Fui tão direto, que posso não ter passado a ideia de como

gostaria...como o tempo para variar ta muito curto, vou tentar dar uma

melhorada no que falei...

Graves, acima de tudo é muito deslocamento de ar, e fazendo algumas

continhas bem simples, chegamos a uma conclusão curiosa envolvendo

estes 2 modelos, veja e me corrija se cometer algum deslize... :)

UXP de 12" - xmax 8mm - sd 530cm2

- Isso vai me gerar um deslocamento máximo, que chamarei de VD de

algo como 4.240 (8 x 530)

NAR de 12" - xmax 13mm - sd 531cm2

algo como 6.903 (13 x 531)

Pronto, já concluimos que o NAR, desloca quase 65% a mais, ou seja, tá

mais para o dobro que para ser igual... nem estou falando do péssimo

FS dele, que nos seus 32hz ao meu ver o desqualificam definitivamente

para subwoofer e pelo que custam, faria algo com 2 Phoenix de 10"

gastando menos da metade e rendendo MUITO MAIS... :)

Mas note com atenção que no meu texto acima, falei que para certos

casos, sem dúvida ele é o ideal e ao meu ver, graças ao seu fabuloso

VAS que permite um ótimo aproveitamento em uma caixa bem pequena...

agora, esquecendo isso e não tendo casamento de impedancia/power como

referência, ao meu ver, não há como comparar....

Se mesmo assim, ainda não fui muito convincente, note um detalhe

curioso com relaçao ao NAR de 10":

NAR de 10" - xmax 13mm - sd 346cm2

algo como 4.498 (13 x 346)

Conclusão ainda mais bizarra, o novo NAR de 10" é superior ao UXP de

12", pô assim não vale... :) :D Lembrando que neste meu argumento não

estou levando qualquer outro fator como referência, mas como o tópico

foi gerado exclusivamente para sanar uma dúvida com os 2 modelos, fica

aqui a minha humilde contribuição.

Quanto a minha brincadeira, foi esta aqui:

ht1.jpg

Um forte abraço a todos,

Renato

Rapaz, esta caixa ficou show, muito show!!!!

:rever1::rever1::rever1::rever1:

Postado em
Gabriel

Entendi perfeitamente, obrigado pelo esforço em me fazer entender! eu estava condicionando a minha mente a enchergar isso com olhos de dificuldade, limitando qualquer raciocício, agora já consegui dominar este sintoma e interpretar corretamente sua explicação.

Sintetizando sua lógica:

"eu tenho a metade da impedancia tenho o dobro da potencia! (bem lógico neh? eu tirei metade da carga!)"

Você tem razão. Estamos carecas de ver as especificações dos amplis, a potência fornecida em 2 ohns é o dobro da em 4 ohns. Mas no nosso caso é o inverso, a impedancia do subwoofer é maior que a impedancia do amplificador, consequetimente em vez de ganhar perde.

CONCLUSÃO, A AMPLIFICAÇÃO IDEAL:

AMPLIFICAÇÃO A 4 ohns:

potencia recomendada para atingir os 150WRMS @ 6 ohns de cada bobina:

2 x 250wrms @ 4 ohns

AMPLIFICAÇÃO A 2 ohns:

2 x 500wrms @ 2ohns

abraços,

Rodrigo Nicácio

Ahamm...

isso ai...

Fico contente em ter ajudado!

no caso q vc citou no fim... 2x250 e 2x500 seria para 2 sw3 em um unico amp neh?pq dai a gnt tah considerando uma ligação das bobinas em paralelo, obtendo impedancia final do sub de 3 ohms... dai ele receberia o intermediário entre os 250 e os 500 q seria 375W... alimentando mto bem!

se vc for usar uma bridge para cada bobina, qqr amp q de mais de 225W por bridge @4ohms creio q alimente bem o menino... será q o Clarion apa450 faria um bom serviço alimentando um sub? como a faixa eh bem restrita ele pode ser uma ótima opção a um custo bem camarada! como a eficiencia tende a aumentar com impedancias mais altas pode ser q ele de até mais pq o previsto pelas estimativas em 6 ohms! Ele tem 2 bridges de 200W@4ohms... tah, naum eh o IDEAL, mas pelo preço deste amp... se ele tocar realmente bem e tiver um grave legal é uma ótima opção sim! Assim como o RF q alguem citou ai pra cima......

o clarion trabalha a 2 ohms no canal, eh bem possivel q ele tolere uma carga de 3 ohms... é questão de analisar a possibilidade, mas se for o caso pode ser q ele toque 2 sw3 :blink: !!!

Gabriel

Postado em

Grande Gabriel, tudo bem ?

Tenho muito amigos aqui neste forum e de fato sinto vontade de

particpar mais, porém o audio na minha vida é somente uma grande farra

e isso de certa forma me poda de qualquer possibilidade de me dedicar

100% a esta maravilhosa atividade.... :) Mas se procurar, já escrevi

muitas besteiras por aí... hehehe

Amigos,

Fiz este sub para um grande amigo de Vitória (ES) e está fazendo parte

de um sistema que por baixo custa USD 20.000,00 :) e perguntem ao

dono o que ele acha do subwoofer.... rs

Enfim, é o que sempre falo, com critério e muito estudo, podemos

surpreender mesmo com componentes nacionais o que de fato é muito

legal para a nossa "confraria do serrote"....

Gostaria de reforçar ainda que em momento algum, tive a pretensão de

desmerecer o UXP, meus comentários foram somente baseados na

comparação entre os dois modelos em questão no tópico, somente isso.

Em alguns dias, devo finalizar o site com toda a construção e aerá um

prazer poder dividir todas as estapas deste brinquedinho de 80kg,

1,20m de altura que é empurrado por um Bash digital de 500W RMS :)

Um forte abraço a todos,

Renato

Postado em

Renato,

Esse eh O cara... :rever1:

Eu já vi mta coisa interessante sua por aki! oq eu falei no meu post foi um CONVITE, e creio q tds aki do stforum concordam em convidar este GRANDE construtor e projetista de equipamentos de audio a participar mais do forum e estar mais aki com os autoaudiopatas!

Toh esperando o site do Meliante!!! afinal sua pagina está nos meus Favoritos desde a primeira vez q acessei, hehehehe

Gabriel

Postado em
Renato,

Eu já vi mta coisa interessante sua por aki! oq eu falei no meu post foi um CONVITE, e creio q tds aki do stforum concordam em convidar este GRANDE construtor e projetista de equipamentos de audio a participar mais do forum e estar mais aki com os autoaudiopatas!

Toh esperando o site do Meliante!!! afinal sua pagina está nos meus Favoritos desde a primeira vez q acessei, hehehehe

Gabriel

E isso ae, vamo participar mais Renato!!

Você é um componente relevante em nosso grupo, faz juz a posição que ocupa brow. Aquele abraço.

Postado em
Renato,

Gabriel

E isso ae, vamo participar mais Renato!!

Você é um componente relevante em nosso grupo, faz juz a posição que ocupa brow. Aquele abraço.

Amigos,

Tirei um tempinho aqui para atualizar o site e desta forma, no link

abaixo posto finalmente as fotos do Meliante na sua intimidade. :) Espero

que gostem... :D :legal:

http://www.mrweb.com.vr/fvm/meliante/

[]´s

Renato

Postado em
Fala Renato!

Aventurando por aqui também? :legal:

Abraços,

Grande Minduin, tudo bem ?

Apesar de não ter muito tesão por som automotivo, tenho muito amigos

por aqui, que é o que importa... :)

Um forte abraço,

Renato

Postado em

Provavelmente vou arriscar um desses subs, nar ou uxp.

Achei curiosa a coloção do renato dizendo que o uxp está mais para woofer e o nar para sub. Por simulação o uxp desce até mais que o nar (que tem uma queda bruta). Ambos de 12".

O nar toca bem até 40Hz, mais pra baixo disso tem uma queda bruta. O uxp já tem um declínio mais manso.

UXP: parece mais robusto, mais duro. Tenho um medo danado de ser lerdo e retunbante.

NAR: acredito que tenha melhor timbre e seja mais macio. Acredito que seja mais leve.

Alguém tem algo a acrescentar?

O NAR novo lembra bem o antigo nar de 125w? Pq se seguir a mesma receita e for um pouco mais forte seria o que to procurando.

Amp vai ser um 200x2.

Postado em
Assim que vender meus Bsston de 12, vou colocar 2 nar de 12 com spx666, estrago vai ser pouco hehehuauhuha

To decidindo entre o de 10" e 12".

Se pegar um de 12" contigo ajuda no frete? :rolleyes:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...