Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiegoT

Protótipo De Pré-valvulado

Recommended Posts

Ae pessoal, não aguentei a ansiedade e antes de começar a montar de verdade já vou mandar uma foto para o pessoal ver.

Mais detalhes virão conforme o projeto progredir.

060802193709rj9.jpg

As válvulas usadas são as 6SN7 GT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego entre em mais detalhes...

Qtos watts?

Qual válvula? Triodo? etc...

A fonte..

Aonde achou o projeto...

Vc tem experiência?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa fôrma de bolo está fazendo um design muito legal com as válvulas!

Aguardo detalhes do projeto! E Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã eu posto mais detalhes.

A idéia de usar forma de bolo não é minha, eu copiei de uma colega de outra lista.

O projeto é basicamente o do link abaixo com modificações para trabalhar com outra válvula.

http://www.bonavolta.ch/hobby/en/audio/12au7lin.htm

dj vini,

eu só tenho experiencia com solid-states(transistorizados), por isso escolhi um pré como meu primeiro valvulado.

A válvula como dito anteriormente é a 6SN7, mais especificamente a 6H8C, equivalente russa da 6SN7.

Já adianto que a o trafo que eu usei eu mandei enrolar na minha cidade e ficou apenas 25 reais. No secundário tem um enrolamento de 120V - 50mA e dois enrolamentos de 6,3V e 1A cada um.

Working man, obrigado pelo incentivo.

A todos agradeço ao incentivo e peço que aguardem pelo resto do projeto e detalhes. Vou deixar tudo explicado nesse tópico.

Eu queria colocar uma foto da minha caixa com válvula, soquetes e trafos. Infelizmente eu uso o notebook da minha mãe para acessar o celular e agora ela está dormindo. Eu tenho um bom estoque de componentes, mesmo começando agora com essas experiências.

Vou confessar uma coisa, e acho que muitos aqui compartilham a minha opinião. Montar um equipamento diferenciado é extremamente prazeroso. Eu passo mais tempo executando projetos do que escutando música e torro uma considerável quantia com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Diego,

Gostei do seu Mu-Stage/SRPP.

Falta um resistor no seu esquema. Coloque um resistor de 100K na Grid da valvula debaixo ao terra. Quando voce por o volume no minimo sem esse resistor vai ocasionar um barulho HORRIVEL.

Outra coisa --> Acho que esse filtro CRCRCRCRCR deveria ser maior. Ou com um capacitor maior. Eu coloquei 330uf na fonte do meu SRPP com 12au7. E fez um HMMM nada nada agradavel.

Idea: Abra fontes de computadores velhas. Sempre tem capacitor de 330uf 200v la dentro! Fontes de Apple G4 tem capacitores de 820uf 200v!

Poderia por favor cotar ai na sua cidade para mim um transformador com segundarios de: 250v 50mA e 12v 2A

?

Abracao,

Felipe Navarro

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um artezão de lavanderia!

[-]

Essa forma de bolo ai deve toca um absurdo! com certeza deve contribuir pra um som quente e gostoso! :P

brincadeiras a parte... show de bola seu pré... [-]

o Felipe seeempre kerendo aumentar capacitor hehuaheueahuaehuaeh

gosto por cilindros... será... haeuhueahuea :P

Toh acompanhando pq kem sabe naum faço um desse futuramente!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Mais um artezão de lavanderia!

[-]

Essa forma de bolo ai deve toca um absurdo! com certeza deve contribuir pra um som quente e gostoso! :P

brincadeiras a parte... show de bola seu pré... [-]

o Felipe seeempre kerendo aumentar capacitor hehuaheueahuaehuaeh

gosto por cilindros... será... haeuhueahuea :P

Toh acompanhando pq kem sabe naum faço um desse futuramente!

Gabriel

Subsonic,

Hahahah.

É porque eu fiquei 1 mês procurando o problema do HMMM. Os Prés em SRPP tem uma baixa rejeição aos ruidos da fonte =[

Olha uma fotinha do meu pré com SRPP.

novas002db2.jpg

=]

A placa com o dissipador é a fonte para os heaters. Ali em referencial ao terra central eu tenho 100v. Mas entre os dois pinos que vão para as valvulas se tem 12v. Os diodos como sempre SUPER dimensionados. Consumido 0.5A MAX, mas eles são dimensionados para 4A.

A placa com o fio azul saindo dela ( a com 3 capacitores ). Ali está bridge de 4A 1000v, divisor resistivo para o referencial da fonte do heater ( senão da HMMM ), dois capacitores de 820uf 200v com resistor de 100k dando a divisão de voltagem entre eles e um capacitor de 330uf 400v que fica ali direto na saida da fonte.

A placa lá atrás. Ela só recebe energia quando o B+ é chaveado, e isso só acontece depois de 5min com os aquecedores ligados, ai depois da chave vai um resistor de 10k e um capacitor de 33uf + 0.1uf.

Ripple? No multimetro nunca mexeu 1v na medição. SEMPRE EXATOS 270v ou 271v, depende do dia.

=]

Abração,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

[-] dai guri quando o bolo vai crescer!! e vai elaborando a receita completa pra passar pra galera... [¨]

quanto em dinheiro deve ser o orcamento pro bolo!! :legal:

gostei da ideia!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Felipão.

Boa parte dos meus componentes vem de fontes queimadas, são excelentes para conseguir componentes para experiencias.

Quandou eu passar lá perto eu coto para você sim. Hoje eu fiz um teste no trafo e o serviço foi bem feito. O único problema foi os enrolamentos dos filamentos. Eram para dar 6.3V mas estão dando 6.6V. Bastou colocar um resistor de 0R5/2W e problema resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Felipão.

Boa parte dos meus componentes vem de fontes queimadas, são excelentes para conseguir componentes para experiencias.

Quandou eu passar lá perto eu coto para você sim. Hoje eu fiz um teste no trafo e o serviço foi bem feito. O único problema foi os enrolamentos dos filamentos. Eram para dar 6.3V mas estão dando 6.6V. Bastou colocar um resistor de 0R5/2W e problema resolvido.

6.6V com ou sem carga????

Sem carga sempre dá mais mesmo... quanto mais estável o trafo mais caro ele é... :vts, E vc tem que ver o lado da rede... Subiu no primário, o secundário vai junto, pois a relação entre eles é fixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei disso Kleber. A rede estava bem próxima a 127V na hora da medição, se não me engano 128V. Com carga a tensão abaixou para 6.5V.

O cara fez um serviço bem feito, a bitola dos fios foi calculada e tudo mais, isso foi apenas um pequeno deslize fácil de contornar.

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, só presta atenção como esse resistor vai se comportar... se não vai trabalhar muito quente, ou se não vai retardar o aquecimento da placa, pois a tendência é a corrente ser maior com a placa fria ainda.

Pros heaters, ter um aumento não tão significativo assim não faz mal algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Vocês estão ligando o filamento em AC? AC Tem muito ruidoc para se colocar o filamento! Não não e não!

Filamento o bom é ser DC.

Eu já testei os dois aqui. AC e DC. E COM CERTEZA acho DC bem melhor.

Porque vocês não fazem uma fonte com maior voltagem no DC depois da retificação e vão descendo isso com resistores e capacitores menores? O tão famoso e afamado filtro CRCR

Aqui na minha fonte está assim

330uf + 10k + 820uf em série + 10k + 33uf

=]

riple quase 0

=pP

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês estão ligando o filamento em AC? AC Tem muito ruidoc para se colocar o filamento! Não não e não!

Filamento o bom é ser DC.

Várvula não é minha área, mas condordo plenamente que filamento em DC (bem limpa) deva ser melhor. Além de ser livre de "hum", dá pra regular a tensão, de forma que não varie com o filamento frio ou quente, ou com a variação da rede [¨]

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

O filamento vai ser DC, eu só testei o trafo com filamentos em AC para ver como ele ia se comportar.

Kleber, eu calculei tudo. Uma queda de 0.3V e uma corrente de 0.6A.

0.5 x 0.6 = 0.3W, um resistor de 2W aguenta bem.

Vou trabalhar com os heaters um pouco abaixo da tensão nominal para preservar a vida útil das válvulas.

Nos teste ela "rodaram" em torno de 6.2-6.3V

Compartilhar este post

Link para o post
O filamento vai ser DC, eu só testei o trafo com filamentos em AC para ver como ele ia se comportar.

Kleber, eu calculei tudo. Uma queda de 0.3V e uma corrente de 0.6A.

0.5 x 0.6 = 0.3W, um resistor de 2W aguenta bem.

Vou trabalhar com os heaters um pouco abaixo da tensão nominal para preservar a vida útil das válvulas.

Nos teste ela "rodaram" em torno de 6.2-6.3V

Coloca 6v mesmo.

Essas derivações 6.2 6.3 já vão acontecer mesmo.

=]

Abraços,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post
cadê as novidades, tô querendo fazer um desses tb! :)

Alguém arriscaria a VENDER um desses?

Acho muito louco um trem desse, deve dar um som animal.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentou fazer um desacoplamento da fonte para cada canal?

Fica bem legal... :legal:

Quanto aos ruídos: filamento alimentado por DC é indispensável em um pre-amp... e um filtro L-Pi tb ajuda muito...

A voltagem de filamento é bom vc seguir os 6.3V mesmo... pois a emissão do catodo varia com a tensão do filamento, indiretamente...

Não sei se sua pretensão é fazer um pre HI Fi, mas o som muda bem com a tensão correta do filamento...

Pode fazer o filamento regulado, tipo usar um LM317 para cada válvula..., pois aí não vai ter variação de tensão com o filamento frio ou quente...

Fazer uma fonte full wave tb é interessante... ou fazer reitficado com válvula, é mais interessante ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

MrQuality, quais vão ser meus ganhos desacoplando a fonte para cada canal?

Eu pensei nisso sim, mas não estava pensando em implementar nesse momento.

Com certeza eu vou usar filamentos DC. Agradeço todas as dicas.

Compartilhar este post

Link para o post
MrQuality, quais vão ser meus ganhos desacoplando a fonte para cada canal?

Eu pensei nisso sim, mas não estava pensando em implementar nesse momento.

Com certeza eu vou usar filamentos DC. Agradeço todas as dicas.

Além das válvulas enxergarem uma fonte por canal, a qualidade do áudio, dá uma boa melhorada, em relação à precisão tonal, o som fica mais limpo no geral... mais aberto...

Como vc está fazendo experiencias e não custa nada colocar mais dois resistores e dois capacitores...

Só não coloque capacitores com valores muito altos senão os resistores do desacoplamento irão queimar...

Tome cuidado com o que vc encontra na internet, principalmente esses projetos muito antigos, atualmente temos componentes melhores e podemos desenhar os circuitos de outra forma, para otimizar até custos desnecessários e tb otimizar o áudio...

Não sei se vc tem alguma literatura sobre valvulados, mas uma boa dica é o "Principles of Power" do Kevin O'Connor, é bem didático e tem umas dicas legais...

Evite tb circuitos muito enfeitados, ou melhor com muitos componentes no caminho do áudio...

Em valvulados, os capacitores de acoplamento são muito importantes para qualidade de som...

Abraços

Silvio

Compartilhar este post

Link para o post

Silvio, procurei rapidamente na Internet e não achei esse livro nem para comprar.

Sobre os capacitores, estou encontrando dificuldades para encontrar capacitores de polipropileno, você poderia me indicar algum vendedor?

Para o pessoal que se interessar pelo assunto e procura por livros visitem esse link:

http://www.pmillett.com/technical_books_online.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Correção, achei o livro. Assim que eu acabar de ler a literatura atual que eu tenho disponível (em português e bem simples), vou procurar me aprofundar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post
Silvio, procurei rapidamente na Internet e não achei esse livro nem para comprar.

Sobre os capacitores, estou encontrando dificuldades para encontrar capacitores de polipropileno, você poderia me indicar algum vendedor?

Para o pessoal que se interessar pelo assunto e procura por livros visitem esse link:

http://www.pmillett.com/technical_books_online.htm

Dá uma consultada na multcomercial (http://www.multcomercial.com.br) e na Altana. O pessoal da Altana vc acha no Mercado livre... dá uma busca por altana que eles vendem uma linha vasta para valvulados. Aí vc pergunta do capacitor em algum dos anúncios.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...