Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Neurotic

Formato Estranho De Caixa Dutada

Recommended Posts

Postado em
outra duvida, numa caixa com duto retangular não haverá onda estacionária no fundo da caixa, uma vez q as ondas primeiramente se encontrarão com o a parede do duto e naum com o fundo da caixa, ou seja, uma caixa com duto retangular naum necessita ser trapezoidal, certo?

porém, com o passar do tempo, o duto naum seria influenciado pelas ondas?

Haverão sim...

O duto não é apenas uma saída de ar da caixa, ele é um tubo ressonante... a questão da reflexão das ondas no fundo da caixa continua existindo.

kleber, se o duto é em forma de L, a onda atingirá primeiramente o duto e naum o fundo da caixa, ou seja o problema das ondas estacionárias seria no duto e naum no fundo da caixa, compriendeu minha duvida?

Mesmo que acerte o duto, se for uma parede já é suficiente pra refletir a onda...

Postado em
outra duvida, numa caixa com duto retangular não haverá onda estacionária no fundo da caixa, uma vez q as ondas primeiramente se encontrarão com o a parede do duto e naum com o fundo da caixa, ou seja, uma caixa com duto retangular naum necessita ser trapezoidal, certo?

porém, com o passar do tempo, o duto naum seria influenciado pelas ondas?

Haverão sim...

O duto não é apenas uma saída de ar da caixa, ele é um tubo ressonante... a questão da reflexão das ondas no fundo da caixa continua existindo.

o duto naum é uma calculado como uma coluna de ar ?ele também é ressonante, mas pelo pouco que me lembro a resonancia gerada dentro de todos os dutos que e calculei eram a uma frequencia muito alta.

outra duvida que eu tenho entre varias é que se fizermos a velocidade do ar no duto ficar com a velocidade do cone na frequencia de sintonia e com excurcionamento maximo naum se teria ganho?

Postado em
esse assunto mto me interessa.. to pensando em fazer minha próxima caixa assim....

não tinha pensado no que o GGG falou.. faz mto sentido

mas acho q se usar massa plástica ou durepóxi nas quinas, arrendondando os cantos, dá pra evitar um pouco o turbilhonamento, não?

acho q para ajustar a sintonia, dá sim, mas só diminuir... é só cortar uma parede nova no formato do duto e colocar antes do final dele... vc vai diminuindo até a boca do duto, podendo até selar a caixa....

Arredondando as quinas certamente vai diminuir esse efeito negativo, ou fazer como o Kleber falou, de fazer as curvas em etapas, com pedaços de madeira a 45º (ou outro ângulo, se for o caso), que é o que geralmente se faz nas LTs e semelhantes.

Sobre alterar a sintonia... Como diz o ditado, a única coisa que não dá pra dar um jeito é a morte, então sempre dá pra alterar o duto, por mais trabalhoso que seja! A questão é se é tão prático quanto cortar um pedaço de tubo e em 5min mudar a sintonia da caixa... Teria que cortar madeira, medir, colar/pregar/parafusar, desmontar a caixa (que supostamente é nó mínimo toda colada e parafusada, quando não é vedada e travada ainda por cima)... Entende onde quero chegar? Na hora de mudar o trabalho vai ser grande. E se o duto der errado, como muitas vezes dá? Como mudar todos os cortes feitos sem jogar madeira no lixo? No duto tradicional é bem mais fácil.

Kleber,

essa sua caixa com duto retangular ajustável está sob sigilo industrial ainda ou podemos conhecer a idéia?

Postado em
esse assunto mto me interessa.. to pensando em fazer minha próxima caixa assim....

não tinha pensado no que o GGG falou.. faz mto sentido

mas acho q se usar massa plástica ou durepóxi nas quinas, arrendondando os cantos, dá pra evitar um pouco o turbilhonamento, não?

acho q para ajustar a sintonia, dá sim, mas só diminuir... é só cortar uma parede nova no formato do duto e colocar antes do final dele... vc vai diminuindo até a boca do duto, podendo até selar a caixa....

Arredondando as quinas certamente vai diminuir esse efeito negativo, ou fazer como o Kleber falou, de fazer as curvas em etapas, com pedaços de madeira a 45º (ou outro ângulo, se for o caso), que é o que geralmente se faz nas LTs e semelhantes.

Sobre alterar a sintonia... Como diz o ditado, a única coisa que não dá pra dar um jeito é a morte, então sempre dá pra alterar o duto, por mais trabalhoso que seja! A questão é se é tão prático quanto cortar um pedaço de tubo e em 5min mudar a sintonia da caixa... Teria que cortar madeira, medir, colar/pregar/parafusar, desmontar a caixa (que supostamente é nó mínimo toda colada e parafusada, quando não é vedada e travada ainda por cima)... Entende onde quero chegar? Na hora de mudar o trabalho vai ser grande. E se o duto der errado, como muitas vezes dá? Como mudar todos os cortes feitos sem jogar madeira no lixo? No duto tradicional é bem mais fácil.

Kleber,

essa sua caixa com duto retangular ajustável está sob sigilo industrial ainda ou podemos conhecer a idéia?

Pode conhecer pode... hauhauhauhau.

O esquema é que eu tinha pensado em várias possibilidades pra variar o tamanho do duto, mas a maioria esbarrava na falta de vedação. Pensei em fazer com canos tb, esquema telescópico (um menor, sindo de outro maior) e usar um mangote corrugado, mas aí entram detalhes construtivos mais complicados, como por exemplo, conseguir os tubos com medidas de diâmetro tão próximas.

Minha idéia era usar um servo pra puxar esse duto "on the fly", ajustando à minha necessidade. Um metal, por exemplo, poderia ficar com sintonia mais alta, ganhando agilidade e SPL no bumbo, por exemplo...

Mas aí veio a LT... :vts

Postado em
Pode conhecer pode... hauhauhauhau.

O esquema é que eu tinha pensado em várias possibilidades pra variar o tamanho do duto, mas a maioria esbarrava na falta de vedação. Pensei em fazer com canos tb, esquema telescópico (um menor, sindo de outro maior) e usar um mangote corrugado, mas aí entram detalhes construtivos mais complicados, como por exemplo, conseguir os tubos com medidas de diâmetro tão próximas.

Minha idéia era usar um servo pra puxar esse duto "on the fly", ajustando à minha necessidade. Um metal, por exemplo, poderia ficar com sintonia mais alta, ganhando agilidade e SPL no bumbo, por exemplo...

Mas aí veio a LT... :vts

Também já pensei num sistema de ajustar o duto e as minhas idéias mais promissoras foram ou fazer um duto tradicional com uma parte roscável, ou seja... Pra alterar a sintonia bastaria girar a ponta do duto e a rosca faria ele variar de comprimento; ou a outra idéia é de fazer um eixo com rosca sem fim que atravessa a caixa e uma das pontas firaria exposta (obviamente pra girar o eixo)... nesse caso precisaria bolar um jogo de engrenagens pra fazer uma parede de um duto retangular se mover...

Apenas idéias... sem tempo pra serem aperfeiçoadas hehehehe

Postado em

pois é, mto trabalhoso caixa com duto retangular...

mas q são mto mais bonitas q as com duto redondo são...

nossa o trabalho q deve dar para se fazer outro duto retangular para acertar a sintonia, fica mais facil fazer outra caixa...

Postado em
Teria que cortar madeira, medir, colar/pregar/parafusar, desmontar a caixa (que supostamente é nó mínimo toda colada e parafusada, quando não é vedada e travada ainda por cima)... Entende onde quero chegar?

realmente, é bem mais trabalhoso

mas não acho uma idéia totalmente fora de propósito ainda não..

pretendo fazer isso ainda.... acho q o resultado estético (e de vedaçao), bem como conseguir dutos bem longos sem ocupar mto volume dentro da caixa, de grande valia

Postado em
realmente, é bem mais trabalhoso

mas não acho uma idéia totalmente fora de propósito ainda não..

pretendo fazer isso ainda.... acho q o resultado estético (e de vedaçao), bem como conseguir dutos bem longos sem ocupar mto volume dentro da caixa, de grande valia

tbm não descarto!

deve fica o bixo se bem ajustada, lacradinha, regulada...

Postado em

kleber, estava vendo algumas fotos dessa caixa LT q vc fez, quais as melhoras em relação a dutada q vc sentiu ???

o F3 esta em quanto?

Postado em

Eu tinha um MTX 5512 em uma caixa com duto retangular e não gostei. Também não sei se o duto estava calculado certinho certinho, porque não fui eu quem fez, e eu nem tinha pedido desse jeito.

De fato ela fica diferente, bonita e tal... Mas fica complicado de ajustar caso você queira mudar a frequência ou trocar de sub, por exemplo.

E acho que não tem muito como evitar o turbilhonamento não. O L é bem fechado, a espessura da abertura é estreita. Fazer a quebra com dois ângulos de 45 desperdiçaria um volume considerável.

No final, acho que não compensa. Montei uma outra caixa agora pro JL e usei o duto padrão, curva longa da Tigre mesmo.

Postado em
Eu tinha um MTX 5512 em uma caixa com duto retangular e não gostei. Também não sei se o duto estava calculado certinho certinho, porque não fui eu quem fez, e eu nem tinha pedido desse jeito.

De fato ela fica diferente, bonita e tal... Mas fica complicado de ajustar caso você queira mudar a frequência ou trocar de sub, por exemplo.

E acho que não tem muito como evitar o turbilhonamento não. O L é bem fechado, a espessura da abertura é estreita. Fazer a quebra com dois ângulos de 45 desperdiçaria um volume considerável.

No final, acho que não compensa. Montei uma outra caixa agora pro JL e usei o duto padrão, curva longa da Tigre mesmo.

valeu hein AndreK, vou levar em consideração isso kra!

obrigado

:legal:

Postado em

eu peguei um MTX T5512 e fiz a caixa dutado do manual, pois nunca mexi com som nem nada. mas soh sei q batia bem pra caramba.

agora quero pegar um T4510 para por numa L200, pq o T5512-04 soh se for na cacamba.

Alguem faria esse favor para mim?

a litragem eh 49.92 litros

e tem mais largura que altura, e agora?

Postado em

A teoria é grande, extensa... o fato é que na caixa "bass-reflex", a onda traseira é atrasada e jogada "pra fora" da caixa, incrementando a onda seguinte, em uma determinada freqüência.

Há quem opte por colocar o duto na parte traseira da caixa, o que piora um pouco as respostas em baixas freq., mas melhora (pelo menos na teoria) os ruídos provocados pelo duto. Também teoricamente, quanto menor o duto, mais afastado deve ficar do centro do cone do falante (quando montado na mesma face).

O detalhe do duto é que existe um diâmetro mínimo recomendado. O BassBox calcula isso... Duto pequeno tem menor comprimento, a vantagem é que têm menor ressonância (do tipo tubo de órgão), a desvantagem é que com o aumento de potência, o volume deslocado aumenta, péssima resposta transitória.... Já um duto imenso teria q ser comprido d+ e aí há outro problema, a ressonância dentro do próprio duto.

Se vc fizer um duto de grande área, em forma de prateleira com variações do material absorvente, pode-se conseguir o mesmo "atraso" em freqüências mais baixas. O duto quadrado é interessante em função da área.

Resumindo, sempre haverá perdas, o detalhe é manter um compromisso entre resposta e potência aplicada. A regra vale entre a relação da área do cone e do duto de no mínimo 9:1, sendo mais conveniente acima de 4:1. Aí segue uma tabela prática:

Duto - Falante

1" - 4"

2" - 4", 5" e alguns 6"

3" - 6" e alguns de 8"

4" - 8", 10" e alguns de 12"

6" - 12" a 15" e alguns de 18"

Alguns = pode atender satisfatoriamente.

Aí entra outro fator que é "o quanto isso interfere", alguns autores são mais rígidos e outros menos. Depende do ponto de vista, uma caixa para PA e uma caixa HQ para um HT tem exigências bem diferentes. As alterações provocadas pelo duto podem ser insignificantes perto das alterações provocadas pelo próprio desenho da caixa, ou desvio dos parâmetros do falante (muito comum já que eles não testam um-a-um).

Em falantes de PA é um pouco mais fácil porque normalmente o FS é alto, a freq. de sintonia é alta... Agora, quando vc desce, aí a coisa começa a ficar muito empírica, vai desde a posição do material absorvente nas proximidades do duto até o material do próprio duto. Tinha um conhecido que só usava duto de papelão, resistia ao uso de duto de PVC, cotovelo então...

O fato é que as diferenças são pequenas, a teoria é extensa... para se conseguir comprovar algo, só medindo mesmo.

Postado em
A teoria é grande, extensa... o fato é que na caixa "bass-reflex", a onda traseira é atrasada e jogada "pra fora" da caixa, incrementando a onda seguinte, em uma determinada freqüência.

Há quem opte por colocar o duto na parte traseira da caixa, o que piora um pouco as respostas em baixas freq., mas melhora (pelo menos na teoria) os ruídos provocados pelo duto. Também teoricamente, quanto menor o duto, mais afastado deve ficar do centro do cone do falante (quando montado na mesma face).

O detalhe do duto é que existe um diâmetro mínimo recomendado. O BassBox calcula isso... Duto pequeno tem menor comprimento, a vantagem é que têm menor ressonância (do tipo tubo de órgão), a desvantagem é que com o aumento de potência, o volume deslocado aumenta, péssima resposta transitória.... Já um duto imenso teria q ser comprido d+ e aí há outro problema, a ressonância dentro do próprio duto.

Se vc fizer um duto de grande área, em forma de prateleira com variações do material absorvente, pode-se conseguir o mesmo "atraso" em freqüências mais baixas. O duto quadrado é interessante em função da área.

Resumindo, sempre haverá perdas, o detalhe é manter um compromisso entre resposta e potência aplicada. A regra vale entre a relação da área do cone e do duto de no mínimo 9:1, sendo mais conveniente acima de 4:1. Aí segue uma tabela prática:

Duto - Falante

1" - 4"

2" - 4", 5" e alguns 6"

3" - 6" e alguns de 8"

4" - 8", 10" e alguns de 12"

6" - 12" a 15" e alguns de 18"

Alguns = pode atender satisfatoriamente.

Aí entra outro fator que é "o quanto isso interfere", alguns autores são mais rígidos e outros menos. Depende do ponto de vista, uma caixa para PA e uma caixa HQ para um HT tem exigências bem diferentes. As alterações provocadas pelo duto podem ser insignificantes perto das alterações provocadas pelo próprio desenho da caixa, ou desvio dos parâmetros do falante (muito comum já que eles não testam um-a-um).

Em falantes de PA é um pouco mais fácil porque normalmente o FS é alto, a freq. de sintonia é alta... Agora, quando vc desce, aí a coisa começa a ficar muito empírica, vai desde a posição do material absorvente nas proximidades do duto até o material do próprio duto. Tinha um conhecido que só usava duto de papelão, resistia ao uso de duto de PVC, cotovelo então...

O fato é que as diferenças são pequenas, a teoria é extensa... para se conseguir comprovar algo, só medindo mesmo.

Cara a teoria das bass reflex não é bem por aí... A idéia não é fazer a onda traseira "dar a volta" e ser somada à onda dianteira, e sim a interação da ressonância do volume de ar dentro do duto com a frequência gerada pelo falante.

E percebo que muita gente quando lê isso faz analogia com onda estacionária, o que não é o caso. Não se trata de reflexão do som dentro do duto como acontece com a onda dentro da caixa.

A teoria parte do princípio do consagrado sistema "Massa-Mola" e é extremamente complexa, tanto do ponto devista físico quanto do ponto de vista matemático. Quem já viu as fórmulas que são usadas pra calcular o que o WinISD, BassBox e cia fazem, sabe do que estou falando...

Apenas pra não deixar uma explicação muito mística e transcedental, pra quem não conhece ou não se lembra... Se vc pegar uma mola com uma massa em cada ponta (ou uma massa numa ponta e a outra ponta fixa), comprimir essa mola e soltar as massas livremente, elas vão oscilar numa frequência determinada pelas características físicas da mola e das massas. Essa é a idéia principal por trás das caixas Bass Reflex, vulgo Dutadas.

Claro que essa ressonância de onda estacionária existe dentro do duto, e vai afetar a resposta percebida, mas não é o efeito principal. Digamos que isso está pra teoria das dutadas assim como a onda estacionária está pro volume da caixa. Influencia, mas não é o determinante.

Postado em

Isso é teoria dos Air Couplers... :vts

Dutadas não jogam as ondas traseiras pra fora... o duto e a caixa formam um sistema ressonante... quando a frequência reproduzida está próxima da ressonância, o duto passa a se comportar como um segundo alto-falante.

O tamanho do duto é produto únicamente da vazão que ele terá de suportar. Pra muitos subs de 10" um duto de 4" já fica enforcado. Além disto um duto com menor di6ametro não tem uma ressonância maior que a de um duto de maior diâmetro, já que existe uma relação entre diâmetro e comprimento (no bom sentido), além do próprio volume da caixa, pra determinar a ressonância. Por isto é um sistema.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...