Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

>>> Mdf & Fibra <<< Problemas & Soluções

Recommended Posts

Essas laminas de marca facilitam o serviço comparadas a xing-ling que vem junto com a tico-tico?

Ps. Minha tico-tico tem 6 velocidades, só que quando vc coloca na posição 4 ou mais baixa, ela não tem força pra continuar "rodando", mesmo sem carga. o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essas laminas de marca facilitam o serviço comparadas a xing-ling que vem junto com a tico-tico?

Ps. Minha tico-tico tem 6 velocidades, só que quando vc coloca na posição 4 ou mais baixa, ela não tem força pra continuar "rodando", mesmo sem carga. o-o-

Opa e como !!! A diferença de precisão no corte é muita .... o que logicamente facilita o mesmo.... Faça o teste que vc percebe na hora....

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei uma Skil, que é bem hobby mesmo... ela tem umas 4 valocidades no botão, sendo que a última é variável, vc define girando um knob no próprio botão. Eu nunca deixo no máximo, pois já aconteceu da lâmina não conseguir cortar com eficiência na velocidade máxima... era MDF. Simplesmente a tico tico ia com mais dificulade, foi só aliviar o dedo que ela foi cortando numa boa.

Ainda não testei as lâminas "de marca", pois a amarelinha original tá resistindo bravamente... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o tamanho da chapa 1.83metros por 2.75 metos!

o macete de cortar mdf grosso na tico tico é usar a lamina correta e com um avanço lento ( não pode sair forçando o corte) tem q ir empurrando devagar, pq aí o corte não fica angulado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei uma Skil, que é bem hobby mesmo... ela tem umas 4 valocidades no botão, sendo que a última é variável, vc define girando um knob no próprio botão. Eu nunca deixo no máximo, pois já aconteceu da lâmina não conseguir cortar com eficiência na velocidade máxima... era MDF. Simplesmente a tico tico ia com mais dificulade, foi só aliviar o dedo que ela foi cortando numa boa.

Ainda não testei as lâminas "de marca", pois a amarelinha original tá resistindo bravamente... :vts

eu ia até comentar no seu outro tópico essa lamina amarelinha q vem na Skill...

a minha eh esse mesmo modelo, eu deixo knob um pouco a baixo do maximo e controlo no dedo, aliás eh MTO bom esse controle de velocidade, pra MDF no maximo ela naum vai mto bem naum! eu carco o dedo qdo eh corte reto, eu afundo o dedo e empurro pra cortar o mais rapido possivel, os corte ficam SUPER retos... e com a mesma qualidade de uma circular! (naum taum retos, claro, mas o "acabamento" do corte fica do mesmo nivel!) se for devagar pra corte reto fica uma caca creia de irregularidades!!!

eu comprei a lamina bosch junto com a serra, paguei 5,50 na lamina, nunca nem testei a lamina original... parece ser bem vagabunda! os dentes da bosch saum o dobro! e com um corte BEM mais afiado! corta MDF como manteiga! testa ai kleber, vc vai aposentar a amarelinha na hora, afinal, a coitadinha jah trabalhou bastante!

eu toh precurando uma lamina melhor para cortes curvos, eu kiria achar uma com dentes menores e lamina mais estreita, essa q eu uso é boa, mas circulos de menos de 3" ficam bem dificeis e sempre precisam de um acerto na grosa ou com a propria tico-tico... dica... se ficar uma irregularidadezinha gira o knob no talo e manda velocidade maxima na makina e vai usando a lamina pra alisar a irregularidade... fica um acabamento ótimo!

Essas medidas de MDF são meio quebradas msm... aki eu compro a chapa dividida em 2 partes, até um corte não cobram pra dividir! e tem 2 medidas diferentes, as de 15mm pra baixo são de 2,43 x 1,88 e as de 18mm 21mm e 25mm são de 1,88 x 2,24

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Klebão... eu descobri por acaso que aquela lamina amarelinha q vem na tico tico é ótima pra cortar plástico! cortei o PVC e foi rapidinho...

a lâmina q comprei foi Bosch... R$10 cada... :(

Compartilhar este post

Link para o post

oxe!

será q as laminas bosch são mais baratas aki no Paraná??? heheheh comprei a mais top das tops da bosch do tamanho normal e paguei metade! :rolleyes:

alguem conhece uma lamina especifica para corte curvo e talvez uma especifica para corte reto????... uma bem larga com dentes profundos...

eu naum tenho serra circular e peno para fazer os cortes retos!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Klebão... eu descobri por acaso que aquela lamina amarelinha q vem na tico tico é ótima pra cortar plástico! cortei o PVC e foi rapidinho...

a lâmina q comprei foi Bosch... R$10 cada... :(

Pois é... eu comprei o jogo da Bosch MA111C HCS com 5 por uns 15 reais, se não me engano...

Hoje eu tiro a amarela e testo a bosch pra ver "qualé".

Compartilhar este post

Link para o post

poxa!

gostei da nova "cara" do tópico!

eu toh sem inspiração, mas depois eu releio o topico todo e escrevo ai oq eu jah aprendi depois de fazer varios trampos com MDF! naum eh mto, mas deve ajudar o pessoal q tah começando!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Tem lâminas corretas e máquinas adequadas...

Não adianta querer cortar uma madeira 30 mm com uma máquina ruim que não vai fazer nem cosquinha na madeira!

Compartilhar este post

Link para o post

O uso correto da serra tico-tico é para cortes pequenos e sem serem lineares...

e outra, é pra cortar madeiras de no max 15mm

Existe serra circular (mais potente) pra isso... uso em gandes cortes de madeiras a partir de 15mm.

vc pode fazer uma circular de um motor com 5 cv e um disco diamantado de 14". corta até poste... hehehe

Cortar MDF de 30mm com tico tico é phoda. uso inadequado da ferramenta.

Pode-se tb comprar uma "makita" ou serra-marmore e trocar o disco seco pra um disco dentado de vídia com 4"... ai sim... pode-se meter bronca num MDF de 30mm...

Skill (Seria a Bosch USA), black & Decker, Bosch - São legais

Makita - Boa

DeWalt - EXCELENTE

Já tive uma tico-tico DEWALT de 750w, cortava tudo... parecia um trator...

Compartilhar este post

Link para o post
Pode-se tb comprar uma "makita" ou serra-marmore e trocar o disco seco pra um disco dentado de vídia com 4"... ai sim... pode-se meter bronca num MDF de 30mm...

Dá uma pra mim que eu vou cortar o MDF de 30mm mais feliz ainda hehehehehe

o macete de cortar mdf grosso na tico tico é usar a lamina correta e com um avanço lento ( não pode sair forçando o corte) tem q ir empurrando devagar, pq aí o corte não fica angulado.

Esse é o segredo mesmo. Na verdade quando vc faz muita força vc não empurra a maquina só pra frente, mas para os lados tb, dando origem ao corte angulado pq a serra deformou.

Compartilhar este post

Link para o post

para MDF de 15mm cortar rapido funciona mto bem em cortes retos! naum fica com a borda "serrilhada", agora eu nem imagino um mdf de 30mm com minha Skill! agora com uma dewalt a coisa muda! é um trator msm!

mta gente como eu só tem uma tico-tico para todos os cortes e tem q se virar com isso! pra corte reto nem adianta lamina velha! fica uma caca! a lamina tem q ser nova e comos maiores dentes possivel! a lamina larga tbem facilita o trabalho!

Um detalhe importante sobre o mdf!

akele pózinho dele é tóxico! ele tem um produto... naum me lembro o nome, eh como uma cola q mantem as camadas unidas, e este produto se inalado pode causar intoxicação, irritação da mucosa respiratória, podendo induzir severos ataques de asma para kem tem DPOC e pode comprometer as celulas produtoras de muco, levando a uma traqueobronquite seca mto injuada de tratar! tbem eh prejudicial se em contato com a córnea e conjuntiva!!!

equipamento de segurança sempre! uma mascara e óculos custam mto pouco e podem poupar mto incomodo!

prender bem o MDF antes de cortar eh mto importante, um sargento é o ideal, o MDF solto pode ser desviado pela serra e o corte pode desviar MUITO, além de poder perder o controle totalmente e se machucar seriamente, tanto com a madeira qto com a serra!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Uso uma Circular Makita NH5860 de 750w e uma Tico Tico da Makita 4324. Tem velocidade variavel de 6 posições, corta até 65mm de madeira e 6 de ferro. O eixo que prende a lamina é retangular entao nao deixa a serra trabalhar. mto boa mesmo! As duas ferramentas se nao me engano deram 500,00!!

Uma fotinho:

Tico tico Makita 4324

4324.jpg

Circular 5806NH

5806NHG.jpg

Tb comprei uma furadeira da Bosh linha Profissional com velocidade variavel de 600w que pra aparafusar caixas é uma puta mao na roda, hehe!!

Compartilhar este post

Link para o post

por sorte quando fiz minha caixa, meu pai ja tinha todos os materiais necessarios no quesito ferramentario, meu pai é um daqueles viciados por faça vc mesmo, aqui em casa tem de tudo!

aqui tem uma cerra circular movel de bancada DEWALT, tico tico DeWalt, uma furadeira da linha proficional da bosch, fora as outras zilhoes de ferramentas como plainas, tupias, etc etc etc uheheuheuhe foi facin fazer minha caixa!

agora o esquema mesmo para cortar o mdf é a ferramenta a ser usada, para cada tipo de corte existe a ferramenta certa!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eh verdade... tem milhoes de tipos de ferramenta para se obter o corte perfeito em cada situação!

mas como disse mta gente tem q se virar com meia duzia de ferramentas!, no meu caso eu tenho uma furadeira bosch de 500W :) e 2 velocidades :( sem reverse :banghead , uma ticotico skill, uma aparafusadeira do paraguay com uma transmissão brutal e motor de carro de impressora matricial HP q impressionantemente aparafusa super bem (devagar, mas vai) (um dia ela foi sem fio, mas ha um tempinho ela tem sido ligada em uma fonte ATX modificada :P )... fora isso eu tenho uma porção de ferramentas manuais básicas, muita boa vontade e paciencia pra naum arremessar tudo pela sacada porque tah demorando uma eternidade!

ah! alem disso eu tenho q trabalhar em uma lavanderia aberta de 2,5m por 3m no maximo! e tentar naum sujas as roupas do varal da vizinha (minha mãe tira td qdo me ve levando as ferramentas pra fora :P )

Mesmo assim da pra fazer coisa mto bem feita... naum eh bem assim, é preciso a ferramenta certa! adaptações funcionam e funcionam bem! claro q o trabalho vai ser multiplicado e o tempo tambem, mas os resultados são atingiveis!

Esse é um dos motivos de eu usar tanto MDF... ele eh mto prático e minimiza mto os erros...

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
para MDF de 15mm cortar rapido funciona mto bem em cortes retos! naum fica com a borda "serrilhada", agora eu nem imagino um mdf de 30mm com minha Skill! agora com uma dewalt a coisa muda! é um trator msm!

mta gente como eu só tem uma tico-tico para todos os cortes e tem q se virar com isso! pra corte reto nem adianta lamina velha! fica uma caca! a lamina tem q ser nova e comos maiores dentes possivel! a lamina larga tbem facilita o trabalho!

Um detalhe importante sobre o mdf!

akele pózinho dele é tóxico! ele tem um produto... naum me lembro o nome, eh como uma cola q mantem as camadas unidas, e este produto se inalado pode causar intoxicação, irritação da mucosa respiratória, podendo induzir severos ataques de asma para kem tem DPOC e pode comprometer as celulas produtoras de muco, levando a uma traqueobronquite seca mto injuada de tratar! tbem eh prejudicial se em contato com a córnea e conjuntiva!!!

equipamento de segurança sempre! uma mascara e óculos custam mto pouco e podem poupar mto incomodo!

prender bem o MDF antes de cortar eh mto importante, um sargento é o ideal, o MDF solto pode ser desviado pela serra e o corte pode desviar MUITO, além de poder perder o controle totalmente e se machucar seriamente, tanto com a madeira qto com a serra!

Gabriel

Dizem que a fumaça da solda de estanho é cancerígena.

Dizem que o pó do MDF é tóxico.

Dizem que coca cola destrói o estômago

Pow, tô fodido mesmo... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Dizem que a fumaça da solda de estanho é cancerígena.

Dizem que o pó do MDF é tóxico.

Dizem que coca cola destrói o estômago

Pow, tô fodido mesmo... :vts

Esquecesse que:

A cola "de sapateiro" vicia e mata...

O som alto provoca a surdez...

hehehe

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

detail_DW331K.jpg

Shot01_DW331K_detail.jpg

Shot02_DW331K_detail.jpg

Características:

Suporte com rolete guia para a lâmina

Cortes precisos

Velocidade Variável

Melhor controle em todas as situações

Sapata ajustável sem chave

Ajustes rápidos e fáceis

Caixa de engrenagens em alumínio

Durabilidade para aplicações profissionais

Ação pendular em 4 níveis

Rapidez e cortes agressivos

Sistema inovador de encaixe de lâmina

Permite um corte sem solavancos

Sistema de regulagem na base Para cortes precisos em ângulo 0, 15, 30 e 45

Sistema de contra-peso

Reduz vibração e fadiga ao usuário

Soprador de pó

Para melhor visualização da linha de corte

Sapata revestida

Protege o material que está sendo trabalhado contra arranhões

ESPECIFICAÇÕES

Potência 700 Watts

Velocidade 500 a 3.100 gpm

Velocidade variável Sim

Capacidade de corte Aço: 10mm

Capacidade de corte Madeira: 110mm

Capacidade de corte Alumínio: 20mm

Peso 3,0 kg

A mãe de todas as tico-ticos... hehehe Essa é ROX mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
detail_DW331K.jpg

Shot01_DW331K_detail.jpg

Shot02_DW331K_detail.jpg

Características:

Suporte com rolete guia para a lâmina

Cortes precisos

Velocidade Variável

Melhor controle em todas as situações

Sapata ajustável sem chave

Ajustes rápidos e fáceis

Caixa de engrenagens em alumínio

Durabilidade para aplicações profissionais

Ação pendular em 4 níveis

Rapidez e cortes agressivos

Sistema inovador de encaixe de lâmina

Permite um corte sem solavancos

Sistema de regulagem na base Para cortes precisos em ângulo 0, 15, 30 e 45

Sistema de contra-peso

Reduz vibração e fadiga ao usuário

Soprador de pó

Para melhor visualização da linha de corte

Sapata revestida

Protege o material que está sendo trabalhado contra arranhões

ESPECIFICAÇÕES

Potência 700 Watts

Velocidade 500 a 3.100 gpm

Velocidade variável Sim

Capacidade de corte Aço: 10mm

Capacidade de corte Madeira: 110mm

Capacidade de corte Alumínio: 20mm

Peso 3,0 kg

A mãe de todas as tico-ticos... hehehe Essa é ROX mesmo!

Só pra me deixxar deprimido.... O.O

Mas antes de pensar numa dessas, eu compraria uma tupia igual à do ccunha... pqp, que brinquedinho massa!

Compartilhar este post

Link para o post

É...

Acho q nao vale a pena vc comprar um tico tico ou serra circular DEWALT... sabe pq? pq vc nao 'pagará' o uso dela... se vc trabalhasse todo dia fazendo caixa... uma bosch nao duraria... dai sim seria + q necessário vc comprar uma DEWALT...

A makita do bigbota está a 'um patamar' (gradinho até... rs rs) das nossas (bosch e black & decker)... só que para nosso uso... a nossa serve muito mais que uma DEWALT da vida...

é claro q ao ver essa criança ai em cima... deu pena da minha bosch... ahuahuahuahuahua e se eu trabalhasse com madeira... com certeza compraria uma coisa dessas...

Klebao qnt a tupia... meu sogro tem algumas "industriais" da makita... a fdp é fo**! só q custaram uma grana... + ele trabalha com entalhe de madeira bruta... ele tem umas 10 tupias... todas fodonas... assim como serra circular... bancada... lixadeira... etc...

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...