Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Amp Diy...

Recommended Posts

Aeeeeeee vini! ai sim ein!!!! kem sabe ele naum fica pros subs...

mas... e a qualidade desses amps????

dos anos 70... será q eh valvulado [""] show de bola... toh esperando!

Musashi:

Q4=BD140

Q5=BD139

Q6=BD140

os de saida serão Q7=TIP3055 e Q8=TIP2955

MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ! :+1

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

DiegoT,

mto obrigado pela dica do Dr Bora!, eu reuni os arkivos do Studio Amplifier dele e colokei em um .rar só, joguei no rapidshare pro pessoal:

Studio Amp

A pagina q tem esse amp em detalhes eh em Servio... o Dr. Bora eh da Bósnia Hezergovina e simplesmente NAUM fez uma pagina em ingles... diz q todos saum bem vindos mas a pagina eh pro povo dele <_< , mas falam mto bem dele no DIY audio!

Página do Bósnio maluco com amp fodão!

pra kem tem preguiça de clicar:

> Izlazna snaga---------85W RMS/8 oma

> Frekventni opseg-----4Hz-73KHz (pri 80-90% snage i izoblicenjima ispod 0.02%)

> THD-------------------<0.003% (20Hz-16KHz)... 0.008% na 20KHz

> TIM-------------------<0.002%

> Slew rate-------------50V/uS

> Damping faktor------->650

essas saum as specs dele.... mto interessante naum??? 85W@8 ohms com THD < 0,01% e damping de 650 (td bem q damping eh meio PMPO, mas em geral naum passa dos 500)

td bem q ele precisa de uma fonte parrudinha de 42V e deve consumir legal.. mas é só seguir a linha do mod_evil q blz... qqr itaipu alimenta o menino :P !!!

falando nele... tah todo feliz com a Barbiezinha dele neh?? (lombras msnísticas :P)

bem pessoal toh gostando cada vez mais disso aki... o pessoal aki do forum tah mto prestativo e esse eh um lado mto pouco abordado aki nesse forum e em foruns de audio em geral no Brasil! Parece q o pessoal (como era comigo) tem medo de se meter com eletronica... naum eh taum dificil naum... eh soh se dedicar um poukinho q vai longe!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Até domingo sai.

E aí Musashi!

Cara, seria perfeito se você pudesse colocar a etapa de fonte junto na placa... ou então que disponibilizasse o arquivo do esquema depois... claro, se não for pedir demais!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Geralmente eu utilizo/recomendo mais de 2 transistores na saida.

Assim a corrente é dividida entre eles... melhor né!

Meu amigo me cotou uma potencia de 100rms. Sempre que monto algo ele e subdimensionado em 100%.

No amplificador iriam 4 2sc5200 e 2 2sa1943, 10 capacitores de 4.700uf, 20 capacitores bipolares de 2.2uf, 10 capacitores eletroliticos de 4.7uf, 20 capacitores de 0.1uf de filme de poliester para 63v, 20 capacitores de 47uf, 12 capacitores de 470uf 50v, 8 capacitores de 10pF, Transformadores com core EI de 30+30 14A, 2 Bridge de 20A  100V em paralelo.

huahuhuaa... que exagero! Mas gostei... hehehe

:+1[-]

Mas então... como já disse antes, tb não tenho muita noção de eletrônica... você acha que esses drivers aí aguentam 2 pares na saída?

Estive pensando em colocar 8 capacitores (talvez 10) de 1500/63V na fonte (4 por braço), pq no projeto ele fala que acima de 10000µF não valeria a pena...

Com 2 pares de transístores eu posso utilizar trafo mais potente, certo?

Estive pensando em usar 28-0-28... daria quase 40V retificado!

Lembrando que pretendo utilizá-lo em 4ohms...

Valeuuuuuu gente!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
to escutando musica com OPA549 em ganho 1

Cara, esse OPA549 é tipo o LM3886 da National?

Quanto ele dá de potência?

F*da é o preço, tá quase R$ 50 na Farnell... rsrsrs

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
to escutando musica com OPA549 em ganho 1

Cara, esse OPA549 é tipo o LM3886 da National?

Quanto ele dá de potência?

F*da é o preço, tá quase R$ 50 na Farnell... rsrsrs

Valeu!

R$50 nada! R$100!

E ainda é uma mer**! hahahah

Eu era cliente dos Free Samples da Texas Instruments.

Ele é um amplificador operacional como qualquer outro. Aqui eu estou escutando musica com 5w ~ 10w... Mas para quem ouve musica é legal, porque a qualidade não é estupenda como um amplificador valvular. Mas, um amplificador valvular eu demoro 1 mês para fazer, esse daqui eu demoro 1 hora.

=]

Abração,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post
E aí Musashi!

Cara, seria perfeito se você pudesse colocar a etapa de fonte junto na placa... ou então que disponibilizasse o arquivo do esquema depois... claro, se não for pedir demais!

Valeu!

Blz?!

Mas a etapa da fonte seria basicamente o bridge e o banco de capacitores... o bridge, normalmente se aparafusa no chassi ou dissipador, e os capacitores, se for usar os 'pesados', que são os ideais para esse projeto, eles são também aparafusados no chassi via abraçadeiras.

Acho que é por isso que já não tem a etapa da fonte na placa do Rod Elliot.

Os arquivos vou disponibilizar sim.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
Q4=BD140

Q5=BD139

Q6=BD140

os de saida serão Q7=TIP3055 e Q8=TIP2955

:legal:

Ok, vou corrigir lá, já ia usar os MJ. (os pinos tem espaçamento diferente)

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

Esses MJ são "inincontraveis" no Brasil hehe... e segundo o Construction Guide da pagina do rod obtem-se melhores resultados com os TIP... o ideal seria uns 2SC lah... mas eles custam em torno de 10 reais cada... pra um amp stereo jah seriam 40 pila soh de transistores de saída... pra um primeiro projeto eh meio caro pra arriscar!

eu keria dexa uma pergunta ai pro pessoal... o TIP eh mais parrudinho q os MJL, logo eles aguentam uma fonte de 42V... msm a 4 ohms... ou naum????

eu toh pensando em fazer uma fonte de 42V, pra futuramente montar o studio e usar a msm fonte pra testes e tals... assim de cara eu gasto um pouco mais, mas vale a pena! como o proprio rod diz q o P3A pode trabalhar com 42V @8 ohms... acho q eh o ideal neh??

Ah... eu vou dar uma procurada aki, mas um cara no DIYaudio fez um MOD pro P3A com 4 transistores na saída!!! era MUITO simples, ele fez a coisa funcionar e usando os msm drivers! mudou quase nada no amp e ele conseguiu ~ 150Wrms !!!!

Eu formatei o PC e perdi meus Favoritos, mas eu vou ver se acho aki denovo!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
R$50 nada! R$100!

E ainda é uma mer**! hahahah

Eu era cliente dos Free Samples da Texas Instruments.

Ele é um amplificador operacional como qualquer outro. Aqui eu estou escutando musica com 5w ~ 10w... Mas para quem ouve musica é legal, porque a qualidade não é estupenda como um amplificador valvular. Mas, um amplificador valvular eu demoro 1 mês para fazer, esse daqui eu demoro 1 hora.

=]

Abração,

Felipe

MP pro c! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
um cara no DIYaudio fez um MOD pro P3A com 4 transistores na saída!!! era MUITO simples, ele fez a coisa funcionar e usando os msm drivers!

Mas claro que é simples... basta colocar mais um par, cada um com seus resistores de 0R33... e era isso (espero hehehe)

Mas a etapa da fonte seria basicamente o bridge e o banco de capacitores...

Justamente por causa do banco de capacitores! Eu pretendo colocar uns 10 de 1500/63V... O.O

Vlw!

PS: Alguém sabe pq eu não recebo e-mails avisando que o pessoal postou no topic? Eu marquei a opção...

Compartilhar este post

Link para o post
... o ideal seria uns 2SC lah... mas eles custam em torno de 10 reais cada... pra um amp stereo jah seriam 40 pila soh de transistores de saída... pra um primeiro projeto eh meio caro pra arriscar!

Concordo.

eu keria dexa uma pergunta ai pro pessoal... o TIP eh mais parrudinho q os MJL, logo eles aguentam uma fonte de 42V... msm a 4 ohms... ou naum????

Segundo o 'construction guide', não:

"2955/3055 cannot be used with loads smaller than 8 ohms or supply rails above 35V."

Aí o que vale mesmo é a máxima capacidade de dissipação térmica, que no caso dos TIP, apesar de serem TOP-3 e suportarem 15A, dissipam apenas 90W...

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera

Achei no DIYAudio uma outra PCB ... e outro esquema, de um tópico falando sobre o P3A!

High Power P3A design questions

http://www.diyaudio.com/forums/showthread....&threadid=24057

Me registrei para pegar as PCB's que estavam por lá...

boardxy5.th.gif board2vf4.th.gif schematicjq6.th.gif

Pelo que pude ver, essa PCB já está preparada para 2 pares na saída...

Uma idéia legal seria de colocar um conector de bloco para a entrada/saída... fica bonitinho, dá para parafusar!

Outro lá falou em colocar os 2N5551 como "small signal transistors" para usar com 2 pares na saída... quais seriam esses "small signal" ?

Outro falou em 2SC2240, só não sei em que parte.. :huh:

Outro ainda falou em usar os 2SC1775A como "par diferencial" :huh: ...

disse que a mudança foi significativa! Vou quotar o texto dele aqui:

Regarding your circuit, use Toshiba 2SC1775As for the differential pair, trust me on this, the sound improvement is not slight. They are rated >100v. The pin config is different from most, so double-check your board. Also you MUST match the pair as the 1775's gain varies

For C4 and C5, I'd use a minimum of 100uF. The amp tends to sound a little thin otherwise. The same goes for the input cap, a large (>=4.7uF) film cap works well. For best sound, use a non-polar for C4, Black Gate is great, Nichicon Muse series sound nice as well.

Your chosen Onsemi drivers will work fine.

But all that being said, I would stick to Rod's recommended max rail voltages. The slight increase in output is simply not worth it. As advertised on Rod's site, limiting power to 100 watts ensures an amp that will be operational for years (probably decades). If 100 watts isn't enough for your application, simply use his bridged design, or purchase/build more efficient speakers!

Ainda outro lá falou que o jeito certo dos resistores de coletor é assim:

outputwr4.th.gif

Já tô meio confuso... o que disso é verdade e oq é mito?

Valeu gente !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o esquema do P3A segundo o desenho da placa postada pelo Subsonic fica assim:

P3A_1.gif

Marquei em azul as diferenças em relação ao esquema no site do Elliott, há dois eletrolíticos a mais, e o ground da entrada (SGND) é separada do ground da saída (GND) por um resistor de 10 ohms.

Até aí nada de mais. Mas aí vem a dúvida: Note o círculo em vermelho, segundo o desenho da placa, C7 vai ao SGND e não ao GND. :pirou:

Amplificador não é minha praia (nunca desenhei um), mas pelo pouco que sei, esse C7 deve ser conectado ao ground da saída (quando os ground são separados). Ou estou errado?

Alguém poderia dizer aí se pode conectar o C7 (zobel) ao SGND sem problemas? :banghead

[ ]

Editado: Ups, transistores de saída invertidos, eheheh (Q7 no lugar do Q8 e vice versa).

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificador não é minha praia (nunca desenhei um), mas pelo pouco que sei, esse C7 deve ser conectado ao ground da saída (quando os ground são separados). Ou estou errado?

Alguém poderia dizer aí se pode conectar o C7 (zobel) ao SGND sem problemas? banghead.gif

Já resolví, vou deixar umas ilhas a mais para mudar a posição de C7, conectando-o ao GND ou ao SGND, conforme a 'preferência', hehehe... [^]

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo.

Segundo o 'construction guide', não:

"2955/3055 cannot be used with loads smaller than 8 ohms or supply rails above 35V."

Aí o que vale mesmo é a máxima capacidade de dissipação térmica, que no caso dos TIP, apesar de serem TOP-3 e suportarem 15A, dissipam apenas 90W...

[ ]

Ops...[^]

eu li o CG há um tempinho já e tinha eskecido desse detalhe...

E aí galera

Achei no DIYAudio uma outra PCB ... e outro esquema, de um tópico falando sobre o P3A!

esse ai é o projeto q eu comentei!!! e realmente agora q eu vi q eh soh adicionar o par de tr e os resistores!

cada vez eu vejo q eh menos complicado toda essa coisa de amplificadores... e mais complicada a questão da fonte :banghead

consegui uma brechinha esse fds e vou aproveitar pra concluir outro projeto e kem sabe começar este!... toh ansioso pra colocar a mão na massa, mas provavelmente pronto msm soh em umas 2 semanas por falta de componentes, eu ia pedir essa semana, mas apareceram mudanças e nem a fonte tah definida... intaum soh semana q vem!

FALANDO EM FONTE:

p04_fig1.gif

por favor, me expliquem essa fonte... cada componente, por favor... eu sei algumas coisas ai, sei oq eh o transformador, o retificador, os fuses etc, mas expliquem o q eu preciso pra fazer o transformador, terei q enrolar certo? como?? o retificador... eh composto por oq? q componente(s) seriam usados nesse caso???

Como da pra ver eu toh boiando na fonte neh? essa ai eh uma versão dual da q tem no artigo principal do p3a, q eh pra um mono, essa daria certinho pro estereo q eu pretendo fazer!

tah, vcs vaum me chamar de idiota, ou... qq um cara q nem entende o projeto da fonte vai se meter a fazer um amp... mas eh bem por ai msm o desafio, entrar em algo q eu naum entendia NADA e q agora jah estou entendendo um poukinho mas eh MUUUUUITO mais q há um mês atrás! De fonte eu manjo mto pouco, ou quase NADA!

uma outra pergunta idiota... [^] : eu disponibilizo de uma rede monofásica sem terra... oq eu faço com o terra?... todo aparelho com terra aki em casa eh ligado com adaptadores q simplesmente ignoram o terra, e td funciona bem... o amp PRECISA de terra??????? toh com medo disso ser taum limitante assim!!!! Pretendo mudar de casa (e cidade) em breve e terei maior disponibilidade pra fazer um aterramento mais organizado e tals... mas por enquanto eh linha monofasica suja com fiação tosca de 4mm no maximo e sem terra

putz... essa ultima pergunta foi IDIOTA³... mas fazer oq neh... se naum pergunta naum aprende!

Reminder... eu fiz facu de Veterinária... soh pra naum parecer q eu sou um retardado completo... biologia eu entendo!! haeuehuhaeueahuaehuh

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

uma outra pergunta idiota... [^] : eu disponibilizo de uma rede monofásica sem terra... oq eu faço com o terra?... todo aparelho com terra aki em casa eh ligado com adaptadores q simplesmente ignoram o terra, e td funciona bem... o amp PRECISA de terra??????? toh com medo disso ser taum limitante assim!!!!

É como outro aparelho qualquer (como o PC, por exemplo) em relação ao terra: funciona sem, mas o correto é ter terra.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

Ufa!... pq por enquanto eu andei estudando as possibilidades de um terra decente aki nesse predio tah meio fora de cogitação! [^]

agora... qto ao resto da fonte... kiria entender melhor tudo akilo!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonic, o transformador vc normalmente compra pronto. A www.toroid.com.br por exemplo fabrica transformadores que servem para essa finalidade.

Consultando o catálogo da Toroid:

No seu caso, segundo o 'construction guide', precisa de no mínimo um transformador de 172VA, então seria o modelo 200VA 24V. Ou, se for seguir a recomendação do Elliott, o de 300VA 24V.

Isso para alimentar os dois canais.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
O layout tá quase pronto.

P3A_art_1.gif

[¨]

[ ]

[-][-][-][-][-]

Muuuitooooo bom!!! :rever1:

Uma opinião: rola fazer as trilhas de potência mais largas possíveis? tipo, não precisa ficar um trilho bonitinho... dá uma olhadinha nas outras PCB's que eu postei...

E o lance de colocar uma barra de terminais, não é boa? pasmafaute

Ahhhhh ... rola versão 2 pares de saída tb? [¨]

Desculpa aí qualquer coisa...

vlw! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que é bom usar todo o espaço disponivel..

aew galera.. achei uns capacitores aki...

10x 1000uF 63v (Hitano)

1x 4700uF 50v (Epcos)

2x 4700uF 63v (Hitano)

1x 4700uF 16v (Epcos)

1x 47uF 250v (Epcos)

2x 1500uF 200v (Epcos)

1x 1000uF 35v (Epcos)

1x 22uF 250v (Epcos)

2x 1000uF 25v (G-Luxon)

Não conheço a marca Hitano nem a G-Luxon, oque me dizem sobre elas.. pelo que vi alguns capacitores da pra usar na fonte..... todos são eletroliticos... tem mais, mas esse é os que mais me chamam atenção..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...