Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Resgatei Um Endurance Roxinho 8"! Yes!

Recommended Posts

Postado em
A questão da rigidez é questão construtiva. Como a caixa fica presa direto aos ferros do bagagito, é só fixar corretamente. Rigidez ali é até uma obrigação estrutural do carro.

Já o sufocamento... bem, um buraco de 6x9 tem praticamente a mesma área de um buraco de 8"...

Como já disse, eu ñ duvido da rigidez dos ferros e nem da caixa. Apenas a do conjunto.

Pq em relação a dutada convencional, você tem que compensar toda a área de contato que não está mais disponivel. Ou seja, antes a caixa ficava apoiada no chão da mala, agora ela está suspensa.

Quanto ao ''sufocamento'', não me referia ao espaço do buraco em si, e sim a área entre o sub e o buraco.

Tomando como base este desenho:

http://img141.imageshack.us/img141/1046/ida16zk.jpg

No segundo esquema, com os aros de MDF, a coisa também não me parece muito animadora.

Talvez se a distancia a ser preenchida com os aros for pequena, ainda tudo bem.

Se a associação dos diversos aros começar a tomar um aspecto de ''tubo'', eu já descartaria.

Enfim, como já disse, acredito bem mais no desempenho da dutada no fundo da mala.

Blz Crasher!!

O problema em uma dutada no "fundo" do porta-malas é que o Civic de sexta-geração (96-00), assim como o novo (new Civic), tinham aqueles estepes "biscoito" pequenininhos lá fora e aqui a legislação exige um full-size. O que acontece? A Honda se vê obrigada a montar uma "tampa" abaulada em uma eucatex bem fina, moldada no tamanho do pneu... de forma que o carro não possui apoio para caixa no "fundo" do porta-malas. Diferente do Santana, Omega, etc... Se eu fosse montar lá, eu teria de usar dois "pés" nas laterais da caixa, e apoiá-la no pedaço que sobra dos lados do estepe. E montá-la mais alto; desta forma todo o ganho que seria possível em transmissão de baixas frequências pelo contato caixa-assoalho fica comprometido. Eu pensei em montar dois subs 10" em uma dutada convencional, aproveitando todo o fundo do carro; mas desisti qdo lembrei desta "acochambração" da Honda para poder vender o carro no Brasil. Pra complicar, amp teria de mudar de lugar (fixado nas costas do banco), e a caixa teria de ter um vão livre abaixo dela considerável (pra poder tirar o estepe). Se ela for pesada, aí o eucatex abaulado vai pro vinagre cedo (que era o que minha caixa selada com o e2k estava fazendo, e tive de tirar).

Qualquer hora eu fotografo o fundo do porta-malas, dá pra entender melhor... a coisa é esquisita msm. Até pra viajar é estranho, na hora de arrumar as malas fica complicado, mas é algo que não posso mudar. E olha que o pneu que está lá é o "mínimo" na medida, 185-65-14... no carro msm eu uso 195-60-15.

um abraço,

Ricardo.

Postado em

ALEA JACTA EST!!!

Comprei MDF 15mm, parafusos... tou medindo e projetando a maluquice. Ontem foi um dia "compréxo", comprei uma chapa MDF de 2.75x1.85... pedi para partirem em quatro pedaços iguais, rebati o banco do Civiquim (coisa mto útil em Sedans!!!), levei pra casa e subi os quatro pedações por dois andares na escada (prédio sem elevador). Bão, a expectativa é que este MDF dure pelo menos uns 3 anos, a última chapa durou 5. Como estou proibido de colocar qqer coisa + na despensa do apê, ganhei um enfeite de quarto meio diferente... mas tá bom. É quase da cor do guarda-roupas, fica até legal... combina com o jogo de rodas que tá do lado, com o volante de Gol G3... bagunça organizada rlz!

Esta semana devo me dedicar ao projeto, e no próximo FDS começo a montar. Ainda não sei se vou na tico-tico msm ou se levo em alguma marcenaria, fazer um corte mais profissional (leia-se preciso).

ps. (jacta != jaca)... espero!!!!

Postado em

Povo, só um update: passei os últimos quatro dias estudando o porta-malas, projetando a caixa (principalmente medidas, ângulos, etc) e cheguei a uma triste conclusão: feita em MDF, não rola. Não há espaço para a caixa, iria tomar tanto espaço no porta-malas que simplesmente não compensaria o esforço. Só para ter uma idéia, baffles + caixa com o espaço mínimo do falante, em MDF 15mm, daria 22cm para baixo da chapa. Quer dizer, 14 cm do assoalho... zerou a vantagem. Nem vou dizer que tou triste pq. prefiro mil vezes descobrir a inviabilidade disso AGORA, durante o projeto, do que depois que as madeiras estivessem cortadas/montadas.

Bão, a situação atual é a seguinte: muita madeira dando sopa, um EHW8 parado, um UXP10D4 parado. Uns pedaços de cano 3", aeroduto 3". O amp continua onde estava, e de onde eu teria de tirar cedo ou tarde (está forçando o banco, a carcaça parece de ferro fundido, um peso danado. Acho que já comentei isso em outro tópico...). Medi o espaço para uma caixa "tradicional", mas, como comentei na resposta ao Crasher, dois posts acima, tenho algum receio na transmissão de graves porque seria uma caixa ligeiramente "aérea" - ela teria de librar o estepe e não poderia se apoiar assoalho, a não ser nos pontos extremos (a caixa teria de ter "pés" nas extremidades para apoiar-se). A fixação da caixa ao carro teria de dar-se na travessa superior do tampão (fácil) e nas duas travessinhas abaixo do banco (fácil tbem); mas aquele apoio (caixa->assoalho porta-malas) que costumamos ver em outros sedans, esquece.

Com os falantes que possuo hj posso montar EHW8 em dutada (18 litros), ou conseguir +1 (36 litros). Montar o UXP10D4 em dutada (45 litros, começa a ficar nervoso o espaço ocupado...) ou selada (21 litros, + viável). O EHW8 sozinho lá no fundo eu de antemão sei que não vai ser muito ouvido; dois deles já são um conjunto respeitável e muito "rápido". Este UXP10D4 eu usei apenas em caixa de fibra, boa mas sei que não se compara à MDF; gostei + do resultado dele na selada... mass.... tanto para uma como para outra, o volume não era o especificado pela Bravox: 34 litros.

Ainda tenho a caixa em fibra, já reforcei o que podia nela, só que cheguei no limite. Para ouvidos normais estaria ótima, mas já tive vários outros subs e sei que poderia tirar um rendimento maior na MDF. Se eu construir uma caixa em MDF, devo colocar o MTX895 preso à ela, algo parecido ao que o AllanPK fez no Pug206 dele.

Amanhã vou procurar + um EHW8, vamos ver se dou sorte. Sei daqueles do ML, mas primeiro quero ver por aqui... de qqer forma, agradeço as idéias e discussões que rolaram aqui no tópico, e sinto decepcioná-los com o fim prematuro do projeto. Medi, medi, calculei, mas realmente não tem como...

Ainda resta uma alternativa muito, mas muito louca mesmo: o falante com a bunda pra cima, encaixada no buraco do 6x9. Vai a caixa por baixo, um retângulo de 10cm, presa em outros pontos que não os 6x9... e o duto virado para o outro furo 6x9. Faço algumas paredes adicionais para vedar o espaço em volta da caixa, apenas com o espaço para a passagem das molas... não será vedação completa pq. existirão estes espaços, mas o grave ainda terá algum direcionamento. Quero dizer, a caixa será um retângulo puro, o falante montado por cima (ganho espaço e não preciso baixar o conjunto todo), a caixa vai pendurada por outra furação (quatro tocos de MDF com parafuso passante dentro), e o espaço entre a caixa suspensa e a chapa de aço do tampão vai fechada em MDF, só com a passagem das molas e já prevendo o movimento delas. Tão doida que esta até eu fico duvindando da eficiência, mas ainda não descartei. Vai aí um desenho tosquíssimo da idéia:

caixamalucatampao0ku.th.jpg

um abraço a todos, e bola pra frente!!!!

Postado em

Pra apoiar a caixa no chão é simples... vc pode fazer até com madeira. Tira um molde, com papelão mesmo, da parte que fica fora da tampa do estepe. Corta a madeira direitinho, e testa pra ver se esta parte encaixa legal. Depois é só fazer o complemento, que vai ficar por cima do ressalto. Com as duas partes no lugar, é só colar vários tocos de MDF no espaço que sobrou, e meter massa por cima depois. Pronto, vc tem um fundo moldado, encaixando exatamente onde precisa encaixar. Aí é só construir a caixa obedecendo o fundo.

Quanto à opção da caixa suspensa, se o sub couber de bunda pra cima é uma grande possibilidade, mas eu acho que vai tapar bastante a visão.

Postado em
Pra apoiar a caixa no chão é simples... vc pode fazer até com madeira. Tira um molde, com papelão mesmo, da parte que fica fora da tampa do estepe. Corta a madeira direitinho, e testa pra ver se esta parte encaixa legal. Depois é só fazer o complemento, que vai ficar por cima do ressalto. Com as duas partes no lugar, é só colar vários tocos de MDF no espaço que sobrou, e meter massa por cima depois. Pronto, vc tem um fundo moldado, encaixando exatamente onde precisa encaixar. Aí é só construir a caixa obedecendo o fundo.

Quanto à opção da caixa suspensa, se o sub couber de bunda pra cima é uma grande possibilidade, mas eu acho que vai tapar bastante a visão.

Opa, blz Kleber!!!

A idéia para montar a caixa no fundo do porta-malas é bem esta, montar os apoios em tocos de madeira que apoiem-se nas áreas livres (sem tampa) do estepe... daí pra cima é uma caixa razoavelmente tradicional, a única coisa diferente seria a fixação nas laterais do porta-malas e barra do tampão; acho que dá para ganhar um bocado em rigidez estrutural prendendo assim, e compensar a falta de apoio na área do estepe.

Ainda não sei qual dos subs irá pra caixa, e se irá sozinho ou "em drupa". O mais racional seria o UXP em dutada, mas depois de tanto rolo com elas (atraso, delay, etc) fico me perguntando se é uma decisão acertada. A Bravox recomenda uma caixa grandinha, 39.5 litros; meu projeto exige corte alto (85hz 18db), e o fato do carro ser sedan me preocupa quanto ao delay. Pode ser que eu fique com uma selada (21 litros pela Bravox) mesmo. Se eu partir para esta trilha (caixa tradicional), monto o amp nela, provavelmente embutido, e resolvo o problema dele tbem... o encosto do banco traseiro está fazendo uns barulhos cabulosos qdo alguém senta lá; este mtx é pesado pra dedéu.

A outra caixinha (a suspensa no tampão, com o EHW8") ainda não tá descartada tbem, tenho de medir apenas se o imã do falante não ultrapassa o tampão de plástico (o do lado de "dentro" da cabine, acima da chapa de aço). O sub acima do tampão seria ótimo, mas aí o tampão plástico teria de ser alterado irreversivelmente... então o que eu poderia fazer para não perder o visual "original" seria passar o imã do 8" pelo buraco do 6x9" apenas, e a carcaça do sub daria exatamente o espaço até o início da caixa. Digamos, seria uma dutada destas "de bunda pra fora" que o pessoal constrói, mas com a bunda do falante passando pro lado de dentro do carro pelo furo do 6x9.

Como não tenho pressa, vou caprichar nesta etapa de decisão/projeto e ficar mais uns dias sem sub. Terminei de montar a manta na porta do motorista e, de vidros fechados, realmente não sinto falta de sub não... :-)

um abraço,

Ricardo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...