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RiQuati

[fotos] Instal. Manta Asfáltica Auto-adesiva

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Beleza povo!!!

 

Hoje à tarde resolvi tomar vergonha e instalar a tal manta asfáltica auto-adesiva que eu tinha comprado... para facilitar, fiz a porta do passageiro primeiro (mais fácil), no capricho; no próximo domingo monto a do motorista.

 

Como venho fazendo, resolvi tirar umas fotos e deixar algumas observações por aqui, para tentar ajudar outros aventureiros... o resultado eu adianto que agradou, não é aquela coisa "oh, parece outro carro!", mas a melhora é perceptível, especialmente vibrações (bastante) e o quanto o mid "desce" (pouca coisa, mas melhora). Para quem tem um carro + velhinho, inclusive, ajuda a diminuir o número de "grilos" (meu caso)... :-)

 

Vamos às fotos:

 

A porta já coberta de manta, como ficou:

resultadofinalporta1qh.th.jpg

 

O midbass Nar Kevlar, todo refestelado na porta tratada:

midbassnartodorefestelado3le.th.jpg

 

Notem que ele está no baffle beeem vedado, o material em volta do baffle é massa de vedação (o que os gringos chamam de "non-hardening clay"). Pra gente, massa de vidraceiro, massa de calafetar, etc... :-)

 

Eu não lembrei de fotografar, mas atrás do midbass, no forro da porta, eu colei algumas placas de manta também, na esperança de controlar as vibrações. Coisa pouca (uns 30cm2), mas colei.

 

Para quem tem Civic sexta geração (1996 a 2000), esta pecinha da foto pode ser retirada do forro de porta (é aparafusada), ajuda bastante a colocar a manta. Esta parte vai "para dentro" da porta, é boa para alojar um crossover passivo, por exemplo, mas bagunça o coreto na hora de colocar manta.

pecaaretirardoforrodeporta8hw.th.jpg

 

Aqui, com a peça já retirada. Quem falar "door-pod" primeiro, me arrume um par de forros usados iguais a estes que eu parto já pra brincadeira... :-) A porta "pede", "implora" um door-pod de alguns (muitos) litros... sem brincadeira, cabe um pod de respeito no espaço interno dela.

forrodeportasemapeca7qc.th.jpg

 

A fiação, passando por dentro do conduíte original, e saindo antes do conector Molex encrencado; notem como ela passa por "trás" da borracha de porta e do painel. Meio gambi, meio desespero, mas funciona legal... melhor que os 2x0.50mm2 originais, com certeza. :-)

fiacaoportapassagem1fh.th.jpg

 

Ah, eu tinha esquecido de fotografar algumas coisas: a primeira é como a entrada auxiliar ficou instalada no carro; está no console (no porta-trecos original), logo acima do porta-copos. Testei hj com o mp3 pendrive, o sinal é baixo (nível) mas de boa qualidade... melhor do que eu esperava, e melhor que o que os fones do bixim tocam.

entradaauxiliarnoconsole7vy.th.jpg

 

Este é o Alpino, o 7892, instalado no local original. Não aproveitei a fiação; fiz um chicote novo, fuse 10A perto da bateria, positivo puxado direto de lá, terra do painel. O chicote original está em um saco plástico, preso no painel, aguardando o dia em que eu resolver vender o carro com o toca-fitas Honda... espero que isto demore muito, trabalheira danada montar tudo isso... :-)

7892nopainel5jy.th.jpg

 

Por fim, como nem só de som vive um carro, um agrado pro Civiquim: Depois de quase 80k km e oito anos, a borracha já estava furada do lado direito, resolvi trocar esta e a guarnição do porta-malas (espero que seja o fim das pequenas infiltrações tbem). Made in Japan, facadinha Honda, mas como o resto do carro quase não dá despesa, achei justo arrumar:

pequenoscuidadospedaldefreio8w.th.jpg

 

 

Enfim, é isto aí... a manta deu um resultado um pouco abaixo do que eu esperava no aspecto "descer" - o mid não "desceu" o tanto a mais que eu imaginava; mas até onde ele foi, foi com mais vontade e consistência. As vibrações chatas desapareceram, grilinhos idem. Agora quero atacar a porta do motorista, que está cheia de grilos - tem 2 módulos da Positron lá, subida/descida de vidros, e beeem mais fiação no descansa-braço. Assim que fizer, posto os resultados por aqui...

 

Ah, o resto da instalação eu descrevi neste post aqui: alguns upgrades no meu sistema

 

Se alguém de Cuiabá resolver comprar a manta auto-adesiva, vai a dica: a loja Bigolin (putz, é o nome da loja, assim mesmo.... :-) da Carmindo de Campos tem, paguei 60 reais e uns quebrados em dois rolos de 20cm x 14 metros. Um deles deu pra porta e sobrou, se brincar faço o tampão com o resto... procurem o Sr. Paulo, é um vendedor bem gente-boa, e entende do assunto.

 

um abraço a todos,

Ricardo Quati.

 

editado: adicionei a foto da fiação e melhorei os links das imagens.

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Ricardo,

 

Qual a marca da manta que vc colocou? Estou pensando, mas só pro próximo carro, que deve sair esse ano ainda....

 

Valeu, Guilherme.

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Aê Riquati... que beleza não?

 

Vou fazer isso nas minhas portas tbm...

 

Vc usou alguma ferramenta esquentadora (soprador térmico, secador Walita, vela, lupa de aumento no sol...)?

 

Acho que, diferentemente do que tenho lido por aqui, não precisa esquentar a manta não. Tô certo ou tô errado?

 

Abraço

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Opa

 

Riquati..

 

próximo acho que serei eu a fazer isso na minha porta!

 

Qual manta vc utilizou? (marca, modelo)

 

aplicou algum material na porta para fixar melhor?

 

como Moska pgt, utilizou alguma fonte de calor para ficar melhor?

 

ficou algum "cheiro" no carro?

 

Vallew

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carro automatico :) ehehehehe

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Cara, venho acompanhando seus tópicos sobre instalação no CIVIC. Tenho um civic também e estou pra começar minha intalação DiY tmb. Mas vai ser a primeira que faço na vida. Tenho uma dúvida: Como vc passou o cabo da bateria para dentro do cocpit? meu civic é mod.01, mas acho que isso não mudou...

 

Valeu!

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Grande Ricardo,botando a mão na massa!

Me diz uma coisa,vc colocou por dentro da porta tbm na lata ou só entre o papelão de porta?

Parabens ficou muito bem colocada!

Abraço

André

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Grande Ricardo,botando a mão na massa!

Me diz uma coisa,vc colocou por dentro da porta tbm na lata ou só entre o papelão de porta?

Parabens ficou muito bem colocada!

Abraço

André

:rever1: Parábens. Pelo trabalho.

:rever1: Parábens. Pela qualidade.

:rever1: Parábens. Por compartilhar experiência.

:rever1: Parábens. :legal:

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Grande Ricardo! Vim aqui só pra parabenizar pelo trabalho e pelo som! Espero que fique cada vez melhor!!!

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Opa, valeu pela força gente!!!

 

A manta utilizada é "Aluminio Plus Auto-aderente"; não tem a marca impressa no rolo. Estava vendo aqui, esta é bem fininha, talvez por isso o resultado ainda não foi "aqueeele" - 1.35mm... lí errado no rolo, 3.0mm. Não utilizei nenhuma ferramenta além da tesoura e do estilete; não foi preciso aquecer, já que esta manta é leve e o adesivo é forte (aliás, errou, é uma caca - terrível pra retirar depois... mais fácil qdo precisar dar manutenção nos mecanismos é cortar os pedaços abertos e refazer, "remendo" mesmo. Torço pra nunca precisar tirar o-o- !!!).

 

Procurei feito doido a manta mais grossa estes dias, para colar por cima desta; mas infelizmente não se vende por metro em lugar algum de Cuiabá, só rolos. Quero tentar em casas de material de construção menores, vai que alguma vende "picado"???

 

Esta manta não tem muito cheiro, tem algum mas é beeem pouco, quase imperceptível. Depois do forro recolocado, não se percebe. Já o feltro que montei (vide os mecanismos da trava/pino) exigiram cola de contato, e esta sim, cheira bastante... nada de se trancar no carro e aproveitar o barato, Ok??? OpO

 

O resultado audível existe, mesmo com uma manta fina: o mid não desceu muito mais do que descia antes, mas todos os barulhinhos de acabamento foram embora, e até a porta fecha com "mais elegância" - parece carro novo :rolleyes: . Como estou com uma porta tratada (passageiro) e uma não (motorista), dá para perceber a diferença: o mid do passageiro toca com mais "autoridade", mais "certeza"; gravei "Hotel California" dos Eagles, que tem uma bateria bem presente e algumas passagens bem limpas, e vc. ouve o esforço do Nar Kevlar bem mais controlado no lado tratado. Pra quem conhece a música, aquele trecho depois do "kill the beast...", onde há uma virada da bateria, fica bem real: parece que uma parte da bateria está lá, espancando a porta bonitinho. Quero conseguir um pedaço da manta grossa para colar por cima desta, e um pedacinho atrás do mid (já há um quadrado da manta fina lá, para ajudar). A manta fina "selou" a porta, mas penso que ainda há mais a ser feito.

 

A minha expectativa do mid "descer" mais, atingir freqs. menores, não se confirmou. Se alguém pensa nisto, é bom reavaliar... pode ser que a manta mais grossa melhore, mas não acredito que faça milagres. De qqer forma, até onde ele consegue tocar, e toca sem distorcer (bacana isso, mesmo em full não há sinal de distorção, nada!!!!), toca corretamente. Descer mais, penso que só pezinho ou pod mesmo... não estou com CD de freqs. aqui, mas no "RTA Ouvido" chega-se a uns 60 hz úteis com força, abaixo disso quase nada. O mid quase não se desloca, apesar dos 70w do MTX em full (isso é bom ou mal??? :blink: ).

 

Bom, até agora, os resultados são estes. Domingo termino a do motorista, e se encontrar a manta grossa por metro, tasco adesivo de contato em alguns pontos desta e mando ver por cima.

 

um abraço a todos, e, novamente, valeu a força!! Bom DIY pra vocês!!!!

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Ricardo,

 

está sendo muito bom ver o progresso do seu carro. Esse é o espírito do fórum. Experimentar e colocar aqui.

Torço pra que vc consiga um ótimo resultado.

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Só achei a adesiva tb por rolo de 10 mts por 1 m!

 

Jeito vai ser rachar ela com alguém mais!

 

Até agora tenho na lista Eu e Roberto Junior.

 

Valor do rolo esta saindo 155 reais (se naum me engano) tem 3mm, sem aluminio e auto-adesiva.

 

Estimo que para fazer uns 3-4 carros e aplicando não só na porta, como tb em algum outro ponto crítico.

 

ALGUÉM DE SAMPA OU PERTO, AFIM DE SE AVENTURAR??

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Só achei a adesiva tb por rolo de 10 mts por 1 m!

 

Jeito vai ser rachar ela com alguém mais!

 

Até agora tenho na lista Eu e Roberto Junior.

 

Valor do rolo esta saindo 155 reais (se naum me engano) tem 3mm, sem aluminio e auto-adesiva.

 

Estimo que para fazer uns 3-4 carros e aplicando não só na porta, como tb em algum outro ponto crítico.

 

ALGUÉM DE SAMPA OU PERTO, AFIM DE SE AVENTURAR??

Eu, com certeza!

 

Desde que role de fazer os carros juntos, num pseudo-encontro, porque eu sou canhoto das duas mãos pra DIY o-o-

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Descer mais, penso que só pezinho ou pod mesmo... não estou com CD de freqs. aqui, mas no "RTA Ouvido" chega-se a uns 60 hz úteis com força, abaixo disso quase nada. O mid quase não se desloca, apesar dos 70w do MTX em full (isso é bom ou mal???  ).

 

Riquati, tá descendo com volume considerável mesmo? Deixa eu te perguntar: claro que um coaxial de 5" não tem um comportamento igual a um mid... mas meu coaxial tá xoxo!

 

Mesmo cortando em 200hz em volumes altos ele distorce. Tem solução?

 

Valeu!

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Só achei a adesiva tb por rolo de 10 mts por 1 m!

 

Jeito vai ser rachar ela com alguém mais!

 

Até agora tenho na lista Eu e Roberto Junior.

 

Valor do rolo esta saindo 155 reais (se naum me engano) tem 3mm, sem aluminio e auto-adesiva.

 

Estimo que para fazer uns 3-4 carros e aplicando não só na porta, como tb em algum outro ponto crítico.

 

ALGUÉM DE SAMPA OU PERTO, AFIM DE SE AVENTURAR??

Eu, com certeza!

 

Desde que role de fazer os carros juntos, num pseudo-encontro, porque eu sou canhoto das duas mãos pra DIY o-o-

Ae galera, to com um rolo enorme de manta aqui... Num vo usa tudo nem fudendo... E acho q consigo mais um rolo por preço baratinho na loja dum brother... Quem tiver interesse, manda MP, ou msn... eh soh me dar certeza que agente pode se encontrar aqui no meu predio pra aplicar logo em todos carros. :P

 

abraços!

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Riquati, tá descendo com volume considerável mesmo? Deixa eu te perguntar: claro que um coaxial de 5" não tem um comportamento igual a um mid... mas meu coaxial tá xoxo!

 

Mesmo cortando em 200hz em volumes altos ele distorce. Tem solução?

 

Valeu!

Moska, este coaxial está fixado como??? A fixação do falante influencia muito nesta região dos 70-150hz, aquele grave mais "rápido" (se é que este termo existe). Usando a fixação original do carro, em plástico, eu tinha bons médios e péssimos medios-graves; só com o baffle em MDF e a vedação (massa de calafetar entre baffle de MDF e porta, e anel de borracha entre baffle de MDF e falante) já melhorou muito, mas muito mesmo. Dê uma revisada na fixação, que pode resolver seu problema... aí tratar a porta é apenas um complemento, um adicional a este trabalho.

 

:legal:

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Riquati, tá descendo com volume considerável mesmo? Deixa eu te perguntar: claro que um coaxial de 5" não tem um comportamento igual a um mid... mas meu coaxial tá xoxo!

 

Mesmo cortando em 200hz em volumes altos ele distorce. Tem solução?

 

Valeu!

Moska, este coaxial está fixado como??? A fixação do falante influencia muito nesta região dos 70-150hz, aquele grave mais "rápido" (se é que este termo existe). Usando a fixação original do carro, em plástico, eu tinha bons médios e péssimos medios-graves; só com o baffle em MDF e a vedação (massa de calafetar entre baffle de MDF e porta, e anel de borracha entre baffle de MDF e falante) já melhorou muito, mas muito mesmo. Dê uma revisada na fixação, que pode resolver seu problema... aí tratar a porta é apenas um complemento, um adicional a este trabalho.

 

:legal:

Fala Riquati...

 

Bom, o coaxial que me refiro é um de 5" da Visteon, instalado na traseira, em seus locais originais. Sim sim, uso falantes traseiros, mas com uma regulagem bem favorável aos artistas que se apresentam em cima do console do Palinho :rolleyes:

 

Não queria abrir mão de falantes atrás. Acho legal, principalmente em momentos que vc quer um som mais completo e com maior intensidade.

 

São nesses momentos que estou passando raiva! Distorce tudo, mesmo com volume não tão absurdo (meu ganho está no mínimo do Clean).

 

Mas tive pensando esses dias, coaxiais não são pra médio grave mesmo. Será que estou errado?

 

Abraços

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Vixi Moska, aí é uma briga feia mesmo, local original do Palio para os falantes traseiros é aquela "aba" de plástico, não?? Alí acho difícil sair um bom som, mas pode-se tentar... dê uma olhada se o falante veda por completo o espaço entre ele e o plástico; se o cone não "bate" no plástico tbem... se a aba está firme (bom, se não estiver, o tampão deve estar batendo feito um condenado, fácil de descobrir). Pode ser que um baffle entre o plástico e o kit ajude; minha parati 94 tinha uns graves legais com um midbass pesado de 5" (Bravox Premium) neste local, mas a aba era de ferro e o adaptador em MDF. Eu tentaria desmontar esta parte e analisar com calma, mesmo o Visteon sendo 5" eu acho (achismo puro) que uns 70hz deveriam sair dalí em free-air...

 

um abraço,

Ricardo.

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ops.. acho que postei duplicado, repeti o post... não sei quem fui que mijou no carpete... :-)

 

malz aí, amigos. Teclei rápido demais e foi. Internet lenta+usuário apressado dá nisso. Sorry... se puderem apagar este meu post aqui, fiquem à vontade. Blz???

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Riquati, acho que irei tentar uma vedação mais apropriada nas "abas" de plástico que seguram o falante mesmo.

 

Se bem que o próprio falante já veio com uma espécie de anel de borracha, acho que de uns 3mm, para ser colocado entre o falante e o local de instalação.

 

Mas valeu por enquanto... essa semana: manta nas portinholas!!

 

Abraços

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kra como q se faz esse "bafle?"

 

to querendo fazer isso e nao sei... tira uma foto... isso prende na lataria da porta?? po... minha porta tem um buraco imenso na área onde fica o 'falante'....

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kra como q se faz esse "bafle?"

 

to querendo fazer isso e nao sei... tira uma foto... isso prende na lataria da porta?? po... minha porta tem um buraco imenso na área onde fica o 'falante'....

Rapha, o baffle vc. faz em madeira MDF, corta primeiro o "furo" do falante (justo), depois a largura que dê para fixar o falante na madeira e, se for o caso (falante menor que o espaço disponível), um pouco mais para poder aparafusar na porta. Aí aparafusa a madeira na porta, e depois o falante na madeira... é como se fosse um aro daqueles de plástico pra montar falantes, só que de madeira, e feito sob medida. No Civic, eu tive de usar dois anéis destes aparafusados e colados, para o imã não pegar na porta.

 

Os cuidados que eu costumo tomar são: fazê-lo justo (sem vazamentos), pintar o baffle antes de montar no carro (para ajudar a impermeabilizar, pois é bem provável que ele molhe às vezes) e usar massa de calafetar entre ele e a porta (para vedar completamente e ganhar mais graves). Pra completar eu gosto de colocar uma junta de borracha ou EVA entre o falante e o baffle, mas é mais naquele espírito de "já que vim até aqui, agora vou até o fim". Ah, meça tudo antes, várias e várias vezes, com forro, sem forro, com o falante na mão, vidro abaixado, vidro levantado, etc... e só depois saia cortando os aros/madeiras. É simples de fazer, tão simples que a gente acaba relaxando e aí as c..gadas acontecem... :-)

 

No Civic, o furo original era pra 5" e 1/4, mas cabia o imã do 6" e 1/2. No Santana, por exemplo, não tinha uma chapa atrás da porta com furação pro falante, então eu fiz uma chapa quadrada maior (8 polegadas quase), aparafusei ela na chapa da porta em 3 pontos (por dentro, o forro continuou original por fora), e nela eu montei o anel de MDF. Ficou bom tbem, muito melhor que prender no porta-trecos de plástico da porta; o falante responde estupidamente mais graves, e a porta vibra menos.

 

Não tou lembrando 100%, mas parece que seu carro é um Gol 94 caixinha, né? Na Parati 94 que eu tive, foi quase o mesmo processo do Santana, cheguei a montar falantes de 8" alí... se tiver vidro elétrico, dá pra dispensar o sub, se brincar... :-)

 

Vc. pode montar um baffle na parte traseira do forro e montar os falantes nele, ou pode refazer o painel da porta. O da Parati eu encontrei um artista aqui que refez as minhas, ele fez o contorno do forro inteiro em MDF esculpida à mão, encapou em curvim, e só no centro dele foi colocada a chapa de eucatex (a madeira fininha) com o mesmo tecido dos bancos (A3 2p). No espaço que vc. fala que é o "vazio", ele colocou um sub de 8", com um anel moldado em massa plástica em volta, bem discreto. Olhando, parecia porta de Gol Bola/G3... mas o sujeito era artista mesmo, pena que eu não fotografei o interior da Paratosa... deve ter dado um trampo da p*rra, mas ficou de babar.

 

um abraço,

Ricardo.

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Moska, este coaxial está fixado como??? A fixação do falante influencia muito nesta região dos 70-150hz, aquele grave mais "rápido" (se é que este termo existe). Usando a fixação original do carro, em plástico, eu tinha bons médios e péssimos medios-graves; só com o baffle em MDF e a vedação (massa de calafetar entre baffle de MDF e porta, e anel de borracha entre baffle de MDF e falante) já melhorou muito, mas muito mesmo. Dê uma revisada na fixação, que pode resolver seu problema... aí tratar a porta é apenas um complemento, um adicional a este trabalho.

 

:legal:

 

 

muito bom saber disso, eh exatamente oq eu estava percebendo no meu sandero mas ia acabar aplicando manta nas portas e eskecer os baffle (q descobri hj q se chamam assim). Se tiver algum post com fotos ensinando como instalar os baffles eu ia ficar muiiiiiiito grato. vou dar uma procurada q nao procurei ainda...

 

valeu. e parabens pelo trabalho

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vixi... Hugo, agora que ví que vc. desenterrou este tópico... kkkkk... olha, não tem mistério não. Baffle é aquele anel de madeira MDF que vc. vê entre o falante e a chapa da porta, é usado para dar um apoio mecânico melhor que o 'arinho' de plástico que vem de fábrica. Como ele é mais rígido, e o falante assenta melhor nele, melhora a performance do conjunto falante+porta, com uma série de benefícios (um deles, é que fica mais fácil mesclar o som dos falantes da porta com o subwoofer, o que 'traz' a pancada do subwoofer para frente - na verdade, como a sobreposição de frequências se torna maior, têm-se a impressão de que o sub não está mais lá no porta-malas, e sim na frente do carro).

 

Pra fazer, é só tirar as medidas do falante e da porta, e cortar quantos aros forem necessários para alcançar a altura desejada. Pode ser que seu carro exija 3cm, aí serão dois anéis de MDF 15mm para alcançar a altura... e assim por diante. Vc. corta os anéis com serra tico-tico ou tupia, o mais 'redondinho' possível (os meus são sempre tortos, mas deixa pra lá... kkkk....), cola com cola para madeira ou cola branca, espera secar e pinta (eu uso preto fosco de secagem rápida, spray mesmo). Aí, depois de seco, é só fixar os baffles na porta, e o falante no baffle, com parafusos. A ordem de montagem quase sempre é baffle aparafusado na porta, e depois falante aparafusado no baffle. Quase sempre o baffle vai ser circular mesmo, como este da foto (o aro preto que está atrás do falante), mas alguns carros (Corolla 03-08, Ford Focus 01-08, e o C4) podem pedir um baffle 'diferente', em que no lugar do primeiro aro, vc. tem uma chapa de MDF um pouco diferente. Aí dá pra aparafusar esta chapa na porta com o falante já aparafusado... como se fosse o aro plástico original. Dá uma olhada no tópico do som do C4, as últimas postagens tem foto do aro original, pra ter uma idéia. Em algum lugar daqui do Som de Qualidade snme tem as fotos de um baffle do Corolla 05 que fiz, se eu achar onde estão edito e posto o link depois aqui, blz?

 

Se o baffle comportar, dá pra usar parafuso + porca e arruela nos furos originais do aro plástico; neste caso do Civic em especial, modifiquei bastante o forro de porta, que é onde o falante original ia preso, aí precisei fazer a furação para o baffle na chapa da porta e usar parafusos de rosca soberba. Mas normalmente, dá pra aproveitar a furação original, sem precisar furar nada... só planejar bem, desenhar bem os cortes da chapa de MDF que vai tranquilo.

 

Para fixar o falante no baffle, eu uso sempre parafusos pequenos de rosca soberba, cabeça philips (é mais firme e ajuda a evitar acidentes como bordas furadas porque a ferramenta escapou, etc... sempre é bom prevenir).

 

Entre o falante e o baffle, se vc. quiser ser chato como eu, pode usar uma 'junta' feita de borracha, um anel de borracha cortado no tamanho do baffle... ou mesmo usar manta asfáltica auto-adesiva, ajuda tbem. Idem para o espaço entre o baffle e a chapa da porta. Vai do gosto, disponibilidade de material e da paciência de cada um. Neste Civic, snme usei massa de calafetar entre o baffle e a porta, é uma alternativa bacana também.

 

Adianto pra você que uma porta com baffle bem-feito e sem manta tende a tocar muito melhor que uma com manta e sem baffle (ou com aro plástico), ou com baffle capenga, mal-fixado. A manta ajuda muito, mas a primeira providência é ter o falante bem fixado, selado... aí, depois, vem a preocupação com a manta.

 

um abraço, e espero ter ajudado... se ficou alguma dúvida, é só falar. Ah, tou com dois baffles prontos para meu projeto atual (um C4 Hatch, tem um tópico lá no Som de Qualidade), assim que puder posto fotos deles prontos lá (hoje postei das fotos e do aro plástico original). Pena que não ví este tópico antes, senão tinha postado umas fotos do corte da madeira, cola e pintura. Eu aproveitei dois baffles que eu já tinha e colei mais uma etapa de madeira, e pintei novamente... estão secando no varal, neste momento. Não vai dar pra ver o 'how-to', mas dá pra ter uma idéia de como fica, para entender a idéia.

 

:legal:

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opa, adicionando o link prometido pro Hugo: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=107809&st=0&p=1524647 .

 

Este tópico tem fotos da confecção de um baffle simples, de uma altura só (não são dois anéis, como no Civic), e em formato diferente, igual ao aro original do Corolla. Dá pra ter uma idéia de como fica... :legal:

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