Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilkson

Projeto Transmission Line

Recommended Posts

Blz Galera, pelo que andei lendo em alguns tópicos perdidos no tempo, a caixas tipo linha de transmissão são um misto entre a qualidade da selada e a extensão de resposta de uma Bass Reflex, isso muito me interessou, fiz um desenho básico de como ficaria a caixa no carro, será que rola...

O falante a ser usado é um bravox EHW 10 - famoso roxinho

SD = 363cm^2

Fs = 28Hz (medido com gerador de audio e multimetro)

Cálculos:

2xFs = 2x28 = 56

Comprimento de onda=343/56 = 6,125

como a LT vai ser aberta = 6,125/4 = 1,53m

que poder me dá alguma dica, eu agradeço!!!

como ficaria:

lt17ow.jpg

não é nenhum CAD, mas acho que dá pra entender!!!

[ ]'s

Wilkson.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, parece que vai ficar show!

Só por curiosidade: para LT precisa de mais algum parâmetro específico? Tipo Qms baixo?

Compartilhar este post

Link para o post

********EDIT: huioahuiaohuahioahuiahuohiuaahiuah

Postado do micro de casa com login da dona-onça! o-o-

Algo errado no cálculo...

Pq multiplicou a Fs por 2?

Normalmente é 1/4 do comprimento de onda, mas descontando curvas e damping, cai pra menos que os 3,06m do cálculo. Poderia fazer uma caixa com 2m de linha, conseguiria chegar próximo do resultado ideal.

Estes 2 furos na saída da linha devem ter um total de 1SD, e não devem ser restritivos...

Tenta fazer um novo desenho, e vê se vai começar com 1SD ou mais que isso de Inicial.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente é 1/4 do comprimento de onda, mas descontando curvas e damping, cai pra menos que os 3,06m do cálculo. Poderia fazer uma caixa com 2m de linha, conseguiria chegar próximo do resultado ideal.

Estes 2 furos na saída da linha devem ter um total de 1SD, e não devem ser restritivos...

Tenta fazer um novo desenho, e vê se vai começar com 1SD ou mais que isso de Inicial.

[]

Doug

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Doug

Blz Working Man, essa teoria de 2xFs foi tirada do artigo "Air Coupler" do Mestre CCDB.

"Para uma freqüência igual ao dobro da freqüência de ressonância do cone, o tubo se comportará como uma linha de transmissão de meia onda e a onda de saída estará em fase igual à que emerge da parte anterior do cone; portanto, o tubo terá provocado uma inversão de fase da onda posterior, como acontece com o Bass Reflex, aumentando o rendimento"

gostaria de ter sua ajuda, e dos demais colegas, nessa empreitada... estou aceitando sugestões.

[ ]'s

Wilkson.

Compartilhar este post

Link para o post

O início da linha pode ser entre 2 e 1 Sd. O final deve ser 1 Sd.

Compartilhar este post

Link para o post
********EDIT: huioahuiaohuahioahuiahuohiuaahiuah

Postado do micro de casa com login da dona-onça! o-o-

[]

eu ja ia dizer....'' A mulher do Douglas ta manjando muito hein ???'' uahuahuahuahua o-o-

abraço pra vcs!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Wilkson,

Lá vou eu escrever denovo o meu post, agora resumidamente.

Para o tamanho da linha. Utilize 344 (velocidade do ar) dividido pela frequencia (28hz) e divida novamente por 4 (1/4 de um clico, resultando na crista da onda), temos aproximadamente 3 metros.

Para o SD (363cm²) a dica é ter o tamanho do falante para a construção, como é de 10" a altura minima é de 26cm (363/26=14), 14cm deve ser a profundidade da sua caixa, o problema esta nisso, geralmente o falante é maior que esses 14cm se for, tens a possibilidade de utilizar ate 2 SD iniciais (2.363=726cm² e 726/26=28cm) podes ter uma profundidade de ate 28cm agora.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Galera, pelo que andei lendo em alguns tópicos perdidos no tempo, a caixas tipo linha de transmissão são um misto entre a qualidade da selada e a extensão de resposta de uma Bass Reflex, isso muito me interessou, fiz um desenho básico de como ficaria a caixa no carro, será que rola...

O falante a ser usado é um bravox EHW 10 - famoso roxinho

SD = 363cm^2

Fs = 28Hz (medido com gerador de audio e multimetro)

Cálculos:

2xFs = 2x28 = 56

Comprimento de onda=343/56 = 6,125

como a LT vai ser aberta = 6,125/4 = 1,53m

que poder me dá alguma dica, eu agradeço!!!

como ficaria:

lt17ow.jpg

não é nenhum CAD, mas acho que dá pra entender!!!

[ ]'s

Wilkson.

[-] Fiquei curioso para ouvir uma caixa assim.

Acho que se fosse ruim a MTX não venderia pronto, não é mesmo.

Dê uma olhada neste link.

Link MTX

A caixinha acho que é mais ou menos o que você procura.

Imagem da Caixa

Não sei se ajuda.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

SkylineGTR,

Errado, essas caixas da MTX são dutadas com o duto retangular apenas.

Compartilhar este post

Link para o post
SkylineGTR,

[^] É, me enganei, achei que fosse a mesma coisa.

Desculpe a todos. :(

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Wilkson,

Lá vou eu escrever denovo o meu post, agora resumidamente.

Para o tamanho da linha. Utilize 344 (velocidade do ar) dividido pela frequencia (28hz) e divida novamente por 4 (1/4 de um clico, resultando na crista da onda), temos aproximadamente 3 metros.

Para o SD (363cm²) a dica é ter o tamanho do falante para a construção, como é de 10" a altura minima é de 26cm (363/26=14), 14cm deve ser a profundidade da sua caixa, o problema esta nisso, geralmente o falante é maior que esses 14cm se for, tens a possibilidade de utilizar ate 2 SD iniciais (2.363=726cm² e 726/26=28cm) podes ter uma profundidade de ate 28cm agora.

Abraços

Blz Marcelo, valeu pela dica.

Vou refazer todos os cálculos e ler um pouco mais a teoria...

[ ]'s

Wilkson.

Compartilhar este post

Link para o post
SkylineGTR,

[^] É, me enganei, achei que fosse a mesma coisa.

Desculpe a todos. :(

Na verdade não deixa de ser parecido, já que a caixa dutada usa o mesmo princípio da LT.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...