Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ccunha

Construção De Uma Isobárica Para O Nar Sw3

Recommended Posts

O duto é de 45 cm por 3 polegada, sintonia perto dos 21 Hz

Quer dizer, perto do inferno... :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu posso considerar o sub de dentro com o volume da caixa e duto como uma dutada ou não????

Tipo...se tirar o sub da frente ela fica uma dutada???

Exatamente, vira uma dutada normal, mas na configuração isobárica, a câmara formada entre os subs deve ser completamente vedada, para que a caixa entenda que só tem um sub, isto é, a caixa vai achar que os subs têm metade do VAS de um só falante. :legal:

Antes que eu esqueça....parabens viu, fico muito bom...tenho curiosidade pra escutar caixas diferente...pena que aqui no interiorrrr so existe selada e dutada..e o povo parece que nun curte muito um som de qualidade.....ou quer spl ou trio!!

 

Mas meus parabens pelo serviço!!!

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, muito legal... Parabéns pela inciativa, pelo projeto... Muito bem acabado!

Mas a grande questão: Como tá tocando? Porque você estava falando que tava complicado de fazer esses subs descerem bem... Conseguiu agora? Ficou satisfatório?

 

Eu tenho um desses, de 10, mas ainda não montei. Queria montar em uma dutada normal. Você que pelo jeito já estudou bem esse falante, tem alguma sugestão? Agradeceria muito...

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cunha,

 

Os 2 subs são amplificados? Ouvi que dava uma perda de sensibilidade de 3dB.. Procede?

 

Há alguma medida específica para a distância entre os subs?

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cunha,

 

Os 2 subs são amplificados? Ouvi que dava uma perda de sensibilidade de 3dB.. Procede?

 

Há alguma medida específica para a distância entre os subs?

 

:legal:

Teoricamente ambos são amplificados, ligados em série ou paralelo.

 

Rendem 3dB a menos que 2 dutadas, mas usam o volume teórica de 1/2 dutada.

 

A distância entre os subs deve ser a menor possível, para que o volume entre eles também o seja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cunha,

 

Os 2 subs são amplificados? Ouvi que dava uma perda de sensibilidade de 3dB.. Procede?

 

Há alguma medida específica para a distância entre os subs?

 

:legal:

deed, os dois são alimentados sim, por bridges do MTX, mas tem um problema, as duas bridges tem que mandar a mesma potência, aí vc ou acerta no ociloscópio ou pela resistencia de chuveiro e multimétro.

Quanto á perda de 3 dbs isso acontece pela mudança nos parâmetros do conjunto (Vas, Sd, Cms, Mms, Rms)

Também perde mais 3 dbs pela ligação elétrica, já que vc precisa do dobro da potência pra fazer o conjunto tocar, segundo o nosso amigo Kleberlpa.

Edit; Esqueci de responder quanto à distancia entre subs. Até onde andei lendo não vi nada que impeça distanciamentos maiores, do ponto de vista de mudanças nos parâmetros, mas o incoveniente é o volume a mais que irá tomar. No meu caso, porcurei evitar que os dois se chocassem, para evitar o desmantelamento dos bixos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe, os subs nao podem ter orificio traseiro, eu pensei em colocar os subs no painel do meu carro em isobarica, mas eles tem os furos.....

ou seja, esta um atras do outro.,.....mas eles nao sao frescos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkk show! valeu pelas explanações! :legal:

 

Diana, pq não push-pull então?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso me interessa amanhã estarei colocando no meu carro uma caixa push pull dutada com 2 jl 10" w0, qual seria a diferença para essa caixa pull pull??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Outro detalhe, os subs nao podem ter orificio traseiro, eu pensei em colocar os subs no painel do meu carro em isobarica, mas eles tem os furos.....

ou seja, esta um atras do outro.,.....mas eles nao sao frescos.

Marcelo, há controvércias. Estes NAR têm furos de refrigeração (vou evitar chamar de buraco, pois fica feio pros bichinhos dizer; buracos na bundinha).

Bem continuando; Deve-se evitar falantes com furos de refrigeração e calota porosa, pois aí sim o ar passa. No caso destes NARs, como o cone e a calota são de polipropileno não há a passagem de ar da câmara pelo furo de refrigeração, podendo ser usado para tal fim.

Foi boa a sua colocação e parabéns pelo teu carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi: "Alto-falantes com orificio de ventilacao traseira não são recomendados para essa aplicação." (Pull-Pull)....

 

O que é esse orifício?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi: "Alto-falantes com orificio de ventilacao traseira não são recomendados para essa aplicação." (Pull-Pull)....

 

O que é esse orifício?

Olha... apesar da grande tentação, vou apenas explicar pelo lado técnico e teórico: É aquele buraco que o sub tem na peça polar, no fundo mesmo, bem no meio, e que serve pra passar o ar para a bobina resfriar-se. Teu UXP não aparece, porquê o buraco fica atrás da cobertura plástica e o ar passa pelas janelas laterais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CCunha Primeiramente parabens pelo projeto !! Muito legal !!!!

 

Particularmente eu gosto de isobáricas ( por isto utilizo no meu carro) , pois apesar da menor eficiência ( - 3 db ), normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

 

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa ( na prática às vezes não acontece devido ao aumento do volume do falante).

 

Na configuração Push-pull ( apenas) existe uma outra vantagem que eh a diminuição das distorções de 3ª ordem causadas pela variação do campo magnético do falante !

 

resumindo o que seria isto: na configuração Push-Pull , um falante está invertido do outro, por isto enquanto uma bobina está entrando o campo magnético, a outra está saindo, e isto diminui pela metade a distorção causada ela variação do campo BL !

 

Abraços,

 

Giovanni

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
CCunha Primeiramente parabens pelo projeto !! Muito legal !!!!

 

Particularmente eu gosto de isobáricas ( por isto utilizo no meu carro) , pois apesar da menor eficiência ( - 3 db ), normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

 

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa ( na prática às vezes não acontece devido ao aumento do volume do falante).

 

Na configuração Push-pull ( apenas) existe uma outra vantagem que eh a diminuição das distorções de 3ª ordem causadas pela variação do campo magnético do falante !

 

resumindo o que seria isto: na configuração Push-Pull , um falante está invertido do outro, por isto enquanto uma bobina está entrando o campo magnético, a outra está saindo, e isto diminui pela metade a distorção causada ela variação do campo BL !

 

Abraços,

 

Giovanni

é ... me pergunto muitas vezes . QUANDO vou conseguir enteder ao menos um pouco de audio em ???

 

 

 

hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Outro detalhe, os subs nao podem ter orificio traseiro, eu pensei em colocar os subs no painel do meu carro em isobarica, mas eles tem os furos.....

ou seja, esta um atras do outro.,.....mas eles nao sao frescos.

Marcelo, há controvércias. Estes NAR têm furos de refrigeração (vou evitar chamar de buraco, pois fica feio pros bichinhos dizer; buracos na bundinha).

Bem continuando; Deve-se evitar falantes com furos de refrigeração e calota porosa, pois aí sim o ar passa. No caso destes NARs, como o cone e a calota são de polipropileno não há a passagem de ar da câmara pelo furo de refrigeração, podendo ser usado para tal fim.

Foi boa a sua colocação e parabéns pelo teu carro

Os pioneer IMPP pode ser feito??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
CCunha Primeiramente parabens pelo projeto !! Muito legal !!!!

 

Particularmente eu gosto de isobáricas ( por isto utilizo no meu carro) , pois apesar da menor eficiência ( - 3 db ), normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

 

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa ( na prática às vezes não acontece devido ao aumento do volume do falante).

 

Na configuração Push-pull ( apenas) existe uma outra vantagem que eh a diminuição das distorções de 3ª ordem causadas pela variação do campo magnético do falante !

 

resumindo o que seria isto: na configuração Push-Pull , um falante está invertido do outro, por isto enquanto uma bobina está entrando o campo magnético, a outra está saindo, e isto diminui pela metade a distorção causada ela variação do campo BL !

 

Abraços,

 

Giovanni

Gio, quando falou de push-pull (apenas) quer dizer sem ser na configuração isobárica?

 

Qual a desvantagem da configuração isobárica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso que estava vendo e querendo entender.

 

Push-Pull e Isobárica em si faria o mesmo papel!

 

Porém a Push-pull, além de de diminuir o VAS do falante, apresentar um melhor controle e impulso do sub, diminui também as distorções de 3ª ordem..

 

O que seria essa distorção de 3ª ordem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moçada, calma com os conceitos. Push-pull se apóia simplesmente na idéia de "quando um sub tá indo, outro tá vindo" hehehe Ou seja, a movimentação da massa dum ajuda na doutro, e vice-versa. Pode ser usado simplesmente numa caixa mono-câmera dutada, em que um sub esteja "para dentro", e o outro "para fora", atentando-se ao atraso de 180 graus na fase de um deles para o equilíbrio e não cancelamento.

 

Já a isobária se apóia na vantagem, como disse o próprio Gio, da redução de distorções de 3a. ordem além de precisar basicamente da metade do volume de uma caixa bass reflex para um sub apenas. As desvantagens também foram explicitadas, baixa eficiência e o dobro do custo-potência para que trabalhe decentemente.

 

Luizinho, sobre as distorções de 3a. ordem procure artigos, textos e explanações sobre Composite Triple Beat. É basicamente (e grosso modo) efeitos de "frequências espúrias" (oitavas abaixo ou acima, f1 +/- f2 +/- f3) que acabam afetando no range de frequência estipulado para que trabalhe a "caixa de graves" em questão.

 

Bem, 3 malbecs já se foram, então qualquer coisa mais "profunda" fica pra amanhã :)

 

Abraços

 

ps: Carlos e Kleber, vamos marcar um encontro pro final de semana que vem? Não tem jogo da copa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Moçada, calma com os conceitos. Push-pull se apóia simplesmente na idéia de "quando um sub tá indo, outro tá vindo" hehehe Ou seja, a movimentação da massa dum ajuda na doutro, e vice-versa. Pode ser usado simplesmente numa caixa mono-câmera dutada, em que um sub esteja "para dentro", e o outro "para fora", atentando-se ao atraso de 180 graus na fase de um deles para o equilíbrio e não cancelamento.

 

Já a isobária se apóia na vantagem, como disse o próprio Gio, da redução de distorções de 3a. ordem além de precisar basicamente da metade do volume de uma caixa bass reflex para um sub apenas. As desvantagens também foram explicitadas, baixa eficiência e o dobro do custo-potência para que trabalhe decentemente.

 

Luizinho, sobre as distorções de 3a. ordem procure artigos, textos e explanações sobre Composite Triple Beat. É basicamente (e grosso modo) efeitos de "frequências espúrias" (oitavas abaixo ou acima, f1 +/- f2 +/- f3) que acabam afetando no range de frequência estipulado para que trabalhe a "caixa de graves" em questão.

 

Bem, 3 malbecs já se foram, então qualquer coisa mais "profunda" fica pra amanhã :)

 

Abraços

 

ps: Carlos e Kleber, vamos marcar um encontro pro final de semana que vem? Não tem jogo da copa!

Claro que sim... até o próximo FDS as colunas estarão prontas (amanhã a fase de massa/lixa acaba... casa vazia, vai todo mundo pra piri... ou seja: A área de serviço é minha! :vts

 

Pretendo estar com os pezinhos prontos tb. Como são basicamente madeira e massa, vão ficar prontos rápido. Acabei de chegar da Leroy (LEROY, EU TE AMO!)... comprei um pedaço de 2,20 x 80 de MDF de 6mm pra fazer os pezinhos e rack dos amplificadores amanhã. Infelizmente a anta aqui esqueceu de trazer um retalho de MDF de 15mm pra fazer as telas das colunas... <_< . Acho que terei que fazer uma visitinha ao Carlos... :vts

 

Ah, vcs já vão ouvir até os cabos novos... Vou postar fotos mais tarde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, vamos ver se o Mário pilha daí a gente já estréia a casa dele :P

 

Ah outra! Dia 14.07 o Douglas requeriu nosso final de tarde, diz que pode tomar umas com a gente, das 5 em diante...

 

E hoje, ramos pro arena?! Salve Jorge e um amigo meu tocando no intervalo! Mulher na faixa até às 23h e a gente paga 10 pratas... Tô saindo jóia já pra algum canto agora tomar umas, talvez café itália, e de lá pro Arena! Bora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CCunha, muito bacana a iniciativa, foge do trivial!! Como ficou o resultado do áudio??? De visual eu ví que ficou jóia... 100% a construção!!! Qdo crescer eu quero aprender a cortar MDF tão certinho assim... até hj não consegui fazer um baffle completamente redondo!! :-)

 

um abraço,

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi: "Alto-falantes com orificio de ventilacao traseira não são recomendados para essa aplicação." (Pull-Pull)....

 

O que é esse orifício?

Olha... apesar da grande tentação, vou apenas explicar pelo lado técnico e teórico: É aquele buraco que o sub tem na peça polar, no fundo mesmo, bem no meio, e que serve pra passar o ar para a bobina resfriar-se. Teu UXP não aparece, porquê o buraco fica atrás da cobertura plástica e o ar passa pelas janelas laterais.

Então beleza... Mas eu poderia colocar em uma idobárica Pull pull como a dos NARs?

 

Edit.: Ccunha quero que você poste logo como tão tocando os bixinhos... To curioso pra saber o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...