Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Tweeters De Seda Ou Metal?

Recommended Posts

Postado em

Ola estava pensando em pegar um TW de metal... pra alguns testes...

tipo o novo da Bravox 25A se naum me engano....

sei q os tw de metal tendem ser mais asperos... jah vi isso... (na verdade ouvi) mas nunca ouvi esses tw cortados altos como estou pensando.... tipo uns 10KHz

o grande problema de eu querer trocar o tw eh q estou achando ele meio embolado... nas altas....

alguma sugestão???

[]s

Postado em

Ao contário do que se pensa, não existem essas ''tendências'', quando o assunto é material do domo.

O que existe é tweeter ruim, tweeter mediano e tweeter bom.

Você tem um tweeter mediano.

Quanto a sugestões, te recomendaria partir para tweeter importados de uma vez.

De preferencia os de plate pequeno, por serem mais faceis de instalar.

Postado em

a tah... sei qual eh... chegou a ser vendido lah na santa mas o kra disse q saiu q nem agua... soh sobrou 1 par meio zuado... nem me deu vontade de escutar....

e q eu queria uma coisa mais plug & play... o espaço antigo jah era de 1" gostaria de algo.. proximo sem muitas modificações.....

[]s

Postado em

Se não me engano o tw da Vifa em questão é o usado nesta caixa:

Projeto Phlea do Tony Gee, achado

aqui.

T/S

Ou então seria o primeiro XT25 da lista, menorzinho.

Quanto a aproveitar o espaço que tens, francamente... :P Tweeter automotivo pra tocar o que tocam (ou mais que) esses bichinhos custa, brincando, 5 vezes mais.

Abraços

Postado em

q coisa....

to vendo q algo no estilo plug n play realmente vai ser bem dificil...

me emprestaram uns pares de Neotech da bravox o 25TA e o 25TI acho q os modelos sao esses.... mais tarde vou das umas testadas neles... e talz..

depois falo oq acho...

alguem jah ouvi esses tws????

[]s

Postado em
q coisa....

to vendo q algo no estilo plug n play realmente vai ser bem dificil...

me emprestaram uns pares de Neotech da bravox o 25TA e o 25TI acho q os modelos sao esses.... mais tarde vou das umas testadas neles... e talz..

depois falo oq acho...

alguem jah ouvi esses tws????

[]s

Usa bi-amp? Se sim dá de domá-los. São tws detalhadinhos até, sobem relativamente bem mas meio fracos no corpo. Médios deles são bem enjoadinhos.

Tá pensando em cortá-lo onde? Se for só lá em cima (13k em diante) pode ser uma boa, principalmente o Ti.

Mas testa lá mesmo e fala pra gente o que achou!

Abraço

Postado em

Te recomendo comprar tweeter residencial importado.

testes de tweeter

Pode comprar o Dayton ND20TB (custa 5 dólares). Pede para mandar por airmail. Acho que são 15 dólares o frete + 10 os tweeteres. Provavelmente não pagará imposto (abaixo de 50 dólares como gift). Total dá uns 70 reais.

Postado em

testes de tweeter

Pode comprar o Dayton ND20TB (custa 5 dólares). Pede para mandar por airmail. Acho que são 15 dólares o frete + 10 os tweeteres. Provavelmente não pagará imposto (abaixo de 50 dólares como gift). Total dá uns 70 reais.

Eddie, se for comprar o Dayton, pode pedir 2 pares... aí rachamos o frete... que tal?

Postado em

entaum... fiz uns testes bem rapidinho....

entaum os 3 testados por mim... naum me recolheço nehum grande entendedor de som mto menos um audiofilo... apenas um curioso q adora mexer em som... basicamente isso... entaum naum levem mto a serio oq vou dizer... apenas eh uma opniao minha e pessoal....

os 3 tws testados foram... o 1TW1, o Neotech 25TA e o 25TI....

todos sao de 1"....

comecemos pelos testados....

25TA- achei realmente o som bem detalhado... sobe mto bem... mas sinceramente mto mas mto aspero....

25TI- naum tenho certeza mas acho q eh de seda esse tw... naum sobe tanto... e tem mta granulação....

desses testados ainda fico com meu 1tw1....

responde... as perguntas...

Tiba... sim estou usando num sistema tri-amplificado pra falar verdade... e cortando em 10KHz.... realmente a falta de presença na transição eh meio chatinha.... e acho q o 25TA meio brilhante.... d+

Kleber... entaum... pode ser.... realmente por esse preço eh mto atrativo msm....

Golo- e aew... vlw pela dica... acabei indo pra uberlandia e nem avisei ninguem dai... malz... proxima eu aviso...

Postado em

testes de tweeter

Eddie, se for comprar o Dayton, pode pedir 2 pares... aí rachamos o frete... que tal?

Por esse valor fiquei interessado também... quem sabe não rachamos o frete em 3. Acho que melhores que os tweeters do CSB são, né? ;)

Postado em

Generalizar nunca é bom, mas assim mesmo generalizando... Os tweeters metálicos tendem a ser mais detalhados e, obviamente, reproduzem com mais fidelidade instrumentos com som metálico, por exemplo, um violão com cordas de aço toca muito bem em tweeters metálicos.

Os tweeters de seda tem um som mais suave e acho que reproduzem melhor a faixa média, inclusive vozes.

Ainda vou fazer uma caixa utilizando dois tweeters, um domo de seda e outro domo metálico com corte hp/lp na faixa de 10k, sei que é complicado acertar mas vale pela diversão.

Sobre tweeters, considerando boas marcas o melhor tweeter é o importado, não importa o material, acho que no Brasil já fazemos ótimos falantes para graves e um bom médio grave, o do Paulo Ramos, os outros médios e tweeters no máximo "tocam".

Abraços

Postado em
Generalizar nunca é bom, mas assim mesmo generalizando... Os tweeters metálicos tendem a ser mais detalhados e, obviamente, reproduzem com mais fidelidade instrumentos com som metálico, por exemplo, um violão com cordas de aço toca muito bem em tweeters metálicos.

Os tweeters de seda tem um som mais suave e acho que reproduzem melhor a faixa média, inclusive vozes.

Ainda vou fazer uma caixa utilizando dois tweeters, um domo de seda e outro domo metálico com corte hp/lp na faixa de 10k, sei que é complicado acertar mas vale pela diversão.

Sobre tweeters, considerando boas marcas o melhor tweeter é o importado, não importa o material, acho que no Brasil já fazemos ótimos falantes para graves e um bom médio grave, o do Paulo Ramos, os outros médios e tweeters no máximo "tocam".

Abraços

Rapaz... até a linha me'dia funciona assim... na linha top, o negócio muda... pela primeira vez na vida ouvi um seda que realmente tem o brilho "metálico".

Postado em

Sei disso, por isso é que disse estar generalizando e generalizar nunca é bom, como quase ninguém tem acesso a estes tweeters realmente bons é quase como se os tweeters de seda mais equilibrados não existissem :legal:

Abraços

Postado em
Sei disso, por isso é que disse estar generalizando e generalizar nunca é bom, como quase ninguém tem acesso a estes tweeters realmente bons é quase como se os tweeters de seda mais equilibrados não existissem :legal:

Abraços

Não é algo tão dificil assim...

Um TangBand de 20 e poucos doláres já te dá uma boa resposta. Com peso, brilho, arejamento, tudo que tem direito.

E é domo de seda.

Agora, claro que dá para ir além disso.

E as coisas são vão melhorando.

Ah, e nos segmentos mais inferiores, é mais dificil encontrar tw metalico equilibrado do que tw de seda equilibrado.

Apenas a minha opnião.

Postado em

Crasher, eu conheço os tang band, na verdade tenho estes tweeters e acho muito bons pelo que custam, mas nas altas frequências acho que ele fica devendo para os metálicos, na faixa média/média alta acho ele muito agradável.

Abraços

Postado em
Crasher, eu conheço os tang band, na verdade tenho estes tweeters e acho muito bons pelo que custam, mas nas altas frequências acho que ele fica devendo para os metálicos, na faixa média/média alta acho ele muito agradável.

Abraços

Márcio,

Você por aqui :vts .

Ouça um Hiquphon, é de seda, e engole o tweeter da Dynaudio e muito tweeter de domo de metal de renome por aí.

Abraços

Postado em

Como é que vou comprar um tweeter que não consigo pronunciar o nome :pirou:

Não duvido que seja muito bom, mas mesmo os dynaudio de linhas básicas eu acho um pouco fechados nos agudos altos, falta aquele brilho em certos instrumentos.

Acho que o ideal sería ter uma caixa com domo de seda para determinadas gravações ou músicas e domo de metal para outras, gosto dos dois.

Abraços

Postado em
Como é que vou comprar um tweeter que não consigo pronunciar o nome :pirou:

Não duvido que seja muito bom, mas mesmo os dynaudio de linhas básicas eu acho um pouco fechados nos agudos altos, falta aquele brilho em certos instrumentos.

Acho que o ideal sería ter uma caixa com domo de seda para determinadas gravações ou músicas e domo de metal para outras, gosto dos dois.

Abraços

E para tweeter de plasma? :vts

Postado em

Tenho aqui um par de Tweeters da Kicker mod TWN 454 com domo de titanio e crossover de 12db/oit e corte em 4500hz.

O crossover é daqueles que tem duas lampadinhas como resistencia e acendem comforme vai subindo a voltagem e consequentemente a distorção.

Alguem ja escutou ele ? saberiam dizer alguma coisa a respeito pois eu sou meio ruim d ouvido pra dizer alguma coisa.

Há algum tempo venho pensando e talvez eu estaria disposto a mandar eles para alguem fazer uns testes e ver se realmente são bons...

Ate acredito que sejam mas sem saber uma opnião certa fica dificil falar alguma coisa...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...