Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Roque

Duto: Retangular X Cilíndrico

Recommended Posts

Desculpa os erros de escrita rsrsrsr mas com relaçao ao duto e grande diametro eu tentei falar que quanto maior for a boca ( grosso modo de se falar ) do duto e que no caso em que eu usei 15 por 60 o comprimento ficou muito grande e o torna inviavel para casos normais tanto que tive que retirar o encosto do banco traseiro ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá André Luiz!

Tá me deixando mais curioso:

O que tem a ver caixa d'água com caixa de som? Dá pra fazer a analogia? Baseado em que?

Olá Waltergms!

Mas o ar que entra e sai pelo duto (sim) está ou não em fase com o cone? Quando está em fase? E quando não está em fase? O que acontece nessas ocasiões?

Onde se dá o ganho de 3dBs? Em que frequência(s)?

Qual é a onda amplificada dentro da caixa?

A caixa selada faz o cone do falante excursionar menos?

Olá Femeref!

O que é cone rígido? Quais os outros tipos de cone?

Saudações,

Paulo Duto.

Grande Paulo Duto,

Mas o ar que entra e sai pelo duto (sim) está ou não em fase com o cone? Quando está em fase? E quando não está em fase? O que acontece nessas ocasiões?

Se o ar que entra e sai pelo duto está ou não em fase com o cone eu não sei sobre isso.

Onde se dá o ganho de 3dBs? Em que frequência(s)?

Sobre o ganho de 3dbs ele se dá com relação a uma caixa igual selada.

A caixa selada faz o cone do falante excursionar menos?

Acho que sim, mas como disse só acho isso porque como a caixa está selada não deveria entrar ar na camara, logo com o movimento do cone o ar seria comprimido e dilatado fazendo força contraria para o movimento do cone... sei lá.

Abraços!

Obs.: To adorando a aula hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba.. li tudo. rs

realmente num tenho nem idéia da diferença!!

tenho 2 KPA15 em caixas com o dutro retangular..

meu extreme e os street estão em caixas com duto redondo..

por falar nisso.. pelo que vi nas pancadas o movimento de ar pelos dutos é grande. Ta errado isso??

agora saber a diferença!! num sei não rsrs

mais um que vai aprender com esse tópico..

Compartilhar este post

Link para o post
Olá André Luiz!

1 - O que tem a ver caixa d'água com caixa de som? Dá pra fazer a analogia? Baseado em que?

Olá Waltergms!

2 - Mas o ar que entra e sai pelo duto (sim) está ou não em fase com o cone? Quando está em fase? E quando não está em fase? O que acontece nessas ocasiões?

3 - Onde se dá o ganho de 3dBs? Em que frequência(s)?

4 - Qual é a onda amplificada dentro da caixa?

5 - A caixa selada faz o cone do falante excursionar menos?

Olá Femeref!

6 - O que é cone rígido? Quais os outros tipos de cone?

Saudações,

Paulo Duto.

essas são fáceis!

1 - O som tem tudo a ver com a água, por exemplo quando se aumenta o volume se dá um banho nos outros!

2 - Se o ar está em fase ou não depende da sua polaridade, se entrarem íos positivos e o falantes estiver reproduzindo uma onda positiva (compressão do ar em volta) daí está em fase!

3 - O ganho de 3dB se dá dentro de uma caixa dutada, porque ela tem 3dB a mais que uma selada (essa eh boa!).

4 - É a onda que sai de uma caixa ativa, que tem o amplificador interno.

5 - Depende, nas caixas seladas sem duto o alto-falante `pula` menos, porque não tem por onde o ar sair. Nas caixas seladas com duto o alto-falante pula mais, porque quando o ar entra empurra o cone para fora, e quando sai puxa-o para dentro.

6 - aqui tem vários tipos para observarmos: http://www.maxplac.com.br/shop/category.asp?catid=27

Compartilhar este post

Link para o post
Olá André Luiz!

1 - O que tem a ver caixa d'água com caixa de som? Dá pra fazer a analogia? Baseado em que?

Olá Waltergms!

2 - Mas o ar que entra e sai pelo duto (sim) está ou não em fase com o cone? Quando está em fase? E quando não está em fase? O que acontece nessas ocasiões?

3 - Onde se dá o ganho de 3dBs? Em que frequência(s)?

4 - Qual é a onda amplificada dentro da caixa?

5 - A caixa selada faz o cone do falante excursionar menos?

Olá Femeref!

6 - O que é cone rígido? Quais os outros tipos de cone?

Saudações,

Paulo Duto.

essas são fáceis!

1 - O som tem tudo a ver com a água, por exemplo quando se aumenta o volume se dá um banho nos outros!

2 - Se o ar está em fase ou não depende da sua polaridade, se entrarem íos positivos e o falantes estiver reproduzindo uma onda positiva (compressão do ar em volta) daí está em fase!

3 - O ganho de 3dB se dá dentro de uma caixa dutada, porque ela tem 3dB a mais que uma selada (essa eh boa!).

4 - É a onda que sai de uma caixa ativa, que tem o amplificador interno.

5 - Depende, nas caixas seladas sem duto o alto-falante `pula` menos, porque não tem por onde o ar sair. Nas caixas seladas com duto o alto-falante pula mais, porque quando o ar entra empurra o cone para fora, e quando sai puxa-o para dentro.

6 - aqui tem vários tipos para observarmos: http://www.maxplac.com.br/shop/category.asp?catid=27

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

hauhauhauahua o-o-

cone rígido eh..

essa foi boa!!

acompanhando aqui tb...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Jesus! É muita informação pra minha cabeça grande!!!

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

Jesus! É muita informação pra minha cabeça grande!!!

[-]

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Murilo!

Divertido tá, principalmente nos cones, mas sei que sabes fazer melhor.

Olá Waltergms!

O ar deve estar em fase; senão não há funcionamento correto; quando o cone se movimenta pra fora o ar sai pelo duto, e igualmente quando o cone entra o ar entrapelo duto;

Esse efeito, que funciona numa banda pequena, é o chamado efeito mola; A 1/2 oitava abaixo da sintonia o efeito já passa a ser contrário, quando o ar não mais em fase passa a empurrar o cone pra dentro e pra fora, aumentando a excursão, causa de muito prejuízo por aí.

Numa simulação de band-pass, podemos ver para melhor visualizar a contribuição do duto, a curva de sintonia estreita; quando fazemos uma caixa dutada, unimos a resposta da selada a resposta do duto, tendo uma nova curva somando as duas anteriores.

O sandro já colocou sobre duto retangular e ou redondo(tubo); acrescentaria só, que quem fosse fazer o retangular, que tenha boa certeza dos parâmetros usados a fim de que o objetivo seja atingido.

Saudações,

Paulo Duto.

quando o ar não mais em fase passa a empurrar o cone pra dentro e pra fora, aumentando a excursão, causa de muito prejuízo por aí.

Então, parece que minha lógica (chute) sobre a caixa selada o falante excurssionar menos então tem um pouco de razão, não que o falante deixe de fazer seu excursionamento normal, mas ajuda a evitar um valor superior ao x-max não?

Valeu ae Paulo Duto... no final do bimestre dá uma força na nota ae. :D

Murilo, só um comentário... vc tem uma mente muito fértil hahahah. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Me dá uma luz sobre as perguntas tambem, Paulo Duto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O que tenho dizer é o seguinte, muitas pessoas ficam muito concentradas em teoria (talvez não estão erradas) o meu ponto de vista é que tem tipo de coisas que tem ser feitas para saber o resultado por exemplo: Eu nunca imaginaria que uma caixa sem ser trapezio tocaria bem, mas para mim os woofer toca bem mais em caixas sem ser trapezio, é o mesmo caso do duto....

Na teoria o duto são iguais, se calculados corretamente...

Em minas tem varios casos de trios com dutos redondos, mas com certeza tem muito mais com duto retangulo e quem ja viu tocando sabe que é bem melhor...

O problema que dutos retangulos são dificieis de serem calculados, sendo assim muitos calculam errados...

Em questão da caixa d'' água vou simplificar: eu quero dizer que o ''AR'' sai mais facil com duto retangulo... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
O que tenho dizer é o seguinte, muitas pessoas ficam muito concentradas em teoria (talvez não estão erradas) o meu ponto de vista é que tem tipo de coisas que tem ser feitas para saber o resultado por exemplo: Eu nunca imaginaria que uma caixa sem ser trapezio tocaria bem, mas para mim os woofer toca bem mais em caixas sem ser trapezio, é o mesmo caso do duto....

Em minas tem varios casos de trios com dutos redondos, mas com certeza tem muito mais com duto retangulo e quem ja viu tocando sabe que é bem melhor...

O problema que dutos retangulos são dificieis de serem calculados, sendo assim muitos calculam errados...

Em questão da caixa d'' água vou simplificar: eu quero dizer que o ''AR'' sai mais facil com duto retangulo... :banghead

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post

O.O:pirou:

o que pesa mais? 1 kg de algodão ou 1kg de chumbo?!!??!

Compartilhar este post

Link para o post

O.O:pirou:

o que pesa mais? 1 kg de algodão ou 1kg de chumbo?!!??!

Ta vendo, rsrsrsrsrrs... me divirto aqui.... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...