Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sabongi

Caixa Para Graves Rapidos!

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, troquei de carro, vendi alguns equipamentos e agora estou matutando algo novo como um bom DIYer (fazedor-voce-mesmo!

Eu tinha um sub nar de 10, e escolhi este tamanho justamente porque queria graves rapidos e secos, porem o que consegui com uma dutada de 56l foi exatamente o contrario! Alto delay e graves retumbantes!

A pergunta e! Por que nao fazer uma caixa selada com 4 mid-bass ( o bomber destroyer por exemplo) de 6 polegadas?

6783_140x140.jpg

Acho que alguem aqui ja fez com os sony branquinhos, certo? Talvez o robertosantana?

Postado em
Pessoal, troquei de carro, vendi alguns equipamentos e agora estou matutando algo novo como um bom DIYer (fazedor-voce-mesmo!

Eu tinha um sub nar de 10, e escolhi este tamanho justamente porque queria graves rapidos e secos, porem o que consegui com uma dutada de 56l foi exatamente o contrario! Alto delay e graves retumbantes!

A pergunta e! Por que nao fazer uma caixa selada com 4 mid-bass ( o bomber destroyer por exemplo) de 6 polegadas?

6783_140x140.jpg

Acho que alguem aqui ja fez com os sony branquinhos, certo? Talvez o robertosantana?

Já tentou trocar a caixa do teu sub antes?

Com o que o está amplificando? Cortando onde? E o restante do sistema, de que é composto?!

Abraço

Postado em

Tem um tal de user "working man" que tem uma caixa interessante, usando 2 subs de 8" que é estupidamente rápida. Ele fez a caixa DIY tb.

Serve?

Postado em

6783_140x140.jpg

Sabongi, não saberia te dizer sobre a caixa com 4 midbass. Eu já quis fazer uma com quatro super-branquinhos de 6", mas ainda não parti pra execução...

Por curiosidade, no NAR, qual o corte low-pass que vc. está usando para o sub??? É interessante notar que o pessoal do Hi-Fi experimentou bastante este NAR 10" em caixas de 56 litros dutadas, sintonizadas láaaa em baixo, mas sempre com corte baixo também. E midbass que descia (alguns com Sony Branquinho, inclusive, que está mais para woofer pelo que leio dele).

Eu cansei de experimentar caixas dutadas (bass-reflex) com cortes altos, sinceramente eu não gosto, o resultado sempre é próximo ao que vc. falou. Não vou dizer que seja algo impossível de conseguir - grave gostoso e rápido, caixa dutada e corte alto, todos juntos -, mas eu cansei de insistir. Voltei para a caixa selada, me conformei com o rendimento mais baixo, e estou gostando muito da resposta plana e rápida.

Só como sugestão, se vc. já tem o falante, pq. não experimenta uma caixa selada para ele? Mesmo que provisória e de volume aproximado apenas (pega uma velha em alguma instaladora, vc. compra baratinho, nem precisa ter acabamento legal - é só para escutar msm; dá uma ajeitada e boa). Instale beeem vedada e ouça por uns dias... se for aquilo que vc. quer, faz uma perfeita ou reforma pra valer.

um abraço, e boa sorte aí!!!

Postado em

O quão rápido que vc quer? Se quer estúpidamente rápida e que desça horrores vale uma visita a Sampa no próximo encontro pra conferir uma certa caixa com 2 subs de 8". Pra quem acha fraco, já confundiram com 2 de 12, 1 de 15.. só pra vc ter uma idéia.

Aha... teve quem falou que o timbre estava agradável e preenchia bem... questão de regulagem.

Postado em
O quão rápido que vc quer? Se quer estúpidamente rápida e que desça horrores vale uma visita a Sampa no próximo encontro pra conferir uma certa caixa com 2 subs de 8". Pra quem acha fraco, já confundiram com 2 de 12, 1 de 15.. só pra vc ter uma idéia.

Aha... teve quem falou que o timbre estava agradável e preenchia bem... questão de regulagem.

Huhauhauhauhauhauhau... fiquei sabendo dessas histórias hoje... o Working tava aqui em Brasília hoje.

Postado em

Impressionante como neguinho ñ perdoa.

''Perdoa'' modo de falar tb.

Pq é uma grande besteira se for ver bem.

A caixa no carro do Guto, na minha opnião, ficou melhor que no carro do Workin Man. Mais suave a batida e dá uma integração melhor c/ o stereo. Pela força reduzida do sub(e o grave menos zuado, provavelmente reflexo do corte mais baixo, entre outros) e o door pod que bate e desce mais.

Bacaninha de ouvir? Opa, com ctza.

Bom custo x beneificio o Monza e a ambulancia? Certamente.

Só que como o pessoal acha ''graça'' de certas coisas, a ''audição''(p/ quem se interessar tb, pq infelizmente acho que tá na hr de tomar um certo cuidado na hr de escolher em que carro entrar) vai começar a ser meio hardcore agora.

De levinho só, p/ ñ doer mto.

Não que os sistemas sejam ruins, ou que eu seja exigente demais, mas é aquela velha história, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Se ñ está dando p/ passar direito essa idéia p/ a galera, a gente dá um jeito ué.

No problema!

Enfim, ñ era o que eu esperava.

Bola p/ frente.

Postado em
Só que como o pessoal acha ''graça'' de certas coisas, a ''audição''(p/ quem se interessar tb, pq infelizmente acho que tá na hr de tomar um certo cuidado na hr de escolher em que carro entrar) vai começar a ser meio hardcore agora.

De levinho só, p/ ñ doer mto.

Nossa...

Postado em
Sei não.

Normalmente quando essas coisas acontecem por aqui, todo mundo encara como apenas um fato engraçado...

Olha, eu costumo encarar as coisas de forma engraçada, quando possivel.

Mas acho que nesse caso, é um pouco complicado.

Não costumo achar engraçado qdo eu cometo um erro.

A algum tempo atrás, eu tomava mto na cabeça aki no forum por ser mto extremo e ñ saber contextualizar as coisas. Se ao vivo já complica, na frente de uma tela mais ainda.

E se vc ñ sabe contexualizar, sua participação como forista fica extremamente prejudicada.

A troca de informação ñ é eficiente e vc ñ consegue acrescentar mta coisa.

Então eu dei um jeito de aprender a analisar cada caso em especial. Estudar como foi feito, as dificuldades, as limitações, a verba, o objetivo, e por ai vai.

Isso para facilitar a troca de info. Ajudar e ser ajudado.

Mas, foi o que eu disse. Aparentemente eu novamente estou sendo mal compreendido.

Logo, acho que está na hora de mudar de estratégia(de comunicação) mais uma vez.

Com o mesmo objetivo de sempre, trocar informações de forma mais eficiente.

Just it. ;)

Postado em

Ah, para o rapaz do topic...

Quem fez a caixa c/ multiplos falantes de 6" foi o user Gio Palomba.

Mas a caixa dele é um pouco mais complicada, e excentrica, do que uma simples cx. selada.

Eu ñ utilizaria falantes de 6".

No min 8". E isso se vc realmente tivesse certeza de que um falante desse tamanho é necessário e de que vc tem em mãos um falante de boa qualidade.

Fora isso, fico com os de 10".

A caixa que vc fez p/ o NAR foi projetada visando extender o máximo a resposta nas frequencias mais baixas, e não para oferecer pegada/controle excepcionais em frequencias mais elevadas.

Está ai o problema.

Com uma caixa de aprox. 40L a coisa já muda bastante de figura.

Só ñ digo p/ partir para uma selada pois as minhas experiencias com o NAR 10" nesse tipo de caixa são as piores possiveis.

Mas, para te ajudar mais, teria que saber que tipo de musica vc escuta, de qto SPL necessita e etc.

Postado em

Crasher, o trem pode simplesmente ter mudado com a variação ambiente/amp/corte/... Por que esse estresse (ô palavra feia no português) todo?

Mudar de opinião (até mesmo como vocês de SP dizem que o mundo sônico/tudo que vocês acham que sabem pode mudar da noite pro dia) não é complicado... Que birra, oloco.

Abraço :)

Postado em

Crasher, ninguém precisa ficar passando a mão na cabeça de ninguém...

A caixa do Doug foi feita para cumprir um propósito específico, graves muuuito rápidos e que desçam bem... o uso "SQ" é esporádico e sem pretenções... ninguém aqui falou que vc deu o "aval" para SQ nessa caixa, pelo menos, se alguém levou seu comentário para esse lado tem sérios problemas de interpretação. Mas há de convir que pelo uso e recursos gastos o resultado foi bem acima da média

Postado em
A caixa que vc fez p/ o NAR foi projetada visando extender o máximo a resposta nas frequencias mais baixas, e não para oferecer pegada/controle excepcionais em frequencias mais elevadas.

Está ai o problema.

Com uma caixa de aprox. 40L a coisa já muda bastante de figura.

Só ñ digo p/ partir para uma selada pois as minhas experiencias com o NAR 10" nesse tipo de caixa são as piores possiveis.

Mas, para te ajudar mais, teria que saber que tipo de musica vc escuta, de qto SPL necessita e etc.

Perfeito, assino embaixo com algumas experiências bem parecidas.

Aconselharia francamente você trocar a caixa (e até mesmo amplificação, porque audiobank lá embaixo não ajuda EM NADA) antes de qualquer coisa :)

Postado em
Crasher, o trem pode simplesmente ter mudado com a variação ambiente/amp/corte/... Por que esse estresse (ô palavra feia no português) todo?

Mudar de opinião (até mesmo como vocês de SP dizem que o mundo sônico/tudo que vocês acham que sabem pode mudar da noite pro dia) não é complicado... Que birra, oloco.

Tiba, releia os posts anteriores.

Eu ñ mudei de opnião, apenas achei que melhorou(provavelmente pelos motivos que vc mencionou e que até citei).

Mas o problema ñ é esse. A questão é que eu ñ consegui passar as minhas impressões corretamente, o que provavelmente levou a uma má intepretação da coisa.

E é isso que eu preciso evitar que ocorra novamente, pelos motivos já mencionado.

:legal:

Postado em

Queria deixar meu parecer aqui (sei que posso estar estragando o topico , desculpe-me)

Bom o Crasher escutou meu som , disse que achou legal pelo que foi gasto e tudo mais , fiquei muito agradecido pelo elogio , pois veio de uma pessoa que já escutou muita coisa boa por ae ...

Mais nãoe stiguei nenhum tipo de zuação com a cara de ninguém pelo fato de ele não saber que sub estava em minha mala , pois NINGUÉM sabia que sub era ... e realmente foi confundido por MUITOS !

Eu tb achei que em meu carro ficou mais presente o subgrave , e ficou mais CASADO , talvez pq meu door esteja em FULL e desça um pouco mais , e o corte do sub ( 40hz ) e a potência ( 1200 RMS ) tenham ajudado em algo ...

Mais queria deixar claro que não quiz tirar com ninguém , quiz sim fazer surpresa como FIZ com os 2 woofers de 12 de 80 reais CADA que levei pra um encontro e foi MUITo elogiado e confundido com JL !

bom é isso !

Postado em
Mas o problema ñ é esse. A questão é que eu ñ consegui passar as minhas impressões corretamente, o que provavelmente levou a uma má intepretação da coisa.

E é isso que eu preciso evitar que ocorra novamente, pelos motivos já mencionado.

Ocê precisa é dar um pulo aqui no cerrado, tomar uma cachaça e uns tabefes com/da gente hehehehe :)

E o Marcelo precisa dar um jeito de arrumar esse fórum, que já tá dando no ovo de tão lerdo...

Postado em

Vocês estão precisando beber mais.

Pode não resolver po*** nenhuma, mas esse povo bêbado conversando é impagável! E por causa, disto, o Ccunha dutou os pezinhos dele... :vts

PS: Eu Não tenho culpa... eu avisei qdo entrei no carro que ñ tava ouvindo po*** nenhuma mais.

Postado em
Vocês estão precisando beber mais.

Pode não resolver po*** nenhuma, mas esse povo bêbado conversando é impagável! E por causa, disto, o Ccunha dutou os pezinhos dele... :vts

PS: Eu Não tenho culpa... eu avisei qdo entrei no carro que ñ tava ouvindo po*** nenhuma mais.

Dutei mesmo :vts

Postado em

P.orra, que pancada no saco, hain... hahahahah Facada nas costas mesmo :P

Só não peço desculpas porque acabou "dando certo" :P :D :);) :B hahahahaha

Postado em
Sei não.

Normalmente quando essas coisas acontecem por aqui, todo mundo encara como apenas um fato engraçado...

A algum tempo atrás, eu tomava mto na cabeça aki no forum por ser mto extremo e ñ saber contextualizar as coisas. Se ao vivo já complica, na frente de uma tela mais ainda.

E se vc ñ sabe contexualizar, sua participação como forista fica extremamente prejudicada.

Então eu dei um jeito de aprender a analisar cada caso em especial. Estudar como foi feito, as dificuldades, as limitações, a verba, o objetivo, e por ai vai.

Mas, foi o que eu disse. Aparentemente eu novamente estou sendo mal compreendido.

Logo, acho que está na hora de mudar de estratégia(de comunicação) mais uma vez.

Just it. ;)

Não to te entendendo direito, vamos ver se consigo esclarecer a coisa.

Faltei no último encontro, mas pelo que entendi vc foi o que confundiu a LT com 2 de 12" ou 1 de 15" no carro do Guto, né?

"Não costumo achar engraçado qdo eu cometo um erro." - ... e pelo visto te zoaram na ocasião?

Quanto às suas opiniões, imagino que vc tava levando sempre pro SQ puro, sem contar limitações de preço, e por isso metia pau na LT, oq gerou atritos. Mas levando em conta essas variáveis, a LT subiu no seu conceito.

É isso então?

Postado em
Sei não.

Just it. ;)

Não to te entendendo direito, vamos ver se consigo esclarecer a coisa.

Faltei no último encontro, mas pelo que entendi vc foi o que confundiu a LT com 2 de 12" ou 1 de 15" no carro do Guto, né?

"Não costumo achar engraçado qdo eu cometo um erro." - ... e pelo visto te zoaram na ocasião?

Quanto às suas opiniões, imagino que vc tava levando sempre pro SQ puro, sem contar limitações de preço, e por isso metia pau na LT, oq gerou atritos. Mas levando em conta essas variáveis, a LT subiu no seu conceito.

É isso então?

Po galera, desculpem ser chato assim mas acho que o pessoal se desvirtuou do tópico aqui!

Eu ja vendi o sub da nar-10, e agora to procurando algo novo, pra amplificação e pro sub!

Gostaria de saber de quem já fez algo parecido, qual o resultado? E de quem nao fez, o que acha da ideia?! Quais os equipamentos?

[]s

Sabongi

Postado em

Foi o Paquidérmico MTL que confundiu. E ele tem anos de SPL. :huh:

Voltando pro tópico: Quanto vai gastar?

Se puder, cola em sampa, vc ouve uma meia dúzia de carros e toma umas cervejas. Isso te ajuda a ter um projeto melhor.

Aí, dependendo de quanto quer gastar, vc inicia o projeto com 2 de 8", 1 de 10", 1 de woofer de 15", sei lá... E escolhe os drivers mais apropriados pelo timbre / gosto.

Postado em

Acho que esse grave que você quer, rápido e definido, teria que vir dos pezinhos. Se você tiver um pezinho que desça consideravelmente, o corte do sub pode ser bem baixo e aí acabou o problema (é claro que vc pode sempre partir pra um sub que suba bem, como o JL 10w0 ou 10w1 ;) )

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...