Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Romu

Dúvida: Ajustes Soundigital 2300.1 E Eros Sds

Recommended Posts

Bom amigos,

montei novamente o Trio com outra caixa e o resultado simplesmente está péssimo, sem força, sem presença de graves, etc.

Bem muito confuso resolvi verificar as bobinas dos Eros. Nas pontas de prova tive resultado de 0.8 ohm, então medi as bobinas e estranhei quando o multimetro marcava 3.2 ohms, a mesma medida nos 2 woofers.

Pergunto: se nas pontas resultou 0.8 e na bobina 3.2, devo subtrair 3.2 - 0.8 = 2.4 ohms, o que é um resultado muito baixo para os 4 ohms que deveria marcar não ??

Se alguém tiver um Eros SDS 4 ohms e puder fazer o favor de medir a bobina da criança para verificar se está correto esse resultado que obtive.

Obrigado. :legal:

Edit 21/05: Impedância OK, Falante OK, Amplificador OK. próxima análise "CAIXA".

Edit 31/05: Caixa OK. próxima análise "REGULAGENS DO SD" - Juliano, HELP !!!! :banghead

Edit 05/06: Regulagens do SD foram várias e nada de melhorias significativas, vide página 2. Fotos e Vídeos Página 3. :(

EDIT 10/06: SÓ ALEGRIA, MUDOU DA ÁGUA DE ESGOTO PARA CHAMPAGNE, FINALMETE TUDO 100000%. VALEU GALERA !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom amigos,

montei novamente o Trio com outra caixa e o resultado simplesmente está péssimo, sem força, sem presença de graves, etc.

Bem muito confuso resolvi verificar as bobinas dos Eros. Nas pontas de prova tive resultado de 0.8 ohm, então medi as bobinas e estranhei quando o multimetro marcava 3.2 ohms, a mesma medida nos 2 woofers.

Pergunto: se nas pontas resultou 0.8 e na bobina 3.2, devo subtrair 3.2 - 0.8 = 2.4 ohms, o que é um resultado muito baixo para os 4 ohms que deveria marcar não ??

Se alguém tiver um Eros SDS 4 ohms e puder fazer o favor de medir a bobina da criança para verificar se está correto esse resultado que obtive.

Obrigado. :legal:

Romu

Vc deve estar com algum outro problema ai, mas não é no Woofer cara, a Re desse falante é realmente 3,2 ohms o seu multimetro está de acordo com o informado pelo fabricante.

Espero ter ajudado.

eros2mg.jpg

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Rafael, obrigado pela resposta. Realmente tinha visto no site do fabricante mas acreditei que deveria resultar 4 ohms para que descontasse os 0.8 das pontas de prova e chegasse a 3.2.

Vou tentar explicar o que está havendo para que você me ajude, fiz a caixa com 104 Litros (110 era o que o manual pedia mas no meu carro não cabia), com reforço interno e forração com acrilon na parte de trás e de baixo da caixa. Ligando os Woofers em Paralelo = 2 ohms, no SD o som fica muito ruim mesmo, não tem grave forte, fica um gravezinho "xoxo", sem presença, além de ficar estalando quando aumento um pouco o volume "poc, poc, poc", excursionando demais os Woofers.

Configuração:

Alimentação Hawker 100Ah (só para o Amplificador) + MXR 80 Ah no cofre

Cabos: 35 mm até o distribuidos e 21 mm até os amplificadores (não dá nem 1 metro de distância)

Caixa: 104 Litros

Equalização: FLAT

SUB no player: 0 db

Subsonico no SD: testei com +- 35, 40 e até 50 hz

Ganho no SD: Mínimo do mínimo, ajustado pelo led de clipping.

Xover LP no player: testei com 80 Hz, 100, 125, 160 e 200 Hz.

Xover do SD: testei no maximo para cortar pelo player e cortanto +- em 500 hz

Acho que é isso, mas o resultado tá muito ruim mesmo, difícil fazer um investimento desses e não obter o resultado esperado. Não posso ligar o som pois tenho medo de danificar os Woofers. :banghead

O que devo fazer ???? :(

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo Romu, os multitestes "normais" não medem corretamente baixas resistências, abaixo de 4 ou 5 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post
É isso mesmo Romu, os multitestes "normais" não medem corretamente baixas resistências, abaixo de 4 ou 5 ohms.

Valeu Murilo, então o problema está em outro lugar, mas não sei nem onde começar a procurar. Alguma dica ? :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá,

deixa o passa alta em 35Hz, e sobe o ajuste de volume do SD até 1/4 pelo menos, depois ajusta pelo player... O LP seria pelos 160Hz, e depois daí so tentando algo no equalizador, mas no máximo +-1dB nas faixas de grave.

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos lá,

deixa o passa alta em 35Hz, e sobe o ajuste de volume do SD até 1/4 pelo menos, depois ajusta pelo player... O LP seria pelos 160Hz, e depois daí so tentando algo no equalizador, mas no máximo +-1dB nas faixas de grave.

Mas o problema são os "pipocos" nos Woofers, em volume médio eles já começam a pipocar. Já fiz como disseste Subsonico 35 Hz e LP 160 Hz, a sensibilidade do SD ajustada em +- 1/4 mesmo, quando chegava no volume 12 +- os woofers pareciam que iriam explodir e nada de som só "pipocos" nos woofers, um POC, POC irritante.

Compartilhar este post

Link para o post
hmm, tá só com o SD aí? tenta ligar no banda pra ver...

Farei este teste com o ICE amanhã, mas o SD já enviei para o juliano, que testou e não encontrou nada errado com ele. :unsure:

Inclusive testaremos alguns falantes amanhã Tomanorris Live, Selenium Sw2p, Eros SDS, Magnum 800 rms e talvez alguns mais.

Compartilhar este post

Link para o post

isso tá com cara de problema no falante hein romu, mas e ai ja verificou polaridade das bobinas rsrs?

Compartilhar este post

Link para o post
isso tá com cara de problema no falante hein romu, mas e ai ja verificou polaridade das bobinas rsrs?

Realmente ainda não verifiquei não, vou ver se está tudo certo no conector. O problema é que instalei 2 WPU Quatro na minha caixa e tocou muito bem, claro que não pude exagerar muito pois eles são 450 rms cada.

Valeu Andreson. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Romu !

Realmente o problema não esta no amp, porque testei ele na bancada e para tirar a duvida liguei nos meus over e espancou legal.

Se tocou bem com os wpu, deve tocar com os eros.

Ta com geito de falante com fase errada.

Faz um teste, liga os subs nos 12V mesmo, liga o fio positivo nos 12V e o fio negativo no terra, os 2 subs devem saltar para fora, se isso não ocorrer tem algum problema de ligação ou um sub com bobinas invertidas.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

dai veio... diferenca dos meus pros teus eh q nao tenho forracao interna... q espessura d madeira utilizaste? e os dutos? eh jah vi 2 sitonias diferentes para os eros, no manual q veio era uma sintonia p/ automotivo, e no site o automotivo tem outra sintonia, sao versoes diferentes mesmo... falai qual q tu fizeste...

faço lp em cross ativo em 150Hz em 2ª ordem... ainda assim baixo um pouco o corte no sd, pouco mesmo, e consigo aumentar a sensibilidade do amp p/ os graves p/ ganhar qualidade, controle nos woofers e potencia... qq coisa pode escrever mail...

ainda nao sei tua sintonia, mas experimenta sem essa forração ai, q nao disseste qual a espessura, e tenta fazer "algum corte" a mais no sd...

era pra espancar... essa bobina batendo no fundo pode ser problema na sintonia...

falo veio... abssssssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza blue.belt, seus vídeos foram muito importantes na minha decisão pelos SDS hehehe. [-]

bom minha caixa tem 104 Lts, feita com compensado 18mm, com reforço interno em cruz, duto retangular calculado com base no duto que é dito no manual 4" x 20cm, sintonia segundo o manual 45 hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom estando o woofer OK, amplificador OK, me resta a caixa.

Fiz testes na mesma caixa com o Selenium Sw2p, ficou muito descontrolado também, excursionando muito e chegando a apresentar os famosos "ploc ploc".

Tiramos a forração interna e melhorou um pouco a resposta fora, mas quando aumento o volume um pouco o amplificador começa a clipar e os eros ficam estourando. Mas ainda assim tá bem mais fraco que "2 upgrades em 1 pone" por exemplo.

Tentei simular a caixa com o pouco que conheço e obtive estes resultados:

Driver Properties

Name: SDS 15

Type: Standard one-way driver

Company: EROS

No. of Drivers = 1

Fs = 37, Hz

Qms = 6,535

Vas = 155,2 liters

Xmax = 7,5 mm

Sd = 880, sq.cm

Qes = 0,29

Re = 3,2 ohms

Z = 4, ohms

Pe = 800, watts

-----------------------------------------

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Shape: Prism, square

Vb = 92,5 liters

Fb = 48,21 Hz

F3 = 54,76 Hz

Fill = none

No. of Vents = 1

Vent shape = rectangle

Vent ends = one flush

Hv = 45, mm

Wv = 425, mm

Lv = 200, mm

Acredito que as sintonias estão muito baixas não ??

Dados da caixa: 103,6 Litros por câmara

Duto retângular com 4,5 cm de altura x 42,5 cm de largura x 20 cm de profundidade, sem forração interna, compensado 18 mm.

Valeu povo !! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

hum....diminui o duto p/ auemntar um poko a sintonia e aumenta tbm o subsonico p/ testar

Compartilhar este post

Link para o post
hum....diminui o duto p/ auemntar um poko a sintonia e aumenta tbm o subsonico p/ testar

O SD já testei com todos cortes subsônicos possíveis, melhora um pouco mas nada significante. Quanto ao duto vou diminuir sim, mas recorro aos amigos que conhecem mais de sintonias de caixa para me auxiliarem nesta medida.

Outra dúvida, qual maneira mais indicda para diminuir um duto retângular ?? já que o acesso para corte do mesmo é muito difícil ??

Compartilhar este post

Link para o post

e ai beleza..

Posso estar errado...mas do jeito que vc esta descrevendo parece que um dos subs está com a polaridade invertida, cancelando as ondas e deixando o som beim xoxo..

tenta inverte a polaridade de um deles.....é beim rápido e a resposta é imediata

Falow

Compartilhar este post

Link para o post

No fico no aguardo do que eh nesse caso.. pq to com o mesmo problema com meu over 18 em caixa de 160 litros.. e sd 1000.1 mandando 1000 rms pra ele :)

Stand BY !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Romu!

104l brutos? Menos falante, menos volume ocupado pelo duto dentro da caixa, menos volume dos reforços chega pelos 92,5 l da tua simulação;

Aqui chego ao redor de fb 45hz com esse duto que mencionaste, que ainda deveria estar dando resultado satisfatório;

Verificaste se a caixa não tem vazamentos?

O falante está selado com a caixa?

Filtro subsônico em perto dos 37/40hz é uma necessidade pra potência elevada;

Excursão do cone assim pode indicar vazamento, caixa não adequada, sintonia alta(conferir os volumes na caixa real é interessante), regulagem com boost, inversão de fase (teste da pilha 1,5v prefiro), potência elevada sem filtro subsônico.

Sempre que o falante estiver excusionando demasiadamente baixe imediatamente o volume e vá investigar a causa que será bem mais em conta; o ploc ploc que ouviste é a bobina batendo no fundo do gap o que pode acarretar amassamento da bobina, entortando-a, e assim... prejuízo certo.

Saudações,

Paulo Duto.

Grande paulo, estava esperando sua resposta !!! [-]

Bom, se me diz que a sintonia em torno de 45 Hz deveria estar resultando num desempenho satisfatório, então realmente o problema não é a sintonia.

Quanto a vazamentos na caixa tenho que atentar melhor, mas de antemão acredito não estar vazando não, passei o rosto em todas junções da caixa e não percebi nada, mas vou verificar novamente.

Não uso boost nenhum, subsonico do SD sempre acima de 40 a 50 Hz, testei as polaridades e estão OK, levei o falante para 2 autorizadas e foram testados sem problemas.

Meu maior medo é realmente danificar o alto-falante, sempre que o mesmo começa a bater a bobina no gap, abaixo o volume de imediato. O ganho do SD está em torno de 5% apenas, sempre observando o led de clipping, que só acende quando a bobina começa a bater.

Penso em testar numa caixa menor, o que me diz ??

Compartilhar este post

Link para o post

Caso mude para dutos de 4" acredito que 20 cm me proporcione uma sintonia em torno de 45 Hz, certo ??

Descarto de ante-mão o cabeamento ou instalação como causas do problema. Vou providenciar um banda ICE ou Stetsom vulcan 2K6 para testar e ver se muda alguma coisa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...