Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leo212

Duvida Com Amplificadores

Recommended Posts

Postado em

eu gostaria de saber quantos alto falantes eu poderia botar em um amplificador...

em uma saida para ser mais exato...

como por exemplo.:

ligar varios alto falantes em serie-paralelo para acertar a impedancia minima em um unico canal, ate ai td bem soh gostaria de saber c ah um limite de alto falantes q posso colocar.

eu sei q depende do amplificador, mas sou novo vcs poderiam me dar exemplos ?

obrigado...

Postado em

olha amigo, desde que as impedâncias casem perfeitamente, tudo bem.. Pode colocar o quanto achar necessário..

Um amplificador que fornece 180wRMS @ 4 ohms, dai vc tem 16 falantes 6x9 de 4 ohms. pode ligar conjunto de 4 em 4 paralelo, resultando 1 ohm. dai liga os 4 "conjutos" em serie obetendo 4 ohms, de acordo com a saida do amplificador.

So resta vc pensar se compensa usar alto-falante de mais.. geralmente 1, 2 ou 4 por canal.. ok?

Abraços

Postado em

Mesmo que a impedância final e a soma das potências dos falantes sejam compatíveis com o amplificador este teria que ter um alto fator de amortecimento pra controlar tantos cones. Espero não estar falando bobagem mas acho que é mais fácil em amplificador de 1000W controlar um só falante de 1000W do que 10 de 100W cada, considerando que a impedância seja a mesma nos dois casos.

Mas deixa aparecer alguém que entenda bem de amps pra explicar melhor isso. :legal:

Postado em
olha amigo, desde que as impedâncias casem perfeitamente, tudo bem.. Pode colocar o quanto achar necessário..

Um amplificador que fornece 180wRMS @ 4 ohms, dai vc tem 16 falantes 6x9 de 4 ohms. pode ligar conjunto de 4 em 4 paralelo, resultando 1 ohm. dai liga os 4 "conjutos" em serie obetendo 4 ohms, de acordo com a saida do amplificador.

So resta vc pensar se compensa usar alto-falante de mais.. geralmente 1, 2 ou 4 por canal.. ok?

Abraços

humm blz

intao o pq dakeles carros q tem varios amplificadores?

vlw

Postado em
Mesmo que a impedância final e a soma das potências dos falantes sejam compatíveis com o amplificador este teria que ter um alto fator de amortecimento pra controlar tantos cones. Espero não estar falando bobagem mas acho que é mais fácil em amplificador de 1000W controlar um só falante de 1000W do que 10 de 100W cada, considerando que a impedância seja a mesma nos dois casos.

Mas deixa aparecer alguém que entenda bem de amps pra explicar melhor isso. :legal:

cara pelo o q eu sei

a potencia n c divide...

assim c vc botar 10 de 100w vai tocar 100w cada falante

c botar 10 de 1000W vai tocar 1000W cada

Postado em

Mas deixa aparecer alguém que entenda bem de amps pra explicar melhor isso.  :legal:

cara pelo o q eu sei

a potencia n c divide...

A potencia do amplificador será dividida pelo numero de falantes que estão ligados.

Exemplo, 100 watts rms a saida do amplificador. Se colocar 10 alto-falantes, cada um receberá a potencia de 10 watts rms, isso casando a impedancia lá..

ok?

mesmo que o falante SUPORTE 5000 Watts rms, ele RECEBERÁ somente 10 W rms nesse caso.

amigo marcos, se usar muitos falantes, sem duvida compromete "um pouco" o sistema.. mas não é nada de mais.. agora usar 10 falantes em 1 saida do ampl, isos eu chamo de loucura, exceto pessoal do trio de "cornetas" que compete.

O porque de uns carros possuirem varios amplificadores se deve ao fato potencia.

Como vc viu acima, divide a potencia. De que adianta gastar 500 reais em um sub que suporte 650Watts rms, com um SPL excelente (selenium Extreme), e jogar nele somente 100 watts rms? é meio idiota isso.. Por isso usa-se muitos amplificadores para que cada falante esteja bem alimentado e aproveitando o seu maximo..

certo? alguma duvida a mais?

Postado em

Mas deixa aparecer alguém que entenda bem de amps pra explicar melhor isso.  :legal:

cara pelo o q eu sei

a potencia n c divide...

A potencia do amplificador será dividida pelo numero de falantes que estão ligados.

Exemplo, 100 watts rms a saida do amplificador. Se colocar 10 alto-falantes, cada um receberá a potencia de 10 watts rms, isso casando a impedancia lá..

ok?

mesmo que o falante SUPORTE 5000 Watts rms, ele RECEBERÁ somente 10 W rms nesse caso.

amigo marcos, se usar muitos falantes, sem duvida compromete "um pouco" o sistema.. mas não é nada de mais.. agora usar 10 falantes em 1 saida do ampl, isos eu chamo de loucura, exceto pessoal do trio de "cornetas" que compete.

O porque de uns carros possuirem varios amplificadores se deve ao fato potencia.

Como vc viu acima, divide a potencia. De que adianta gastar 500 reais em um sub que suporte 650Watts rms, com um SPL excelente (selenium Extreme), e jogar nele somente 100 watts rms? é meio idiota isso.. Por isso usa-se muitos amplificadores para que cada falante esteja bem alimentado e aproveitando o seu maximo..

certo? alguma duvida a mais?

n

vlw msm ai

=P

:rever1:

Postado em

Abraços

Lembro de ter lido algo a respeito disso na Audioespresso, se não me engano no artigo sobre Fator de Amortecimento. Quando se associa um número grande de alto-falantes tem outras variáveis a serem consideradas, indutância e capacitância. Tem um limite de alto-falantes a serem ligados para que o estágio de saída não seja comprometido, agora o quanto de alto-falantes é o máximo vai depender de amplificador para amplificador.

Talvez alguém que entenda mais sobre o assunto posso comentar.

E Guilherme, há varias maneiras de se associar os alto-falantes para obter a mesma impedância (ou próxima), então há casos em que nem todos os alto-falantes irão receber a mesma potência.

Postado em

Importante lembrar o fator de amortecimento.. é o "equilibio"!

Só a nivel de entendimento:

- Vc segurando 1 bola de 50kg, agora imagine segurar 50 bolas de 1Kg.. vc continuará tento força pra segurar do mesmo jeito, mas não com tanta facilidade.

Não sei se falei mer**, os mais entendidos me corrijam...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...