Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

3 Way Com Saída Amplificada

Recommended Posts

Postado em

Fiz o teste de usar as saídas amplificadas do 7894 para tocar os tweeters. Agora fiquei com TA independente para mid e tweeter e posso regular o volume de cada um.

Engraçado que eu esperava que ficasse pior o som com o uso das amplificadas, mas pra minha surpresa, o som melhorou! Os tweeters começaram a falar mais e melhor. Antes usava o EQ em 17,5 k com +3, agora uso flat e está mais forte e mais aberto. Serão as saídas amplificadas do 7894 mais fortes que o RF 4.6x? Acho improvável, mas que ouve uma melhora significativa, isso houve.

Fica a dica pra quem quiser fazer esse teste, mesmo com aparelhos de outra marca, é uma saída para conseguir o 3 way, o que por si só já é uma melhoria no som.

-----------------------------------------------------------

Acabei de fazer mais testes. Usei as bridges do 4.6x para amplificador os midbasses, fazendo o mesmo com as saídas amplificadas do 7894.

Conclusão: apesar da bridge do 4.6x enviar 120 WRMS a cada falante, na prática nota-se muito pouco esse aumento de potência. O que aumentou foi o ruído e a distorção no som. As saídas amplificadas do 7894 são bem fortes, fazendo praticamente o papel do 4.6x, mas eu não recomendo usar se vc tiver amplificador, pois força muito o aparelho para conseguir um desempenho parecido com um amplificador mosfet e, mesmo assim, o resultado fica um pouco a desejar. Se você não tiver amplificador, pode ligar sossegadamente seu kit nas amplificadas que elas quebram um galhão.

A melhor configuração é a que eu estava usando mesmo. Tweeters nas amplificadas e kit em 2 canais do 4.6x. Aproveitei para regular um pouco melhor o ganho e acredito ter chegado no limite da minha instalação tal como ela está. Pra tirar mais do kit agora só partindo para uns pezinhos, doorpods etc.

Notei também que o 4.6x é um amplificador limitado e, no meu entender, não tem muito de alta fidelidade não, como o pessoal diz. A potência é apenas suficiente para se ouvir música moderadamente dentro do carro e a qualidade, bem, ele se perde quando entram muitos instrumentos juntos, por exemplo, uma orquestra com instrumentos de sopro, bateria, coral etc. A dinâmica se perde, fazendo com tudo soe na mesma intensidade e meio embolado. É um amplificador legal, mas não classificaria como de alta fidelidade como foi apresentado muitas vezes no fórum.

Postado em
gozado, tenho esse amp alpine 4 canais q eu comprei justo para fazer bi amp no meu alpine 9815, e comparei e achei muito superior o resultado com o amp sobre as saidas amps do player...

uma conhecidencia eu estar vendendo ele no momento :rolleyes:http://stforum.com.br/index.php?showtopic=64601

:vts

Então como não tenho outro amplificador, liguei nas saídas do player mesmo... antes os tweeter e midbasses estavam em paralelo. Talvez seja isso. Mas posso garantir que quando ainda estava com tudo desmontado eu liguei o player e senti na hora a diferença... psicológico não foi, pois eu estava esperando uma piora e veio uma melhora

Postado em
gozado, tenho esse amp alpine 4 canais q eu comprei justo para fazer bi amp no meu alpine 9815, e comparei e achei muito superior o resultado com o amp sobre as saidas amps do player...

uma conhecidencia eu estar vendendo ele no momento :rolleyes:http://stforum.com.br/index.php?showtopic=64601

Então como não tenho outro amplificador, liguei nas saídas do player mesmo... antes os tweeter e midbasses estavam em paralelo. Talvez seja isso. Mas posso garantir que quando ainda estava com tudo desmontado eu liguei o player e senti na hora a diferença... psicológico não foi, pois eu estava esperando uma piora e veio uma melhora

Tenta o inverso agora e diz pra gente o que achou :)

Afinal, é tudo conhecimento!!

Se tivesse um par de HPF 80hz + um LPF 80Hz passivos dava pra fazer um estrago, viu hehehe :P

Abraço!

Postado em

Pode ser que o 7894 tenha saídas diferentes... ele tem mais potência que os outros segundo o manual.

Postado em

Se tivesse um par de HPF 80hz + um LPF 80Hz passivos dava pra fazer um estrago, viu hehehe :P

Abraço!

que inverso? ligar os mids na amplificada e tweeter no 4.6?

Postado em

Abraço!

que inverso? ligar os mids na amplificada e tweeter no 4.6?

Sim sim, e até ambos nas amplificadas, em bi-amp, ué! hehe Vai que prefere ;)

Postado em

Já pensei nisso, mas achei um contra-senso... tweeter é uma coisa... mid é outra né? Tweeter não precisa de muita força pra empurrar... será que estou enganado?

Postado em

Vou tentar isso uma outra hora, pois a ligação não é fácil de fazer... tem que levantar o carpete, etc, etc... também não sei se vai ficar legal. Mas eu criando coragem, posto aqui.

Postado em
Fiz o teste de usar as saídas amplificadas do 7894 para tocar os tweeters. Agora fiquei com TA independente para mid e tweeter e posso regular o volume de cada um.

Engraçado que eu esperava que ficasse pior o som com o uso das amplificadas, mas pra minha surpresa, o som melhorou! Os tweeters começaram a falar mais e melhor. Antes usava o EQ em 17,5 k com +3, agora uso flat e está mais forte e mais aberto. Serão as saídas amplificadas do 7894 mais fortes que o RF 4.6x? Acho improvável, mas que ouve uma melhora significativa, isso houve.

Fica a dica pra quem quiser fazer esse teste, mesmo com aparelhos de outra marca, é uma saída para conseguir o 3 way, o que por si só já é uma melhoria no som.

Bacana!!! O 7894/7995 tem mesmo saídas mais fortes, de acordo com o manual (o manual é igual para a série 92/93/94 e 95). Deve ter ficado legal mesmo, já que o tweeter exige pouca potência para tocar bem, pela própria construção... o midbass não sei se teria o mesmo resultado, pelo menos os mids mais parrudos. O 7894 inclusive tem uma alimentação (+12v) adicional para o player, não tem?? Com inversor à parte e tudo mais...pelo menos foi o que entendi do manual.

um abraço,

Ricardo.

Postado em

De fato, a amplificação do 7894 é legal.

TA independente pra mid e tw é deveras interessante também.

EDIT: Principalmente para alguns carros (como o meu pug).

Postado em

faz o teste ai depois..

joga o bridge do 4.6 para o mid e deixa o tw no player mesmo!

Usava assim no meu sistema... tw pelo player e bridge do módulo com seus 150 rms no mid!

Postado em

Bacana!!! O 7894/7995 tem mesmo saídas mais fortes, de acordo com o manual (o manual é igual para a série 92/93/94 e 95). Deve ter ficado legal mesmo, já que o tweeter exige pouca potência para tocar bem, pela própria construção... o midbass não sei se teria o mesmo resultado, pelo menos os mids mais parrudos. O 7894 inclusive tem uma alimentação (+12v) adicional para o player, não tem?? Com inversor à parte e tudo mais...pelo menos foi o que entendi do manual.

um abraço,

Ricardo.

saidas mais fortes vc diz como? o 7995 n tem amplificacao interna e ambos tem preouts de 4v

Postado em

O Riquati se enganou... o 7995 não tem amplificação interna, mas no restante estava certo. A instalação exige fiação direto da bateria, existe um conversor DC/DC sim e o fusível se não me engano é de 20A. O manual informa uma saída amplificada de 27w (60 PMPO - ou outra medida fantasiosa).

Eu fiquei de cara com o que esse kitzinho da Bravox está tocando, viu? Pô, um kit que eu paguei 160,00 em 3x (risos). Duas mudanças que deram ótimos resultados foram o bypass no polyswitch do tweeter e agora essa ligação nas amplificadas. A mudaça para os cabos foi interessante, mas diria que nada tão notório quanto esta última.

Essa idéia da bridge é legal para os midbasses... aí teria que arrumar outro amp pro subwoofer. Mas vou tentar. Quem sabe nesse fim de semana eu não tenha tempo de fazer isso.

Postado em

Outra conclusão que eu tirei é que o ajuste de TA com a ligação em paralelo não combina (a menos que o mid e o tw estejam no mesmo local). Eu achava que estava bom meu ajuste (apesar de às vezes parecer meio bagunçado). Pois bem, depois da ligação 3 way a gente pode controlar o tw e o mid com o fader. Quando eu joguei tudo pra trás pra ajustar o mid, que surpresa... a voz estava completamente fora. Estava à esquerda... e o tweeter estava mais ou menos centralizado. Com o 3 way se consegue um ajuste melhor dessa imagem sonora. Só vi vantagens até agora. A única coisa que se pode chamar de desvantagem é ter ligado o amplificador interno do player o que causa uma ligeira perda de qualidade... quer dizer isso eu percebia na ligação antiga. Nessa nova nem notei a perda de qualidade por ter ligado a amplificação interna... ao contário, experimentei uma melhora substancial do som.

Postado em
Up

Blz Pr_Miguel!!!

Aproveitando que vc. deu um UP no tópico, e que já se passaram alguns dias... como estão as regulagens de TA?? Acredito que vc. esteja naquela fase de ajuste, agora... estou me preparando (aproveitei que precisaria rever o cabeamento dos falantes e voltei ao Biamp) e curioso para saber como será a regulagem com TA individual no ///Alpino. Usei muito biamp por conta de experiências com falantes esdrúxulos (acho que desde 99, se brincar), mas nunca possuí um head com TA... ouvia no carro dos outros, mas não achava tãaao importante em um carro. Hoje eu percebo a diferença que faz.

um abração,

Ricardo.

Postado em
Bom, eu só regulo a esquerda, deixando a direita no zero. No front (tweeters) está 1.1 ms e nas rear (midbasses) está 1.8.

beleza.. só mais uma dúvida: vc. não usa o TA para "trazer" o sub, correto?? Aqui eu tenho de usar o TA iniciando em 1ms para ambos os lados, e depois aplicar os 1.9, 2.0 ms a mais para o esquerdo... deve ser por conta do porta-malas separado (sedan). Com a caixa dutada eu ficava doido, os tempos de TA iam lá pra cima tentando atrasar o estágio frontal até a chegada do sub. Agora, com a caixa selada, eu consigo valores "mais normais" pra frente... :-)

Ah, a diferença que vc. encontrou não foi pouca não, heim? 0.7ms... acredito que uma parte possa ser creditada à localização do mid, muito provavelmente a diferença que vou encontrar vai ser próxima disso tbem (tirei o tw do pezinho "original" e montei no painel, já que vou poder usar o TA individual agora).

valeu!!

Postado em

Eu to usando meu 7893 no carro da minha mãe para tocar o som todo e olha, ta tocando gostoso pacas.

To usando woofers revenge de 6" nas portas, tweeters do CSD no painel com o cross modificado e mids CSD-50 no local original traseiro.

Toca alto e sem distorcer, e ta descendo bem a trapizomba, o sub não faz muita falta não ehehehe. E o som esta soando legal. Abri o 7893 e notei que nele tem 2 chips de potencia de audio, e não 1 como nos pioneers, Sony, etc.

É umas das saídas amplificadas mais fortes que ja vi, na frente do player vem escrito 60x4 mas deve dar uns 22 - 25x4.

Postado em

Então, Ricardo, eu vi essa dica lá no manual, mas pra falar a verdade, não notei diferença em usar o TA para trazer o sub pra frente. Segundo eu sei vc tem que ajustar a diferença entre os falantes da frente e, depois, usar o bass focus (que mexe nos dois canais frontais simultaneamente) para atrasar a frente fazendo casar com o sub. Sinceramente, não notei diferença. Uma dica que eu recebi do Fabio Arisa quando ele ouviu meu som foi mexer na fase do sub. Acesse o controle de volume do sub e, em vez de mexer no botão rotatório, pressione as teclas de mudança de faixa, vai aparecer sub normal e sub reverso. Eu gostei mais do reverso.

Quanto à diferença entre os tweeters e midbasses, realmente não é pouca coisa. Foi como eu disse, após ligar o 3 way, conferi o posicionamento dos tweeters e estava legal, quando eu inverti e deixei só os mids... putz, tomei um susto. Estava completamente fora. Também dá um pouco de diferença caso vc esteja usando voz masculina ou feminina (se os mids estiverem baixos e os tweeters altos como é meu caso). Tente deixar em um meio termo para ambos, pois acredito que não seja possível acertar o TA para vozes diferentes tendo os falantes desalinhados.

Postado em
Eu to usando meu 7893 no carro da minha mãe para tocar o som todo e olha, ta tocando gostoso pacas.

To usando woofers revenge de 6" nas portas, tweeters do CSD no painel com o cross modificado e mids CSD-50 no local original traseiro.

Toca alto e sem distorcer, e ta descendo bem a trapizomba, o sub não faz muita falta não ehehehe. E o som esta soando legal. Abri o 7893 e notei que nele tem 2 chips de potencia de audio, e não 1 como nos pioneers, Sony, etc.

É umas das saídas amplificadas mais fortes que ja vi, na frente do player vem escrito 60x4 mas deve dar uns 22 - 25x4.

Pois é... o 7894, segundo o manual é ainda mais forte (não sei se na prática é mais forte mesmo, pois não comparei os dois). Mas fiquei impressionado. Tocou o kit todo quase como o 4.6x. E dá pra fazer biamp também só com as amplificadas. Ligue as dianteiras nos tweeters e as traseiras nos midbasses.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...