Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafasom

Projeto Mp3

Recommended Posts

Bom pessoal, eu tava meio sumido, faculdade tá fogo esse semestre.

Estou pensando em colocar um pendriver com mp3 player no carro como o esquema.

somcarro6vq.png

Vou comprar um pendriver com mp3 da fostom, um com 1gb custa R$ 180,00. Já realizei alguns testes em um de um amigo meu. Com um sinal senoidal de 60Hz ele nao distorce e tem uma tensão de 0,65V. Agora estou com dúvida em relação ao módulo. Estava pensando em um audiobank 4060, mas a entrada dele é de 0,75 a 4v. Se eu ligasse nesse eu perderia potencia, visto que o mp3 player manda no maximo 0,65? No caso o ganho estaria no talo. Pensei no banda 2.4 que tem a entrada de 0,1 a 4v . Qual tem mais qualidade?

Alguem poderia me indicar outro módulo? Queria um nao muito potente, uns 60rms por canal dá. E teria q ter crossover ativo hi e low pass.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, tou faz dias para postar um mini-how-to de uma brincadeira destas, falta só eu fotografar o "resultado final". Fiz uma ligação destas para um colega, ele montou um som legalzinho no Celta dele, tinha um cd Pioneer 4650mp, amp 4 canais mosfet, um sub endurance roxinho 12" e um kit CS-50D em pezinhos com 3 litros cada. Eu dei uma ajuda a este amigo, incentivei, procurei equipamentos, etc... daí roubaram o CD, o cara ficou chateado, comprou outro. Roubaram de novo, levaram o amp de brinde... o cara desanimou de vez. Ficou um ano sem som e resolveu montar justamente isto, um mp3-player (no caso dele, um palmtop rodando WinCE), uma chavezinha para comutar o remote, um led para avisar que o amp está ligado, e um potenciômetro para regular o volume. Fizemos os cabos, montamos no console do Celta de forma bem discreta, e ligamos no amp (um Roadstar imitação de Alpine V12). Ficou legal o resultado, estou com as fotos da confecção mas ainda não consegui fotografar o resultado final (o console instalado, etc)...

Experimentamos no meu carro tbem, com um MP3 destes estilo Pendrive, como vc. fez, e ficou muito bom também. Ligamos direto no meu MTX895, deu um som duca... eu não esperava tanto, já que a saída destes bichinhos é para fone de ouvido, as características elétricas são meio diferentes das de uma line-out verdadeira, como os RCAs de um player automotivo (veja as impedâncias, p.ex.).

No caso do Celta, usamos um potenciômetro linear de 10k (acho), não chega a abafar completamente o volume no "0", mas atenua bastante. E quando aberto, temos o volume dado pelo aparelho. Hoje, o que eu faria diferente, seria apenas utilizar plugs de melhor qualidade... utilizamos os plásticos pq. foi o que achamos no dia, mas recomendo usar os de latão (consegui alguns dias depois até o plug de fone em latão).

Sobre o amp, não vejo grandes problemas. Mesmo estando 0,1v abaixo da sensibilidade mínima, provavelmente irá funcionar, as tensões que vemos nas specs de um player automotivo normalmente são de pico, se vc. medir irá ver valores mais realistas... acredito que o audiobank esteja no mesmo patamar do Banda (já tive o banda e ouvi e relance o ab), de qqer forma sobre o Banda 2.4 que tive nunca pude me queixar da qualidade - para o que custa, está OK. Um Banda 4.8 te daria um headroom, tanto para o sub como para os canais do estéreo... eu iria nele. Ou um Fosgate usado, vi um 4.6x novinho novinho nos classificados daqui outro dia, a preço bom... acho que era do D1avio... perderia um pouco em potência para ganhar em qualidade. É uma idéia.

um abraço, e qqer coisa, posta aí que tentamos ajudar!!! Vai na fé que funciona certinho sim!! :legal:

Atualizado: Postei as fotos no tópico MP3 Portátil - Fotos da Instalação.. Demorei, mas postei!!! :-)

Compartilhar este post

Link para o post

hehehehe

Eu tb tava com essa idéia.

Seria uma coisa simples e que acabariam com os roubos de cds, se algum fabricante de carros equipassem seus carros com um Ipod, ou toca mp3 desses e com Wirels pra passar as MP3 pro carro e pronto.

Esse projeto sairia mais barato que a maioria dos toca MP3 de qualidade. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Pow, valeu pelas respostas. Riquati e andersom.

Vou fazer um trabalho bem feito. com cabos santo angelo e plugs de boa qualidade. Em relação ao custo beneficio, um mp3 pendrive custa 200 reais e um modulo bom custa uns 400. Fica 600, que é o preço só do player com mp3. Acho bem melhor fazer assim, tanto pelo preço qnt pela segurança e pela facilidade de usar um mp3 pendriver.

Semana que vem vou terminar de fazer o crossover, tenho que conprar os equipamentos tmb. Qnd tiver pronto eu posto os resultados

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Eheh, legal esse idéia...

Sem contar que tem agora esses mp3 players com rádio FM e até conexão

pra SD card ... rs

Muito boa idéia...

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei se vai ficar legal, pq usei a saida de fone de um discman alimentando os RCA de um Fosgate e ficou fraco com o ganho no maximo, nao rendia tudo que rende quando ligado num player automotivo

Compartilhar este post

Link para o post

onde vc conseguiu o mp3 de 1gb por esse preço? faz 2 meses que procuro e nada, só acho aqueles do ml que tem que pagar o frete pra vim de hong kong, e se pegar a fiscalizacao pagar a multa e imposto. se preferir manda por mp as infos. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra fazer sim! So precisa de um pré! www.logosmodulos.com.br. La tem alguns pré para este tipo de instalação

Compartilhar este post

Link para o post

O mp3 eu vi no mercado livre por esse preço, mas nao comprei nao. Tem o da foston que testei, ele é baratinho.

O esquema de ligar a saida de fone no módulo vou fazer assim

somcarrocont8jt.png

Aproveitando o tópico, queria saber a impedancia de entrada do audiobank 4060, alguem sabe?. Pq tem que casar com os resistores do circuito. No tutorial do autosom.net tá 1kohms. É essa msm?

Compartilhar este post

Link para o post

vc pode fazer um pre-amplificador, pois ai vc pode aumentar o 0, (alguma coisa) do mp3 player pra 1v por exemplo.... e acho q a distorção não seria grande.....

abs

Compartilhar este post

Link para o post
O mp3 eu vi no mercado livre por esse preço, mas nao comprei nao. Tem o da foston que testei, ele é baratinho.

O esquema de ligar a saida de fone no módulo vou fazer assim

somcarrocont8jt.png

Aproveitando o tópico, queria saber a impedancia de entrada do audiobank 4060, alguem sabe?. Pq tem que casar com os resistores do circuito. No tutorial do autosom.net tá 1kohms. É essa msm?

Vc não precisa disto não... vc tem saídas com terra comum nos fones de ouvido, com nível baixo... só recomendaria resistores de 22ohms x 1/8W em paralelo com cada canal (dentro do próprio macho RCA vc os monta), pra servir como carga, pois temos amplificadores push pull na saída que podem apresentar rendimento inferior quando sem carga. É um detalhe, mas que pode fazer alguma diferença, e não custa nem 30 centavos a mais.

Esses pendrives tem uma qualidade bem medíocre... especialmente "no talo" pra excitar o amp... se ele não tiver sensibilidade bem abaixo de 0,5V, vai ficar fraco. O ideal seria um préamp bestinha, com um transístor apenas, como este:

ampli9hw.jpg

Esquema baratinho (acredito que vc gaste cerca de 5 reais em componentes) e simples de montar (nada que um layout bonitinho pra placa não mate a pau... e claro, uma boa filtragem... recomendo alimentar o ccto com 9V, usando um resistor entre o ccto e o 12V, de uns 330R e um zener de 9V1 em paralelo, além de um capacitor eletrolítico de uns 330uF depois do zener, e capacitores cerâmicos de 100nF em paralelo com cada transístor... Aí fica BEM estável pra trabalhar no sistema elétrico do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

DÚVIDAS

Galera eu gostaria de uma opiniao de quem conhece melhor q eu a qualidade de subwoofer de carro..

Estou na duvida em qual alto-falante comprar.

ja me disseram q o BVX da bravox náo é um subwoofer de responsa p/ quem vai usar no dia-a-dia, ele e de competiçáo. isso e verdade?

entre bvx, uxp e e2k qual desses eu compro?

2 e2k de 12 polegadas, 1 bvx ou 2 uxp? quero um som com grave forte.

Náo curto bicho-papao, meu irmao colocou um no carro com um modulo 1002 da corzus e náo gostou do grave agora ele esta com 1 uxp de 12 com o mesmo modulo, e esta batendo muito, e o grave e limpo e puro. por isso estou com esse grade pepino, qual o melhor.

to pensando em utilizar o roadstar 1200d ou corzus 1002.. qual o melhor dos modulos p/ levar qualquer um dos altos.

:legal:

grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava sem sono... resolvi rabiscar algo no paint mesmo...

Divirtam-se.

PS: Não é necessário usar remoto nem nada... a corrente é mínima, pode ficar ligado direto, sem erro. De repente eu desenhe uma versão com acionamento automático do amp, através do sinal de áudio, mas não prometo nada.

pr8zt.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Divirtam-se.

PS: Não é necessário usar remoto nem nada... a corrente é mínima, pode ficar ligado direto, sem erro. De repente eu desenhe uma versão com acionamento automático do amp, através do sinal de áudio, mas não prometo nada.

pr8zt.gif

Pow, valeu Kleberlba.

Vou ligar primeiro sem esse pre que vc mando pra testar, se nao ficar bom, vou ligar com o pre.

Só uma dúvida. A impedancia de entrada dó módulo tem q ser a mesma da saida de fone pra ocorrer maxima tranferencia de potencia certo? Qual é a impedancia do audiobank? Pq ae eu coloco um resistor em paralelo tal que somado com 32ohms, que é a impedancia do fone, daria a impedancia do módulo. Ae casaria as impedancias. Como a saida do fone dá 0,65V no volume maximo com sinal de 60Hz, acho que vai empurrar o módulo bem. Minha dúvida é em relação ao casamento das impedancias.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Divirtam-se.

Eita!!!

Esse Kleber do Saara não sabe brincar... o cara já projetou até o pre-amp pra coisa!!!! Daqui a pouco aparecem postados aqui o layout da placa de circuito impresso, e as sugestões de upgrade no circuito!! o-o-

Tou gostando de ver a evolução do tópico!!!! Acho que é útil pra muita gente, tanto os que querem uma alternativa barata e discreta para o som, qto para os "traumatizados" pela perda de um player...

um abração a todos, e boa páscoa!!!

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Divirtam-se.

pr8zt.gif

Pow, valeu Kleberlba.

Vou ligar primeiro sem esse pre que vc mando pra testar, se nao ficar bom, vou ligar com o pre.

Só uma dúvida. A impedancia de entrada dó módulo tem q ser a mesma da saida de fone pra ocorrer maxima tranferencia de potencia certo? Qual é a impedancia do audiobank? Pq ae eu coloco um resistor em paralelo tal que somado com 32ohms, que é a impedancia do fone, daria a impedancia do módulo. Ae casaria as impedancias. Como a saida do fone dá 0,65V no volume maximo com sinal de 60Hz, acho que vai empurrar o módulo bem. Minha dúvida é em relação ao casamento das impedancias.

valeu

No caso da saída de fones x entrada do amp, não é necessário casamento, pois temos um amplificador de tensão... a tensão vai ser a mesma com 20 ou com 200k ohms... O resistor de 22 ohms é apenas para manter uma carga de baixa impedância na saída de fones e evitar ruídos ou outros pequenos problemas no áudio, causados por possíveis distorções no amplificador de saída. Não acontece sempre, mas pode acontecer em algum caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, só resta agora testar as ideias. Qnd tiver tempo vou testar.

Apos testar tudo, vamos fazer um artigo DIY bem simples e objetivo?

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser...... seria uma otima ideia....

kleber não pode esquecer q vc ja colocou os resistores para pegar a carga......

ow kleber se vc puder zerar suas mensagens seria uma otima ideia heheh, só apaga as enviadas,,,, :D

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci de falar..... não deixe o volume no maximo, pois se for uns 100mVolts ele ja começa a distorcer... então é bom sempre deixar o mp3 no volume medio....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara comprar um adaptador da stetsom e um radio basico mesmo.. dá uma olhada em Stetsom.com.br - clica lá em news q tem.. achei muito bem bolado e se nao me engano vi pa vender por 180 reais...

Compartilhar este post

Link para o post

kra o kleber esta falando de um projeto que sai uns 25 reais no maximo..... e não vai precisar de um radio basico e nem o adaptador, é ligado direto no modulo.... ;)

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Show esse circuito pré... [-]

Será que rola de usar alimentação 12V do carro pra alimentar o player? pq viver de pilha fica salgado... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

deixa eu pensar.... me diz quas pilhas de 1,5v vai no mp3??? é só uma né? acho q daria sim....

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra fazer um redutor de 12 pra 1,5V usando o lm317. Se o consumo do mp3player/pendrive for menor que o de um discman com mp3 (por volta de 1A) pode-se usar o lm7805 e mais alguns diodos em série para obter os 1,5V do mp3player/pendrive. Uma dica, usar o lm7805 é mais simples que o lm317.

Se tiver tempo depois eu posto um circuito de um redutor de tensão que fiz pro meu discman com mp3 com o lm7805. Quem não aguentar esperar, baixa o datasheet do lm7805 que tem alguns circuitos.

Compartilhar este post

Link para o post

medi uma pilha AA aki:

1,5047v e 1,5423A (max)

vou pensar um pokinho e ai se der certo coloca um circuot aki....

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...