Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Novo Mid (diy)

Recommended Posts

e gente , tudo blz ???

A um tempo atrás eu já estava pesquisando MUITo sobre falantes e sempre procurando informações pra fazer meu próprio MB ...

e EIS que chegou a hora :

11040609572ch.jpg

Vai ser de 6".

11040609582ez.jpg

Com imã reforçado , não pra altas potências , mais sim pra alta sensibilidade .

11040609597nn.jpg

espaço pra um bobininha de 1,5" , que é bem grandinha pra um MB de 6"

11040610005ad.jpg

Todo conjunto de montagem do falante !

11040610012mj.jpg

Cone de papel , léve , com borda de espuma bem maleavel , pra ter batante movimento

11040610021zf.jpg

Bobina com enrolamento reforçado , pra se precisar segurar o tranco de potência , ela é de 4 Ohms !

11040610035gi.jpg

Um problema déssa bobina , que é de ela ser enrolada em base de aluminio , que não deixa o MB respeirar direito , pois esquenta muito e é mais pesada ... mais isso depois eu resolvo !

Bom galera é isso , vou começar a montar e depois coloco mais fotos do precedimento ... vou fabricar 4 desses , que vai ter aproximadamente uns 100 RMS cada ... e pretendo conseguir respotas em FREE de 80 hz até uns 4 KHZ , espéro conseguir isso !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara só pode ser pinéu!

Boa sorte velho! Parece fo** fazer um mid!

Compartilhar este post

Link para o post

hahauhuahau...sempre achei vc meio com cara de professor pardal!

vamo ver no que da!

bos sorte! :legal:

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

meu mids tbm foram eu q fiz

ahsuahsuas

els só foram um pouco maiores

15" e 18"

ndaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa oq reclamar

to montando + 2 de 10 e 2 de 8 tbm

vamu ve q q sai hehehe

nu aguardo pelo termino

flow

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho algumas carcaças aqui , me deu vontade de me aventurar rsrs

quanto sai em média uma bobina movel ? vc trocou o imã , polo etc ou é td original d ofalante antigo ?

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade é o seguinte ...

eu montei TUDO ... a carcaça tinha um imã pqno , que não tinha um sistema magnético bom de verdade , ai peguei um sistema magnético de um falante de 12" e coloquei nele ... e funcionou bem , já tive outros testes , pode ver que nas fotos ele aparece com uns pedaços de falante presos na carcaça , já foi feito bastante teste hahahah

e a bobina , como eu mandei fazer , paguei coisa de 3 reais cada !

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigo,

nao leve a mal, mas vc esta usando um cone a vacuo com suspensao de espuma

uma bobina 38,50 , em um conjunto 115/14 ou maior acho, este falante vai responder bem mas nao como mid-bass , mas sim como woofer, vc teria que tentar conseguir um cone mais leve e em vez de usar o protetor de po de papel tentar usar um de tecido para o falante ficar mais sensivel,

Nao e critica estou tentando ajudar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Ola amigo,

nao leve a mal, mas vc esta usando um cone a vacuo com suspensao de espuma

uma bobina 38,50 , em um conjunto 115/14 ou maior acho, este falante vai responder bem mas nao como mid-bass , mas sim como woofer, vc teria que tentar conseguir um cone mais leve e em vez de usar o protetor de po de papel tentar usar um de tecido para o falante ficar mais sensivel,

Nao e critica estou tentando ajudar  :legal:

relaxa meu amigo , aqui não tem crise nenhuma ...

o cone é de papel sim ... levin que só ele !

e não coloquei TANTA informação tecnica aqui pois tem o seguinte , quase ninguém conhece os componentes de falantes direito , lógo ... ficaria todo mundo perdido , mais bom , é que vc escreveu a mesma coisa que eu , só trocando plavras ...

e outra ... o protetor de pano é uma inhaca , não gosto , é opção mesmo ... a que estou usando é lévinha tb , não vai ter problemas não , já passou por MUITOS testes aqui em casa antes de eu colocar essas fotos aqui ... eu vou fazer testes com ele , e vou tirar fotos , vc vai ver , que vai chegar no resultado que falei acima ...

mais não fica preocupado não , eu sei que vc só quer ajudar ...

:legal:

EDIT : o sistema magnético é um de 133x18 (sim , não é tradicinal não) a bobina é de 40 mm (tb não tão tradicinal) . e o falante não são exatos 6" , e sim 6,5" ...

qualquer duvida é só perguntar , estou medindo tudo com paquimetro ...

a diferença desse MB é que não é nada comprado em lojinha de refoirma de falantes e sim , feitos sobre encomenda !

Compartilhar este post

Link para o post

Blz veio , vou postar as fotos do meu mid , que eu fabriquei tambem , so que nao tirei fotos durante a montagem , mas estou projetando outro este nao ficou muito sensivel, quero ver se faço algo estilo mid da fosgate.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz veio , vou postar as fotos do meu mid , que eu fabriquei tambem , so que nao tirei fotos durante a montagem , mas estou projetando outro este nao ficou muito sensivel, quero ver se faço algo estilo mid da fosgate.

legal cara ...

vc lendo meu post déve estar achando que sou arrogante e tal né ??? mais não é isso não blz ??? sempre []-[] sempre []-[] & sempre []-[] ...

eu nem quéro fazer um mid comparando com outro , poisse não fico frestrado , qu´´ero mesmo é fazer um que me agrade aos ouvidos , já fiz sub pra caramba , e sempre tive resultados MUITO bons , agora só falta MIB mesmo !

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, só você mesmo! Vamos ver o que sai daí né, vai colocando fotos pro pessoal ver, muito interessante a idéia

Compartilhar este post

Link para o post
Guto, só você mesmo! Vamos ver o que sai daí né, vai colocando fotos pro pessoal ver, muito interessante a idéia

e esse FOSTEX ae hahahahahaha

então , vou colocando fotos sim !

o pessoal mais tradicional não vai gostar muito , pois afinal ... eu não monto falante igual a maioria dos caras , eu tenho minha própria técnica , mais vou colocando fotos sim , pode deixar !

Compartilhar este post

Link para o post

Guto. BANA essa bobina é pesada de ais pra dar dinâmica suficiente ao mid bass.

Esse cone de papel é muito flexivel pra frequencias mais baixas, trabalhe ele com resina

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

haha, comedia...

quero alguem que me faça um modulo de 500W em 1 ohm... faz pra min Guto??

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu ia falar da bobina, mas o Sandro já comentou, vou só completar.

Essa bobina é "muito pesada" para um mid respondendo como vc comentou acima, até 4khz, mesmo se fosse trabalhar com um sistema duas vias (mid+full) ainda acho q bobininha "pesada", essa bobina tende a descer a fs do mid, lhe dando bons graves, porem o rendimento do falante será inversamente proporcional a frequencia, quanto mais alta a frequencia, menor o rendimento do falante.

Se pretende "fabricar" um mid que tanto um resposta em frequencia tão ampla, deveria ter bobinas mais leve. Somente por curiosidade, já mediu o Xmax q esse falantinho vai ter?

Qual o diametro da centragem q vc vai usar? vai usar alta, média ou plana?

Lembre-se que centragem mais "moles" resultam em graves melhores, porem perde-se muito em dinamica, e centragens mais "duras" tendem a aumentar a fs e melhorar a resposta a frequencias mais altas, tudo depende da resposta em frequencia que vc pretende tirar deles.

Com relação a resina que o Sandro citou, eu não usaria, o cone acaba ficando muito pesado tbm, voltando a mesma história da bobina. Eu normalmente uso resina para cone de sub , mas num Mid, eu acho q a massa da resina seria significativa na sensibilidade do mid.

Agora com relação as peças desse falante, Gutão vc forçou a barra em falar que essas peças ai são feitas sob encomenda!!! O custo de um molde para a estampagem de uma carcaça de metal como essas já ficaria o "olho da cara"!!!! Cara da pra ver ai que são tudo peças de prateleira sim..... E o fato de serem de prateleira, não significa que não ficara bom o falante!!!!! Isso não tem nada a ver, o que manda é a boa escolha do conjunto de peças que vão compor o falante.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Bom eu ia falar da bobina, mas o Sandro já comentou, vou só completar.

Essa bobina é "muito pesada" para um mid respondendo como vc comentou acima, até 4khz, mesmo se fosse trabalhar com um sistema duas vias (mid+full) ainda acho q bobininha "pesada", essa bobina tende a descer a fs do mid, lhe dando bons graves, porem o rendimento do falante será inversamente proporcional a frequencia, quanto mais alta a frequencia, menor o rendimento do falante.

Se pretende "fabricar" um mid que tanto um resposta em frequencia tão ampla, deveria ter bobinas mais leve. Somente por curiosidade, já mediu o Xmax q esse falantinho vai ter?

Lembre-se que centragem mais "moles" resultam em graves melhores, porem perde-se muito em dinamica, e centragens mais "duras" tendem a aumentar a fs e melhorar a resposta a frequencias mais altas, tudo depende da resposta em frequencia que vc pretende tirar deles.

Com relação a resina que o Sandro citou, eu não usaria, o cone acaba ficando muito pesado tbm, voltando a mesma história da bobina. Eu normalmente uso resina para cone de sub , mas num Mid, eu acho q a massa da resina seria significativa na sensibilidade do mid.

Agora com relação as peças desse falante, Gutão vc forçou a barra em falar que essas peças ai são feitas sob encomenda!!! O custo de um molde para a estampagem de uma carcaça de metal como essas já ficaria o "olho da cara"!!!! Cara da pra ver ai que são tudo peças de prateleira sim..... E o fato de serem de prateleira, não significa que não ficara bom o falante!!!!! Isso não tem nada a ver, o que manda é a boa escolha do conjunto de peças que vão compor o falante.

Abraços

Rafael

vamos lá nas explicações !

Bom realmente vcs disseram e é verdade , ela é pesada , como já disse no primeiro post ... não queria dessa , de aluminio ! acho ela pesada e super aquece o enrolamento ... Mais mesmo assim , depois do PRIMEIRO montado , como já tinha dito , chegou não chegou a 4 khz MAIS SIM "5khz" , passou disso é ilusão !

Resposta relativamente plana passando o "SUIPI" , mais lógico que déve ter buracos ...

E como já disse TB , queria que fosse até 80 hz em free e SIIIM chegou a 80 hz em free , pra baixo disso é só movimentação de cone ...

Olha , eu não sei medir isso antes de estar pronto o falante , mais aqui em 10 hz a 70 rms , ele tá se mexendo bem ... E a medição feita até o momento deu de PONTO-a-PONTO (do primeiro pulso posito , ao primeiro pulso negativo) 10 mm , lógo 1 cm.

113mm , média...

É , disso eu sei BEM , pois estou pesquisando acho que uns 8 meses pra fazer esse falante e tudo que é tipo de centregem eu já testei , como já testei cones e bobinas , tudo ... Imã !

E complementando , a centragem que estou utilizando é digamos assim médio ( tipo escova de dente hahahahaha , não tem macia , média e dura ???)...

O cone eu nem vou colocar nada , unica coisa que passo , é FILTRO solar , pra ele deixa o cone brilhando , e sendo assim , fica mais bunitinho , e só !

O que é por encomenda é o seguinte , imã , GAPE e bobina , nunca disse que era por encomenda a carcaça ... calma ae ....

o imã é sob encomenda pois tive que fazer adptações pra ficar certinho num falante de 6" e o GAP tb , a bobina , não preciso nem dizer né ??? pq essa eu mesmo testei várias até falar pro cara fazer uma pra mim !

de resto é de PRATILEIRA COMO VC DISSE []-[]

segue as fotos do PRIMEIRO falante pronto !

hoje vou na casa do CLIMEIRA e vamos fazer uns testes , e nada melhor que outra pessoa pra acompanhar os testes , pra não duvidarem de mim !

Compartilhar este post

Link para o post

Bem que eu queria ter um RTA essas horas...

Olha o cara me arrolando no processo!! (sem voz fina pro favor :vts )

Vamos ver esse 5 kHz aí... Posso até ouvir os 5 kHz, mas se vão estar "corretos" não sei nem como medir <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão:

Ao contrario do q vc disse, o calculo de Xmax só da pra fazer com o falante desmontado, quando não temos as medidas dos componetes.

Sendo assim segue abaixo formula para calculo do do Xmax:

Altura do enrrolamento da bobina - altura da arruela superior do falante / 2 = Xmmax.

Com o falante tocando, vc vai acabar medindo o Xlim, dependendo das condições do teste.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

12040610201es.jpg

12040610214vz.jpg

Eu sempre coloco uns pontinhos de SUPER BONDER pra fixar a bobina na centregem

12040610238cs.jpg

Colando a centragem , e deixando "centralizada" a bobina

12040615250yi.jpg

12040615265ut.jpg

12040615277kv.jpg

Bornes soldados , mais alto que o normal , pra usar menos cordoalha e não ficar fazendo barulho de cordualha batendo !

12040615284ae.jpg

detalhe da junção , centragem+bobina+cone

12040615452qo.jpg

12040615465ci.jpg

12040615479dv.jpg

Ai a FOTO do MENInão TERMINADO !

achei que ficou lindão , parrudo , cara de mini SUB hahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Guto

A Ludovico tem uma carcaça de nylon leve , barata e resistente e que mantem bem as dimensões, pode tentar ela..

Alem disso se tentar mais de 100 WRMS vai complicar... vai acabar criando um"driver de compressão" pouco medio grave e pouco medios altos...

alem disso um cone muito flexivel não vai tocar bem em SPL mais importante.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou legal heim, parabens, parrudão o trenzinho! Com esse cj motor vai ter muita força, acho que compensa o maior peso da forma da bobina...

Compartilhar este post

Link para o post
Gutão:

Ao contrario do q vc disse, o calculo de Xmax só da pra fazer com o falante desmontado, quando não temos as medidas dos componetes.

Sendo assim segue abaixo formula para calculo do do Xmax:

Altura do enrrolamento da bobina - altura da arruela superior do falante / 2 = Xmmax.

Com o falante tocando, vc vai acabar medindo o Xlim, dependendo das condições do teste.

Abraços

Rafael

ae Rafel , então é isso mesmo Brother ... 1 cm , lógo 10 mm ! é isso ae !

Guto

A Ludovico tem uma carcaça de nylon leve , barata e resistente e que mantem bem as dimensões, pode tentar ela..

Alem disso se tentar mais de 100 WRMS vai complicar... vai acabar criando um"driver de compressão" pouco medio grave e pouco medios altos...

alem disso um cone muito flexivel não vai tocar bem em SPL mais importante.

[]

Sandro

Sandro , eu optei JUSTAMENTE por carcaça de metal pra super altas potências , se precisar vai ter entende ???

Mais tb quéro que tenho qualidade em baixo volume !

Ficou legal heim, parabens, parrudão o trenzinho! Com esse cj motor vai ter muita força, acho que compensa o maior peso da forma da bobina...

É JUSTAMENTE isso ;) , vc é o cara ... ISSO que quéro dizer !

Compartilhar este post

Link para o post
Esse aqui é vc com cabelo! o-o-

my.php?image=imagem7kw.png

Só pra descontrair!!

aaaaaaaaaaaaaa Filho da mãe , SABIA que iam zuar isso hahahah !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...