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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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BLauPunKT

Peugeot 206 Feline - Instalando O Som

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Turma,

 

Chegou o carro e em breve iniciaremos o processo de instalação do som. Como o carro é repleto de centrais elétricas/eletrônicas, sensores e afins, gostaria de saber quais os cuidados que deverão ser por mim tomados antes de iniciar o processo de instalação elétrica.

 

O simples fato de retirar os bornes da bateria desliga ou desativa alguma função elétrica/eletrônica? Ocorrerá algum dano a alguma central do Feline em caso estrito de desligamento da bateria para troca do borne?

 

O que ocorre é que o sistema sonoro será composto por, entre outras bugigangas, dois amplificadores, e o cabo de força principal de todo o sistema será de 50 mm². O borne original da Peugeot que se encontra na bateria se torna de uso impraticável com um cabo dessa bitola. Terei que substituir os bornes originais pelos meus bons e velhos de guerra abaixo fotografados:

 

terminais018yk.th.jpg terminais025zv.th.jpg terminais034aw.th.jpg

 

Esta será, a princípio, a instalação (a nível de esboço):

esquema015fk.jpg

 

Fotos do cabo principal de força:

cimg32444sd.th.jpg cimg32453pz.th.jpg

cimg32466pd.th.jpg cimg32477jk.th.jpg

 

Em suma: pretendo retirar os bornes originais da bateria do Feline e trocar pelos supracitados. Pelo fato do carro ser muito digital e sensorial, haverá alguma espécie de problema se eu retirar os cabos que estão ligados aos bornes de fábrica e ligá-los aos novos, desconectando e conectando em seguida a bateria? Isso acarretará o RESET de alguma função vital ao carro? :ohoh:

Pegar o carro e, no terceiro dia, destruí-lo por causa de uma simples instalação elétrica seria dose para leão... :o_o:

 

Sistema a ser instalado

* Alpine IVA-C800

* Alpine DVA-5205E

* Alpine PXA-H600

* JVC KS-AX6700

* Wharf SPX666b

* Diamond HEX s500s (modelo antigo)

* 2 N.A.R.-1 10" 125Wrms

* RCA Stinger Bullet

* Cabo de áudio Santo Ângelo PSW-XP12

* Pirelli Pirastic Flex 50 mm² (cabo de força principal)

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Turma,

 

Chegou o carro e em breve iniciaremos o processo de instalação do som. Como o carro é repleto de centrais elétricas/eletrônicas, sensores e afins, gostaria de saber quais os cuidados que deverão ser por mim tomados antes de iniciar o processo de instalação elétrica.

 

O simples fato de retirar os bornes da bateria desliga ou desativa alguma função elétrica/eletrônica? Ocorrerá algum dano a alguma central do Feline em caso estrito de desligamento da bateria para troca do borne?

 

O que ocorre é que o sistema sonoro será composto por, entre outras bugigangas, dois amplificadores, e o cabo de força principal de todo o sistema será de 50 mm². O borne original da Peugeot que se encontra na bateria se torna de uso impraticável com um cabo dessa bitola. Terei que substituir os bornes originais pelos meus bons e velhos de guerra abaixo fotografados:

 

terminais018yk.th.jpg terminais025zv.th.jpg terminais034aw.th.jpg

 

Esta será, a princípio, a instalação (a nível de esboço):

esquema015fk.jpg

 

Fotos do cabo principal de força:

cimg32444sd.th.jpg cimg32453pz.th.jpg

cimg32466pd.th.jpg cimg32477jk.th.jpg

 

Em suma: pretendo retirar os bornes originais da bateria do Feline e trocar pelos supracitados. Pelo fato do carro ser muito digital e sensorial, haverá alguma espécie de problema se eu retirar os cabos que estão ligados aos bornes de fábrica e ligá-los aos novos, desconectando e conectando em seguida a bateria? Isso acarretará o RESET de alguma função vital ao carro?  :ohoh:

Pegar o carro e, no terceiro dia, destruí-lo por causa de uma simples instalação elétrica seria dose para leão...  :o_o:

 

 

Não da nada, só vai desrregular as funções do comp de bordo. Tipo, ñão bem as funções do comp de bordo, mas sim o dia, hora, unidade de temperatura, etc... simples de regular novamente, nos botõezinhos ali no lado do visor mesmo.

 

Meu velho tem um e já fiz o teste.

 

Abraço.

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Bilau meu lindo... hahahah :P (ficou meio vi*** isso, hein?!)

 

Só o fato de vc substituir o borne do pug... a garantia já foi p/ pica!

 

O Pug da minha mãe ainda tá sem som por causa disso... :(

 

A Pug é cheio de viadagem... embarrera tudo!

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Mas é, as concessionárias são assim mesmo. Qualquer coisinha que você fizer, perde a garantia!... :angry:

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Bilau... já estripei o meu, tirei bateria, o ca***** a 4 da esquerda pra direita e vice-versa.

 

Relaxa man, só não dar curto nenhum, igual o companheiro igor, que voltou pra casa com o painel desligado por conta de uma faisquinha de nada... o-o- Era só um fuse.

 

Faz o que eu te disse, tira o chicote original (menos de 30cm, só entre o borne da bateria e o terminal da caixa de distribuição, ao lado da bateria) e faz um esquema novo ali... fio de 16mm mesmo, vai sem dó.

 

Aliás... já levei 3x na concessionária, com caixa no porta-malas, amp embaixo do banco e o fiozão na bateria, e os atendentes nem falam nada... fazem vista grossa, os caras não vão se queimar com cliente por besteira.

 

PS: Quando tirar a bateria, reprograme a chave reserva, viu????

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PS: Quando tirar a bateria, reprograme a chave reserva, viu????

O manual explica como se faz isso?

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O meu felline não funciona o sensor de limpador de vidros, nunca funcionou, tenho que colocar "para cima e para baixo" a vareta do limpador pra acender no comp. de bordo que o sensor está ligado.... pq será?

 

 

enfim: já arranquei os terminais da bateria, passei cabo de 35mm, coloquei uma moura de 75, e nao pegou nada...

 

a unica coisa que reseta é o computador de bordo, mas tipo as funções normais, como hora, lingua, data, essas coisas que vc pode regular novamente, (só nao regule com o carro em movimento pq vc amassa o parachoque num FDP que tava andando no meio da rua**)

 

*meu caso, hehe

 

Uma coisa para se pensar e o buraco para passar o fio do motor para dentro do carro, sabe? o meu de 35 ja passou meio apertadinho...será q o de 50 passa sussa?

 

 

Vc vai deixar a bateria de 55A com um cabo de 50?´pra q?

já troca a bateria de uma vez.....

 

daqui a pouco posto umas fotos da minha gambiarra pra por a bateria e o cabo..

 

espero que tenha ajudado..

Abraços..

:legal:

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O meu felline não funciona o sensor de limpador de vidros, nunca funcionou, tenho que colocar "para cima e para baixo" a vareta do limpador pra acender no comp. de bordo que o sensor está ligado.... pq será?

 

Como assim? O do meu velho funciona da seguinte forma. Pra ligar o sensor de chuva vc precisa por 1 pra cima na vareta, dai depois disso o limpador aumenta e diminui a velovidade conforme a chuva. E avisa assim que vc pos pra cima que o sensor está ligado.

 

Abraço.

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Zecca, o Kleber deu a idéia de passar os cabos (serão dois, um puxado do positivo e outro do negativo) por baixo do carro, para não ter que esburacar a lataria para entrar dois caninhos de 50 mm². Vou tentar ao máximo fazer isso, e pretendo conseguir. Não estou a fim de furar o carro... :P

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Passar por baixo seria o ideal, ainda mais com um cabo destes, so precisa isolar bem, tem umas borrachas de gas muito boas para isto, eu usava uma, mas nao por baixo do carro.

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Não façam escândalo :P ... o cabo não é essa grossura toda. O isolamento é de PVC, então ele fica um pouquinho de nada mais grosso que um 21mm² Pompéia com isolamento de silicone.

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Como assim? O do meu velho funciona da seguinte forma. Pra ligar o sensor de chuva vc precisa por 1 pra cima na vareta, dai depois disso o limpador aumenta e diminui a velovidade conforme a chuva. E avisa assim que vc pos pra cima que o sensor está ligado.

 

Abraço.

acabei de ir na concessionaria eles falaram que é normal, vc tem que ativar o sensor antes da chuva.. <_<

 

agora me pergunto, PORR* pra que ter um sensor de chuva se vc tem que ativar quando chove...

 

que nada a ver.....

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Não façam escândalo :P ... o cabo não é essa grossura toda. O isolamento é de PVC, então ele fica um pouquinho de nada mais grosso que um 21mm² Pompéia com isolamento de silicone.

pq vai voltar o negativo da bateria?

 

eu uso de 35 residencial tb.... nao é muito groço.. pelomenos o positivo vc poderia passar no lugar original....

 

 

vou tirar umas fotos e já volto..´perae...

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Grande Zecca!

 

É só vc largar o limpador de parabrisa na posição sensor ativado.

 

Aí se chove ele funciona automáticamente. Se não tá chovendo ele fica quieto...

 

Simples...

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Grande Zecca!

 

É só vc largar o limpador de parabrisa na posição sensor ativado.

 

Aí se chove ele funciona automáticamente. Se não tá chovendo ele fica quieto...

 

Simples...

mas se eu ligar o carro já com ele na posicao automatico nao funciona o sensor...

 

só funciona se eu desativar e ativar depois do carro ligado

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Vai lá, Zecca. Bate as fotos, dá close em tudo também!

 

Edit: vou puxar o negativo tambem da bateria para ter um ponto único de aterramento para tudo. Todos os equipamentos do som ficam no mesmo local de aterramento, que será o polo negativo da bateria, que já está interligado ao chassis do carro. O que acontece é que usando alguma outra parte da lataria, pode resultar em chiados/interferências no som, devido a uma coisa chamada.... ehr... esqueci agora, mas creio que seja indutância, ou diferença de algo, ou coisa do tipo. Diretamente falando, os pontos de aterramento podem apresntar diferenças entre si, acarretando em mau aterramento dos equipamentos.

 

Faz muito tempo que não mexo com som... [^]

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Não façam escândalo :P ... o cabo não é essa grossura toda. O isolamento é de PVC, então ele fica um pouquinho de nada mais grosso que um 21mm² Pompéia com isolamento de silicone.

acho que passa sim realmente nào é muito diferente o de 50mm...

 

só dou o conselho de nào tirar a borracha do lugar e colocar no cabo, e só depois encaixar a borracha com cabo e tudo no carro... vc nào ira conseguir encaixar a borracha depois...

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poxa...

 

faz tempo que rodo aqui nas lojas da Santa atras deste terminal

 

terminais034aw.th.jpg

 

 

os que eu acho, ou só é para um cabo grosso.... ou... só para dois só que mais finos

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Aí está a bateria. Detalhe para como terminal do borne positivo é estranho. Detalhe para o cabo que sai até uma caixa de distribuição lateral. Detalhe para o ponto de afixamento desse cabo nesta caixa.

 

batt015ni.th.jpg batt029vm.th.jpg

 

batt039ac.th.jpg batt042rc.th.jpg

 

batt050so.th.jpg batt060ga.th.jpg

 

batt074ia.th.jpg batt080fm.th.jpg

 

Eu devo puxar o cabo de alimentação principal direto do borne positivo da bateria, correto? Porque, ao meu entender, se eu puxá-lo do ponto de afixamento da caixa de distribuição lateral, eu estarei puxando de um cabo de bitola "fina", e ainda incorro no risco de "roubar" energia que deveria ir para a caixa de distribuição, resultando em malfuncionamento do carro.

 

Confere?

 

Felipe: compra lá no Wagner Somcuritiba, ele tá com promoção no par de terminais, saindo a R$ 60! :legal:

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Lucas,

 

antes de tesourar o terminal do bourne positivo da bateria...e analizando um pouco esta caixa da lateral direita:

 

batt060ga.th.jpg

 

 

tendo em vista tambem que no terminal, alem deste fio ( curto pakas), tem um outro fio que vai provavelmente para o motor de arranque.

 

nào seria uma boa, ao inves de tesourar o terminal... vc mesmo refazer esta fiação? mantendo o original intacto guardado em casa?

 

nào sei se me fiz entender...

 

 

mas... tenho muita dó de estragar :( .... e ainda mais um terminal tão pratico como este heheheh

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Não entendi. Você diz subsituir o fiozinho fino por um de bitola maior, para alimentar a caixa de distribuição? Se for fazer isso, terá que tesourar o terminal do mesmo jeito...

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Não entendi. Você diz subsituir o fiozinho fino por um de bitola maior, para alimentar a caixa de distribuição? Se for fazer isso, terá que tesourar o terminal do mesmo jeito...

nào... nào só ele como o outro fio que vai para o outro lado do carro tambem...

 

 

nào sei até onde aquele outro fio vai... mas... com certeza deve ter um outro conector na outra ponta dele....

 

a intensão é tirar o terminal positivo, juntamente com os seus cabos originais.

 

e substituir, nào só o terminal da bateria,como tambem os dois cabos original :)

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Aí você dobra meu trabalho!... :P

 

Achei umas fotos do Allanpk da instalação do carro dele:

fiacao02.jpg

 

fiacao03.jpg

 

fiacao04.jpg

 

fiacao05.jpg

 

Pelo que eu pude perceber, ele puxou da caixa distribuidora... queria ver como ficaram os terminais da bateria dele.

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Lucas, é como eu te falei... pega aquele terminal q vc já tem... puxa dele o 50mm, e também um 21mm. Esse 21mm vc liga no lugar onde está ligado o original, assim vc tira o chicote original e guarda pro dia que precisar voltar tudo ao normal.

 

Não tem complicação.

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Lucas, é como eu te falei... pega aquele terminal q vc já tem... puxa dele o 50mm, e também um 21mm. Esse 21mm vc liga no lugar onde está ligado o original, assim vc tira o chicote original e guarda pro dia que precisar voltar tudo ao normal.

 

Não tem complicação.

mas....

 

 

todos os fios são soldados no terminal positivo :huh: vai ter que cortar nào vai?

 

tirando a ideia o Allanpk, nào vejo outro jeito de colocar um terminal ali sem estragar o original, a nào ser trocar todo o terminal com aqueles dois fios originais e fazer outra fiação.

 

eu, ainda assim, apostaria na troca total desta fiação ai, eu seguiria aquele outro cabo ( ele contorna o motor num conduite bem parrudo) creio que ele se ramifica em mais um ou dois fios ( se ele se ramificar, será melhor ainda) acharia um terminal, desplugaria ele e colocaria outro no lugar.

 

se vc conseguir soltar os cabos do terminal original da bateria ( coisa que eu acho bem dificil) vc nào conseguirar prender eles de novo, na certa, se precisar prender o cabo no terminal original novamente, o terminal vai se partir com a pressão para prender os cabos.

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