Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duzas87

Para Os Entendidos... Duvidas

Recommended Posts

Postado em

Ae pessoal, estou intrigado em algumas duvidas..

Tipo, o turbo eu sei do que se trata agora para que manja com palavras faceis...

O Supercharges o q q se trata?

Intercooler, é um radiador de oleo certo?

Blower, é um pressurizador que aumenta a pressao do ar?

Me Expliquem quem tem paciencia e sabedoria e mais do que isso, humildade ekaekae..

Sou mto apaixonado como todos voces acho ekakea, esses dias tva vendo o overhaulin e falaram que instalaram supercharger num V8, dai me intriguei pra saber as diferencas..

Quem sabe ajuda ae pra explicar pra todos Valew fuiz...

Postado em

ai veio vou te explicar meio que na preça...

pois estou indo para a escola agora...

Bom...

1) Super charger é a mesma coisa que Blower só que ele nao sai do capo.

2) vc sabe que um carro precisa de O2 (oxigenio) (ar) e o intercooler serve para que o ar que a turbina esta mandando para o motor resfrie e fique mais comprimido (compacto, ocupe menos espaco), logo, cabe mais ar dentro do motor... e, seria um radiador de ar, ai passa ar da turbina .

3) o Blower é, vamos dizer assim, "tipo uma turbina", só que envez do ar que sai do escapamento ativar ele (girar o caracol para gira o outro e mandar ar)

ele é figado na correia...então quando mais vc acelera a correia roda mais rapido e gira, fazendo funcionar um compressor mecanico que manda o ar para o motor...

veio desculpe se não fui muito claro...

depois porto fotos para vc intender melhor...

isso é legal !

:legal:

Postado em

Hum, legal parece que to comecando ah entrar no eixo...

ent"ao o supercharger tbm é uma turbina, so que ao invés de funcionar pela pressao dos gases que saem do escape ele usa a propria rotacao do motor!!!!???

Entao supercharger e melhor q turbo !!! pega em todas rotações..

Mas e o blower q nao tem turbina !!!!

Postado em

Bom, o supercharger na verdade é uma nomenclatura que muitos usam para diversos tipos de compressores.

O blower, à rigor, não é um compressor, visto que ele não comprime o ar em seu interior. O que ocorre é que ele 'joga' em grande volume para dentro do coletor, onde ocorre uma compressão... Ele funciona com duas pás contra-rotantes em seu interior, que jogam o ar contra o coletor.

O compressor tipo parafuso é semelhante ao blower, porém ele comprime o ar em seu interior, pela ação de parafusos contra-rotantes. É o sistema do Fiesta supercharger, das Mercedes Kompressor.

O Turbo compressor usa gases do escapamento para mover uma turbina (turbo), que é ligada à um compressor... fácil

Existe ainda um tipo de compressor que usa uma carcaça fria (compressor), semelhante ao sistema 'turbo', porém ligado ao motor.

Melhor ou pior é uma questão de compromisso que demoraria muito pra explicar.. cada um tem vantagens e desvantagens.. os mecânicos não tem 'lag', mas roubam potência do motor.. o turbo esquenta o óleo, já que divide com o motor a lubrificação.. enfim.. cada um tem seus pontos.

Postado em

Legal interessante isso...

Em carros de maior cilindradas geralmente é supercharges ou blower o usado neh!

Geralmente

devem ser mto mais caros neh??

Postado em

preços eu não sei te dizer...

mas (foi até conhecidencia vc colocar isso)

conheci um cara que colocou um Blower em um Dodge POLARA...

que é tipo um passat é 4 cilindros...

aaaaaa isso saiu na FullPower...compre e leia velho, la tem foto para vc intender melhor ainda!

veio na verdade...

não tem quem é melhor entre turbo e Blower...

depende muito o do caso...

cada um em sua especificação...

eu acho isso:

Ex: V8 (blower), 4cilindros (turbo)

mas isso tb varia muito !!!

eeee...sim usa a rotação do motor sim !

vc ligou o carro ele ja ta funcionando

outra...

o Blower é instalado no coletor...

então tente imaginar um V8 onde o coletor é no meio do motor...

e em cima fica o Blower, em cima do Blower o carburador...

e em cima do carburador vai o escup(da entrada de ar)

a abertura de ar para a entrada no Blower é em cima do mesmo...

esse é o blower...

o super charger, não é em cima...

ele sai em um cano até o filtro...

como um carro normal (fiesta)

e tem o que o cara falo...que é igualzinho um turbo...

só que n~so tem coroa quente...

é ligado na correia.

falam que essa é a diferença...

mas é tudo igual os dois são COMPRESSORES MECANICOS

acho que ta mau explicado...

bom...é isso...

foto do Blower...

post-7-1142977836.jpg

Postado em

é mais ou menos isso que explicaram ae...

SuperCharger é um compressor de ar que funciona por correia. Ele apenas comprime o AR e manda pro carburador/TBI que trabalha com esse ar comprimido e faz a mistura correta, ou seja ele EMPURRA o ar.

O Bolower por sua vez trabalha APÓS o carburador/injeção, ou seja ele SUGA o ar já com a mistura e manda pros cilindros. Muitas vezes vem acompanhado do famoso Scoop que serve para sugar o ar do lafo de for do capô, Assim como o SuperCharger ele é movido por correia

O intercooler é um ESFRIADOR, seja ele de AR ou ÓLEO, tudo o que passa por dentro dele dissipa o calor e com isso garante melhor Durabilidade do motor. No quesito de aumentar a desidade do ar, nos carros turbos não chega a ser muito pois o ar entra a 120Graus e sai a 60Graus... muito acima da possibilidade de aumentar a densidade.

Para melhorar aconselha-se as Ice-Box onde aí sim existe queda elevada de temperatura.

O que é melhor entre Supercharger e Turbo? Acredito que por valores o Turbo seja melhor, infelizmente o SuperCharger tem limitações e os upgrades acabam saindo caros. A Parte boa do Supercharger é que em baixo giro vc tem a compressão de ar e consequentemente mais potência. O turbo no geral começa a gerar mais força no motor acima dos 2500RPM em média.

Postado em

Só uma coisa, não concordo com essa nomenclatura de Supercharger e Blower, na minha opinião são a mesma coisa, ambos "sopradores", como disse o Cacius. Exceção para os do tipo "Lysholm" (acho que é isso), de parafuso.

O Compressor Centrífugo é diferente. Ele é composto por uma caixa de fria de turbina ligada ao virabrequim por uma polia.

Fora isso concordo com o que disseram.

Postado em

Hum legal, bem proveitosas as explicações, valew.

Eu ja sabia como e aonde ficava os itens mais a foto caiu bem tbm...

E entao o supercharger nao gira tanto quanto uma turbina...

?? ou vira

thanks for all

Postado em
Hum legal, bem proveitosas as explicações, valew.

Eu ja sabia como e aonde ficava os itens mais a foto caiu bem tbm...

E entao o supercharger nao gira tanto quanto uma turbina...

?? ou vira

thanks for all

Como assim gira mais?

Postado em

Digo quanto as rotações da turbina, acho que um turbo gira mais que um supercharger pelo motivo do fluxo dos gases do escape ser mairo neh?

Ou to falando mer**...

Postado em
Digo quanto as rotações da turbina, acho que um turbo gira mais que um supercharger pelo motivo do fluxo dos gases do escape ser mairo neh?

Ou to falando mer**...

Bom... são sistemas diferentes, e isso pouco influênca.

Não sei bem, mas acredito que a turbina gire mais sim, mas não se ligue a isso.

A principal diferença é que o blower te trás potência e torque em todas as rotações, mas com menor potência de pico.

O turbo trás mais potência de pico e pior resposta em baixa.

Postado em

Os motores turbo-comprimidos ainda são os mais eficientes.

O turbo rouba "potência" ( Energia é o mais correto ) dos gases QUENTES do escape. E essa energia seria LITERALMENTE jogada fora para a atmosfera.

Já em outros sistemas de superalimentação, a energia que se ROUBA para fazer o sistema funcionar, é a do VIRA. Essa energia poderia ser utilizada para fazer o manco mover-se.

:legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...