Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Francowharf

Como Comparar Amplificadores Automotivos.

Recommended Posts

Caros amigos:

Eu gostaria de ver o resultado de um teste comparativo entre algums amplificadores automotivos,desde que esse fosse baseado em um método coerente,e convincente…

Eu teria algumas sugestões quanto a metodologia a ser aplicada:

Os testes poderiam ser efetuados por apenas “2 aparelhos por dia”(para evitar a fadiga auditiva),sendo esses embalados em em algum tipo de“habitáculo sigiloso”(caixa de papelão lacrada),apenas com as letras “A” e “B”,de forma que apenas os cabos estariam expostos para fora(sendo estes cabos ,da mesma marca,modelo e comprimento).

Quanto aos equipamentos de audio,eu recomendaria que este teste fosse efetuado com um “bom”equipamento residencial(CD,DVD,SACD,cabos,pre-amplificador e caixas acústicas),em uma sala ou algo parecido,de forma que se possa ter várias pessoas “experientes “analisando os amplificadores ao mesmo tempo.

Quanto aos ajustes,eu recomendaria que ambos estivessem ajustados com o mesmo “ganho”,no caso de se ter ajustes de equalizações,estes poderiam estar na posição central(Flat) para poder evitar diferenças nos testes.

Quanto ao tipo de música ,eu recomendaria um CD do “NOJIMA PLAYS LISZT”,da gravadora “REFERENCE RECORDINGS”,que considero uma grande referencia com um belo piano “STEINWAY”,e com um excelente intérprete.

Algums outros CDs de referencias poderiam ser utilizados para este teste tambem,dependendo da recomendação de cada um.

Aguardo sugestões para estes testes, neste tópico que estou abrindo agora.

Abraços.

Franco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué... Se o problema é testar, domingo que vem a gente pode fazer... Dentro da sua metodologia, com SACD mesmo (samsumg ou Pioneer), comparando com outros amps bons...

Aqui em bsb só temos um problema... não tem mais nenhum Wharf à mão pro teste... mas tem pelo menos 5 pessoas com vontade de fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que iria fazer o teste do jeito que você falou mas incluiria essa metodologia também como forma de complemento

Indo por uma metodologia simples, primeiro um umas lista com notas de 1 a 20 pra você já que por exemplo você escuto um modulo acho ele razoável da uma nota 5 escuto outro melhor dá nota 7 e outro bem melhor 9, e agora e se você escutar uma bem melhor qual a nota ? entendeu só para ter uma base para depois repassar mesmo as notas de 1 a 10 .

Bom a comparação vai ser em torno que qual quesito? Todos? Ou um por vez? Um quesito não influenciara no outro? O que você quer avaliar? Sensibilidade? Primeiro defina sensibilidade ....

Bom acho que se eu fosse fazer uma comparação ela seria feita assim ...

fora isso no quesito técnico não sei te responder, pois, não entendo nada de som ...sou um novato mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
acho que iria fazer o teste do jeito que você falou mas incluiria essa metodologia também como forma de complemento

Indo por uma metodologia simples, primeiro um umas lista com notas de 1 a 20 pra você já que por exemplo você escuto um modulo acho ele razoável da uma nota 5 escuto outro melhor dá nota 7 e outro bem melhor 9, e agora e se você escutar uma bem melhor qual a nota ? entendeu só para ter uma base para depois repassar mesmo as notas de 1 a 10 .

Bom a comparação vai ser em torno que qual quesito? Todos? Ou um por vez? Um quesito não influenciara no outro? O que você quer avaliar? Sensibilidade? Primeiro defina sensibilidade ....

fora isso no quesito técnico não sei te responder, pois, não entendo nada de som ...sou um novato mesmo

Acho que em relação à classificação, não tem erro... cada um entra com um bloquinho, e nele vai relacionando o que achou de cada amp, estabelecendo se foi melhor que o outro ou não, para que, ao final, tenha bem claro o primeiro ao último. Ouvindo 4 amps diferentes, em sequência, acredito que se chegue a uma boa comparação. Em seguida, atribui-se, por exemplo, 4 pontos pro 1o, 2 pro 2o, 2 pro 3o e 1 pro 4o. A somatória vai determinar o vencedor individual e em grupo.

Caso exista uma preferência especial por 2 amps, por parte do grupo todo, faria-se um tira teima apenas entre os dois, com mais faixas de teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Indo por uma metodologia simples, primeiro um umas lista com notas de 1 a 20  pra você já que por exemplo você escuto um modulo acho ele razoável da uma nota 5 escuto outro melhor dá nota 7 e outro bem melhor 9, e agora e se você escutar uma bem melhor qual a nota ? entendeu só para ter uma base para depois repassar mesmo as notas de 1 a 10 .

Acho que em relação à classificação, não tem erro... cada um entra com um bloquinho, e nele vai relacionando o que achou de cada amp, estabelecendo se foi melhor que o outro ou não, para que, ao final, tenha bem claro o primeiro ao último. Ouvindo 4 amps diferentes, em sequência, acredito que se chegue a uma boa comparação. Em seguida, atribui-se, por exemplo, 4 pontos pro 1o, 2 pro 2o, 2 pro 3o e 1 pro 4o. A somatória vai determinar o vencedor individual e em grupo.

Caso exista uma preferência especial por 2 amps, por parte do grupo todo, faria-se um tira teima apenas entre os dois, com mais faixas de teste.

Bom mais, caso seja entre quatro amplificadores, o primeiro seria beneficiado? Pelas questões de fadiga auditiva ou não? Mais uma coisa, esses amplificadores seriam de mesmo porte? Claro já que se fossem de portes diferentes o sistema responderia diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

Indo por uma metodologia simples, primeiro um umas lista com notas de 1 a 20  pra você já que por exemplo você escuto um modulo acho ele razoável da uma nota 5 escuto outro melhor dá nota 7 e outro bem melhor 9, e agora e se você escutar uma bem melhor qual a nota ? entendeu só para ter uma base para depois repassar mesmo as notas de 1 a 10 .

Bom mais, caso seja entre quatro amplificadores, o primeiro seria beneficiado? Pelas questões de fadiga auditiva ou não? Mais uma coisa, esses amplificadores seriam de mesmo porte? Claro já que se fossem de portes diferentes o sistema responderia diferente?

Duvido muito que em 4 amps se teria alguma fadiga apreciável, considerando 4 ou 5 faixas (não uma música inteira, mas parte delas) por amp... normalmente, as diferenças entre os amps são bem marcantes pra quem tá treinado já... é algo que aparece, algo que some, algo que sobra... dá pra levar numa boa. Mas pra evitar qq coisa que eu sugeri o tira teima... se 2 amps ficassem próximos (indício que então aconteceu uma "divisão" entre o grupo), então iria-se pro reteste, cego também.

Compartilhar este post

Link para o post
Aqui em bsb só temos um problema... não tem mais nenhum Wharf à mão pro teste... mas tem pelo menos 5 pessoas com vontade de fazê-lo.

Noh que a idéia ia ser boa, hain. Um teste em cada canto afim do país :)

Franco, teria interesse em nos emprestar algum amplificador (de preferência o "flagship") para que fizéssemos também o teste? De fato secou-se a fonte de wharfs aqui no cerrado...

Lembremos que em Brasília não temos juiz de nada, os testes se realizariam com/para/por "pessoas comuns".

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Seria uma boa, alguns itens a serem analisados: detalhamento, micro e macro, dinamica, graves, medios e agudos, timbre, etc.

Da minha parte me disponibilizo para qq ajuda.

Falow

daniel

Compartilhar este post

Link para o post
Seria uma boa, alguns itens a serem analisados: detalhamento, micro e macro, dinamica, graves, medios e agudos, timbre, etc.

Da minha parte me disponibilizo para qq ajuda.

Falow

daniel

Mas neste caso, teria-se que estabelecer um disco padrão... afinal, é sacanagem um avaliar microdinâmica com um disco, e em outro teste, todos os amps parecerem inferiores. Ainda daria uma base geral para comparações.

Bom, possível é. Se quiserem, esquematizamos tudo bonitinho, e cada grupo segue a risca os padrões.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei muito interessante essa metodologia pois os amps a serem testados estariam apenas com referências A e B, importante para evitar alguma auto-sugestão e aumentar a credibilidade do teste. Aprovado.

Já ouvi o CD de piano sugerido e confirmo que é uma excelente referência e ótimo para testar distorção harmônica do Amp ( normalmente aparece um som "rachado" nos alto-falantes quando o teste é feito com bastante atenção).

Gostaria de participar de um teste assim.

Sergio.

Compartilhar este post

Link para o post

Franco gostei da presença aqui no forum e quero que desbanque está palhaçada o mais breve possivel ...... naum tem como todo novato ir na onda dessa galera que faz teste disso teste daquilo e sem parametro......

Acho que o lugar exato deste teste seria a sala de paulo ramos .... como muitos sabem coisa de louco .....

Agora neste teste só vai faltar um jl 300/4 para desbancar a brincadeira mais se algum jlmaniaco como eu estiver de plantão por ai manda ver ai para mim com algo do tipo do meu ampl......

MarcusFT

** editado: usuário queimando a venda de outro = falta de respeito. Marcelomoti **

Compartilhar este post

Link para o post

O babaca, olha a minha cara aqui.

Não foi só uma vez que eu ouvi um Wharf, foram várias, e a opinião é unânime para todos que já compararam.

Essa foi a última vez que você me citou em vão.

Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Voces esquecem que som é gosto pessoal, o que pode ser bom pra um pode ser ruim pra outro, eu nao ouço com ouvido de ninguem.

Entao acho melhor o pessoal maneirar as opnioes que afetam outras pessoal, sou imparcial e nao gosto desse tipo de situação.

Precisamos de novas iniciativas de testes, mas nao podemos levar o resultado como verdade absoluta.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Um comparativo desse só tem a acresentar. Parabén pro Franco pra dar a idéia. Vindo do fabricante isso é importante.

Bom .. vamos a parte chata .. que sempre tem.

Num tem como descolar um JL pra colocar no teste não?

De quebra coloca o eclipse dele no rolo pra não ter dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Franco gostei da presença aqui no forum e quero que desbanque está palhaçada o mais breve possivel ...... naum tem como todo novato ir na onda dessa galera que faz teste disso teste daquilo e sem parametro......

Eu sei o que eu ouvi... e já formei minha opinião. Não vejo palhaçada nenhuma.

O teste vai ser muito bom pra confirmar... a não ser que o franco envie um novo modelo, as minha classificação ordinária se mantém.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o teste deveria ser feito com amps que tenham uma boa faixa de preço... comparando os JVC, Blau, enfim.. por que se colocar um Morpheus, MCC, Audison.. ai nao da..por que nao é todo mundo que tem "tempo" de pagar 2k, 3, 4k em um amplificador.. se for pra pagar isso em um amp. de carro sou muito mais fazer um valvulado pra colocar em casa e derepente ainda da pra espetar uma B&W 600 ai na brincadeira

Compartilhar este post

Link para o post
acho que o teste deveria ser feito com amps que tenham uma boa faixa de preço... comparando os JVC, Blau, enfim.. por que se colocar um Morpheus, MCC, Audison.. ai nao da..por que nao é todo mundo que tem "tempo" de pagar 2k, 3, 4k em um amplificador.. se for pra pagar isso em um amp. de carro sou muito mais fazer um valvulado pra colocar em casa e derepente ainda da pra espetar uma B&W 600 ai na brincadeira

Discordo. Acho que devem ser feitos testes com amplificadores que tiverem disponíveis. É só colocar o preço na frente. Se o amplificador de 5000 reais for melhor e alguém tiver interesse em comprar, pelo menos vai ter uma idéia do quanto melhor é o amplificador.

Seria possível usar um amplificador residencial de referência para comparação? Tipo, este amplificador residencial seria o valor 10 em tudo (dinâmica, detalhamento, transientes, etc) e os amplificadores automotivos seriam comparados com este. Se o automotivo for melhor em alguma coisa, terá nota 11 ou algo acima, porém acho isto difícil de ocorrer.

P.S. Para quem postar, não se esqueça de respeito nas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo. Acho que devem ser feitos testes com amplificadores que tiverem disponíveis. É só colocar o preço na frente. Se o amplificador de 5000 reais for melhor e alguém tiver interesse em comprar, pelo menos vai ter uma idéia do quanto melhor é o amplificador.

Seria possível usar um amplificador residencial de referência para comparação? Tipo, este amplificador residencial seria o valor 10 em tudo (dinâmica, detalhamento, transientes, etc) e os amplificadores automotivos seriam comparados com este. Se o automotivo for melhor em alguma coisa, terá nota 11 ou algo acima, porém acho isto difícil de ocorrer.

:+1

Se são todos concorrentes diretos, mesmo com alguma diferença de preço, tem que entrar na mesma panela.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo ate certo ponto com voce sim, mas nao podemos deixar de lembrar que MUITO mas MUITO provavelmente um amp de 5000 ira tocar melhor que um de 600 ~ 700.

Compartilhar este post

Link para o post
Se são todos concorrentes diretos, mesmo com alguma diferença de preço, tem que entrar na mesma panela.

Diferença bem grande ne Kleber, por que veja se entende o que eu quero dizer.. vou citar um exemplo.

Depois de um JVC 6700 (extinto) que podemos avaliar ele em ate 1.000,00 (mesmo achando um preço absurdamente abusivo) mas tudo bem... 1.000,00 depois dele vem o que de melhor ?? MbArt Morpheus ? sim por que nao.. ai ja sao 1.800,00..depois de Morpheus.. um MCC derepente.. sim tambem.. ja beiramos 2.500,00 no minimo. é isso que to dizendo..a diferença é grande demais no preços e pelo menos eu nao tenho coragem de pagar isso em um amplificador que vai no meu carro sendo que o som no meu carro nunca vai ficar do jeito que quero por que é um carro, tem uma serie de dificuldades de se fazer um acerto finissimo pro carro, e tem outra, correndo o risco de ser roubado como ja fui.. entao nao vejo mal algum em gastar 5, 6, 7k em som.. so que HOJE eu gastaria isso na minha casa.. sei que eu sou a minoria mas tem bastante gente que pensa que nem eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Diferença bem grande ne Kleber, por que veja se entende o que eu quero dizer.. vou citar um exemplo.

Depois de um JVC 6700 (extinto) que podemos avaliar ele em ate 1.000,00 (mesmo achando um preço absurdamente abusivo) mas tudo bem... 1.000,00 depois dele vem o que de melhor ?? MbArt Morpheus ? sim por que nao.. ai ja sao 1.800,00..depois de Morpheus.. um MCC derepente.. sim tambem.. ja beiramos 2.500,00 no minimo. é isso que to dizendo..a diferença é grande demais no preços e pelo menos eu nao tenho coragem de pagar isso em um amplificador que vai no meu carro sendo que o som no meu carro nunca vai ficar do jeito que quero por que é um carro, tem uma serie de dificuldades de se fazer um acerto finissimo pro carro, e tem outra, correndo o risco de ser roubado como ja fui.. entao nao vejo mal algum em gastar 5, 6, 7k em som.. so que HOJE eu gastaria isso na minha casa.. sei que eu sou a minoria mas tem bastante gente que pensa que nem eu.

Sim... mas o que dói é vc ter um amp de 600 tocando melhor que um de 1200... não é impossível...

Aliás... mesmo que um amp de 600 fique em terceiro, atrás de 2 de 1000 reais, ainda assim, ele vai estar à frente de algum concorrente dele... seria mais um patamar... além disto a comparação de prós e contras entre todos eles, pode dizer se um amp mais barato pode tocar parecido com outro mais caro.

Compartilhar este post

Link para o post
Voces esquecem que som é gosto pessoal, o que pode ser bom pra um pode ser ruim pra outro, eu nao ouço com ouvido de ninguem.

Discordo..... Fidelidade de audio NAO tem preferencia pessoal, ou eh mais fiel ou nao eh.

Se entra gosto pessoal, entao nao se trata de fidelidade de audio.

Acontece que como nada eh perfeito, o que vc tem que buscar eh, dentro das caracteristicas de um equipamento, aquele que tem caracteristicas que te agradam mais na hora que vc vai comprar um equipamento pra VC usar, e tambem buscar casar caracteristicas dos componentes de um sistema para atingir um resultado final bom, sem anular as qualidades dos equipamentos do sistema. Agora, nao confundir isso com dizer que certo equipamento eh mais fiel ou nao que outro.

Já ouvi o CD de piano sugerido e confirmo que é uma excelente referência e ótimo para testar distorção harmônica do Amp ( normalmente aparece um som "rachado" nos alto-falantes quando o teste é feito com bastante atenção).

Se fosse teste de distorcao harmonica, qualquer amplificador valvulado se sairia mal, o que nao eh o caso. Eh um otimo teste de distorcao por intermodulacao, isso sim, e tambem um otimo teste pra ver se o crossover de uma caixa acustica esta bem projetado, pois costuma explorar bem a transicao entre via de medios e de agudos.

Outro cd que eh bom pra testar distorcao por intermodulacao eh o cd Cantate Domino. Eh MUITO comum os amplificadores se embaralharem na hora que entra o coral todo com o orgao de tubos, a ponto de nao parecer dezenas de vozes independentes, mas sim uma "massa vocal", que tira totalmente a emocao de se escutar um cd desses, sem contar que na faixa 9 tem momentos de dinamica que, combinado ao problema do coral com o orgao de tubos, faz muito amplificador soar rachado.

E nao pode faltar alguma gravacao de orquestra. No cd Supersound da FIM tem algumas faixas que me tiraram o folego no sistema da Gamut, onde a tridimensionalidade do palco eh muito grande, nivel de detalhamento estupido, e dinamica que faz muito amplificador residencial hi-end abrir o bico.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...