Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zecca

Sobre, Frequencia, Filtros Passa Baixo, Passa Alto

Recommended Posts

Então pessual,

eu tenho um Pone + UXP +2 kits duas vias...

Eu Já regulei o ganho cetinho, mas me veio na cabeça agora, que eu nã sei direito regular essas coisas no pone..

queria saber como que eu posso regular os filtros e a frequencia ...

sobre o bass boost eu nem uso, decho ele no minimo.. ta certo?

cada kit está em paralelo, ... e o uxp está no bridge dos outros dois canais...

Obrigado..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou falar nada sobre o up, juro <_<

Cara, no seu amp vc deve ter opções de regulagem de sensibilidade de entrada, de ajuste de crossover, tanto em freqüência quanto em tipo (passa alta, passa baixa, full), além do bass boost.

Sensibilidade de entrada (o 'ganho'). Vc já ajustou, ok

Crossover, para o canal do sub, deixe em passa baixa (low pass, lp), e se não quiser voz saindo do sub, deixe abaixo de 120 Hz.. o ideal, para qualidade, é de 80 Hz pra baixo.. daí não sai praticamente nada de voz no sub.. mas.. isso é um referencial, regule conforme seu gosto.. mas .. sub é feito para tocar de 100~150 Hz pra baixo...

Canal do kit: em paralelo?? tem certeza? então vc está sem estéreo? ou está um kit para cada lado, o canal ligado no cross do kit... ou é um médio em paralelo com um tweeter? Bom.. estando um lado do carro em cada canal, beleza.

Crossover do estéreo. Coloque em passa alta (médios de 6' não vão responder descentemente em 40 Hz... ), na freq. que vc cortou o sub... se ainda assim o médio distorcer, suba um pouco mais.. tente equilibrar com o sub, pra 'completar' o espectro.. tipo, os dois em 80, ou ambos em 120 Hz.. evite deixar um 'buraco', embora se for necessário (tipo, sair voz no sub acima de 80 Hz e médio distorcendo abaixo de 120 Hz), dá pra fazer.. pq o carro já dá um 'up' nas freqüências baixas..

Bass Bosst. Dá um 'gás' no sub.. evite usar, pq este 'gás' implica em acabar 'achatando' a onda, ou seja, distorcendo.. como distorção em baixas freq. são difíceis de notar.. é um perigo pra queimar o sub...

Edit: evite usar o Bass Bost.. na verdade quis dizer pra não abusar.. hehehe.. dá pra usar de vez em quando, mas cuidado com o dedo no volume.. bass boost no máximo e volume no talo implica em sub fumando quase certo... a não ser que vc regulou a sensibilidade de entrada nestas condições...

Edit 2: agora me liguei que vc usa dois kits .. jhehehe.. entendi.. se cada lado (frente e trás) estiver em um canal, tá beleza. Pro crossover, continua valendo o raciocínio (mas eu ligaria o kit traseiro - se é que é traseiro- no player)

Compartilhar este post

Link para o post
Não vou falar nada sobre o up, juro <_<

Cara, no seu amp vc deve ter opções de regulagem de sensibilidade de entrada, de ajuste de crossover, tanto em freqüência quanto em tipo (passa alta, passa baixa, full), além do bass boost.

Sensibilidade de entrada (o 'ganho'). Vc já ajustou, ok

Crossover, para o canal do sub, deixe em passa baixa (low pass, lp), e se não quiser voz saindo do sub, deixe abaixo de 120 Hz.. o ideal, para qualidade, é de 80 Hz pra baixo.. daí não sai praticamente nada de voz no sub.. mas.. isso é um referencial, regule conforme seu gosto.. mas .. sub é feito para tocar de 100~150 Hz pra baixo...

Canal do kit: em paralelo?? tem certeza? então vc está sem estéreo? ou está um kit para cada lado, o canal ligado no cross do kit... ou é um médio em paralelo com um tweeter? Bom.. estando um lado do carro em cada canal, beleza.

Crossover do estéreo. Coloque em passa alta (médios de 6' não vão responder descentemente em 40 Hz... ), na freq. que vc cortou o sub... se ainda assim o médio distorcer, suba um pouco mais.. tente equilibrar com o sub, pra 'completar' o espectro.. tipo, os dois em 80, ou ambos em 120 Hz.. evite deixar um 'buraco', embora se for necessário (tipo, sair voz no sub acima de 80 Hz e médio distorcendo abaixo de 120 Hz), dá pra fazer.. pq o carro já dá um 'up' nas freqüências baixas..

Bass Bosst. Dá um 'gás' no sub.. evite usar, pq este 'gás' implica em acabar 'achatando' a onda, ou seja, distorcendo.. como distorção em baixas freq. são difíceis de notar.. é um perigo pra queimar o sub...

Edit: evite usar o Bass Bost.. na verdade quis dizer pra não abusar.. hehehe.. dá pra usar de vez em quando, mas cuidado com o dedo no volume.. bass boost no máximo e volume no talo implica em sub fumando quase certo... a não ser que vc regulou a sensibilidade de entrada nestas condições...

Edit 2: agora me liguei que vc usa dois kits .. jhehehe.. entendi.. se cada lado (frente e trás) estiver em um canal, tá beleza. Pro crossover, continua valendo o raciocínio (mas eu ligaria o kit traseiro - se é que é traseiro- no player)

O modulo tem regulagem independente pro sub e pros falantes....

queria saber uma frequencia qu eu ponho, tipo numeros...

o sub eu coloco em 45 Hz...

e os falantes?

Compartilhar este post

Link para o post
O modulo tem regulagem independente pro sub e pros falantes....

queria saber uma frequencia qu eu ponho, tipo numeros...

o sub eu coloco em 45 Hz...

e os falantes?

Cara.. lê novamente a resposta anterior... O.O

Duvido que os falantes do estéreo respondem bem em 45 Hz.. suba o corte deles e do sub, para não deixar buraco no espectro...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ja que a duvida do zecca foi resolvida vou aproveitar o topico para tirar uma duvida minha.

Qual a frequencia de corte do modulo para passa alta, passa baixa e full? Essa frequencia varia de modulo pra modulo ou é padrão?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Varia e pode ser variável.. hehee..

Alguns amps tem freqüências pré fixadas. Lembro que meu Tojo TMP 2080 eram 150 ou 80 Hz. Alguns amps vc seleciona se quer passa alta, passa baixa ou não usar cross (full ou by pass), e muda o ponto de corte (a freqüência onde vai ser o corte) por um potenciômetro, são os variáveis. Na minha opinião, os mais imprecisos (sem um rta fica só com o ouvido mesmo, já que geralmente tem só a indicação dos extremos, e não as freq. intermediárias). Tem também a opção do cartão, como Banda, Fosgate, que une a flexibilidade do potenciômetro com a precisão do corte fixo.. o preço é que vc precisa correr atrás de capacitores e ser bom no ferro de solda...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, no meu som que vou montar agora (1 UXP12" 400w rms+ par 6x9 100w rms) to pensando em usar 2 capacitores de 400uf ligados em serie para cortar um pouco o grave dos 6x9 e distorcer menos.

Pelo que eu entendi no site da autosom esses capacitores fariam um corte de 100hz para baixo. É isso mesmo?

E nesse caso, mesmo usando capacitores para corte seria melhor configurar o modulo em passa alta ou full?

Tambem andei vendo nos artigos da autosom que é recomendado usar capacitores para subwoofers, para evitar que eles toquem abaixo da frequencia de ressonacia. Será que vale a pena isso ou só colocar o modulo como passa baixa ja basta?

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
E nesse caso, mesmo usando capacitores para corte seria melhor configurar o modulo em passa alta ou full?

Tambem andei vendo nos artigos da autosom que é recomendado usar capacitores para subwoofers, para evitar que eles toquem abaixo da frequencia de ressonacia. Será que vale a pena isso ou só colocar o modulo como passa baixa ja basta?

Se vc tem a opção de fazer um passa alta pelo amp, não tem pq colocar capacitores nos médios.. faça o corte pelo amp e pronto.

Quanto ao sub, botar em passa baixa é uma coisa, e filtro subsônico é outra. O ideal do subsônico é ficar abaixo da Fb da caixa, para evitar descontrole de excursão do falante abaixo disso. É fundamental só para altas potências.. dá para fazer corte ativo, com capacitor, não sei se tem algum que vai dissipar toda a potência necessária...

Além disso , são poucas músicas que tem sons fortes abaixo dos 30 Hz, onde a maioria sintoniza as caixas.. então.. é desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...