Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias

[fotos] Sub Visteon Vsw-300 12" + Caixa Do Sepa

Recommended Posts

Postado em

sepacheco: To usando curva redonda de 90°, tá na foto lá.

working man: Vamo ver! Provavelmente não vai ser rápida que nem a LT, mas deve descer mais e ser mais plana, que são os meus objetivos pra ela. To curioso!

Climeira: Hoje usei algodão no ouvido e foi tranqüilíssimo, doeu nada. Economizei R$1! :P

CaponeRasta: O canal tá dado - loja Microfonia, Sta. Ifigênia 339.

Postado em

imag0018b1mn.th.jpg

Ambiente de trabalho: box do banheiro! hehehehe

imag0019b1kh.th.jpg

Mais uma da zona

imag0020b8oe.th.jpg

Cortes diagonáis, mto chato fazer isso. Corte em "bisel" que se chama né?

imag0024b0ts.th.jpg

Parafusando... O teto e o fundo ainda tão soltos.

imag0025b0rj.th.jpg

Já foi bastante parafuso pra prender a caixa!

Hoje eu parei porque 4 dos 5 pacotes de parafusos que eu comprei eram com ponta fenda em vez de philips... Que droga, vou ter que voltar lá a trocar.

Fora isso a tampa atrás tá bem torta, parece um paralelepípedo... Próxima vez vai muita lixa nela.

Postado em

Acabei de parafusar a caixa! Ficou torta pra caramba nas juntas da tampa do fundo, mas nada que muito silicone não resolva...

imag0028b5cn.th.jpg

Duto, fio e silicone no lugar

imag0034b8ys.th.jpg

Juntei tudo e fiz a primeira audição!

Primeiro: o duto não tava selado e soprou e vibrou pra caramba, encheu o saco. Selei ele temporariamente com fita isolante por fora mesmo e fui no carro do Caquito ouvir (o meu tá batido e na rua).

Segundo: mesmo com o duto selado, TÁ SOPRANDO! Que saco, vou ter que fazer oq o Climeira falou mesmo, 2 de 45°.

Depois desses inconvenientes e um alarme disparado na garagem quando tava ouvindo o duto de porta-malas aberto, começou a audição mais detalhada.

Missão Impossível: razoavelmente linear na faixa toda. Parece subir com um pouco mais de vontade do que desce. Eu tive um E2K, então tava acostumado com sub-graves estremecedores. O Visteon desce com vontade até uns 35Hz, depois só complementa até 30Hz e brinca abaixo disso. Acho que se o duto não tivesse soprando tanto, renderia melhor nos subgraves. Ainda vou descobrir melhor!

Bass, I Love You: a música mais DC possível, só serve pra testar Xmax do sub. Em geral, em todas as músicas ele não é de excursionar absurdos, ele é relativamente tranquilo. Se eu fosse chutar algo, diria que em média ele excursiona 1cm de pico a pico. Nas viradas loucas da música o sub pareceu que ia pular fora da caixa, e diria que ficou com 2cm de pico a pico.

Symphony X - Of Sins And Shadows: heavy-metal com pedal-duplo no bumbo muito rápido. O sub se mostrou muito rápido! Quando tá a batida do bumbo separada, é rápida e precisa. Quando toca a 200bpm, dá para identificar todas elas ainda, apesar de não estarem tão mais claras óbviamente. Muito satisfatório de qq maneira!

La Ley "Unplugged" - Dia Cero: balada de uma banda chilena ao vivo. Linha de baixo forte e clara, passeou por todas as frequencias com muita musicalidade. Mais uma vez mostrou clareza nos graves mais alto, enquanto tocava bem os subgraves, mas sem "força" que nem o E2K.

Sine Sweep: Enquanto tá nos graves, tá ok. Quando desce nos subgraves, o duto sopra com vontade... Só confirmou minha hipótese.

Conclusão: sub equilibrado, músical e rápido. Não pareceu descer com muita vontade: presente, mas não forte. Pode ser duto e vedação, alem de dizerem que amaciando os subs descem mais. Por enquanto ainda tenho que encarpetar e dar acabamento, e sanar algumas vedações do silicone que tão vazando.

É isso aí! Aprovado! :legal:

Postado em

Paulo Duto: não entendi uma coisa. Vc diz que o meu duto está curto? Ou que a curva faz com que ele fique curto? Somando tudo deu 45.5cm. De fato vou trocar a curva 90° por uma de 45º, mas só vou postar mais testes depois do carnaval.

Ah, por sinal, o encaixe do aeroduto com o tubo PVC, por dentro, não ficou perfeito, tem um degrauzinho. Isso ajuda a soprar?

Postado em

Matias

O Duto pode apresentar dois tipos de ruido

Ressonancia interna e sopro aerodinâmico

O Sopro desaparece conforme se baixa o volume,

Já a ressonancia tem ligação com o material do duto e o comprimento (dutos muito compridos tendem a ter esse ruido)

Experimente ir baixando o volume pra ver se desaparece, e o sopro é um FU, FU, FU em frequencias baixas, já a ressonância aparece em determinas frequencias e parece que o tem "areia" um som meio aspero.

Para resolver o sopro só aumentando a area de passagem, subindo a sintonia ou o tamanho da caixa.

A ressonacia requer que se forre o duto por fora com feltro e se aplique um pouco de acrilon solto dentro da caixa.

Cheque se não tem cordoalha batendo no cone, se o fio do falante não esta batendo nas paredes da caixa, ou se não tem algum vazamento

Tirando esse ruido a resposta lhe agradou ?

A Viston nao divulga o xmax desse falante, ai prever o deslocamento de ar pelo duto fica complicado.,..

Qualquer coisa grita

[]

Sandro

Postado em

sepacheco: Eu acredito que o barulho seja sopro e não ressonância, pois eu consegui ouvir em várias frequencias entre 30 e 50Hz, e abaixando o volume do player o sopro some.

Sendo assim, vc me deu 3 alternativas: aumentar a área do duto (que já é 4"!), subir a sintonia (diminuir o duto?) ou aumentar o volume da caixa (que não dá, já que ela já está construida).

Vou tentar primeiro trocar o joelho 90° por 1, senão 2 de 45° e ver se resolve. Se não resolver, daí a gente ve o tamanho do duto.

Quanto a resposta, foi o que eu disse antes: rápido, musical e desce razoavelmente. Vamos ver como ele se comporta depois de amaciado, deveria descer mais, certo?

Paulo Duto: Acho que a espuma que vc falou é justamente para sanar ressonâncias que o sepacheco falou. Como disse acima, vamos ver como fica com 45°!

Postado em

Hoje dei uma segunda audição no sub junto com o Caco. Ouvimos bastante meu sub e depois pusemos o Panther dele devolta para comparar.

Symphony X realmente concordamos que o sub é MUITO rápido. Engraçado que quando o bumbo dá batidas simples, o meu sub responde seco e FORTE, ficando uma batida seca gostosa do bumbo. Working man vai gostar muito dele! hehehe. No final da música, pensamos que o sub é "mono-nota", mas a próxima música desmentiu isso.

Roxette - Place Your Love: uma baladinha de violão com baixo. O sub se mostrou muito musical! Comparando com o Panther denovo, pareceu que ele subiu mais linear, sendo que umas escalas no violão o sub "mesclou" muito mais gostoso com o pézinho do Caquito do que o Panther dele. Muito agradável MESMO! Outras viradas da música que tinham subgrave do baixo o Visteon e o Panther deram aproximadamente o mesmo SPL, oq mostra que as 12" do Visteon não tão descendo forte entre 30-40Hz... <_<

Nas músicas teste de bass o Caquito tb comprovou o que eu tinha visto ontem: 20Hz o sub mal toca e excursiona que nem louco. 30Hz ele mal se mexe, parece que só "vibra parado", mas com SPL razoável: deve ser ressonancia com o duto. 40Hz pra cima excursiona e toca normal.

Realmente o duto soprando ta enchendo as paciências, e talvez ele mesmo esteja impedindo do sub descer tudo oq pode. Depois do carnaval eu TENHO que arrumar!

O Caquito comparou o Visteon como sendo um UXP com mais musicalidade e VELOCIDADE e menos SPL. Eu não ouvi muito UXP, então não sei dizer.

Conclusão da segunda audição: p.uta boa compra! To muito feliz! []

Postado em

Bom... não preciso acrescentar mais nada... :D...

Mas que se a resposta do sub de 12" da Visteon é assim... eu imagino o de 10". Tá bom que se esse já não desce legal o de 10" então vai fazer cócegas!

Mas quanto a ter colocado o sub visteon + kit visteon... eu achei muito interessante.

Preciso ouvir de novo o UXP numa caixa legal pra confirmar o que eu disse (mas ainda sim, muita certeza no que eu disse). Memória sonora sux hard :(.

Eu ainda acho que deveria amaciar melhor esse sub... sei lá, nota-se uma diferença meio estranha quando se ouve de novo a mesma música (depois que foram ouvidas várias no meio das duas vezes).

Postado em

Se for essa curva

26110505.jpg

Não é ela

Essa não deve ser usada

26240506.jpg

Experimente ins 300 g de Acrilon solto dentro da caixa.

esse sub tem FS alta, era de se esperar não descer...

Encurtar o duto vai reduzir o sopro, mas vai fazer o falante descer menos

Para aumentar a area de passagem é trocar o de 4 por dois de 3 , mas vai ficar BEM comprido..

[]

Sandro

Postado em

Sandro, na verdade eu vou trocar o 90° por 1 ou 2 de 45°, acho que tem profundidade suficiente para fazer a curva larga.

26210500.jpg

E quando a Fs, ela não é tão alta assim: 30Hz. Se considerar que o E2K tem 27Hz e o UXP 32Hz, deveria descer um pouco mais que um UXP. Só o 12 NAR-1 que é bem mais baixo que esses (26.5Hz).

Postado em
http://autosom.net/artigos.asp

Clica em Calculando caixas acústicas

A página não pode ser exibida

Há um problema com a página que você está tentando acessar e ela não pode ser exibida.

--------------------------------------------------------------------------------

Tente o seguinte:

Abra a autosom.net home page, e procure os links para as informações desejadas.

Clique no botão Atualizar ou tente novamente mais tarde.

Clique em Pesquisar para procurar informações na Internet.

Você também pode ver uma lista de sites relacionados.

HTTP 500 - erro interno do servidor

Internet Explorer

Não ta abrindo a página do Calculando caixas acústicas...

pasmafaute

Postado em

Sepa: acabei nem comprando joelho 45°. Comprei um tubo curvo, cortei e montei no lugar do original!

imag0036b0gg.th.jpg

R$26 nesse tubo curvo... Facada!

Coube milimétricamente na caixa!

Só que ainda não testei pra ver se some o sopro.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...