Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
celtaSPL

Diferença entre caixa Selada e caixa Dutada!!!

Recommended Posts

Ae galera blz?!??!?!

Gostaria de saber qual a diferença entre caixa Selada e caixa Dutada?!?!?!?!? Me ajudem.....

Quais os pontos fortes e os fracos de cada uma.....alguém aí que manje pode me ajudar????

Valew glr.....espero ajuda!! :)

Abraços

"CeltaSPL"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja fiz um topico parecido, espero que ajude. Acho q caixa selada eh mais pra qualidade, pois tem uma batida mais seca. Olha ai:

Selada/Dutada

Compartilhar este post

Link para o post
Ja fiz um topico parecido, espero que ajude. Acho q caixa selada eh mais pra qualidade, pois tem uma batida mais seca. Olha ai:

Selada/Dutada

As caixas bass reflex utilizam a onda traseira do falante para reforçar a reprodução atraves de um indutor acustico, o duto.

Com isso você consegue aumentar o SPL e o sustain do grave.

Porem precisa ser bem calculada quanto a sintonia.

Na caixa dutada você consegue moldar a resposta de frequência alterando o volu e a sintonia do duto.

A Caixa suspensão acústica usa o ar dentro da caixa como limitador de excursão do falante. sua sintonia é dada unica e exclusivamente pelo volume. Tende a ter resposta mais plana em volumes menores que a dutada, porem raramente adiciona ganho ao grave e a resposta de frequência é mais limitada, pois existe as limitações mecânicas do falante á serem observadas, quanto maior a caixa mais baixo ela responde entretanto caixas seladas muito grandes podem danificar o falante pois não "prendem" ele direito. a maior vantagem da caixa selada é o controle sobre o grave com indice de attack time alto e dacay baixo pois é mais "rápida" em retornar o falante a posição original e deixá-lo pronto a receber uma nova solicitação.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

acho q eu nao gostaria de uma caixa dutada. Nao gosto daquele boooooooooooooom, prefiro aquela batida forte, seca e rapida.

Compartilhar este post

Link para o post
acho q eu nao gostaria de uma caixa dutada. Nao gosto daquele boooooooooooooom, prefiro aquela batida forte, seca e rapida.

Só colocar uma sintonia mais baixa e um volume menos que não fica boooooom

dá pra fazer bass reflex que só faz tuc... ;)

è só saber trabalhas com ela... fica ao gosto do fregues...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

mas ai ficaria melhor que uma selada? E como seria uma bandpass? valeu sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

mas ai ficaria melhor que uma selada? E como seria uma bandpass? valeu sepacheco

Olha eu particularmente gosto mais da dutada, principalmente pra falantes nacionais. é uma caixa muito flexivel com o incoveniente de ficar um pouco maior..

Uma caixa band pass é a combinação de duas caixas acusticas visando controlar a reprodução de frequências ou seja fazendo que que a caixa reproduza de x herts á x hertz, e não de x herts até onde der como as dutas e seladas.

A Banda pas pode ser a combinação de uma caixa selada + uma dutada (4.a ordem) ou de duas dutadas (6.a ordem) com um falante entre elas.

Outra vantagem das caixas band pass é reduzir a distorção acustica e o roll up da caixa , já que essas características tem que ser bem averuiguadas em caixas dutada.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: só falei asneira...

Editado por Guijs

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o assunto é dutada X selada, aí vai uma dúvida que eu tenho.

É o seguinte: tenho uma selada que deve ter (acho) uns 35lts com um bravox pIIe 4+4 DE 10" 180WRMS.

Essa caixa foi moldada na lateral da mala com fibra e MDF.

É possível colocar um duto nela sem alterar as dimensões da caixa e conseguir um reforço dos graves? Ela também está revestida com manta acrílica.

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte: tenho uma selada que deve ter (acho) uns 35lts com um bravox pIIe 4+4 DE 10" 180WRMS.

É possível colocar um duto nela sem alterar as dimensões da caixa e conseguir um reforço dos graves? Ela também está revestida com manta acrílica.

Olha, dar até dá, mas nao vale a pena... pq o reforço nao vai ser mt grande e vc vai perder mta qualidade... vai ficar com um pico enorme!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, dar até dá, mas nao vale a pena... pq o reforço nao vai ser mt grande e vc vai perder mta qualidade... vai ficar com um pico enorme!

:unsure: mas a idéia do duto não é reforçar os graves? :unsure:

porque então eu teria um pico enorme?

Compartilhar este post

Link para o post

:unsure: mas a idéia do duto não é reforçar os graves? :unsure:

porque então eu teria um pico enorme?

Olha uma simulaçao no winISD... usando o premium IIe export 10" 4+4

a linha amarela é a caixa original, com 35L, selada

a linha verde é a caixa original furada pra virar dutada, com 35L, sintonia em 27,5Hz, com dois dutos d 4,70 x 35,17cm... e um grande pico em ~69Hz...

premium.gif

EDIT: bom, como minhas imagens nunca saem direito... o endereço pra ver ela é (copia e cola):

guilherme.5.sites.uol.com.br/Imagens/premium.gif

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

Olha eu particularmente gosto mais da dutada, principalmente pra falantes nacionais. é uma caixa muito flexivel com o incoveniente de ficar um pouco maior..

Uma caixa band pass é a combinação de duas caixas acusticas visando controlar a reprodução de frequências ou seja fazendo que que a caixa reproduza de x herts á x hertz, e não de x herts até onde der como as dutas e seladas.

A Banda pas pode ser a combinação de uma caixa selada + uma dutada (4.a ordem) ou de duas dutadas (6.a ordem) com um falante entre elas.

Outra vantagem das caixas band pass é reduzir a distorção acustica e o roll up da caixa , já que essas características tem que ser bem averuiguadas em caixas dutada.

[]

Sandro

As BP 4.a Ordem você também não consegue "controlar" o ponto final das frequências, isto sendo possível nas BP 6.a Ordem, só um adendo ae....

Compartilhar este post

Link para o post

tem como uma selada reforçar os graves e ter graves rápidos ao mesmo tempo?

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico, fiz no WinISD a simulação de caixas dutadas e seladas para o sub JL audio 12W7, a selada tem a resposta plana mais começa a ficar bom la pros 60Hz ja a dutada é a mesma coisa só q responde bem tb em frequencias bem mais baixas.....tava pensanu em colocar dois desse subs no eclipse com o intuito de ter um bom SPL mais assima de tudo muita qualidade....sera q é melhor colocar na selada ou na dutada?????alguem q mexe no winISD ajuda aê.....

Compartilhar este post

Link para o post

Particularmente gosto da selada, uma vez que aprecio o grave seco e intenso que tem como caracteristica um som preciso e uma vibração pra dentro. Porém a Dutada tem um som mais extenso, e pra fora é ideal, dependendo das caracteriscas do falantes...

Editado por wollyangra

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que alguém já deve ter tido essa dúvida...

mas, o que aconteceria se usar 2 caixas diferentes no mesmo carro.

Ex: 1 ICE e 2 BP, um numa selada e o outro numa dutada, sintonizadas diferentes? :huh:

Embolaria? :ol

Ficaria razoável? Conseguiríamos uma maior definição nos graves de ataque numa caixa complementadas pelo subgrave da outra?

Como ficaria o delay das duas? iam ser diferentes, mas prejudicaria o conjunto?

acho que é uma dúvida no mínimo curiosa...

valeu, vivendo e aprendendo, principalmente lendo os hot topics! a galera aqui é show heim? Parabéns! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
aproveitando o topico, fiz no WinISD a simulação de caixas dutadas e seladas para o sub JL audio 12W7, a selada tem a resposta plana mais começa a ficar bom la pros 60Hz ja a dutada é a mesma coisa só q responde bem tb em frequencias bem mais baixas.....tava pensanu em colocar dois desse subs no eclipse com o intuito de ter um bom SPL mais assima de tudo muita qualidade....sera q é melhor colocar na selada ou na dutada?????alguem q mexe no winISD ajuda aê.....

Vc por acaso pode me dizer qnto esta saindo cada JL W7?? vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que alguém já deve ter tido essa dúvida...

mas, o que aconteceria se usar 2 caixas diferentes no mesmo carro.

Ex: 1 ICE e 2 BP, um numa selada e o outro numa dutada, sintonizadas diferentes? :huh:

Embolaria? :ol

Ficaria razoável? Conseguiríamos uma maior definição nos graves de ataque numa caixa complementadas pelo subgrave da outra?

Como ficaria o delay das duas? iam ser diferentes, mas prejudicaria o conjunto?

acho que é uma dúvida no mínimo curiosa...

valeu, vivendo e aprendendo, principalmente lendo os hot topics! a galera aqui é show heim? Parabéns! :legal:

UP

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a diferença entre uma e outra é exatamente isso que o Sandro falou. Eu peqgei um caso no Recife que a pessoa queria por em um gol quadrado 2 Selenium Bass de 10" (modelo antigo).

Pra resumir, em outras palavras, a selada é ótima pra quem busca qualidade, e a dutada pra quem quer ter um grave de qualidade e forte (dependendo da configuração).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...