Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

suzinltda

Vaso 2v, Bateria, Cabo Alternador Dá 13,8 V

Recommended Posts

Srs.

 

Tenho aqui um vaso 2v, uma bateria 200 amp 12v, o cabo que vem do alternador.(este cabo vem após 2 reles de 70a e dá 13,8v).

 

Imagino que a ligação correta seria - no borne na bateria de 200amp ligar em série o vaso de 2v e o cabo do alternador e deste mesmo borne a saída para o porta fusíveis. Daria então 2V vaso serie 12V bateria = 14v. O alternador apenas ajuda na amperagem.

 

Estava pretendendo ligar no borne do vaso de 2v fazer a ligação serie da bateria de 12v, meter o cabo do alternador no borne positivo da bateria e daí a saída para o porta fusíveis la do borne do vaso. Talves fique assim - bateria+alternador 13,8 serie vaso 2v= 15,8v.

 

Peço opiniões de entendidos em elétrica ou quem já tenha feito tal ligação.

Agradeço a atenção porventura dispensada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é...

 

como vc vai carregar os vasos e a bateria depois? tendo em vista que a soma de tudo chega a quase 16 v e vc só tem 13.8v para carregar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é...

 

como vc vai carregar os vasos e a bateria depois? tendo em vista que a soma de tudo chega a quase 16 v e vc só tem 13.8v para carregar?

Pra carregar um vaso, não sei o que usar, mas com o sistema desligado, vou ligar um carregador H'ork de 15 amp em lenta na bateria de 12v.

 

Veja se tenho 15,8v ligado pra alimenta o som é uma coisa. O que vc quer dizer carregar tudo? Eu só preciso carregar a bateria 12v 200amp (com o carregador 12v 15amp acho que umas 14 horas dá) e carregar o vaso 2V. Este sim, não sei como carregar. Por isso quelo deixa-lo na ponta da ligação deste sistema. porque assim toda a amperagem da bateria de 200amp vai passar por ele. Assim deduzo que ele fique meio "esperto".

 

Alguem mais poderia dar uma resposta com intuito de ajudar, sarcasmo eu dispenso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tu nao pode ligar o carro com o vaso auxiliar,

tem q fazer algum sistema pro vaso ficar isolado so pro som

Tá certo. Porque 15,8 v vai queimar tudo que é lâmpada no veículo. Quanto a outras interferencias acho que não tem. E uma S-10 dísel 1997.

 

Mas aquele cabo que vem do alternador é a única ligação com o veículo. E ele vem depois de dois reles simens de 70a. É 1º alternador, 2º Dois reles de 70a, 3º borne da bateria auxiliar.

 

Será que os reles não seguram a voltagem em 13,8 pra equilibrar com o alternador?

 

Será melhor instalar um diodo então, depois dos reles e antes do borne da bateria?

 

Mas tava aqui pensando. Veja o cabo alternador vai estar ligado no borne da bateria de 12v e deste mesmo borne positivo vai pro negativo do vaso. Então eu só vou ter 15,8 v no borne positivo do vaso. E neste borne vai ter unicamente o cabo para o porta fusivel.

Que tal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
procure topicos sobre os vasos auxiliares...

 

vai funcionar bem só enquanto estiver carregado

Certo. Aí que eu quero inovar (se aguentar). Ao invés de fazer o vaso ser o 1º e a bateria o 2º, vou colocar a bateria 1° e o vaso 2º, assim toda a amperagem da bateria (200amp) vai passar pelo vaso, ou seja, a primeira coisa a descarregar será a bateria, já a carga do vaso vai ficar sempre na dependencia da bateria.

Estaria correto isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
procure topicos sobre os vasos auxiliares...

 

vai funcionar bem só enquanto estiver carregado

Certo. Aí que eu quero inovar (se aguentar). Ao invés de fazer o vaso ser o 1º e a bateria o 2º, vou colocar a bateria 1° e o vaso 2º, assim toda a amperagem da bateria (200amp) vai passar pelo vaso, ou seja, a primeira coisa a descarregar será a bateria, já a carga do vaso vai ficar sempre na dependencia da bateria.

Estaria correto isso?

nào nào nào....

 

 

a partir do momento que os vasos estiverem ligados em serie com uma bateria de 12v, a bateria "deixará"de ser 12v e passará a ser 16v... independente da posição dos vasos antes ou depois da bateria,

 

mesmo porque, nào se esqueça, uma bateria de 12v nada mais é do que 6 vasos ligados em serie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
procure topicos sobre os vasos auxiliares...

 

vai funcionar bem só enquanto estiver carregado

Certo. Aí que eu quero inovar (se aguentar). Ao invés de fazer o vaso ser o 1º e a bateria o 2º, vou colocar a bateria 1° e o vaso 2º, assim toda a amperagem da bateria (200amp) vai passar pelo vaso, ou seja, a primeira coisa a descarregar será a bateria, já a carga do vaso vai ficar sempre na dependencia da bateria.

Estaria correto isso?

nào nào nào....

 

 

a partir do momento que os vasos estiverem ligados em serie com uma bateria de 12v, a bateria "deixará"de ser 12v e passará a ser 16v... independente da posição dos vasos antes ou depois da bateria,

 

mesmo porque, nào se esqueça, uma bateria de 12v nada mais é do que 6 vasos ligados em serie

Certo. Mas um vaso adicionado a 12 dá 14. E em se ligando a bateria em série no vaso de 2v, a resultante 14v será apenas no polo positivo do vaso. Pq no polo positivo da bateria continuará sendo 12v. Depois de ver quase que a totalidade de nossos caminhões, fazendo ligação de Cd players, Inter-clima e radio px puxados diretamente da 1ª bateria, posso garantir que tem-se 12 v na 1ª bateria e 24 v na 2ª daí vai pro motor de arranque e outros dispositivos 24v do caminhão(faróis, chicote da carreta). Então a bateria fica 12V, a unica alteração para 14v será no polo do vaso, e é isto que eu quero, apenas preciso saber se o vaso aguenta a passagem da corrente da bateria por ele, independente da voltagem. Pq istou imaginando que ele vai "ferver" ou derreter.

Alguem por favor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala suzin,

 

esquece que precisa carregar também o vaso... precisa então ter uma tensão de cerva de 1,5 a 2V acima do conjunto de 7 vasos (+-16.5V) tensão que o alternador não atinge, dificultado a circulação de corrente.

 

Se fizer desta maneira, carregando apenas a bateria, quando o vaso auxiliar estiver descarregado limitará a corrente (está em série) e a potencia gerada vai pras cucuia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fala suzin,

 

esquece que precisa carregar também o vaso... precisa então ter uma tensão de cerva de 1,5 a 2V acima do conjunto de 7 vasos (+-16.5V) tensão que o alternador não atinge, dificultado a circulação de corrente.

 

Se fizer desta maneira, carregando apenas a bateria, quando o vaso auxiliar estiver descarregado limitará a corrente (está em série) e a potencia gerada vai pras cucuia...

Queria que alguem sugerisse como eu poderia estar carregando este vaso?

Pq a bateria tranquilo, só tiro o conector que vai ao negativo do vaso e põe ela no caregador 15 amp por 14 horas no lugar original mesmo, o carregador é portátil. O veículo não é usado todo dia, não tem problema. Quanto ao alternador é só pra ele ajudar quando ligado o sistema, pra despejar 15,8v no rabo dos amplis. Porque o sistema todo é (cabo alternador[2 reles de 70a], vaso 2v, bateria 12v 200a) pro som, na ignição é uma 65a que quando "ignição" posição da chave ela participa nas ligações, mas em OFF fica isolada (esqueçamos ela, porque não interessa ao caso). Mas a saúde do vaso é que é caso preocupante. Alguem que teve, como deixar o vaso tinindo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
suzinltda, vê se estes topicos te ajuda em alguma coisa:

 

carregador de vaso auxiliar

 

 

vaso auxiliar

Realmente tem-se uma aula de eletronica naqueles topicos. Mas eu decidi que vou arriscar. Vou ligar o sistema como estou imaginando e pra carregar vou usar o carregador 15 amp com o borne positivo no vaso e o negativo na bateria ou seja vou usar um carregador 12 v pra carregar 14 v, nem que demore 24h.

 

Não quero desistir do vaso, pq as especificações de potencia dos amplis, dão um salto em virtude do aumento de voltagem, enquanto o aumento de A só estica o tempo de funcionamento. Tenho tb capacitor pra ajudar nessa historia, até esta a venda nos classi, se não vende-lo uso ele mesmo é que com o valor do fosgate eu pegava 2 tuning.

 

Agradeço pela indicação dos topicos, toda ajuda é válida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente um ola a todos ,trabalhei 11 anos na produção de baterias recondicionas desde a desmontagen ate a momtagem dela

e seguidamente me deparava com baterias que que por falta de carga acabavam voltando pra amaciar a placa desde ja adianto que quando o vazo auxiliar esgota por completo deve se repetir o processo de amaciamento que na placa formda e de 48 h de carga com um caregador automatico ou flutuante pois quando ele completar a carga ele fique em fultuação pde deixala conetado normalmente a bateria pois vc tem agora uma bateria 14 wolts eu carego meu vazo auxiliar normalmente conectado a bateria ja que usa um caregador profissional ate 60 wolts sempre me certifico se o vazo auxiliar fica fervendo quando esta em carga em iglaldade com os outros vazos da bateria quando morta a bateria leva ate varias horas pra começar a ferver ;então e arecem apartir desse momento que ela esta liberando o acido de volta pra a solução da bateria pra me certificar que a densidade de carga completa ja esta no limite adequado , eu uso um dencimetro que mede o grau de acides da solução, quando ele marcar 1250 graus de densidade e considerado carga completa mais que iso esceso de açido , a menos falta de carga ainda ,quanto a voltagem alta dificlmente dara prloblema no sistema eletrico pios o que traria avarias e se o regulador do aleterndor disparar em carregar alta amperagem dai poderia queimar lampadas ou sensores de injeção

mas pra evitar que a voltagem alta retorne ao sistema eletrico procuren um tecnico em eletrecidade e instale alguns diodos de que interompam a volta a da carga das baterias com vazo auxiliar pra o sistema do carro então usalos so nos modulos,procuren deixar o radio na bateria original do veiculo e usar um voltimitro da tarmps que corte a woltagem protegendo os modulos comtra o esceso de voltegem . ai eu garanto que não ira causar danos .......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala suzin,

 

esquece que precisa carregar também o vaso... precisa então ter uma tensão de cerva de 1,5 a 2V acima do conjunto de 7 vasos (+-16.5V) tensão que o alternador não atinge, dificultado a circulação de corrente.

 

Se fizer desta maneira, carregando apenas a bateria, quando o vaso auxiliar estiver descarregado limitará a corrente (está em série) e a potencia gerada vai pras cucuia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala suzin,

 

esquece que precisa carregar também o vaso... precisa então ter uma tensão de cerva de 1,5 a 2V acima do conjunto de 7 vasos (+-16.5V) tensão que o alternador não atinge, dificultado a circulação de corrente.

 

Se fizer desta maneira, carregando apenas a bateria, quando o vaso auxiliar estiver descarregado limitará a corrente (está em série) e a potencia gerada vai pras cucuia...

vou tentar te ajudar ,quando vc usar seu som por um periodo prolongado , se vc tiver baterias acima de 100 amperes o recomendavel desconectalas do cabo que tras a corente do alternador pois se o alterndor for de baixa amperagem ele pode danificar , acareta na queima do estator ,pode fazer com que o relegulador dispare e os terminais conectados no mesmo super aquecçam e gerar mal contato pois um alterndor mesmo cendo de 120 amperes não vai dar conta de caregalas com carga total vai dar apenas alguns minutos de carga normal . pois aconcelho acomprar um bom caregador ou uma fonte dai nem precisa usar vazo auxiliar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beto, a intenção pode ter sido boa mas.. olha a data do post.. fevereiro de 2006.. duvido que a dúvida não tenha sido sanada/resolvida! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beto, a intenção pode ter sido boa mas.. olha a data do post.. fevereiro de 2006.. duvido que a dúvida não tenha sido sanada/resolvida! :legal:

 

essas horas o vazo já expludiu a s10 pegou fogo, o fogo já apagou e tem até um pé de cebola no vazo []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...