Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavorl

Teste De Potência Audio Art 200.2t

Recommended Posts

Postado em

Bom fiz o teste com resistência de chuveiro. Em pleno domingo chuvosso sem ter nada para se fazer pequei umas resistências e fui medir o amp, pena eu não ter mais assim podia medir em 2ohms ou menos.

Resultado: em apenas um canal em 4 ohms = 29 volts de saida (ou seja 210w)

Em bridge 4 ohms = 39.5 volts de saida (os seja 390w)

*A diferença se deu ao se aplicar potência em apenas um canal ai a fonte se virá somente para este.

OBS:Bom depois do teste fiz um acerto nos ganho; peguei um faixa de 50hz que é justamente o ponto onde corto os pezinhos e ai com o cd player já cortando 50hz HP 24db, e coloquei ambos os canais com a mesma potência.

No primeiro momento regulei a saida para apenas 15volts = 56w, fui ouvir e ficou bom! Mas faltava algo mais; voltei lá regulei para 17volts = 72w, melhorou na hora! Mas as vezes se ouve musicas com gravação de baixa intensidade.

Ai que resolvi colocar 24.5volts = 150w nossa!!!! achei que os falantes não aquentariam. Mas pelo contrario ficou muito melhor o grave ficou mais envolvente e claro não é todas as músicas que coloco no mesmo volume, e sempre que noto alguma mudança no som, logo diminuo; procurando evitar o mínimo de distorção possível.

Ficou uma boa margem ai no player mesmo eu regulo a saida rca, diminundo os ganhos de saida de rca do player.

Aproveitando testei a saida rca do alpine e em flat ele deu 3.8volts com o volume no 35 e com ajustes de eq chegou a 5 volts.Detalhe ao diminuir o volume para o 30 a tensão caiu muito mesmo algo em torno de 2volts, isso tudo em flat.

Bom o que ficou meio duvidoso foi que: - A potencia testada com resistência é a mesma que os falantes estão tocando? Ou existe muita diferença?

Por que enviar 150 w para um pezinho eu sempre achei que eles não aquentariam 1 minuto e pelo que vi eles aceitaram bem um pouco menos que isso.

Postado em

Bom, a impedância do falante é algo mais complexo do que apenas 4ohms ou 2ohms. Esse valor é baseado em um cálculo, tipo uma média (presumo eu). Então não necessariamente vc estará mandando essa potência para o falante. Tem o lance de potência média tb...

Quanto ao nível da saída RCA, é normal essa queda brusca, visto que a tensão normalmente sobe exponencialmente mesmo.

EDIT: tinha dado QUOTE em tudo *duuh*

Postado em
Bom, a impedância do falante é algo mais complexo do que apenas 4ohms ou 2ohms. Esse valor é baseado em um cálculo, tipo uma média (presumo eu). Então não necessariamente vc estará mandando essa potência para o falante. Tem o lance de potência média tb...

Quanto ao nível da saída RCA, é normal essa queda brusca, visto que a tensão normalmente sobe exponencialmente mesmo.

EDIT: tinha dado QUOTE em tudo  *duuh*

Cada falante tem sua curva de impedância.

Algumas variam mais, outras menos.

Impedância, por definição, depende da freqüência.

Postado em

EDIT: tinha dado QUOTE em tudo  *duuh*

04.gif

Isso isso isso!!

Postado em

A impedancia de um falante eh medida em uma denominada frequencia, dos mids acho q eh 800hz, pois ela varia com a temperatura e com a frequencia.

Mesmo assim, cada falante tem o que chamamos de DC Resistance (resistencia da bobina em DC, onde nao existe frequencia). Nos meus JL D4, com impedancia em serie de 8 ohms, a DC resistance eh 7,32 ohms :legal:

Para o teste dele, com resistencia de chuveiro, a potencia eh quase isso mesmo, com uma margem de erro, pois a resistencia tb nao deve ter os 4 ohms certo.

[]s

Postado em
resumindo se eu tenho um falante de 50 tenho que mandar 100 nele para tocar realmente os 50 é isso?

Mais ou menos, depende da faixa de frequencia

O q acontece eh o normal em qualquer falante - Quando ele esta tocando fora de sua faixa de frequencia, sua impedancia aumenta muito, gerando uma resistencia a corrente naquela faixa ate o ponto q a corrente nao passa mais pela bobina = corte de frequencia

Eh por esse motivo que um sub nao toca 15 kHz :legal: Ele se autocorta acima de 1000hz

A potencia dos amplificadores eh especificada a 1khz - Com certeza em 80hz, ele manda menos potencia <_<

Postado em
aham mas pelo que li os amplificadores tocam mais conforme se baixa a impedância deles.

Cada amplificador tem uma impedancia minima, q geralmente fornece mais potencia

Associar falantes abaixo dessa impedancia pode gerar na queima do amplificador O.O

Tem gente q liga amps de 4 ohms em 2 ohms obtendo mais potencia :legal:

[]s

Postado em
Cada amplificador tem uma impedancia minima, q geralmente fornece mais potencia

Associar falantes abaixo dessa impedancia pode gerar na queima do amplificador O.O

Tem gente q liga amps de 4 ohms em 2 ohms obtendo mais potencia :legal:

[]s

desculpa me espressei mal quero dizer que o alto falante extrai mais potência do amplififcador queando toca em frequências mais baixas.

ex: ele em 1k hz toca 100w mas em 60 hz ele toca 150w.

Postado em
desculpa me espressei mal quero dizer que o alto falante extrai mais potência do amplififcador queando toca em frequências mais baixas.

ex: ele em 1k hz toca 100w mas em 60 hz ele toca 150w.

Pelo contrario, ele extrai menos potencia em 60hz do que em 1 khz. Por isso q os fabricantes especificam a potencia em 1khz, eh mais facil de vender. Isso eh padronizado :legal:

[]s

Postado em

Tem outra coisa que a galera tá esquecendo.

Vc mediu a potência com senóide, ou seja, potência máxima direto... Mas música é informação dinâmica, cheia de vales e picos. Em poucos e curtos momentos é que os falantes, quando tocando música, receberam 150 w. Além disso, ainda tem a curva de impedância, claro...

Postado em

Olá, eu ainda acho que deve ser medido com Pink Noise, tendo em vista que é um sinal próximo ao de uma música ... uma senoidal não é o que irá tocar no dia a dia, estou correto?

Tb não sei ao certo como proceder ... pasmafaute

Abraço!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...