Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wcn

Uxp 10"d2 Tocado Por Ab4100 1 Bobina/canal = 280w

Recommended Posts

Tava pensando em comprar um Banda 3.2 pra tocar um UXP de 10" quando me surgiu a seguinte idéia.

Ligar uma bobina de 2 Ohms em cada canal, o que dá 2x140W, 280W RMS, bem melhor que ligar as bobinas em série e usar o Bridge de 220W.

Será que fica legal?

Compensa pegar o Banda 3.2 por causa de 40W a mais? (lembrando que serão 400 reais no mínimo para isso).

Quais os prós e contra dessa ligação?

Uso o AB4100 pra tocar um kit 2 vias + um sub...

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tu ja tem o AB fica com eli e poe como vc disse 1 canal em cada bobina em 2 ohms.. s enao tem pega um 3.2 que é mais barato que o AB

unic contra qto a ligacao nu AB é que tem q acertar direitinho o ajuste doas ganhos dos canais pra nao ter diferença e danificar o sub

Compartilhar este post

Link para o post

Já indiquei essa opção outras vezes por aki.

Eu com certeza ligaria dessa forma. Pegava os canais 3 e 4 e mandaria um pra cada bobina do sub.

Qto ao ajuste, é só ajustar normalmente, como se fosse em bridge, afinal o ajuste é feito por "par" de canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tenho o AB...

Não sei se fui claro, vo tentar mais uma vez...

Dos 4 canais do AB usaria 2 pro UXP, um e cada bobina de 2Ohms, que resultam em 280W, e os dois outros pro kit. Não usaria nenhum em Bridge...

Alguém mais tem algo a dizer sobre essa ligação???

Prós e contras????

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem muita opção, ou eh isso ou liga em bridge, mas como vc disse daria so 220w, melhor ligar direto em 2ohms mesmo.

Quanto ao modulo eu acredito que este seu seja pouco pra um uxp, mas da pra ligar. Se você quiser e puder investir seria melhor ainda. Agora num sei, mas nao acho uma boa comprar banda. O bicho eh caro d+. Uns modulos que tem um bom custo beneficio sao os Boss Chaos, sao baratos e funcionam bem, veja na duti shop (www.dutishop.com.br) que la tem alguns pra vender, quem sabe algum sirva pra vc.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o usuário não for um joselito o sub até que terá uma vida útil razoável. o mesmo para o amp.

Compartilhar este post

Link para o post
Se o usuário não for um joselito o sub até que terá uma vida útil razoável. o mesmo para o amp.

Que tipo de problemas podem acontecer por ligar as bobinas em canais diferentes (e configurações de ganho obviamente diferentes, mesmo que com diferença mínima)?

Compartilhar este post

Link para o post

wem vez de ligar 1 canal por bobina liga em brigde todo amp somente no sub com certeza ira dar mais potencia do que apenas 280 wts

Compartilhar este post

Link para o post

rodizzi, o AB fornece um bridge de 220W @ 4 ohm, e não faz bridge em 2 ohm.

Sendo assim, você pode ter

dois canais de 100W @ 4 ohm (200W)

dois canais de 140W @ 2 ohm (280W)

um bridge de 220W @ 4 ohm (220W)

Com o bridge você só pode ligar como 2+2 ou 4//4 (ou até 4+4 né).

Já com os dois canais separados você pode ligar as bobinas separadas, e ter até 280W no bobina dupla de 2 ohm.

A dúvida é: alguém já fez isso? Fica bom? É perigoso danificar os produtos?

Compartilhar este post

Link para o post
rodizzi, o AB fornece um bridge de 220W @ 4 ohm, e não faz bridge em 2 ohm.

Sendo assim, você pode ter

dois canais de 100W @ 4 ohm (200W)

dois canais de 140W @ 2 ohm (280W)

um bridge de 220W @ 4 ohm (220W)

Com o bridge você só pode ligar como 2+2 ou 4//4 (ou até 4+4 né).

Já com os dois canais separados você pode ligar as bobinas separadas, e ter até 280W no bobina dupla de 2 ohm.

A dúvida é: alguém já fez isso? Fica bom? É perigoso danificar os produtos?

perigoso é, mas é so vc regular os ganhos precisamente iguais com um gerador de ondas ou no micro

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe que eu antes achava que tinha que ser exatamente igual o ganho, mas se não me engano vi o yamane mesmo dizendo que vc pode ligar até 1 bobina só do sub, desde que respeite a potência que ele aguenta. Por exemplo, um sub com 300Wrms de nominal e bobina dupla aguenta apenas 150Wrms de potência nominal por bobina.

Então manda ficha. Na verdade não tem ninguém melhor que vc mesmo pra saber como fica melhor. Liga a bridge, anda uma semana (já ouvi essa configuração e fica legal já), depois liga um canal em cada bobina e anda outra semana e volta aqui pra dizer pra gente se melhorou. O que você precisava saber daqui do forum é se é muito perigoso danificar o sub... já viu que não é.

Quanto à ligação, certifique-se de que está mandando o MESMO sinal pros 2 canais (sinal mono). Daí, se quiser regular certinho, tenha em mãos um multímetro e 1 cd com faixa de 60Hz (encontrado aqui mesmo no site da autosom.net, se não me engano. tem na realwooferexcursion.com tb). Daí regule o ganho visualmente e veja a tensão que está em cada canal com 60Hz tocando, então faça o ajuste fino.

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo tópico! []

em todos os outros posts anteriores que falam sobre este tipo de ligação

nenhum é conclusivo; apenas alerta para possíveis danos

em questão de sinais diferentes; ficam dúvidas no ar;

eu mesmo estava na dúvida em ligar minha corzus 1004 (duas bridges de 200rms)

uma bridge em cada bobina de um sub UXP 12" 4x4 e agora creio que decidi

afirmativamente;

obs: há alguns meses enviei um e-mail para o departamento técnico da

bravox e um certo osiel respondeu-me que eu poderia fazer a ligação

sem restrição de garantia.

vou efetuar esta ligação e postarei resultados em breve;

cordialmente Rômulo

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu entendi basta arrumar um cabo RCA que ligue as saídas RCA do player em todos os canais necesários, usando cabos Y para "duplicar" o sinal. Dessa forma não corre o risco de mandar sinal diferente pras bobinas.

Edit: Tinha esquecido que o controle de ganho do AB4100 era por par de canal! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, que confusão! Deixa eu tentar esclarecer essa questão do ganho.

Não tem como regular o ganho diferente para as duas bobinas (só se voce quiser muito fazer isso!!!), porque o AB não tem controle de ganho independente para cada canal, é um ajuste de ganho para cada 2 canias, logo, voce ajusta apenas um ganho e liga uma bobina em cada canal que utiliza apenas esse ganho. Assim esse problema desaparece.

Quanto a usar o AB só para o sub, para mim é inviável, pois preciso tocar mais um kit 2 vias. E também se voce para tocar só um sub não pegaria um AB, talvez um Banda.

Criei esse tópico para saber para ver se alguém já tinha feito essa experiência, ou se existe algum embasamento técnico que justifique as ligações.

Pelo que tenho lido aqui no fórum consegui concluir que:

1) Nesse caso, não há nenhum problema em fazer essas ligações (desde que feita corretamente).

2) Não sei até onde existe vantagem, porque parece que, teoricamente, a ligação "Bridge" é apenas a "soma" da potência em 2 Ohms, mas o que pode ocorrer é uma perda na potência total no "Bridge" por causa da fonte... não faço idéia do que se trata, mas parece que pode se perder um pouco da potência na ligação Bridge do que se ligar independentemente em 2 Ohms.

Eu pessoalmente acho que o Bridge do AB pode superar os 220W, ou então a potência em 2 Ohms é menor que os 140W, pois acho que o 60W dessa "diferença" é muita perda, 21%.

Finalmente, acho que só testando para se ter uma conclusão. Eu ainda não tenho o UXP, to com um Premium que é 4+4, e tá uma bobina em cada canal... Assim que eu pegar o UXP comento minhas impressões.

Falow

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...