Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FábioE.A.

Interferências de campo magnético no som

Recommended Posts

Alguns carros sofrem com interferência, no som, Eletromagnética, às vezes gerados pela ECU do carro, às vezes pela bomba de combustível e pelos cabos de vela.

Na Iasca, os carros da família GM, principalmente Corsa, sofrem com o problema de campo magnético gerado pela ECU do carro....

Soluções:

Melhor isolar a ECU?

Melhor defleccionar a onda?

Eu pensei no caso do Corsa, já que e Ecu não vem blindade, a solução seria isolá-la. Comprar um material isolante e revestir a ECU com a mesma, ou trocá-la de lugar (isso é possível?). Outra solução seria isolar todo o painel com papel alumínio, mas eu tenho lá as minhas dúvidas se isso funciona 100%. Para o caso dos cabos, o melhor é trocá-los por suprecivos. Já a bomba é difícil dar problemas, mas, no caso dela ou é isolação ou é uma nova.....

Para a ECU, qual a melhor solução?

Editado por Zetecclub

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista vc precisa fazer muitos testes, precisava ver por onde esta vindo a interferencia se é da alimentação ou dos cabos rca, o que pode ser feito é puxar tudo da bateria desde o terra para os amplis e a alimentação do cd, verificar se o sistema funciona sem ruido puxando os cabos por fora do carro, tentar usar um rca com melhor qualidade tripla bilndagem, as vezes apenas mudando o RCA de lugar pode melhorar e isolar bem com papel aluminio e isolar a ECU tambem ou apenas mudar ela de lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Na CarStereo do mês passado (acho) tem uma matéria sobre como mudar o módulo de injeção dos Corsa pra debaixo do painel (ps: ECU = módulo de injeção?!), impedindo interferências.

Compartilhar este post

Link para o post
No meu ponto de vista vc precisa fazer muitos testes, precisava ver por onde esta vindo a interferencia se é da alimentação ou dos cabos rca, o que pode ser feito é puxar tudo da bateria desde o terra para os amplis e a alimentação do cd, verificar se o sistema funciona sem ruido puxando os cabos por fora do carro, tentar usar um rca com melhor qualidade tripla bilndagem, as vezes apenas mudando o RCA de lugar pode melhorar e isolar bem com papel aluminio e isolar a ECU tambem ou apenas mudar ela de lugar.

Pessoal...

Lá vem o chato de novo....

Proteções FTP ou STP só evitam que o cabo emita radiações que podem induzir condutores adjacentes, mas não evita que o cabo seja induzido....

Embrulhar os cabos em Papel alumínio é fazer uma corruptela de proteçção FTP....

Interferencias Eletromagnéticas só são anuladas por um campo iguel e de fase invertida ou seja teria que fazer uma fonte geradora de interferencia oposta a central da injeção para que as emissões se anulacem por interferência destrutiva, só que ai você corrompe a eprom da central... ou seja quanto a central se não viar blindada de fábrica (Chumbo) á única coisa á fazer é passar longe...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
usar zinco na seria uma boa ideia?

Olha pra isolar uma fonte, teria que fazer uma gaiola aterrada de uns 6 cm de espessura, só que ai no carro você estaria jogando a interferencia pro chassi induzindo em tudo que estivesse ligado á ele... ou seja a solução é PASSE LONGE...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Olha pra isolar uma fonte, teria que fazer uma gaiola aterrada de uns 6 cm de espessura, só que ai no carro você estaria jogando a interferencia pro chassi induzindo em tudo que estivesse ligado á ele... ou seja a solução é PASSE LONGE...

[]

Sandro

eita

mas zinco(acho q é isso hehe) nao é usada em caixas acusticas residencias pra nao deixar o campo magnetico do imã dos falantes interferirem em televisoes por ex???

Compartilhar este post

Link para o post
Na CarStereo do mês passado (acho) tem uma matéria sobre como mudar o módulo de injeção dos Corsa pra debaixo do painel (ps: ECU = módulo de injeção?!), impedindo interferências.

Exatamente. ECU = módulo de injeção.

Sepacheco, mas, usando forrações e algumas técnicas, vc atenua o campo magnético, de forma que a blindagem do próprio cabo consiga evitar interferências... Ou não tem jeito mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente. ECU = módulo de injeção.

Sepacheco, mas, usando forrações e algumas técnicas, vc atenua o campo magnético, de forma que a blindagem do próprio cabo consiga evitar interferências... Ou não tem jeito mesmo?

Sim mas por mais papel aluminio e outras técnicas que usar vai conseguir o mesmo efeito de atenuação do campo que passar o cabo á uns 30 cm da fonte...

Acho válido quando não tem jeito de passar o cabo mais longe, nesse caso qualquer atenuaçõa é lucro !!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

nossa,como é bom pesquisar nesse forum... estou c/ o msmo problema, a centralina do meu corsa tá dando uma bela interferencia no meu zonzin q está no lado direito do carro.........

mas falando do papel alumínio, o ideal é que a parte mais "refletiva" esteja virada "pra fora" do cabo né??? ou é melhor dar uma volta com a parte mais reflexiva pra dentro e outra volta com a parte reflexiva pra fora??

deu pra entender a pergunta??

hehehe

Editado por Rasgado

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho, nao tenho problema algum de ruido no meu corsa wind 99....

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rasgado, recebi sua MP!

Bm, vc vai ter que tentar fazer outro esquema.

Compre cabos de tripla blindagem e refaça a fiação.

Tente passar todos os cabos bem longe da centralina, inclusive os de energia.

Pegue os cabos RCA e passe-os o mais longe possível da ECU, ou seja, jogue totalmente eles pra baixo do aparelho, pre dentro do carpete. Os RCA terão que ser de tripla blindagem também. Os cabos de sinal dos falantes terão que ser blindados, aliás, todos. Também faça o caminho ao contrário da Centralina. Não passe cabos de energia próximos aos de sinal. deixe o mais longe possível.

Bicho, se isso não funcionar, vc terá que forrar todo o local da centralina com papel alumínio, inclusive a parede do cofre. É o que o marcelo, juiz de áudio da IASCA sugere pra minimizar isso

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Rasgado, recebi sua MP!

Bm, vc vai ter que tentar fazer outro esquema.

Compre cabos de tripla blindagem e refaça a fiação.

Tente passar todos os cabos bem longe da centralina, inclusive os de energia.

Pegue os cabos RCA e passe-os o mais longe possível da ECU, ou seja, jogue totalmente eles pra baixo do aparelho, pre dentro do carpete. Os RCA terão que ser de tripla blindagem também. Os cabos de sinal dos falantes terão que ser blindados, aliás, todos. Também faça o caminho ao contrário da Centralina. Não passe cabos de energia próximos aos de sinal. deixe o mais longe possível.

Bicho, se isso não funcionar, vc terá que forrar todo o local da centralina com papel alumínio, inclusive a parede do cofre. É o que o marcelo, juiz de áudio da IASCA sugere pra minimizar isso

NOSSA,

nem tinha visto q vc tinha respondido aqui!!!

VLW!!!

seguinte:

a blindagem da centralina deve ser feita com a face mais reflexiva do alumínio voltada pra dentro né??

e a dos cabos de aúdio com a face reflexiva voltada pra fora né??

O CABO DE ENERGIA TAMBEM TB QUE PASSAR LONGE DA CENTRALINA??? PQ?

Existe algum cabo de audio blindado de fábrica ????????? onde eu acho em sp?

vc recomenda ou não aterrar na carroceria aquele fiozinho que passa no meio do RCA??

Cara muito obrigado msmo pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não sei exatamente como é feito isso miguinho, mas, se vc tiver como ir na etapa da ITM da IASCA ou perguntar pro Mr. Quality, acho que eles te respondem bem corretamente como é a aplicação disso...

Beleza?!

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...