Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wcn

Fiz o upgrade, Booster para MOSFET! (impressões)

Recommended Posts

Finalmente consegui fazer a mudança, troquei meus módulos Booster para MOSFET, e refiz a instalação... Vo descrever meu sistema e dar minhas impressões.

Carro: Civic 94 Coupê.

Player + falantes:

Pioneer 7780;

Bravox: CS60B + Triaxiais laranja + Premium 10" em uma bazuca.

Amplificadores:

Antes:

- Falcon: HS800S (4x50WRMS@4Ohm) ligados 2 canais pro Kit e 2 no outro módulo;

- Falcon: SW800T (1x200RMS@2Ohm) pro sub.

Depois:

- Audiobank 4100, ligado 2 canais para o kit, e 2 canais pro sub (1 em cada bobina de 4Ohms).

Impressões:

1) Qualidade - não achei nada maravilhoso comparado com os boosters, achei praticamente, se não igual.

2) Potência - consigo ir mais longe com o volume, sem distorções.

3) Graves - deficientes, pra mim ficou fraco ainda.

4) Audiobank - como esquenta! É normal esquentar assim???

5) Controles - agora tenho controle independente do sub, e posso usar HPF e LPF direto do player.

Instalação:

Essa eu acho que foi a mais beneficiada, pois fui ver os cabos de energia que estavam instalados e pasmem, se tivessem 4mm² era muito, e ainda o positivo era mais grosso que o negativo, isso para dois boosters que teoricamente utilizariam até 50A. Agora instalei um Pirelli de 10mm² que é pra até 50A. Agora acho que ficou legal.

Agora falta regular o ganho do amp no PC, hoje ainda vou fazer o circuito atenuador e amanhã brinco com isso.

Conclusão:

Não sei ainda se valeu a pena os 500 reias no Audiobank 4100, pois quase não notei diferença (ou não notei nenhuma).

Estou desanimado e desmotivado...

Possíveis futuros upgrades:

- Caixa dutada;

- UXP de 10", será que vai me dar diferença? Só troco se conseguir um emprestado pra tocar, chega de jogar dinhero fora.

- Banda 3.2, até pensei nele só pro grave, mas acho que o sistema elétrico original não vai aguentar, sem contar a questão do dinhero...

Perguntas:

1- O Audiobank esquenta bastante mesmo?

2- O que eu deveria esperar com a mudança que fiz? Será que estava com muitas expectativas?

3- Existe algum jeito de melhorar usando o que já tenho? Uma caixa dutada melhora legal?

4- Uma caixa dutada dá diferença significativa comprada a bazuca?

Valew pessoal... :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o grave esta fraco pq vc ligou uma bobina por canal troca este sub por um bobina simples de 4 ohns ou um bobina dupla de 2 ligados em serie e faz ligaçao em brigde

Compartilhar este post

Link para o post

Cara fikei meio sem palavras pro teu caso, pq eu sai da mesma situação que vc.

Eu tinha um falcon sw1600t empurando dois subs da falcon, comprei o audio bank 4100 e liguei dois canais pra stereo e os dois subs no bridge e ao contrario do seu caso, pasmei, pois com 220 w do audio bank pros subs eu consegui um grave igual senão maior do que com os 400 do falcon.

Agora eu acredito que com uma dutada seu sub iria render mais do que com a sua basuca.

Qto a questão de ele esquentar , é normal, eu conversei com o tecnco lá da audio bank mesmo e ele me falou que era normal, pois o meu eskenta bastante tb.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, quanto à melhora absurda de qualidade que vc estava esperando e não veio, realmente o mosfet oferece menos distorção, mas não muda muito o som não. Pelo menos eu que saí de um booster também para um RF 4.6x não notei assim uma melhora logo de cara. O que achei de cara foi a menor distorção, menos ruídos e sumiu aquele agudo granulado do booster. Mas não foi de nada de cair de costas não.

A mudança mais drástica que já fiz foi a troca do Pioneer pelo Alpine. Aí sim notei uma diferença muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, quanto à melhora absurda de qualidade que vc estava esperando e não veio, realmente o mosfet oferece menos distorção, mas não muda muito o som não. Pelo menos eu que saí de um booster também para um RF 4.6x não notei assim uma melhora logo de cara. O que achei de cara foi a menor distorção, menos ruídos e sumiu aquele agudo granulado do mosfet. Mas não foi de nada de cair de costas não.

A mudança mais drástica que já fiz foi a troca do Pioneer pelo Alpine. Aí sim notei uma diferença muito grande.

Eu também tinha um sistema e mudei-o completamente

Carro: Uno Mille EX 98/99

Falantes iniciais, Hbuster M610 na frente

Hbuster no tampão o mais forte, e com crossover

Sub Hbuster, aquele prateado bonito...

Modulo: Corzus, o de 5 canais, na qual vai um para o sub.

Sistema atual:

Bravox CSP60B

Bomber Penta

Roadstar RS4510 Power One

UXP 12D2

Conclusão: a potencia aumentou bastante, já que o Power One é bem mais forte que o Corzus, já em termos de qualidade, é algo que se nota só na hora, apos 5 minutos de som, é tudo igual. Assim percebi com o Modulo Booster para Mosfet, e Hbuster para Bravox...

[]

Emerson

Compartilhar este post

Link para o post

Então... A melhora que eu esperava é porque li muito no forum que o MOSFET é absurdamente melhor tal e coisa... Notei que agora as configurções de equalização mudara bastante. Tenho um som bem agradável com o eq. e flat, os controles de sub pelo player agradam bastante, achei melhor os cortes do player que do amp...

Enfim... To curtindo o amp, minha namorada acho que melhoro legal... Vai ve que o ouvido dela é melhor que o meu.

Quanto ao player, eu até gostaria de pegar um 860, acho um player bacana e com recursos legais, qual seria o Alpine equivalente? Com MP3, TA, etc...

Falooow

Compartilhar este post

Link para o post
Então... A melhora que eu esperava é porque li muito no forum que o MOSFET é absurdamente melhor tal e coisa... Notei que agora as configurções de equalização mudara bastante. Tenho um som bem agradável com o eq. e flat, os controles de sub pelo player agradam bastante, achei melhor os cortes do player que do amp...

Enfim... To curtindo o amp, minha namorada acho que melhoro legal... Vai ve que o ouvido dela é melhor que o meu.

Quanto ao player, eu até gostaria de pegar um 860, acho um player bacana e com recursos legais, qual seria o Alpine equivalente? Com MP3, TA, etc...

Falooow

Com certeza isso é coisa de ouvido... Não que seja uma falha sua, mas tem gente que enxerga melhor, que ouve melhor, que detalha melhor...

Com certeza vc trocar um booster em um sistema por um Mosfet bem configurado vai te dar muito mais detalhamento para ser ouvido...

Cara, acho que no caso dos graves realmente seu sub em uma (eca) bazuca é o problema... Tenta mudar (para efeito de testes) em alguma loja...

Uma dica.. Som automotivo é algo interessante pois vc sempre está em upgrade, sempre trocando, melhorando, aprendendo... Com certeza vc vai conseguir notar a diferença de um booster pra um mosfet bom, é só questão de tempo... :)

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

vale lembrar tmb que os boosters consomem muito mais que os MOSFET...entao o sistema eletrico do seu carro agradece...

e quanto ao 860...é show de bola! vai sem medo.... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes.....

- PRIMEIRO A ALIMENTAÇÃO DE 10MM PARA O AUDIOBANK NAO É EFICIENTE. PARA UM AMP COM FUSÍVEL DE 50A TEM QUE USAR CABOS DE 16MM.

- SEGUNDO: VOCE TEVE UMA SENSAÇÃO DE GRAVE DIFERENTE NO MOSFET PQ COMO ELE NÃO DISTORCE COMO O BOOSTER, DÁ UM SOM MAIS LIMPO NOS GRAVES E NÃO PRODUZ VIBRAÇÕES QUE O BOOSTER CAUSA E POR ISSO VC TINHA UMA IMPRESSÃO QUE O OUTRO TOCAVA MAIS. OUTRA HIPÓTESE É QUE SE VC REGULOU ERRADO O GANHO DO KIT E DO SUBWOOFER TAMBÉM PODE ESTAR TENDO A IMPRESSÃO QUE O SUB ESTÁ TOCANDO MENOS.

- SE VOCE TROCAR A CAIXA PODERÁ APROVEITAR MELHOR SEU UPGRADE. A DIFERENÇA ENTRE BOOSTER E MOSFET É SEMPRE PERCEPTÍVEL, A MEDIDA QUE FOR MEXENDO MAIS EM SOM, VAI FICAR MAIS CRITERIOSO E COM OUVIDO MAIS AFINADO.

- COM CERTEZA EU VERIA DIFERENÇA COM ESSA MUDANÇA QUE VC FEZ. TENTE LIGAR O OUTRO NOVAMENTE. VAI VER QUE O QUE TINHA E O QUE TEM AGORA.

Compartilhar este post

Link para o post

a diferenca é absurda, acho que ai vai de ouvido e percepcao

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q seu ouvido estragou com a qualidade do som de amps boosters...

A diferença é enorme...

Compartilhar este post

Link para o post
Acho q seu ouvido estragou com a qualidade do som de amps boosters...

A diferença é enorme...

:lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos por partes.....

- PRIMEIRO A ALIMENTAÇÃO DE 10MM PARA O AUDIOBANK NAO É EFICIENTE. PARA UM AMP COM FUSÍVEL DE 50A TEM QUE USAR CABOS DE 16MM.

- SEGUNDO: VOCE TEVE UMA SENSAÇÃO DE GRAVE DIFERENTE NO MOSFET PQ COMO ELE NÃO DISTORCE COMO O BOOSTER, DÁ UM SOM MAIS LIMPO NOS GRAVES E NÃO PRODUZ VIBRAÇÕES QUE O BOOSTER CAUSA E POR ISSO VC TINHA UMA IMPRESSÃO QUE O OUTRO TOCAVA MAIS. OUTRA HIPÓTESE É QUE SE VC REGULOU ERRADO O GANHO DO KIT E DO SUBWOOFER TAMBÉM PODE ESTAR TENDO A IMPRESSÃO QUE O SUB ESTÁ TOCANDO MENOS.

- SE VOCE TROCAR A CAIXA PODERÁ APROVEITAR MELHOR SEU UPGRADE. A DIFERENÇA ENTRE BOOSTER E MOSFET É SEMPRE PERCEPTÍVEL, A MEDIDA QUE FOR MEXENDO MAIS EM SOM, VAI FICAR MAIS CRITERIOSO E COM OUVIDO MAIS AFINADO.

- COM CERTEZA EU VERIA DIFERENÇA COM ESSA MUDANÇA QUE VC FEZ. TENTE LIGAR O OUTRO NOVAMENTE. VAI VER QUE O QUE TINHA E O QUE TEM AGORA.

Então, eu dei uma consultada em alguns catálogos (incluive o da Pirelli disponível na internet) e lá encontrei que cabo de 10mm suportam com segurança os 40A requisitado pelo AB (que usa 2 fusíveis de 20A);

Na verdade o ganho eu ainda não regulei, coloquei ele na posição intermediária (pois o player fornece 2,2V e o AB vai de 750mV a 4V), a olho mesmo, pois segunda feira vou regulá-lo com computador, só um detalhe, motei o circuito e descobri que meu potenciômetro está com problema :angry: .

A questão da caixa vou verificar, pois ainda pretendo trocar de sub, até porque não posso ligar o meu no Bridge pois é bobina dupla de 4Ohms, por isso tá uma em cada canal.

Já a questão de critério é complicado... Pois acho que o som de carro com teoricamente mais qualidade que eu já tive oportunidade de escutar é o meu próprio.

Religar o sistema antigo para comparar? Fora de cogitação... Desmontar aquela po*** de carro é muuuito chato!!! Quando mechemos num Palio dum amigo meu era moleza... Já o Civic é bem ruim de desmontar, o player mal cabe no painel com os cabos, tem que fazer uma ginástica para ele entrar... Acredite se puder.

Segunda vou fazer o acabamento das instalações, regular tudo certinho e tirar uma fotinhos...

Bom, uma coisa todos tem que concordar, que o Audiobank é bem mais bonito que os Falcon é indiscutível... hehe

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

é... o ouvido dele esta "sujo"...

quando ele se acostumar com um mosfet, não hoje nem amanha, mas sim daqui 1 mes ou dois, ele nào vai aguentar escutar o que ele tinha antes

escutar booster novamente, será só em caso de ultima necessidade heheh

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só o fator segurança que entra no caso da bitola de 10mm...Para o sub dar aquele pancadão o amp precisa da corrente na hora, não depois...hehe...pra isso serve um fio de 16mm com menor resistência...

E fora as perdas de potência...qto menor a tensão, menor a potência que o amp vai liberar...

Compartilhar este post

Link para o post

Jura que não ouviu a redução de HISS e a melhora de agudos e médios ?

Ouça com atenção, o nivel de Hiss Diminui MUITO, e o som fica mais articulado e detalhado.. isso é MUITO perceptivel, a não ser algum problema de instalação...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

- COM CERTEZA EU VERIA DIFERENÇA COM ESSA MUDANÇA QUE VC FEZ. TENTE LIGAR O OUTRO NOVAMENTE. VAI VER QUE  O QUE TINHA E O QUE TEM AGORA.

é... o ouvido dele esta "sujo"...

quando ele se acostumar com um mosfet, não hoje nem amanha, mas sim daqui 1 mes ou dois, ele nào vai aguentar escutar o que ele tinha antes

escutar booster novamente, será só em caso de ultima necessidade heheh

[] :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Ouça com atenção, o nivel de Hiss Diminui MUITO, e o som fica mais articulado e detalhado.. isso é MUITO perceptivel, a não ser algum problema de instalação...

[]

Sandro

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença realmente é enorme...

Qd não entendia nda de som comprei booster achando que era um super negócio, depois que troquei completamente de som, com um power one... o 6X9 que eram uma mer** ficaram bons o som vai no máximo sem distorsão... isso pra mim já foi demais na época, sem falar na qualidade e definição de ajudos, graves e médios...

Agora uma coisa que conta e muito é o seu instalador...

Algo de errado tem no seu som

Abraços,

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

eu me lembro quando usava um booster da stetsom e mudei pro Oritron, parecia q eu usava o som com a tecla "ATT" sempre acionada, o som ficou mais nítido, a clareza do som apareceu.

e não ficou mais o hiss ccomo o sandro falou :P

vc vai ver com o tempo seu ouvido ficou mau acostumado :lol:

tenha paciência, q ele agora esta tentando se adequar a outro nivel de som :lol: :lol:

é só pra descontrair, vc vai ver a diferença com o tempo!!

wendell

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, to tentando fazer tudo pra notar a diferença... Quero ouvir alguém que use boosters num sistema parecido com o meu. Tenho um amigo que tem, mas só em São Paulo, quem sabe em breve...

Por hora vou terminar o acabamento e regular o ganho amanhã de manhã... Hoje fiz o circuito atenuador, vai até uma foto (do celular) dele ai:

atenuador.jpg

Só que acho que o fdp do vendedor me vendeu um potenciômetro logarítimico e não o linear... mas paciência, acho que com ele vai dar pra regular..

Só queria saber se alguém sabe como usar o TrueRTA... Acho que tem que ser registrado para usá-lo né?

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...