Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spetz

Troquei Cebolão e Valvula termostatica

Recommended Posts

Olá pessoal. Semana passada resolvi ir p/ a baixada com minha Elba CSL 1.6 e estava tudo tranquilo.

Quando eu fui voltar antes de chegar no trecho de serra notei a temperatura acima do nominal que é 90 graus. Quando vi batendo 110 graus parei o carro e fui ver o que era. Tinha dado uma "pré fervida" e a ventuinha não tinha ligado. Ai peguei um pedaço de fio de cobre rigido e liguei nos conectores da ventuinha mantendo ela ligada direto.

Depois voltei pro carro e continuei andando com carro. Ai quando andei com carro reparei que a temperatura estava novamente subindo ate os 110 graus e depois a valvula termostatica liberava agua pro radiador e a temperatura caia pra 90 graus. Normalmente passando dos 90 graus ja era pra ventuinha ligar mas ali no caso ela estava ligada direto e a temperatura estava subindo alem dos 90 graus.

Quando peguei trecho de serra vi a temperatura chegando oscilando nos 110 graus e depois de um certo tempo caia nos 90 graus. Ai certa hora quando vi batendo 130 graus parei o carro e chamei o guincho.

Chegando em casa eu ja fui comprar valvula termostatica nova e interruptor termostatico novo e acabei trocando.

Na garagem fiz testes, tirei todo o ar do sistema e esta como um "reloginho", passa um pouco dos 90 graus e a ventuinha ja liga.

Mas quando esforço o motor a temperatura fica absurda, chega a dar uma "pré fervida". Ta batendo os 130 graus se eu deixar. Nunca foi assim, sempre esforcei o motor e ele nunca passou dos 90 graus.

O que pode ser, junta do cabeçote foi pras picas ou é a bomba d'agua ? Notei que no selo dela não tem vazamento e agua some do sistema e pelo que parece quando esforço o motor não tem circulação de agua pq so fica vapor no bloco.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
leva num mecanico......

ta misturando agua no oleo?? ta vazando agua??

Vc conhece algum bom mecânico ehehehe ?

Eu ja estou cansado de levar em "mexanicos" curiosos "entendidos" de "a ar" e "AP". No Brasil é assim, não tem mecânico de gabarito e preparados, so tem mexanico apertador de parafuso e sem arruelas na maioria das vezes :ol :lol:

Eu tenho tanto trauma de levar em mecanico por que uma vez meu carro estava com problemas de marcha lenta. Ai sabe que o caboclo fez pra tentar deixar o carro com marcha lenta. Arrancou todo o embolo da valvula termostatica. E o problema na realidade era numa valvulazinha que circula os gazes no coletor de admissão, o desgramado nem sabia que carro a alcool precisa ter coletor aquecido, achava que o carro tinha que trabalhar quente.

Vou verificar a agua, mas pelo que parece ela ta meio turva, penso eu que é sujeira do bloco mas talvez possa ser que seje oleo mesmo.

Vlw cara, e se vc conhecer um mecânico que tenha boas referencias eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
leva num mecanico......

ta misturando agua  no oleo?? ta vazando agua??

Vc conhece algum bom mecânico ehehehe ?

Eu ja estou cansado de levar em "mexanicos" curiosos "entendidos" de "a ar" e "AP". No Brasil é assim, não tem mecânico de gabarito e preparados, so tem mexanico apertador de parafuso e sem arruelas na maioria das vezes :ol :lol:

Eu tenho tanto trauma de levar em mecanico por que uma vez meu carro estava com problemas de marcha lenta. Ai sabe que o caboclo fez pra tentar deixar o carro com marcha lenta. Arrancou todo o embolo da valvula termostatica. E o problema na realidade era numa valvulazinha que circula os gazes no coletor de admissão, o desgramado nem sabia que carro a alcool precisa ter coletor aquecido, achava que o carro tinha que trabalhar quente.

Vou verificar a agua, mas pelo que parece ela ta meio turva, penso eu que é sujeira do bloco mas talvez possa ser que seje oleo mesmo.

Vlw cara, e se vc conhecer um mecânico que tenha boas referencias eu agradeço.

aqui na minha região conheço varios q entendem mto...e q sempre resolvem os problemas dos meus mancos... já ai no ABC não sei....

mas sei la.. espera alguem q manja entrar aki e veremos...

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm...

Sujeira entupindo algum canal... É uma hipótese.

Algum local pode estar deixando o manco "perder pressão" no sistema... Isso faz a água ferver rapidinho., vamos dizer...

Falta de fluído, bomba d´agua defeituosa, correia mal tensionada, etc...

Vc só sente "falta" de refrigeração em altas cargas, né? Veja essas últimas possibilidade...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Hmmm...

Algum local pode estar deixando o manco "perder pressão" no sistema... Isso faz a água ferver rapidinho., vamos dizer...

Vc só sente "falta" de refrigeração em altas cargas, né? Veja essas últimas possibilidade...

Exatamente, pego estrada, dou uma andada um pouco mais forte e o carro ja começa a querer ferver.

Não descarto a hipotese de ser falta de fluido.

Estou pensando ate em desmontar a bomba d'agua e verificar o estado dela. A hipotese da sujeira tbm é valida, o antigo dono desse carro eu acho que o desgramado nunca colocou fluido e nunca trocou a agua. Lembro que quando eu troquei a agua saiu "lama" de dentro do motor.

Obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Hmmm...

Exatamente, pego estrada, dou uma andada um pouco mais forte e o carro ja começa a querer ferver.

Não descarto a hipotese de ser falta de fluido.

Estou pensando ate em desmontar a bomba d'agua e verificar o estado dela. A hipotese da sujeira tbm é valida, o antigo dono desse carro eu acho que o desgramado nunca colocou fluido e nunca trocou a agua. Lembro que quando eu troquei a agua saiu "lama" de dentro do motor.

Obrigado pelas dicas.

Qnd vc der uma "bizú" nisso e me passa depois o que foi certinho, pode ser?

Compartilhar este post

Link para o post

aconteceu isso com a dakota

o problema era naquela mangueira q sai do radiador pro motor

mo prejuizo =/

ela chego a 125° e acabo queimando a junta tbm

mangueira nova e umas coisinhas a mais

vai acaba saindo quase uns 1.000 =//

so a mangueira.. q tem q vir de ctba.. vai sair uns 500-600 conto

Compartilhar este post

Link para o post

Vish pessoal, estava vendo e é a junta de cabeçote mesmo. Bom como eu ia trocar o cabeçote não sera tão doído assim, mas agora vo ficar a pé :(

Terça ja vo ir na retifica encomendar um cabeçote com dutos de saída de agua para o coletor de admissão e jogar a "valvula farfalati" na lata do lixo !!! Ta doido essa maltida valvula chega a roubar 15 pocotós. Visando deixar a performance dos CSL inferior as dos R eles meteram essa valvula FDP na saída dos gazes.

Compartilhar este post

Link para o post
Vish pessoal, estava vendo e é a junta de cabeçote mesmo. Bom como eu ia trocar o cabeçote não sera tão doído assim, mas agora vo ficar a pé :(

Terça ja vo ir na retifica encomendar um cabeçote com dutos de saída de agua para o coletor de admissão e jogar a "valvula farfalati" na lata do lixo !!! Ta doido essa maltida valvula chega a roubar 15 pocotós. Visando deixar a performance dos CSL inferior as dos R eles meteram essa valvula FDP na saída dos gazes.

oloko... q mancada da FIAT hein.....

mas q bom q já sabe o problema....

achou um bom mecanico no ABC??

Compartilhar este post

Link para o post

oloko... q mancada da FIAT hein.....

mas q bom q já sabe o problema....

achou um bom mecanico no ABC??

Bom mecânico eu ainda não encontrei. Eu tava pra levar numa mecânica especializada só em FIAT por aqui mas deu a zica antes de eu ir lá para remover o sistema de aquecimento do coletor atraves da valvula farfalati.

Vou mandar um mecânico conhecido da minha familia ("cobra em AP e a AR") apenas montar o motor pra mim, mas eu que irei atras do cabeçote novo. As regulagens eu farei num conhecido do Digo Garcia q entende bem dos Sevel.

Compartilhar este post

Link para o post

que bom que resolveu por hora seu problema spertz.

ei uma coisa sobre refrigeraçao que eu estava ouvindo outro dia, é a adiçao de liquido para a remoçao de detritos, a ferrugem que para carros velhos que formam a "terrinha no radiador" pode ser um veneno chegando a furar as juntas e terminar com a vida das bombas.

bom boa sorte com seu carro spertz...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema pode ser o mais inimaginavel! Se o seu carro está em ordem não tem como dar prolema! não tá entupido, ventuinha e valvula em ordem sem vasametos! então pode ser a alimentação ! ele deve estar admitindo mistura pobre: +ar -comustivel que causa principalmente superaquecimento na camara de combustão e em casos extremos pode até furar a cabeça do pistão, além de diminuir o rendimento e almentar o consumo!

de uma olhada na alimentação!

ou o problema pode ser o proprio relogio que está funcionando sem precisão!

Compartilhar este post

Link para o post
que bom que resolveu por hora seu problema spertz.

ei uma coisa sobre refrigeraçao que eu estava ouvindo outro dia, é a adiçao de liquido para a remoçao de detritos, a ferrugem que para carros velhos que formam a "terrinha no radiador" pode ser um veneno chegando a furar as juntas e terminar com a vida das bombas.

bom boa sorte com seu carro spertz...

Opa vlw cara

Quando eu arrumar tudo vo meter fluido no radiador.

13020 acho que problemas de falta não é pq o carro não esta dando falha nenhuma, se bem que o 2º estagio do meu bura esta desativado.

Mas vlw pela dica ai, vo dar uma olhada nisso tbm. Vlw a todos que tentaram me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

BOm é isso ae pessoal, passei esse FDS reparando meu motor e instalando o novo cabeçote e o problema era de junta queimada mesmo.

Ela estorou prox do 2º cilindro e a agua estava indo embora por lá. Tive muita, muita sorte de não ter dado calço hidraulico ehehehe. E alias, acho que o que cooperou para a junta ter estourado foi pelo fato do cabeçote estar rebaixado. MEdimos e o bendito estava com taxa de 14.5 e a falha do cebolão foi fatal para a coitada da junta.

Arranquei a maldita valvula Farfalati e instalei coletor de admissão aquecido por agua e o carro agora é outro ehehehe, esta muito agradavel, embora acho que que não dure 6 meses pois os cilindros estão espelhados e creio que logo terei de fazer motor :)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...