Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spetz

Troquei Cebolão e Valvula termostatica

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal. Semana passada resolvi ir p/ a baixada com minha Elba CSL 1.6 e estava tudo tranquilo.

Quando eu fui voltar antes de chegar no trecho de serra notei a temperatura acima do nominal que é 90 graus. Quando vi batendo 110 graus parei o carro e fui ver o que era. Tinha dado uma "pré fervida" e a ventuinha não tinha ligado. Ai peguei um pedaço de fio de cobre rigido e liguei nos conectores da ventuinha mantendo ela ligada direto.

Depois voltei pro carro e continuei andando com carro. Ai quando andei com carro reparei que a temperatura estava novamente subindo ate os 110 graus e depois a valvula termostatica liberava agua pro radiador e a temperatura caia pra 90 graus. Normalmente passando dos 90 graus ja era pra ventuinha ligar mas ali no caso ela estava ligada direto e a temperatura estava subindo alem dos 90 graus.

Quando peguei trecho de serra vi a temperatura chegando oscilando nos 110 graus e depois de um certo tempo caia nos 90 graus. Ai certa hora quando vi batendo 130 graus parei o carro e chamei o guincho.

Chegando em casa eu ja fui comprar valvula termostatica nova e interruptor termostatico novo e acabei trocando.

Na garagem fiz testes, tirei todo o ar do sistema e esta como um "reloginho", passa um pouco dos 90 graus e a ventuinha ja liga.

Mas quando esforço o motor a temperatura fica absurda, chega a dar uma "pré fervida". Ta batendo os 130 graus se eu deixar. Nunca foi assim, sempre esforcei o motor e ele nunca passou dos 90 graus.

O que pode ser, junta do cabeçote foi pras picas ou é a bomba d'agua ? Notei que no selo dela não tem vazamento e agua some do sistema e pelo que parece quando esforço o motor não tem circulação de agua pq so fica vapor no bloco.

Postado em
leva num mecanico......

ta misturando agua no oleo?? ta vazando agua??

Vc conhece algum bom mecânico ehehehe ?

Eu ja estou cansado de levar em "mexanicos" curiosos "entendidos" de "a ar" e "AP". No Brasil é assim, não tem mecânico de gabarito e preparados, so tem mexanico apertador de parafuso e sem arruelas na maioria das vezes :ol :lol:

Eu tenho tanto trauma de levar em mecanico por que uma vez meu carro estava com problemas de marcha lenta. Ai sabe que o caboclo fez pra tentar deixar o carro com marcha lenta. Arrancou todo o embolo da valvula termostatica. E o problema na realidade era numa valvulazinha que circula os gazes no coletor de admissão, o desgramado nem sabia que carro a alcool precisa ter coletor aquecido, achava que o carro tinha que trabalhar quente.

Vou verificar a agua, mas pelo que parece ela ta meio turva, penso eu que é sujeira do bloco mas talvez possa ser que seje oleo mesmo.

Vlw cara, e se vc conhecer um mecânico que tenha boas referencias eu agradeço.

Postado em
leva num mecanico......

ta misturando agua  no oleo?? ta vazando agua??

Vc conhece algum bom mecânico ehehehe ?

Eu ja estou cansado de levar em "mexanicos" curiosos "entendidos" de "a ar" e "AP". No Brasil é assim, não tem mecânico de gabarito e preparados, so tem mexanico apertador de parafuso e sem arruelas na maioria das vezes :ol :lol:

Eu tenho tanto trauma de levar em mecanico por que uma vez meu carro estava com problemas de marcha lenta. Ai sabe que o caboclo fez pra tentar deixar o carro com marcha lenta. Arrancou todo o embolo da valvula termostatica. E o problema na realidade era numa valvulazinha que circula os gazes no coletor de admissão, o desgramado nem sabia que carro a alcool precisa ter coletor aquecido, achava que o carro tinha que trabalhar quente.

Vou verificar a agua, mas pelo que parece ela ta meio turva, penso eu que é sujeira do bloco mas talvez possa ser que seje oleo mesmo.

Vlw cara, e se vc conhecer um mecânico que tenha boas referencias eu agradeço.

aqui na minha região conheço varios q entendem mto...e q sempre resolvem os problemas dos meus mancos... já ai no ABC não sei....

mas sei la.. espera alguem q manja entrar aki e veremos...

Postado em

Hmmm...

Sujeira entupindo algum canal... É uma hipótese.

Algum local pode estar deixando o manco "perder pressão" no sistema... Isso faz a água ferver rapidinho., vamos dizer...

Falta de fluído, bomba d´agua defeituosa, correia mal tensionada, etc...

Vc só sente "falta" de refrigeração em altas cargas, né? Veja essas últimas possibilidade...

:legal:

Postado em
Hmmm...

Algum local pode estar deixando o manco "perder pressão" no sistema... Isso faz a água ferver rapidinho., vamos dizer...

Vc só sente "falta" de refrigeração em altas cargas, né? Veja essas últimas possibilidade...

Exatamente, pego estrada, dou uma andada um pouco mais forte e o carro ja começa a querer ferver.

Não descarto a hipotese de ser falta de fluido.

Estou pensando ate em desmontar a bomba d'agua e verificar o estado dela. A hipotese da sujeira tbm é valida, o antigo dono desse carro eu acho que o desgramado nunca colocou fluido e nunca trocou a agua. Lembro que quando eu troquei a agua saiu "lama" de dentro do motor.

Obrigado pelas dicas.

Postado em
Hmmm...

Exatamente, pego estrada, dou uma andada um pouco mais forte e o carro ja começa a querer ferver.

Não descarto a hipotese de ser falta de fluido.

Estou pensando ate em desmontar a bomba d'agua e verificar o estado dela. A hipotese da sujeira tbm é valida, o antigo dono desse carro eu acho que o desgramado nunca colocou fluido e nunca trocou a agua. Lembro que quando eu troquei a agua saiu "lama" de dentro do motor.

Obrigado pelas dicas.

Qnd vc der uma "bizú" nisso e me passa depois o que foi certinho, pode ser?

Postado em

aconteceu isso com a dakota

o problema era naquela mangueira q sai do radiador pro motor

mo prejuizo =/

ela chego a 125° e acabo queimando a junta tbm

mangueira nova e umas coisinhas a mais

vai acaba saindo quase uns 1.000 =//

so a mangueira.. q tem q vir de ctba.. vai sair uns 500-600 conto

Postado em

Vish pessoal, estava vendo e é a junta de cabeçote mesmo. Bom como eu ia trocar o cabeçote não sera tão doído assim, mas agora vo ficar a pé :(

Terça ja vo ir na retifica encomendar um cabeçote com dutos de saída de agua para o coletor de admissão e jogar a "valvula farfalati" na lata do lixo !!! Ta doido essa maltida valvula chega a roubar 15 pocotós. Visando deixar a performance dos CSL inferior as dos R eles meteram essa valvula FDP na saída dos gazes.

Postado em
Vish pessoal, estava vendo e é a junta de cabeçote mesmo. Bom como eu ia trocar o cabeçote não sera tão doído assim, mas agora vo ficar a pé :(

Terça ja vo ir na retifica encomendar um cabeçote com dutos de saída de agua para o coletor de admissão e jogar a "valvula farfalati" na lata do lixo !!! Ta doido essa maltida valvula chega a roubar 15 pocotós. Visando deixar a performance dos CSL inferior as dos R eles meteram essa valvula FDP na saída dos gazes.

oloko... q mancada da FIAT hein.....

mas q bom q já sabe o problema....

achou um bom mecanico no ABC??

Postado em

oloko... q mancada da FIAT hein.....

mas q bom q já sabe o problema....

achou um bom mecanico no ABC??

Bom mecânico eu ainda não encontrei. Eu tava pra levar numa mecânica especializada só em FIAT por aqui mas deu a zica antes de eu ir lá para remover o sistema de aquecimento do coletor atraves da valvula farfalati.

Vou mandar um mecânico conhecido da minha familia ("cobra em AP e a AR") apenas montar o motor pra mim, mas eu que irei atras do cabeçote novo. As regulagens eu farei num conhecido do Digo Garcia q entende bem dos Sevel.

Postado em

que bom que resolveu por hora seu problema spertz.

ei uma coisa sobre refrigeraçao que eu estava ouvindo outro dia, é a adiçao de liquido para a remoçao de detritos, a ferrugem que para carros velhos que formam a "terrinha no radiador" pode ser um veneno chegando a furar as juntas e terminar com a vida das bombas.

bom boa sorte com seu carro spertz...

Postado em

O problema pode ser o mais inimaginavel! Se o seu carro está em ordem não tem como dar prolema! não tá entupido, ventuinha e valvula em ordem sem vasametos! então pode ser a alimentação ! ele deve estar admitindo mistura pobre: +ar -comustivel que causa principalmente superaquecimento na camara de combustão e em casos extremos pode até furar a cabeça do pistão, além de diminuir o rendimento e almentar o consumo!

de uma olhada na alimentação!

ou o problema pode ser o proprio relogio que está funcionando sem precisão!

Postado em
que bom que resolveu por hora seu problema spertz.

ei uma coisa sobre refrigeraçao que eu estava ouvindo outro dia, é a adiçao de liquido para a remoçao de detritos, a ferrugem que para carros velhos que formam a "terrinha no radiador" pode ser um veneno chegando a furar as juntas e terminar com a vida das bombas.

bom boa sorte com seu carro spertz...

Opa vlw cara

Quando eu arrumar tudo vo meter fluido no radiador.

13020 acho que problemas de falta não é pq o carro não esta dando falha nenhuma, se bem que o 2º estagio do meu bura esta desativado.

Mas vlw pela dica ai, vo dar uma olhada nisso tbm. Vlw a todos que tentaram me ajudar.

Postado em

BOm é isso ae pessoal, passei esse FDS reparando meu motor e instalando o novo cabeçote e o problema era de junta queimada mesmo.

Ela estorou prox do 2º cilindro e a agua estava indo embora por lá. Tive muita, muita sorte de não ter dado calço hidraulico ehehehe. E alias, acho que o que cooperou para a junta ter estourado foi pelo fato do cabeçote estar rebaixado. MEdimos e o bendito estava com taxa de 14.5 e a falha do cebolão foi fatal para a coitada da junta.

Arranquei a maldita valvula Farfalati e instalei coletor de admissão aquecido por agua e o carro agora é outro ehehehe, esta muito agradavel, embora acho que que não dure 6 meses pois os cilindros estão espelhados e creio que logo terei de fazer motor :)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...