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Felipe`Bomba

Verdade sobre potência suportada.

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Bom galera, não sei se ja leram um dos artigos encontrados no site da Selenium q fala sobre como calcular a potencia suportada por drives quando se usa crossover passivo e ativo.

 

Eu li e fiquei encucado com uma parada, la diz q quando se usa crossover ativo, a potencia suportada é de 40% apenas em relação a potencia suportada quando se usa crossover passivo.

 

Eu achava q era o contrário, pois crossover ativo geralmente se tem um corte maior. 12, 16, 24 dB/8ª....

 

Dai baixei uma tabela (abaixo) tb do site da Selenium q compara seus drives.

 

Vamos tomar como exemplo, se vcs reparam, vao ver q a D250X suporta apenas 40 RMS quando se usa o ativo, e 100 RMS quando se usa passivo (ambos cortando a 1000 Hz).

 

Bom..conclusão...será q eu entendi errado, ou estamos usando potencia demais nos drives??

 

 

http://img370.imageshack.us/my.php?image=t...selenium6qd.jpg

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up... a potencia suportada pelo driver aumenta qdo aumentamos o corte, agora essa diferença ae eu nõa conhecia...alguem se habilita?

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que eu saiba a potencia suportada aumenta como o xinaider disse dependendo da frequencia, ou da ordem do xover, quanto mais alto mais potencia suporta

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Pois é, issu é o q eu sei tb....a potencia suportada aumenta em função de cortes mais "acentuadas" e mais altos.

 

Agora nao entendi a diferenca entre usar o ativo e o passivo, pois com o mesmo corte o passivo suporta muito mais potencia.

 

Alguem?????

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fácil, escreve pra lá e pergunta... acho que é o que o andreson falou, alinhamento de corte. xover ativo normalmente é butterworth 2ª ordem, se o passivo recomendado for linkwitz-riley também 2ª ordem, fica como se tivesse jogado o xover quase meia oitava pra frente.

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fácil, escreve pra lá e pergunta... acho que é o que o andreson falou, alinhamento de corte. xover ativo normalmente é butterworth 2ª ordem, se o passivo recomendado for linkwitz-riley também 2ª ordem, fica como se tivesse jogado o xover quase meia oitava pra frente.

cuma?? :blink:

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Ola.

 

Não seria por que o crossover passivo ajuda a proteger o driver absorvendo as sobrecargas ou distorções que podem ser geradas pelo amplificador?????

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Mano acho que vc inverteu as explicações, no crossover ativo é que o driver vai suportar mais potência. Já pensou vc colocando 100WRms no driver com capacitor fazendo corte em 6dB/8ª suportando apenas 40Wrms? O crossover iria estourar!

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Mano acho que vc inverteu as explicações, no crossover ativo é que o driver vai suportar mais potência. Já pensou vc colocando 100WRms no driver com capacitor fazendo corte em 6dB/8ª suportando apenas 40Wrms? O crossover iria estourar!

Clik no link postado no primeiro post , ai vc vai ver que não está invertendo nada

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Nem sei oque é crossover passivo e ativo....

crossover passivo é todo e qualquer tipo de crossover que fará corte após o sinal amplificado e nào precisará de uma fonte de alimentação para que o mesmo funcione..

 

ja os ativos, faz o corte antes da amplificação do sinal, e precisa de alimentação

 

nos artigos da autosom tem um bom artigo sobre isso :)

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vou tentar: ele (eng. Homero) quis dizer q se os fabricantes utilizassem a norma NBR 10303 (como devem), a potência suportada pelo driver, na medição, é feita após o amplificador e com crossover passivo. vejam a figura onde eu tentei elucidar o caso:

 

filtros.jpg

 

notem no 1º caso a tensão na saída do amp (Va) é maior q a aplicada na bobina do falante (Vb), pois o filtro corta as componentes de baixa frequencia

 

já no 2º caso a tensão na saída do amp (Va) é a mesma aplicada na bobina do falante (Vb), mesmo q já sem as componentes de baixa frequencia cortadas pelo cross, já q os falantes pra médio/agudo não queimam apenas qdo aplicadas baixas frequencias, mas tambem por excesso de tensão (potência)

 

o q fica no ar é esse valor de 40% menor, pode ser empírico, se alguém souber explicar seria legal O.O

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eu acho que a seleniun inverteu o que é passivo, ativo... :huh:

Bom vou tentar explicar: Quando se usa crossover passivo ele recebe um sinal amplificado e faz o corte e manda pro driver certo> Bom digamos que esse crossover esteja recebendo 100w > depois do corte ele vai mandar ao driver por exemplo apenas 40w!!!!!! ja o crossover ativo faz o corte antes de ser amplificado, dai o porque de necessitar de menor potencia ou seja so os 40w mesmo!!! Resumindo o crossover passivo nao aproveita 100% da potencia q é enviado a ele!!! Bom isso é o q eu sei, se estiver errado me avisem blz!!! Att Beto

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Bom vou tentar explicar: Quando se usa crossover passivo ele recebe um sinal amplificado e faz o corte e manda pro driver certo> Bom digamos que esse crossover esteja recebendo 100w > depois do corte ele vai mandar ao driver por exemplo apenas 40w!!!!!! ja o crossover ativo faz o corte antes de ser amplificado, dai o porque de necessitar de menor potencia ou seja so os 40w mesmo!!! Resumindo o crossover passivo nao aproveita 100% da potencia q é enviado a ele!!! Bom isso é o q eu sei, se estiver errado me avisem blz!!! Att Beto

isso eu sei...e ja estou até careca de saber heheheh

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Sei q no passivo ocorre uma pequena perda de potencia..mas nao de 100 rms pra 40 rms.

foi o mesmo q eu pensei... e deve variar pra cada conjunto filtro-falante, talvez seja um cálculo integral e o eng. omitiu no artigo pasmafaute

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