Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dk_alemao

Mid-range / full em cima do painel...

Recommended Posts

Postado em

Caros colegas,

Há algum tempo venho acompanhando o fórum, e comecei a avaliar a possibilidade de utilizar mids ou full mais direcionais, em cima do painel, para melhorar o palco.

Alguém sabe quem tem pra vender, ou tem que ser artesanal mesmo?

Existe alguma marca/modelo/tamanho de falante mais conhecida/recomendada?

Além disso, meu sistema está com a resposta na faixa de 80 a 300 Hz está muito ruim, por isso estou pensando em door pods tb. Já vi tutoriais e tudo mais sobre como fazer, mas será que alguém já tem pronto pra vender?

Agradeço antecipadamente a atenção!

Abração,

:legal:

Postado em

Bem, que eu conheça não existem os "pré moldados"...

Tem que fazer artezanalmente mesmo, não tem jeito.

Os fulls mais comentados são os Fostex, Samsung, Sony, e outro que agora não me vem a memória.... CGE CCGE sei lá...

Postado em

Os fulls mais comentados são os Fostex, Samsung, Sony, e outro que agora não me vem a memória.... CGE CCGE sei lá...

Opa, valeu pelas infos!

Parece q vai ter q ser na base da empreitada mesmo... :unsure:

Onde encontro esses falantes? Qual a base de preço?

Valeu,

P.S. Golo e DiegoT, vi q vcs já passaram por isso... apreciaria a opinião de vcs!

Postado em

Opa, valeu pelas infos!

Valeu,

P.S. Golo e DiegoT, vi q vcs já passaram por isso... apreciaria a opinião de vcs!

Dos full que já utilizei, o fostex é o único que considero realmente valer a pena. É mais caro, mas absurdamente melhor do que os outros full.

Porque acho que só ele vale a pena?

Simples: Peitinho se comprar pronto é caro. Se for fazer, dá um trabalho fenômenal, mas é mais barato. Não vale a pena gastar 5 finais de semana para fazer um peitinho no carro e colocar um falante bom. Tem que ser um falante ótimo.

Dependendo, um mid nacional e um tweeter residencial importado,terão mais qualidade, porém com palco pior.

Você pensa em fazer o peitinho ou comprá-lo?

Outra coisa. Mid + full tem um outro probleminha que é o cross artesanal. Como o corte é entre 200 e 300 hz, o preço dele também é um pouco alto.

Gastei 550 reais no som do meu carro (full fostex, mid silverflute, cross com capacitores solen). Valeu cada centavo.

Onde encontra os falantes?

Full CCEG fala com o Abreu.

Full sony, aqui na minha cidade tem por uns 20 reais.

Full sansung tem na santa ifigênia com o mesmo cara que vende o sony Superbranquinho (6 polegadas).

Full fostex tem na www.madisound.com

Se quizer conhecer mais sobre full (tem full bom por uns 15 dólares) entra no fórum www.diyaudio.com e vai em fullrange.

Postado em

Opa, valeu pelas infos!

Valeu,

Dos full que já utilizei, o fostex é o único que considero realmente valer a pena. É mais caro, mas absurdamente melhor do que os outros full.

Porque acho que só ele vale a pena?

Simples: Peitinho se comprar pronto é caro. Se for fazer, dá um trabalho fenômenal, mas é mais barato. Não vale a pena gastar 5 finais de semana para fazer um peitinho no carro e colocar um falante bom. Tem que ser um falante ótimo.

Dependendo, um mid nacional e um tweeter residencial importado,terão mais qualidade, porém com palco pior.

Você pensa em fazer o peitinho ou comprá-lo?

Outra coisa. Mid + full tem um outro probleminha que é o cross artesanal. Como o corte é entre 200 e 300 hz, o preço dele também é um pouco alto.

Gastei 550 reais no som do meu carro (full fostex, mid silverflute, cross com capacitores solen). Valeu cada centavo.

Onde encontra os falantes?

Full CCEG fala com o Abreu.

Full sony, aqui na minha cidade tem por uns 20 reais.

Full sansung tem na santa ifigênia com o mesmo cara que vende o sony Superbranquinho (6 polegadas).

Full fostex tem na www.madisound.com

Se quizer conhecer mais sobre full (tem full bom por uns 15 dólares) entra no fórum www.diyaudio.com e vai em fullrange.

Para casar direito tem que ser full + mid.

Melhor que ja ouvi foi:

1) Fostex

2) Antonie Gallo do papito, e full é do caraleo so falta subir um pouquinho o agudo.

3) Sony medio muito bom e agudo tambem.

4) Samsung.

Se voce nao quiser fazer cross passivo nao precisa, mas vai precisar de um amp de 4 canais e faça os corte pelo amp ou pelo player.

Conselho que quem ja tentou fazer pesinho e peitinho, é melhor pagar para um cara experiente.

Estou muito satisfeito com o resultado do meu carro, graça a algumas pessoas.(Marco, Papito, MDiana e Sepacheco) e outras pessoas tambem...

Postado em

Samsung pede caixa de menor volume, e é mais fácil de acertar.

O médio é mais encorpado que o do Fostex e o médio alto menos aberto.

Se usar junto com um tweeter(full sem lowpass, tuita com hipass +/- em 12k, 1a ordem) já dá um resultado superior ao Fostex, no geral.

Digo isso com tranquilidade, pois já escutei o Fostex acertado da melhor maneira possivel.

Samsung ainda é a minha escolha, mas para usar com tweeter, obrigatóriamente.

É barato, vende lá na Sta., toca bem e com a montagem certa rala os mais caros.

Postado em
Samsung pede caixa de menor volume, e é mais fácil de acertar.

O médio é mais encorpado que o do Fostex e o médio alto menos aberto.

Se usar junto com um tweeter(full sem lowpass, tuita com hipass +/- em 12k, 1a ordem) já dá um resultado superior ao Fostex, no geral.

Digo isso com tranquilidade, pois já escutei o Fostex acertado da melhor maneira possivel.

Samsung ainda é a minha escolha, mas para usar com tweeter, obrigatóriamente.

É barato, vende lá na Sta., toca bem e com a montagem certa rala os mais caros.

Que beleza pessoal... Valeu mesmo por todas as respostas! Essa galera é parceira mesmo!!!

Vejo que existem opiniões de toda sorte; cada qual correta para o seu contexto, por certo. Vou analisá-las com mais cuidado para ver qual se enquadra melhor no que pretendo montar...

Golo, conheço bem UDI... onde vc comprou os Sony?

Abraços a todos, e tenham certeza q essas dúvidas são comuns a muitos colegas do fórum.

Postado em
Com outro xover, pq com o original ele morre em 16k, né?

É, joga o cross original fora, ou vende para o XPLOD e diz que era o cross da Nautilus.

Aí, pra cortar em 12khz você usa um capaciTÔ. :P

Postado em

Vou aproveitar pra tirar uma dúvida.

Como seria o SPL desse samsung?

A nível de curiosidade, tenho vontade de jogar ele entre o midbass e twt do meu kit e cortar pelo player. Será que aguenta o SPL, cortando alto lá pelos 500Hz por exemplo?

Achos que as chances de ficar bom são remotas, seria mais pela curiosidade. Depois arriscaria os full em caixinhas pro pc mesmo.

Postado em

ele tem aí uns 85 ou 86 dB/1w/1m, em 8 ohms, a julgar pelos mids com que casa (ou não) sensibilidade. pressão máxima eu não sei, nunca fiz ele bater bobina (hipass em 300 Hz), pra mim é mais do que o suficiente mesmo para audições enervadas, mas acho que um duas vias aguenta mais porrada.

Postado em

De fato, deve ser uns 85dB/1W/1m, pelo metodo da comparação.

Quanto a aguentar ''porrada'', não é lá grande coisa. Dá para escutar alto sem problema. A mesma coisa que você exigiria de um kit normal.

Eu sempre andei com os 2 vidros aberto, no transito infernal de sampa, e o volume era o suficiente para poder ouvir com sobra.

Mas não vai tocar mais alto do que um MbQuart(um kit bem parrudo) por ex.

Para efeito de comparação com outros fulls, cortado em 300hz 2a ordem, ele aguenta mais potência que o Fostex. Consideravelmente mais.

Postado em

Xiii .. pelo jeito teria que ser 2 e fechar 4 ohms pra acompanhar os reference?

Já desisti (e depois de hj ia faltar canal tbém).

Mesmo assim, por curiosidade, acham que teria chance de ficar legal? reference + 4 fulls e corte pelo player?

Postado em

z3h, não esquece que existe curva de ponderação, ouvido humano escuta melhor na faixa do médio... eu mesmo tuchava ganho nos mids quando tinha o clean (um canal pra cada falante) pra aumentar o médio-grave com o carro em movimento, mas com ele parado ficava com excesso. mais recentemente, com só dois canais na frente e o carro parado, ficava equilibrado. melhor seria se vc escutasse o setup, já que o teu player faz os cortes.

Postado em
Mas ai como fica a questao da sensibilidade?

tweeter tem sensibilidade bem maior que o full

Tem atenuar com resistor, nada muito complicado.

Postado em

Guijs, a idéia seria tudo na coluna .. mid na porta mesmo. Mais seria só teste. Já tava pensando em comprar um par desses full pra dar uma ouvida mesmo. Mesmo que ficasse bom pro meu gosto (dia a dia) acabaria não virando pq chama atenção.

supersonico,

Tava contando com isso. Meu xover mesmo deixo o twt em -6db e tucho "150W" nos midbass. Mais isso vai depender do amp que venha a pegar agora. Se for um 4 canais da pra brincar, agora se for só um 2 canais ai não vira (que tudo indica vai ser).

Postado em

David, depende bastante do tweeter, também... pode não parecer à primeira vista mas o 1tw1 casa direitinho com o Samsung, algo a ver com a impedância subindo no final do espectro (onde ele vai começar a tocar). antes de baterem no meu carro eu tava vendo pra fazer isso, e usar os fostex em casa, mas aí desandou a budega e eu tou esperando pra ver se o ânimo volta a aportar por essas bandas de cá :(

Postado em

O que eu queri deixar bem claro é o seguinte, o cara quer uma formula simples, se começar a complicar muito espana.

A nao ser que leve em um bom instalador que conheça o que estamos falando que senao vai ficar uma bosta.

A a possibilidade tambem em vez de full colocar direto um tweeter que vai ficar muito bom tambem, ainda mais agora que o pessoal ta falando dessa copia do seas com tweeter que esta quase pronto tambem, fora o trampo que da pra acertar direitinho o crossover passivo.

Ai o barato acaba saindo caro, se é que voce me entendem

Postado em

Mas Davi, é muito simples acertar o tweeter com o Full.... aqui mesmo já tem tudo o que ele precisa fazer.

O mid do Paulo + tweeter também é uma opção, mas é o que eu estava discutindo com o Dj Vini hoje, vai precisar de no mínimo 100w verdadeiros para tocar, pois são falantes 8ohms.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...