Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luciano C.

Quais são os riscos de usar sub de bobina

Recommended Posts

Postado em

Quer dizer, se eu usar por exemplo um BP bobina dupla de 4 ohms no Banda 4.8, ligando uma bobina por bidged...é queima na certa se o ganho das duas bridges não estiverem milimetricamente regulados iguais? Eu não pretendo fazer isso não, é só por curiosidade mesmo, sempre quis saber... :)

valeu.... :legal:

Postado em
queima na certa não.. mas pode ocorrer sim..

pois já usei um bom tempo meu upgrade tocado por bridge de dois canais com ganho desregulado por total falta de atenção!

ok, valeu...e outra, e se só deixar uma bobina tocando? o que acontece?

valeu...

Postado em

pois já usei um bom tempo meu upgrade tocado por bridge de dois canais com ganho desregulado por total falta de atenção!

valeu...

Seu sub terá somete a metade do rendimento.

Vai ter só metade da força para movimentar o cone, entendeu?

O principal objetivo de um sub ter mais de uma bobina é a possibilidade de variar a assiciação das mesmas (série ou paralelo), a fim de facilitar o casamento de impedância com o amplificador.

Portanto, é preciso muito cuidado para ligar as bobinas independentemente, o sinal deve ser o mesmo (mono), e o ganho dos amplis tb. Ainda assim, o pessoal fala q mesmo q a regulagem dos amplis seja fisicamente a mesma, não é possível ter o ganho exatamente igual, em função de pequenas diferenças entre um varistor e outro (acho q é esse o nome da pecinha q regula o nível de entrada - "ganho").

[]

Postado em

valeu...

Seu sub terá somete a metade do rendimento.

Vai ter só metade da força para movimentar o cone, entendeu?

O principal objetivo de um sub ter mais de uma bobina é a possibilidade de variar a assiciação das mesmas (série ou paralelo), a fim de facilitar o casamento de impedância com o amplificador.

Portanto, é preciso muito cuidado para ligar as bobinas independentemente, o sinal deve ser o mesmo (mono), e o ganho dos amplis tb. Ainda assim, o pessoal fala q mesmo q a regulagem dos amplis seja fisicamente a mesma, não é possível ter o ganho exatamente igual, em função de pequenas diferenças entre um varistor e outro (acho q é esse o nome da pecinha q regula o nível de entrada - "ganho").

[]

legal, valeu...então nunca é aconselhável ligar uma bobina em cada bridge né...

:legal:

Postado em

E outra se vc pega modulos como

Roadstar 4410

4610hp

Boss todos da linha Chaos

Pyramids , as linhas antigas tirando o PRO e os novos como linha ROYAL GOLD e Royal RED.

e muitos outros

Que não cortam 100% do stereo nos 4 canais, cortam 100% em 2 canais nos outros 2 fazem corte de frequencia e ai as bobinas vão tocar bem diferentes.

Duti Ctba

Postado em

Bom se é por sinais diferentes que queima então é soh deixar o amp em flat e nas entradas p/ evitar diferença coloca até cabo Y.... e os cortes todos pelo player.

Eu nao sei se tem problema pois nao entendo de eletronica nem nada mas no caso de um bravox EDX ou algum sub forte que precisa de 2 modulo em cada bobina oque que faz? espera lançar um modulo de 4000Wrms ?

Postado em

Entendí pessoal...mas será que não existe alguma maneira de fazer isso com segurança?

mas o botão de ganho dos amps deveriam ser mais precisos tbm né, deveria ter como se fosse uma travinha no 1, 2, 3...

Postado em
Bom se é por sinais diferentes que queima então é soh deixar o amp em flat e nas entradas p/ evitar diferença coloca até cabo Y.... e os cortes todos pelo player.

Eu nao sei se tem problema pois nao entendo de eletronica nem nada mas no caso de um bravox EDX ou algum sub forte que precisa de 2 modulo em cada bobina oque que faz? espera lançar um modulo de 4000Wrms ?

Eu tbm penso nisso...e de um amp pro outro sempre tem uma diferença... :unsure:

Postado em
Entendí pessoal...mas será que não existe alguma maneira de fazer isso com segurança?

mas o botão de ganho dos amps deveriam ser mais precisos tbm né, deveria ter como se fosse uma travinha no 1, 2, 3...

Repito dizer, não tem problema se o ganho estiver diferente. O problema é se o sinal que entrar em um canal for diferente do outro. Para resolver isso um simples cabo Y resolve.

Postado em

Repito dizer, não tem problema se o ganho estiver diferente. O problema é se o sinal que entrar em um canal for diferente do outro. Para resolver isso um simples cabo Y resolve.

ah, bão...agora sim... :vts

valeu... :legal:

Outra coisa que eu tava pensando aquí, por exemplo, se vc queima uma só bobina do sub e não percebe por distração que queimou, continua tocando lá de boa, é bem fácil de ferrar a saída do amp né...hehe...E é possível queimar por fatalidade, ou por burrisse, 1 só bobina né? mesmo mandando o sinal certinho como vc disse?

acho que viajei agora...hehe :P

Postado em

Outra coisa que eu tava pensando aquí, por exemplo, se vc queima uma só bobina do sub e não percebe por distração que queimou, continua tocando lá de boa, é bem fácil de ferrar a saída do amp né...hehe...E é possível queimar por fatalidade, ou por burrisse, 1 só bobina né? mesmo mandando o sinal certinho como vc disse?

Não! Pensa comigo, se vc ligou em séria as bobinas, quando uma delas queimar vai parar de tocar, certo? Se vc ligou em paralelo quando uma delas queimar a impedância resultante dobra, ou seja, a outra bobina continua tocando como se não tivesse acontecido nada.

Postado em

Não! Pensa comigo, se vc ligou em séria as bobinas, quando uma delas queimar vai parar de tocar, certo? Se vc ligou em paralelo quando uma delas queimar a impedância resultante dobra, ou seja, a outra bobina continua tocando como se não tivesse acontecido nada.

Sim, mas digo naquele esquema de ligar independente, bridged 1 com bobina, bridged 2 com bobina... :unsure:

Postado em
Sim, mas digo naquele esquema de ligar independente, bridged 1 com bobina, bridged 2 com bobina... :unsure:

Pq queimaria? Não seria a mesma coisa do que ligar as bobinas em paralelo?

Postado em
Pq queimaria? Não seria a mesma coisa do que ligar as bobinas em paralelo?

bom, não sei...mas assim, ligo uma bridged do 4.8, 240W RMS a 4 ohms numa bobina de 4 ohms e a mesma coisa com a outra...cada uma na sua...daí por fatalidade, sei lá, alguma coisa mínima do ganho de uma das bridged estiver desregulado e zoa uma das bobinas, que acaba baixando de impedância...e por consequência zoa uma das saídas de 240W RMS, pois são de 4 ohms...e tudo isso o cara não vai perceber pq a outra bobina vai estar tocando normalmente na bridged dela...e o amp lá se fudendo com o uma bobina de 2, 1 ohm :lol: ...hehe...entendeu o que eu quis dizer? :P

Postado em
bom, não sei...mas assim, ligo uma bridged do 4.8, 240W RMS a 4 ohms numa bobina de 4 ohms e a mesma coisa com a outra...cada uma na sua...daí por fatalidade, sei lá, alguma coisa mínima do ganho de uma das bridged estiver desregulado e zoa uma das bobinas, que acaba baixando de impedância...e por consequência zoa uma das saídas de 240W RMS, pois são de 4 ohms...e tudo isso o cara não vai perceber pq a outra bobina vai estar tocando normalmente na bridged dela...e o amp lá se fudendo com o uma bobina de 2 ohms :lol: ...hehe...entendeu o que eu quis dizer? :P

Pela 3ª vez eu digo, se os ganhos estiverem diferentes não acontece nada! Se uma bobina derreter e abaixar a impedância é azar, isso pode acontecer mesmo com as 2 bobinas em um bridge.

Postado em
Pela 3ª vez eu digo, se os ganhos estiverem diferentes não acontece nada! Se uma bobina derreter e abaixar a impedância é azar, isso pode acontecer mesmo com as 2 bobinas em um bridge.

eu sei, por isso que eu disse por fatalidade...ou algum imbecil colocar o ganho de uma delas no máximo e a outra não, e queimar por distorção...hehe...mas aí é viagem minha pq isso pode acontecer do outro jeito tbm...

Valeu Hellmind, valeu a todos, sanei minhas dúvidas :)

Postado em

Bom, vendo um outro tópico surgiu uma outra dúvida agora sobre os subs de bobina dupla...

Um sub BD 2+2 têm os mesmos parâmetros de um BD 4+4? Usando o primeiro com as bobinas em série e o segundo com as bobinas em paralelo...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...