Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Uma coisa que me deixou besta !

Recommended Posts

Eu tenho um Bombastic de 1000 RMS e esses dias tava testando ele numa potência profissional que tenho aqui ... 600 RMS em bridge de 2 Ohms

 

Certo , fiquei estando numa caixa selada de 75L e tal ... testei pra caramba de tudo que é forma , até que terminei os testes e fui checar o falante . O bichinho avia queimado , e tava trabalhando com uma bobina só !

 

Fui em um cara que acho um dos melhores em recuperação de falantes , que recupera falantes de MUITAS empresas de som profissional e tal ... Entre elas , Gabi Som (carnaval do Rio de Janeiro) Tuca Som (festa de fim de ano na Paulista) , e expliquei o que tinha feito !

 

Ele me chingou feito louco hahahah (lógico que conheço o cara né hahaha) , e falei que o fabricante fala que ele tem 1000 RMS , ele chorou de dar risada ... Disse que poderia ter 1000 RMS pra carro ai fiz aquela cara né ( :huh: ) , como assim ?

Ele pegou catalogos da Beyma , RCF , entre outras marcas renomadas do som profissional , e NENHUMA marca profissional tem mais de 800 RMS , NENHUMA ...

Ai eu disse que os fabricantes de som automotivos dão potência RMS ... E ele explicou que tem uma grande diferença ...

Dentro de carro pode até ser , mais tenta colocar um Sub que diz que tem 1000 RMS em um som de PA (show ao vivo) , não consegui segurar um Kick de bumbo de bateria , nem que a vaca pule amarelinha de saia cor de rosa.

 

Disse mais ainda , que a medição de falantes automotivos é feita com todo tipo de distorção possivel , manda potência lá até ele conseguir segurar , que não é que nem em som profissional que os cara deixam DIAS o falante em certa freq.

Resumindo , a medião de som altomotivo não é tão rigoroso quanto de som profissional .

 

Ele falando tudo isso , eu inda não acreditei !

 

Deixei o falante lá e voltei outro dia pra pegar !

 

Ai ele persebeu que não tava acreditando no papo que ele avia me dito , e pegou um RCF de 15" que tinha reformado de 600 RMS em 8 Ohms , e pegou meu Bombastic ... (lógico , quando fui buscar o Bombastic arrumado) e pegou uma potência profissional chamada Crow de 1200 RMS em 8 Ohms , e dise que iria fazer testes pra provar tudo ... Disse que meu bombastic iria estourar , e eu me responsabilizei pois acima de tudo tava na garatia uhauahuahuahuahuahuahuahuahauha .

Pegou Multimetro , Ociloscópio , e fomos pra bancada .

 

(antes de tudo quero explicar que o RCF é de 8 Ohms e o Bombastic tem Bobina de 2x 4 Ohms , e ligamos em Série pra gerar 8 Ohms)

 

Ele pegou uma caixa que o Bombastic tóca bem e o RCF tb , 80 L dutada , com 2 dutos de 4" .

E colocou o RCF e regulou tudo certinho. sem distorção nem nada Tudo PERFEITO !

E 50 Hz foi a Freq. que escolhemos ... O falante tocou MUITO ficou uns 5 Min. tocando ... e sem distorção , com 680 RMS em 8 ohms.

Ai pegou Bombastic e fez a mesma coisa , só que regulamos TUDO outra vez ...

E quando chegava em 450 RMS ele começava a distorcer , isso olhando no ociloscópio. Pra ele provar que não tinha 1000 RMS ele foi almentando com distorção até 480 RMS (em 8 Ohms) e ia deixar 5 min. que nem o RCF . pasado 4 Min. o falante queimou , saiu fumaça do meio do bichinho ... Ele deu risada e disse . - Agora vai ter que pagar pra arumar outra vez . E dei risada e fiquei de boca caida ... Mais Lógico que ele arrumou outra vez sem me cobrar nada ...

 

Mais resumindo tudo que escrevi aqui.

Ele me provou Ao vivo que os falantes automotivos podem ter sim seus 1000 RMS , mais dentro do carro ...

Tanto é que os caras agora usam em trio sub profissional , pois pra fora tem poucos falantes automotivos que mandam bem .

 

QUERO DEIXAR BEM CLARO AQUI QUE NINGUÉM TEM QUE ACREDITAR EM MIM ... SÓ QUE DE AGORA EM DIANTE ISSO PRA MIM VALEW E MUITO ...

O TESTE QUE TIVE COM O CARA LÁ FOI BEM AMADOR , MAIS SERVIU PRA PROVAR O QUE ELE ME DISSE !

 

 

saudações Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraleo.. sinistro... mas entao pq os over de 800 queimam tao facil com amps automotivos.. mesmo sem distorção....

 

eu acredito na historia.. tanto é que um wpu aguenta potencias absurdas.....

mas o estranho é os over queimarem facil com amps automotivos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá... acredito sim.

 

Tipo... os testes não mudam só de "som automotivo x som profissional" mas de marca pra marca também, até onde eu sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testye amador com osciloscópio e os ca*****s???

 

Vou lá fazer uns testes amadores tb :P

 

Mas então, Acho que os 1000W é a potência térmica, sei lá, o que ele aguenta antes de derreter o verniz da bobina e tudo, mas não sei por quanto tempo tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Testye amador com osciloscópio e os ca*****s???

 

Vou lá fazer uns testes amadores tb :P

 

Mas então, Acho que os 1000W é a potência térmica, sei lá, o que ele aguenta antes de derreter o verniz da bobina e tudo, mas não sei por quanto tempo tb.

Guto, gostei muito desse tópico que vc criou, e isso vale para os quen gostam de por subs automotivos em som de PA.

 

Abcs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é isso aí guto....

por isso q nos vamos montar 'AQUELE SITEMA' q estavamos discutindo ontem com falante profissional, certo??? :legal:

quero só ver como vai ficar.....

vai com certeza superar minhas espectativas e ser meu som dos sonhos!!!

 

hahahha

palmas pros testes e descobretas do Guto! :rever1: []

 

abração a todos!

[]

luciano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Testye amador com osciloscópio e os ca*****s???

 

Vou lá fazer uns testes amadores tb  :P

 

Mas então, Acho que os 1000W é a potência térmica, sei lá, o que ele aguenta antes de derreter o verniz da bobina e tudo, mas não sei por quanto tempo tb.

Guto, gostei muito desse tópico que vc criou, e isso vale para os quen gostam de por subs automotivos em som de PA.

 

Abcs,

hahahaha

eu já usei um Bombastic pra festa hahahah

Mais foi em uma garagem fechada hahaha

Ficou Bom o Climeira tá de próva ...

Mais agora tenho meio medo de usar !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é isso aí guto....

por isso q nos vamos montar 'AQUELE SITEMA' q estavamos discutindo ontem com falante profissional, certo??? :legal:

quero só ver como vai ficar.....

vai com certeza superar minhas espectativas e ser meu som dos sonhos!!!

 

hahahha

palmas pros testes e descobretas do Guto! :rever1: []

 

abração a todos!

[]

luciano

Vai ficar Muito bom sim , se Deus quiser hahahaha

Mais como disse pra vc , vai GRANA !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1000w da Bomber nao sao 1000w de uma Bravox.... <_<

a bravox tb não dá 1000 RMS isso que quero dizer ...

Nenhum falante tem tudo isso de potência ...

 

Só se for por um tempo de pico MUITO pqno !

Tipo SPL !

ai pode ter sim , não duvido !

mais falante pro dia dia com 1000 RMS nem em sonho !

 

Dentro do carro é uma coisa , é um espaço minusco pode ter 1000 RMS sim ...

Mais tira a caixa de som do caro e liga no mesmo volume que tava dentro do carro , não vai bater nem metade do som que batia dentro do carro ...

 

Eu digo TIRAR A CAIXA DO CARRO , não abrir a Mala , pois abrindo a Mala , vc ainda tem a ajuda da cabini do carro pra mandar mais SPL !

Agora péga um Over de 15/800 e um Falante AUTOMOTIVO qualquer ae e deixa FORA do carro e liga a som no mesmo volume pra os 2 , e a mesma potência ... Quero ver qual vai trabalhar melhor ... Mais tem que deixar o 2 nas mesmas condições ...

e mais uma vez FORA DO CARRO !

 

O teste que fiz foi bem legal pra mim ... consegui entender tudo

 

Mais lógico que vai ter gente que não concorda , como disse no final do topco , não tem que acreditar em mim , não estou pedindo isso , só estou falando sobre o que eu fiz !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lokura! mas é real...

 

Qnd eu tinha banda (não é módulo, banda mesmo) eu queimei 1 dos meus bravox premiums qnd microfonamos a bateria, usava uma caixa com 2 bravox premium como retorno HAUAIAHUI, lokura!

 

Raphael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a bravox tb não dá 1000 RMS isso que quero dizer ...

Nenhum falante tem tudo isso de potência ...

 

Só se for por um tempo de pico MUITO pqno !

Tipo SPL !

ai pode ter sim , não duvido !

mais falante pro dia dia com 1000 RMS nem em sonho !

 

Dentro do carro é uma coisa , é um espaço minusco pode ter 1000 RMS sim ...

Mais tira a caixa de som do caro e liga no mesmo volume que tava dentro do carro , não vai bater nem metade do som que batia dentro do carro ...

 

Eu digo TIRAR A CAIXA DO CARRO , não abrir a Mala , pois abrindo a Mala , vc ainda tem a ajuda da cabini do carro pra mandar mais SPL !

Agora péga um Over de 15/800 e um Falante AUTOMOTIVO qualquer ae e deixa FORA do carro e liga a som no mesmo volume pra os 2 , e a mesma potência ... Quero ver qual vai trabalhar melhor ... Mais tem que deixar o 2 nas mesmas condições ...

e mais uma vez FORA DO CARRO !

 

O teste que fiz foi bem legal pra mim ... consegui entender tudo

 

Mais lógico que vai ter gente que não concorda , como disse no final do topco , não tem que acreditar em mim , não estou pedindo isso , só estou falando sobre o que eu fiz !

parando para pensar faz sentido mesmo....

 

é so ver que aquele Subao da Selenium é 800w...

 

 

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O bichinho avia queimado , e tava trabalhando com uma bobina só !

 

Primeiro erro, não se usa ligar só uma bobina de alto falante com bobina dupla.....

 

E quando chegava em 450 RMS ele começava a distorcer , isso olhando no ociloscópio.

 

Na boa.... distorção de onda (essa que você verificou no osciloscopio) de forma alguma é causada pelo sub....

 

Ele pegou uma caixa que o Bombastic tóca bem e o RCF tb , 80 L dutada , com 2 dutos de 4"

 

Toca bem?? toca bem como, analizando de ouvido, ou é caixa indicada pelo fabricante?? pois ouvidometro neste caso não fucniona.... e caixa errada pode ajudar na queima do falante....

 

Agora...

minha opinião sincera.... alto falantes reformados não são o melhor meio de se fazer um teste desse tipo, fora que os tais testes estão meio que sem noção, sem embasamento nenhum......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dentro do carro é uma coisa , é um espaço minusco pode ter 1000 RMS sim ...

Mais tira a caixa de som do caro e liga no mesmo volume que tava dentro do carro , não vai bater nem metade do som que batia dentro do carro ...

 

Eu digo TIRAR A CAIXA DO CARRO , não abrir a Mala , pois abrindo a Mala , vc ainda tem a ajuda da cabini do carro pra mandar mais SPL !

Agora péga um Over de 15/800 e um Falante AUTOMOTIVO qualquer ae e deixa FORA do carro e liga a som no mesmo volume pra os 2 , e a mesma potência ... Quero ver qual vai trabalhar melhor ... Mais tem que deixar o 2 nas mesmas condições ...

e mais uma vez FORA DO CARRO !

 

Concordo com isso....

 

Mas de certa forma....

os subs automotivos não são projetados para tocar dentro do carro?

os subs profissionais não são projetados para tocar em grandes salas ou ao ar livre?

 

ou seja.... são resultados esperados esses....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
caraleo.. sinistro... mas entao pq os over de 800 queimam tao facil com amps automotivos.. mesmo sem distorção....

 

eu acredito na historia.. tanto é que um wpu aguenta potencias absurdas.....

mas o estranho é os over queimarem facil com amps automotivos

Não seria porque os over não suportam distorção gerada por modulo fraco ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro erro, não se usa ligar só uma bobina de alto falante com bobina dupla.....

 

 

 

Anjo Negro, pelo que deu a entender, ele estava tocando o sub com as bobinas em paralelo, e uma das bobinas queimou, e a outra ficou tocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro erro, não se usa ligar só uma bobina de alto falante com bobina dupla.....

 

 

 

Anjo Negro, pelo que deu a entender, ele estava tocando o sub com as bobinas em paralelo, e uma das bobinas queimou, e a outra ficou tocando.

Nao...as bobinas eram de 4ohms e foram ligadas em serie para fechar em 8!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro erro, não se usa ligar só uma bobina de alto falante com bobina dupla.....

 

 

 

Anjo Negro, pelo que deu a entender, ele estava tocando o sub com as bobinas em paralelo, e uma das bobinas queimou, e a outra ficou tocando.

Nao...as bobinas eram de 4ohms e foram ligadas em serie para fechar em 8!

sim... em paralelo fechado a 2 ohms que é o bridge da potencia que o guto ficou brincando no primeiro teste,

 

uma das bobinas queimaram, e a outra continuou.

 

 

 

simples. :)

 

edit.: olha ai heheheheh "Eu tenho um Bombastic de 1000 RMS e esses dias tava testando ele numa potência profissional que tenho aqui ... 600 RMS em bridge de 2 Ohms

 

Certo , fiquei estando numa caixa selada de 75L e tal ... testei pra caramba de tudo que é forma , até que terminei os testes e fui checar o falante . O bichinho avia queimado , e tava trabalhando com uma bobina só !"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
espero ter passado uma informação UTIL para o forum , pois tem muita gente que se ilude com muito 000 RMS da vida !

:+1 Claro que tem utilidade sim..... Mutio legal o teste, então, eu não fiz mau negócio nos meus 1809 ehehhe. Por isso que vejo tanto wpu 4 ohms(que é automotivo) aqui na minha city queimados!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A norma de testes para os alto falantes é a mesma para falantes, profissionais e automotivos!!!!!!

Olha pra mim o teste acima não quiz dizer absolutamente nada.

 

1 - O Bombastic era reformado e não usava o kit de reparo original, já não serve de referência!

2 - Sendo um falante "artesanal" não tinha parametros, consequentemente não se sabia um volume ideal para a caixa.

3 - A distorção gerada no Bomber certamente era do amp, ou devido a má qualidade do serviço feito (uma centragem de má qualidade ou mal dimensionada, certamente traria esse tipo de problema), dizer que o falante "distorce" pra mim não serviu de nada.

4 - Alto falantes profissionais não passam de 800W pois eles tem q consiliar potência e eficiencia!!!!! Veja que a sensibilidade do Bomber original é bem menor que a dos subs profissionais! Um TomaHawk ou um Bomber Comp Four desses com mais de 2000W com 4 bobinas é uma realidade, porem tem a faixa de frequencia e a sensibilidade sacrificados em função de uma bobina forte (+ pesada), cone mais rigidos, centragem mais "dura", tudo isso para aguentar o "tranco" de mais de 1000W.

5 - E quando vc diz q ele foi alimentando o falante com distorção, vc queria o q????? Que ele suportasse distorção sem torrar ainda? Pode pegar um sub desses profisssionais de 800W e por junto com um E2K de 15" com os mesmos 800W e ai sim vc terá algo realmente que possa ter algum efeito comparativo, visto que a potencia termica de ambos é a mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1 Claro que tem utilidade sim..... Mutio legal o teste, então, eu não fiz mau negócio nos meus 1809 ehehhe. Por isso que vejo tanto wpu 4 ohms(que é automotivo) aqui na minha city queimados!!!

O WPU 4 ou 8 ohms são a mesma coisa, o que é apenas a impedância..........

A incidência maior de WPUs 4 ohms queimado, é a amps automotivos soltam mais potencia quando a impedância é mais baixa!

Resumindo é mais facil de queimar o 4 ohms devido a impedância e não por ser automotivo ou profissional!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, fabricantes sérios (Bomber, Bravox, Selenium, etc) usam a MESMA norma pra certificar potência dos profissionais. É norma NBR, não há NBR automotiva e NBR profissional. Mas não espere o mesmo de um Shocker ou de outras marcas vagabundas.

 

Outra: Quero ver qual é o mágico que pega distorção de falante com osciloscópio... Isso foi coisa de amador, hein... Coisa de quem não sabia exatamente o que queria medir.

 

Há muita coisa que pode influir na queima prematura, entre elas, esta distor~ção que ele viu aí... pq ele teve que regular tudo? Não há nada a regular... os dois tinham a mesma impedância e teriam que suportar o mesmo tempo.

 

Aliás, ele utilizou a bobina original, por exemplo? Digo isto, pq falante recondicionado é falante recondicionado. GabiSom recondiciona falantes? Sim, mas ela não leva falantes recondicionados pras apresentações... É um grande fato entre todas as empresas, a não ser no caso de kits de reparo, onde o serviço não altera as características dos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...