Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vini_jlle

DUTO QUADRADO.

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde pessoal!

Estou precisando muito da ajudas de vcs.

Seguinte, estou com meu novo projeto em andamento, e irei

utilizar duto quadrado na minha caixa.

Me falaram que basta apenas consevar o mesmo volume do duto redondo.

Se eu optasse por dutos redondos seriam

2 dutos de 4" por 22 cm.

Logo pra ser quadrado seria:

Volume do duto redondo:

[3,1415 x (10 x 0,5)² x 22] = [3,1415 x 25 x 22] = 1,72 Litr.

...................1000.............................. 1000

(os pontos são pro "1000" ficar corretamente como numerador da fração)

Achei o volume do duto redondo que é 1,72 litros.

agora farei um duto quadrado com essa litragem. certo??

Ficou assim:

3 (largura) x 45 (altura) x 13 (profundidade) = 1,75 litros.

Como a caixa teria 2 dutos redondos de 4" por 22cm, eu iria fazer também 2 quadrados, um em cada lado.

estava feliz da vida mais surgiu a dúvida:

Um duto de 4" por 22 cm tem o mesmo volume que 2 dutos de 4" por 11cm,

mas a frequencia de sintonia será diferente, ou seja, conservei o vulume do duto mas a FS da caixa mudou....

E agora?? :(

To com meu projeto parado aqui e preciso mais do que urgente da ajuda de vcs!

Um abraço e já agradeço,

Vinicius

Postado em

aproveitar o topico e perguntar uma coisa..

existe diferenca de duto redonto pra quadrado ou qqr outro formato?? se o tamanho pra vasao de ar ser o msm??

Postado em

não é o volume do duto, é a área da boca que tem que ser igual ao do redondo, pra que se mantenha a sintonia. imagine que dá pra fazer um duto quadrado de 10mm de comprimento e uma boca enorme usando o volume como parâmetro, a sintonia ficaria ridiculamente alta. Pi vezes (raio do duto redondo)² = (lado do duto quadrado)², e prossiga.

g4m, não entendi a pergunta.

Postado em
não é o volume do duto, é a área da boca que tem que ser igual ao do redondo, pra que se mantenha a sintonia. imagine que dá pra fazer um duto quadrado de 10mm de comprimento e uma boca enorme usando o volume como parâmetro, a sintonia ficaria ridiculamente alta. Pi vezes (raio do duto redondo)² = (lado do duto quadrado)², e prossiga.

então ficaria como no meu caso?

PI x 5² (raio do duto) = 78,53 cm

e agora?

Postado em
tira a raiz disso, é a medida do lado do seu duto quadrado. o comprimento do duto é o mesmo.

deu 8,86

pergunto: agora é só fazer um duto de 8,88 de largura e 8,86 de altura??

ao inves de ser quadrado ele porerá ser retangular se eu mater a mesma área??

Exemplo: 4,4 de largura e 17,6 comprimento???

Um AbraçO!!

e Obrigado pelo suportee

Postado em
sim. basta lembrar que é a área da boca que manda e ser feliz.

Recomendo que use uma area um pouco mior no portico quadrado.. isso porque o comportamento do ar é um pouco diferente nos porticos quadrados, e é interessante mantermos a velocidade um pouco mais baixa para evitar ruido aerodinâmico

Se ia usar 2 x 4" x 22 Utilize 2 x 10x10x32cm ou um único de 10x21x30cm

Lembre-se que o diâmetro util do PVC de 100 mm não é 100mm nem tão pouco 4 polegadas que seriam 101,0mm e sim 96mm ou 9,6 cm

Pra calcular o volume ocupado, desconte o que vai na parede da caixa (de 20mm desconte 2 cm do comprimento) e use as medidas externas

Quando falo de um duto de 10x21x30 cm isso são medidas internas, pra calcular o volume ocupado deve ser externo...

Dica use uma das paredes laterais da caixa como face do duto. economiza espaço e trabalho.

[]

Sandro

Postado em

jogue no winisd os parâmetros do sub, e projete essa caixa que vc pretende fazer e escolha ao ínves de duto redondo, duto quadrado na medida que vc quiser!

mais fácil, mais prático, com chances de erro 0

Postado em

O forum é bom por que dá pra gente discordar sem ser visto ou muitas vezes sem ser notado. Discordo plenamente em relação ao amigo ai em cima que falou que basta ter a mesma area pra ter dutos perfeitos.

O duto trabalha como um cilindro de vazão e como os woofers trabalham com certas frequencias, voce precisa levar em conta a profundidade do duto, pois, pergunto discretamente: POR QUE AS FABRICAS DE WOOFERS SEMPRE INDICAM A PROFUNDIDADE DOS DUTOS???Rssssss......bom amigo Vili...a noite quando eu chegar da escola (trabalho) vou analisar seus calculos e te passar o duto retangular perfeito...ok??

Um abraço e gostaria de acreditar no amigo acima...mas não posso.

Seria facil então fazer apenas um buraco na caixa para servir de duto e ai voce não precisaria comprar aqueles dutos prontos....cuidado...amigo....

OBS IMPORTANTE: eu ja fiz com um amigo uma caixa para tres HINOR e usamos apenas buracos feitos na caixa...não aprovou.

Alessandro

Postado em
O forum é bom por que dá pra gente discordar sem ser visto ou muitas vezes sem ser notado. Discordo plenamente em relação ao amigo ai em cima que falou que basta ter a mesma area pra ter dutos perfeitos.

O duto trabalha como um cilindro de vazão e como os woofers trabalham com certas frequencias, voce precisa levar em conta a profundidade do duto, pois, pergunto discretamente: POR QUE AS FABRICAS DE WOOFERS SEMPRE INDICAM A PROFUNDIDADE DOS DUTOS???Rssssss......bom amigo Vili...a noite quando eu chegar da escola (trabalho) vou analisar seus calculos e te passar o duto retangular perfeito...ok??

Um abraço e gostaria de acreditar no amigo acima...mas não posso.

Seria facil então fazer apenas um buraco na caixa para servir de duto e ai voce não precisaria comprar aqueles dutos prontos....cuidado...amigo....

OBS IMPORTANTE: eu ja fiz com um amigo uma caixa para tres HINOR e usamos apenas buracos feitos na caixa...não aprovou.

Alessandro

Opa Rogério acho que não entendeu bem o que o super falou.

Na verdade o que imorta é a relação area x comprimento

O que o super falou é que se quer manter o mesmo comprimento, deve manter a mesma area de passagem

[]

Sandro

Postado em

e Luciano, ajuda se por exemplo vc quiser uma área de boca maior do que a do aeroduto de 4´. a própria JL Audio, nas caixas prontas, usa dutos retangulares (e recomenda o uso deles se o próprio camarada for fazer a caixa) de grande área de boca.

Postado em
e Luciano, ajuda se por exemplo vc quiser uma área de boca maior do que a do aeroduto de 4´. a própria JL Audio, nas caixas prontas, usa dutos retangulares (e recomenda o uso deles se o próprio camarada for fazer a caixa) de grande área de boca.

ah bom...se é assim sim...mas o fo** é que tem que confeccionar o duto...aí complica um pouco...

Postado em

nada! joga pro canto da caixa, monta na própria estrutura dela, como o Sandrão falou acima. fica uma tábua e duas ripas a mais, e um talho no baffle dianteiro da caixa, tranquilinho de fazer. e se usar MDF espesso, ressona menos que duto de PVC.

Postado em
nada! joga pro canto da caixa, monta na própria estrutura dela, como o Sandrão falou acima. fica uma tábua e duas ripas a mais, e um talho no baffle dianteiro da caixa, tranquilinho de fazer. e se usar MDF espesso, ressona menos que duto de PVC.

orra, legal a idéia, assim não dá trabalho nenhum mesmo...se eu não tivesse feito minha caixa já, faria um duto assim... :legal:

Postado em

exemplo com valores simbolico, se vc tem um duto de 4"x20cm, entao vc quer mudar a profundidade dele e colocar 15cm, entao vc tem que aumentar a largura pra 6" pq a "vasao" de ar vai ser a msm ok???

entao se eu fizer um duto triangular, quadrado ou qqr outro formato, mais a "vasao" de ar ainda ser a msm... vai ficar sendo tudo a msm coisa ou nao??

Postado em

se vc tem um duto de 4´ por 20cm de comprimento, pra não mudar a sintonia, se aumentar o diâmetro tem que aumentar também o comprimento, se diminuir tem que diminuir o comprimento. as medidas são diretamente proporcionais. quanto maior a área da boca, ou área de passagem como disse o Sandro, maior tem que ser o comprimento do duto pra uma mesma sintonia. deu pra entender?

Postado em
Recomendo que use uma area um pouco mior no portico quadrado.. isso porque o comportamento do ar é um pouco diferente nos porticos quadrados, e é interessante mantermos a velocidade um pouco mais baixa para evitar ruido aerodinâmico

Se ia usar 2 x 4" x 22 Utilize 2 x 10x10x32cm ou um único de 10x21x30cm

Lembre-se que o diâmetro util do PVC de 100 mm não é 100mm nem tão pouco 4 polegadas que seriam 101,0mm e sim 96mm ou 9,6 cm

Pra calcular o volume ocupado, desconte o que vai na parede da caixa (de 20mm desconte 2 cm do comprimento) e use as medidas externas

Quando falo de um duto de 10x21x30 cm isso são medidas internas, pra calcular o volume ocupado deve ser externo...

Dica use uma das paredes laterais da caixa como face do duto. economiza espaço e trabalho.

[]

Sandro

Ok,

Sandro, seguindo sua sugestão farei apenas um duto de

10x21x30cm (medidas internas).

Uma pergunta, a caixa será trapezional, a parte de cima do duto ficará apenas 3 cm da parede caixa, terá algum problema ficar tão perto?

Obrigado!

Vinicius

Postado em
aproveitando o embalo... e duto retangular????

qual o calculo pra fazer um de 4`` sendo um dos cantos em 90 graus????????

Respeite o embalo... ( de Dec 9 2005 à Oct 5 2007 ) :vts

Brincadeira cara. :rolleyes:

É o seguinte, se entendi sua pergunta, e se você vai ter uma curva no duto retangular, de 90 graus, então nesta curva você deve manter a seção deste retangulo (base x altura).

É mais ou menos como no desenho abaixo (olhando de cima). Ou seja, tem que usar um artifício de acompanhar com uma semicircunferência um dos cantos. Veja que a base da seção quadrada se mantém ( base = raio do semicirculo ) em todo o comprimento do duto.

Porque se não for assim você terá uma seção bem maior no local da curva.

Espero ter ajudado. :legal:

post-29-1191629856.jpg

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...