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Rafael furia

Começou minha 1ª malcriaçao

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Ae pessoal eu comprei uma carava 6cc a alcool

 

comecei a tomar gosto pela força do carro e resolvi dar uma mexidinha

comecei mudando o comando de valvulas para o do 250s coloquei um 6x2 de 2"1/2 tirei o catalizador e regulei direitinho o bura

 

o carro ja ficou bem mais espertinho e tal

mais eu queria fazer algo um pouco mais forte

nao sei c turbinar ou aspirar

oq vcs sugerem

queria ums 250cv mais ou menos

 

alem disso eu rebaixei ela e coloquei freio a disco nas 4 rodas

 

tenho ums 3 mil pra gastar com o carro

 

ajudem ae

eu nao entendo picas disso

valew

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3mil???

 

poem um comando mais forte, aumenta a taxa de compressao e poem um bura mais loko.. tipo um W40

 

6canecos tme q ser aspro ein...

turbo eh coisa de motor de baixa cilindrada

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Hum... vejamos...

 

Retrabalho bom no cabeçote (polimento e equalização de dutos, retrabalho dos ângulos da válvulas e rebaixamento)

Comando de válvulas mais forte

Carburador Weber 44IDF (se der uma Holley 700 cfm ia bem)

Damper é obrigatório

Balanceamento das partes móveis

Pistões do 4cc álcool (se sobrar dinheiro)

Válvulas adm do Caminhão Chevrolet Brasil 48mm (se sobra dinheiro)

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Hum... vejamos...

 

Retrabalho bom no cabeçote (polimento e equalização de dutos, retrabalho dos ângulos da válvulas e rebaixamento)

Comando de válvulas mais forte

Carburador Weber 44IDF (se der uma Holley 700 cfm ia bem)

Damper é obrigatório

Balanceamento das partes móveis

Pistões do 4cc álcool (se sobrar dinheiro)

Válvulas adm do Caminhão Chevrolet Brasil 48mm (se sobra dinheiro)

nossa cara da pra fazer isso td com 3k

 

tipo eu entendo mais ou menos de turbo e tal

aspirado eu nao sei picas

sabe algum lugar em sp de confiaçao pra fazer

 

qts cavalos vc acha q da pra ter com isso?

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Hum... vejamos...

 

Retrabalho bom no cabeçote (polimento e equalização de dutos, retrabalho dos ângulos da válvulas e rebaixamento)

Comando de válvulas mais forte

Carburador Weber 44IDF (se der uma Holley 700 cfm ia bem)

Damper é obrigatório

Balanceamento das partes móveis

Pistões do 4cc álcool (se sobrar dinheiro)

Válvulas adm do Caminhão Chevrolet Brasil 48mm (se sobra dinheiro)

nossa cara da pra fazer isso td com 3k

 

tipo eu entendo mais ou menos de turbo e tal

aspirado eu nao sei picas

sabe algum lugar em sp de confiaçao pra fazer

 

qts cavalos vc acha q da pra ter com isso?

Bem feito, uns 300 e poucos na roda

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desculpa ae mas o q é Damper?

Polia Harmônica. É uma polia de virabrequim mais pesada. Ela serve, digamos, como um complemento ao volante do motor. A polia original do Opala é meio voadora, por causa do péssimo balanceamento do motor. Assim melhora o balanceamento e a polia não voa.

 

Por cima, é mais ou menos isso.

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Hum... vejamos...

 

Retrabalho bom no cabeçote (polimento e equalização de dutos, retrabalho dos ângulos da válvulas e rebaixamento)

Comando de válvulas mais forte

Carburador Weber 44IDF (se der uma Holley 700 cfm ia bem)

Damper é obrigatório

Balanceamento das partes móveis

Pistões do 4cc álcool (se sobrar dinheiro)

Válvulas adm do Caminhão Chevrolet Brasil 48mm (se sobra dinheiro)

nossa cara da pra fazer isso td com 3k

 

tipo eu entendo mais ou menos de turbo e tal

aspirado eu nao sei picas

sabe algum lugar em sp de confiaçao pra fazer

 

qts cavalos vc acha q da pra ter com isso?

Tô meio por fora dos preços, não sei se dá pra fazer tudo, mas se não der tudo vai eliminando os menos importantes.

 

Com tudo dá pra conseguir uns 290 hp c/ Weber e uns 320 hp c/ Holley.

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Comando do 250S já tem né..

 

Taxa isso com vontade, eleva pra uns 14:1 ou 14,5:1, como teus pistões já são a álcool não é dificil

Balanceamento do motor obrigatório, estático e dinâmico, dinâmico balancear virabrequim, volante e platô

Volante seria interessante aliviar, deixar no mesmo peso dos da stock car antiga, 8,6kg se não me engano, original possui 12kg eu acho (obrigatório fazer com alguém que conheça o que tá fazendo)

 

Equalizar todo o cabeçote, camaras e dutos, alargar dutos, se possível trabalhar válvulas e sedes, tuchos foram travados né? ou trocados pelos mecânicos...

 

Qual a carburação dela? se for h34 ou dfv446 ta legal, da pra conseguir bons resultados com eles, agora se for 3e... troca sem pensar duas vezes

 

Se possível, seria interessante molas de válvulas novas, podendo ser as do 250S

 

Com isso chuto uns 210cv, pra conseguir mais, precisaria de um comando mais agressivo e retrabalho mais pesado no cabeçote, usando válvulas maiores

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Comando do 250S já tem né..

 

Taxa isso com vontade, eleva pra uns 14:1 ou 14,5:1, como teus pistões já são a álcool não é dificil

Balanceamento do motor obrigatório, estático e dinâmico, dinâmico balancear virabrequim, volante e platô

Volante seria interessante aliviar, deixar no mesmo peso dos da stock car antiga, 8,6kg se não me engano, original possui 12kg eu acho (obrigatório fazer com alguém que conheça o que tá fazendo)

 

Equalizar todo o cabeçote, camaras e dutos, alargar dutos, se possível trabalhar válvulas e sedes, tuchos foram travados né? ou trocados pelos mecânicos...

 

Qual a carburação dela? se for h34 ou dfv446 ta legal, da pra conseguir bons resultados com eles, agora se for 3e... troca sem pensar duas vezes

 

Se possível, seria interessante molas de válvulas novas, podendo ser as do 250S

 

Com isso chuto uns 210cv, pra conseguir mais, precisaria de um comando mais agressivo e retrabalho mais pesado no cabeçote, usando válvulas maiores

entao eu tava vendo isso td e tal

 

pela grana nao é melhor turbinar

tipo nao vai acabar saindo mais barato e resultando na mesma potencia??

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pra mim opala é lindo aspirado...

turbo é coisa de motor pequeno...

eu tb acho isso

mais é q eu nao disponho de mt grana

e tipo c eu colocar uma turbina e nao deixar com valvula de prioridade pra nem fazer barulho nem nada

 

apenas pela potencia mesmo

tb acha q nao vale a pena???

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A-S-P-R-O!!!

 

O único problema é que ela é uma prep carinha que dói!!! :(

 

Nada como um motor com mais de 3.0L "roncando" alto!!!

 

:legal:

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A-S-P-R-O!!!

 

O único problema é que ela é uma prep carinha que dói!!! :(

 

Nada como um motor com mais de 3.0L "roncando" alto!!!

 

:legal:

entao eu tb concordo com isso

mais o tempo $$$ é um problema

 

por isso queria saber sobre preparaçao turbo tb as vezes vale mais a pena

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então vai colocando peças por vez...até chegar no nivel desejado...

 

só não me fale novamente de turba o 250.... :vts

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eu não curto mto carro sobre alimentado não, no maximo um blower, mas turbo n me agrada mto...

 

se quiser gastar pouco tem q turbar msm, se tiver grana e paciência faz um aspro..

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Vai 3 pila fácil pra turbinar o 4100... disso pra cima sem muito esforço

E a maioria fala que só fica liso com w40... 3e fica naquelas...

Fora o aumento de torque... e como a transmissão do opala/caravan já é bem frágil, conta os dias pra caixa/diferencial quebrar

Fora que a Caravan é a álcool, teria que destaxar... isso se não começar a bater biela logo logo por folga no bronzinamento

 

A "receita" que passei não custa 2mil reais com mdo inclusa, com os 1000 reais a mais, da pra colocar um comando bem mais esperto e fazer um trabalho mais sério no cabeçote

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Vai 3 pila fácil pra turbinar o 4100... disso pra cima sem muito esforço

E a maioria fala que só fica liso com w40... 3e fica naquelas...

Fora o aumento de torque... e como a transmissão do opala/caravan já é bem frágil, conta os dias pra caixa/diferencial quebrar

Fora que a Caravan é a álcool, teria que destaxar... isso se não começar a bater biela logo logo por folga no bronzinamento

 

A "receita" que passei não custa 2mil reais com mdo inclusa, com os 1000 reais a mais, da pra colocar um comando bem mais esperto e fazer um trabalho mais sério no cabeçote

humm entendo entendo

com os 3 mil vc acha q da pra chegar pelo menos nos 250cv c fizer direitinho

 

pq c for menos q isso nem vale a pena gastar

 

ae rafa da a luz de novo =]

 

fiquei empolgado pra mexer logo

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Polia Harmônica. É uma polia de virabrequim mais pesada. Ela serve, digamos, como um complemento ao volante do motor. A polia original do Opala é meio voadora, por causa do péssimo balanceamento do motor. Assim melhora o balanceamento e a polia não voa.

 

Por cima, é mais ou menos isso.

o motor 6c de Opala tem um bom balanceamento e a polia harmônica não funciona como um complemento do volante do motor.

 

a polia harmônica ou damper é necessária a todo motor grande (GM 250 e todos os V8) que pretende girar mais que o original, a necessidade dela vem do fato que um motor de alta cilindrada gera muito mais vibrações que um motor 3.0 ou menor e quanto mais girar, mais vibrações tem e elas são nocivas ao motor, podendo tirar um pouco de potência até quebra o motor

 

a polia harmônica original do motor é construída pra um faixa de rotação e uma massa móvel, quando tu muda um dos dois (aumenta a faixa de giro ou forja/aumenta parte baixa) tu PRECISA mudar a polia porque isso faz muda a vibração (intensifica ou muda a frequência delas)

 

pelo que eu andei lendo, a polia original usa borracha para envolver a massa inerte (é ela que absorve as vibrações) e quando tá em ação, a polia esquenta e isso é também um dos motivos que se é trocada, com o envenenamento do motor tu tem um aumento grande no aquecimento dela e logo vai pro saco, além de não conseguir absorver bem as vibrações.

 

já as polias harmônicas Fluidampr usa um fluído a base de silicone que dissipa muito melhor o calor e uma massa inerte feita de nylon absorve muito mais vibrações.

 

cuidado, polia harmônica não é balanceadora, ela acaba com vibrações que são causadas pelo tamanho do motor que trocem o virabrequim, não da massa mal distribuída pelas partes móveis, mesmo usando ela o motor tem que ser balanceado.

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,Nov 29 2005, 04:15 PM] pelo que eu andei lendo, a polia original usa borracha para envolver a massa inerte (é ela que absorve as vibrações) e quando tá em ação, a polia esquenta e isso é também  um dos motivos que se é trocada, com o envenenamento do motor tu tem um aumento grande no aquecimento dela e logo vai pro saco, além de não conseguir absorver bem as vibrações.

 

já as polias harmônicas Fluidampr usa um fluído a base de silicone que dissipa muito melhor o calor e uma massa inerte feita de nylon absorve muito mais vibrações.

 

massa inerte?

Se ela tá em movimento rotação pura.. como vai ser inerte?

 

A não ser que a "casca" dela seja presa e o "miolo" fiquei girando... ou vice versa

 

EDIT:Tem foto dela aí?Nunca ví uma

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ae Duke, eu falei que a borracha e o fluído de silicone envolviam a massa inerte, dae a massa inerte (o miolo) fica, no caso do silicone, dentro de um meio fluído, tipo um filme

 

a polia original quase não achei material sobre ela então não posso te dizer como é que funfa em detalhes

 

polia da Fluidampr (diz que é melhor polia harmônica até um pouco mais de 7k RPM)

poliafluidampr1hz.jpg

 

polia da ATI (diz que é melhor polia harmônica pra motores que giram mais de 7k RPM)

poliaati0bq.jpg

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hummmm acho que tendi... mas se "gira tudo mundo" não concordo com essa nomeclatura de "massa inerte"

 

Inerte pra mim é algo que não muda nem em direção,nem em módulo e nem em sentido.

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hummmm acho que tendi... mas se "gira tudo mundo" não concordo com essa nomeclatura de "massa inerte"

 

Inerte pra mim é algo que não muda nem em direção,nem em módulo e nem em sentido.

bem, fala com os caras que inventaram isso

 

talvez o miolo da polia fique "sempre" no mesmo movimento, independente do motor por que girar do mesmo jeito que gira o motor ela não gira porque dae ela não absorveria nenhuma vibração, creio eu

 

concordo contigo, inércia é a conservação do estado de movimento, seja ele parado ou se movendo de algum jeito

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' date='Nov 29 2005, 04:15 PM']
Polia Harmônica. É uma polia de virabrequim mais pesada. Ela serve, digamos, como um complemento ao volante do motor. A polia original do Opala é meio voadora, por causa do péssimo balanceamento do motor. Assim melhora o balanceamento e a polia não voa.

 

Por cima, é mais ou menos isso.

o motor 6c de Opala tem um bom balanceamento e a polia harmônica não funciona como um complemento do volante do motor.

 

a polia harmônica ou damper é necessária a todo motor grande (GM 250 e todos os V8) que pretende girar mais que o original, a necessidade dela vem do fato que um motor de alta cilindrada gera muito mais vibrações que um motor 3.0 ou menor e quanto mais girar, mais vibrações tem e elas são nocivas ao motor, podendo tirar um pouco de potência até quebra o motor

 

a polia harmônica original do motor é construída pra um faixa de rotação e uma massa móvel, quando tu muda um dos dois (aumenta a faixa de giro ou forja/aumenta parte baixa) tu PRECISA mudar a polia porque isso faz muda a vibração (intensifica ou muda a frequência delas)

 

pelo que eu andei lendo, a polia original usa borracha para envolver a massa inerte (é ela que absorve as vibrações) e quando tá em ação, a polia esquenta e isso é também um dos motivos que se é trocada, com o envenenamento do motor tu tem um aumento grande no aquecimento dela e logo vai pro saco, além de não conseguir absorver bem as vibrações.

 

já as polias harmônicas Fluidampr usa um fluído a base de silicone que dissipa muito melhor o calor e uma massa inerte feita de nylon absorve muito mais vibrações.

 

cuidado, polia harmônica não é balanceadora, ela acaba com vibrações que são causadas pelo tamanho do motor que trocem o virabrequim, não da massa mal distribuída pelas partes móveis, mesmo usando ela o motor tem que ser balanceado.

Bom balanceamento? Tudo que li sobre o GM250 dizia que esse era um dos maiores problemas desse motor.

 

Sim. E qual a função do volante do motor? Além de armazenar energia do motor, ele diminue as vibrações do motor, assim como os contrapesos do virabrequim.

Um vira de Fusca não tem contrapesos (ou tem pouco, não lembro) e o volante é enorme, justamente pra compensar isso. Claro, não é muito bom, a massa não distribuída uniformemente por todo o vira, como nos contrapesos, mas é uma solução.

 

Se for pensar bem até que complemento da função do volante do motor não é bem correto, mas foi o jeito que encontrei de explicar simplificadamente a função dela.

 

Ela não acaba com as vibrações, mas reduz, como vc mesmo disse. Não é uma substituição do balanceamento das partes móveis, mas contribui em ter um motor que possa girar mais e seja menos suscetível às vibrações.

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