Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelobms

Madeira MDF "genérica"?!?!?!?!

Recommended Posts

Fala pessoal,

Conversando com um marcineiro entendido no ramo, sobre aonde conseguir uma chapa de mdf no preço para a construção da minha caixa de grave, o mesmo me alertou sobre a qualidade da mesma.

Então discutindo com ele, descobri que tem 2 tipos de mdf cru, o mdf LITE e o mdf STANDART.

Ele falou que a diferença é absurda na qualidade, pois o lite não dura muito e quando passa na serra pareçe isopor.

Enquanto que o Standart é mais caro, vem escrito STANDART nas bordas e a qualidade é muito superior.

Ele disse que ja reconhece olhando, mas como não tenho mdf´s para comparar perguntei e ele me disse que vem escrito.

Passei em algumas lojas aqui de Bsb e MUITOS vendedores "não" sabiam dessa diferença mas ao verem na nota tem escrito.

Por isso queria conferir essa estória como pessoal.

As melhores marcas segundo eles ( Da melhor pra "pior")

Masisa

Duratex

Tafiz

No mais......queria opniões de quem ja fez muitas caixas......

ABs :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até hoje só comprei masisa... inclusive comprei o OSB lá... o preço nem é tão alto, e o MDF é de qualidade, não tendo 2a linha.

Compartilhar este post

Link para o post
marcelobms,

Essa "Tafiz" não seria a"Tafisa" aqui do sul?

Opa Dream_man :P erro de digitação tu ta certo........eh isso mesmo........Tafisa........

E ai então a Masisa tem qualidade........pode comprar a chapa de mdf 20mm ta sussegado?

Acha que para o sub uxp 12" D2 a caixa pode ser feito de 18mm? Pois so nesses mm´s (18) a chapa ta R$ 127,00

E o detalhe que eles nem cortam la........ :angry:

Alguem indica um bom lugar ?

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Marcelo BMS!

Compensado multicamada:

1º naval! Quanto mais camadas melhor!

2º virola! Quanto mais camadas melhor!

Só madeira não conta!

Travamento faz a diferença!

Saudações,

Paulo Duto.

É isso aí Paulo

Mas no caso do multilaminado, alem do travamento, não esqueça de verificar a qualidade da colagem das lâminas.

Eu tenho trabalhado com um compensado naval de Pinus tratado que é fabricado na Contemplac, uma fábrica que tem numa cidade vizinha aqui, e tenho gostado muito do material, muito melhor que a maioria dos compensados de virola ou outro tipo de madeira que se acha por aí. Esse compensado aqui, pode-se bater um prego desses grandes de pregar "viga" bem no meio das lâminas, que ele não racha e não abre as lâminas de jeito nenhum, tem a madeira um tanto densa e ao mesmo tempo é leve, tem alta resistencia mecânica, além da colagem fenólica que é muito boa e resitente à umidade. O unico problema desse tipo de madeira são os "nós" que eventualmente vem em algumas chapas, mas nada que uma boa seleção das peças na hora de comprar não resolva...

Antigamente tinha os compensados navais de "Pinho", mas devido a proibição do corte de Araucárias, ficou muito dificil de achar...

Quanto ao MDF, eu indico ele pra fazer apenas o acabamento de detalhes das caixas. Particularmente eu não gosto do MDF pra construir a parte estrutural da caixa devido ao peso elevado e à pouca resistencia. Quanto à acustica do MDF ser melhor, eu acho isso utopia, pois o que realmente influi na acustica da caixa é o travamento da madeira, ou seja, as paredes da caixa devem "trabalhar" o menos possível...

Abraços

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

marcelobms,

Até hoje só utilizei MDF da Tafisa sendo mais barato para mim por se "vizinho" dela.

Essa eu posso recomendar pra você.

Para o UXP 18mm esta bom sim.

Compartilhar este post

Link para o post

usei um pedaço de compensado de 10mm pra fazer o suporte dos modulos , e ele me pareceu bem mais rigido que o mdf de 15 mm que usei pra caixa ,

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Marcelo BMS!

Compensado multicamada:

1º naval! Quanto mais camadas melhor!

2º virola! Quanto mais camadas melhor!

Só madeira não conta!

Travamento faz a diferença!

Saudações,

Paulo Duto.

É isso aí Paulo

Mas no caso do multilaminado, alem do travamento, não esqueça de verificar a qualidade da colagem das lâminas.

Eu tenho trabalhado com um compensado naval de Pinus tratado que é fabricado na Contemplac, uma fábrica que tem numa cidade vizinha aqui, e tenho gostado muito do material, muito melhor que a maioria dos compensados de virola ou outro tipo de madeira que se acha por aí. Esse compensado aqui, pode-se bater um prego desses grandes de pregar "viga" bem no meio das lâminas, que ele não racha e não abre as lâminas de jeito nenhum, tem a madeira um tanto densa e ao mesmo tempo é leve, tem alta resistencia mecânica, além da colagem fenólica que é muito boa e resitente à umidade. O unico problema desse tipo de madeira são os "nós" que eventualmente vem em algumas chapas, mas nada que uma boa seleção das peças na hora de comprar não resolva...

Antigamente tinha os compensados navais de "Pinho", mas devido a proibição do corte de Araucárias, ficou muito dificil de achar...

Quanto ao MDF, eu indico ele pra fazer apenas o acabamento de detalhes das caixas. Particularmente eu não gosto do MDF pra construir a parte estrutural da caixa devido ao peso elevado e à pouca resistencia. Quanto à acustica do MDF ser melhor, eu acho isso utopia, pois o que realmente influi na acustica da caixa é o travamento da madeira, ou seja, as paredes da caixa devem "trabalhar" o menos possível...

Abraços

Sandro

Sandro,

Então o compensado naval é melhor que o MDF para a fabricação de uma caixa acustica?

Vc chegou a testa a mesma caixa feita de mdf e de compensado tocando lado a lado para ver se ha mesmo uma diferença audivel?

Com certeza a qto mais rigida fora a caixa melhor para a acustica. Eu vou querer montar uma dutada para um sub uxp de 12D2......digamos que vai receber os teoricos 200wts rms......

Sobre o mdf LITE ou STANDART isso é verdade?......unico sub que eu tinha e vendi fiz de compensado mesmo........e (hj em dia no carro de um amigo) continua tocando bem.

Tenho medo que o mdf trabalhe como vc falou.....com o tempo ele absorvendo os impactos do som.......por ele ser um pó comprimido e com resina va sofrendo algum enfraquecimento na estrutura.

Diferente do compensado que é composto por camadas e as folhas são mais "inteiriças".....

E então.....esquecendo o acabamento........qual seria a melhor opção......e qual fabricante?

Abs.......

Compartilhar este post

Link para o post
Sandro,

Então o compensado naval é melhor que o MDF para a fabricação de uma caixa acustica?

Vc chegou a testa a mesma caixa feita de mdf e de compensado tocando lado a lado para ver se ha mesmo uma diferença audivel?

Com certeza a qto mais rigida fora a caixa melhor para a acustica. Eu vou querer montar uma dutada para um sub uxp de 12D2......digamos que vai receber os teoricos 200wts rms......

Sobre o mdf LITE ou STANDART isso é verdade?......unico sub que eu tinha e vendi fiz de compensado mesmo........e (hj em dia no carro de um amigo) continua tocando bem.

Tenho medo que o mdf trabalhe como vc falou.....com o tempo ele absorvendo os impactos do som.......por ele ser um pó comprimido e com resina va sofrendo algum enfraquecimento na estrutura.

Diferente do compensado que é composto por camadas e as folhas são mais "inteiriças".....

E então.....esquecendo o acabamento........qual seria a melhor opção......e qual fabricante?

Abs.......

Olha

Eu já testei caixa de todo quanto foi tipo de material, e realmente entre o naval e o MDF, não notei diferença nenhuma na reprodução, desde que a caixa fique bem travada...

Quanto á diferença na qualidade do MDF, isso existe sim, tanto no MDF quanto nos demais tipos de compensado. Tem os de "primeira", os de "segunda" e os "sabe-se lá qual...", hehehehe... . É muito importante que se observe a qualidade do material na hora da compra.

Sendo de boa qualidade, o MDF e o aglomerado, segundo os "audiófilos" tem uma superioridade acústica, mas no caso de caixas pra trio, pancadão e SPL, prefiro o compensado naval pela sua "dureza", ou seja, melhor resistencia a choques, vibrações e maior resistencia nas junções... Mas não se esqueça, verifique a qualidade do produto antes de comprar. :legal:

Abraço

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à indicar fabricantes, vou te falar, nunca observo o nome do fabricante das chapas e sim a qualidade delas, por isso não me lembro de nenhum... :P

Compartilhar este post

Link para o post
compensado naval é mais caro q mdf ou mesmo preco ?

É mais barato, mas em compensação, na maioria das vezes a chapa é menor tbm...

Tem casos de compensados navais que são usados pra fazer assoalho de carretas que são vendidos em chapas maiores, só que esses são feitos de madeira de eucalípto e são muito mais duros e pesados, só que são os mais resistentes, apesar de não ter aparencia muito bonita...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...