Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duke

Caixa Seca e Radiador com "Cebolão" ?

Recommended Posts

Postado em

Caixa seca , que isso?

Acho que a pergunta é simples e direta eheheheh.

Outra, radiador com entrada pra cebolão.. a maioria dos carros usam isso?

Que maldito cebolão seria esse?

Postado em

radiador com cebolao, deve ser o cebolao que liga a ventuinha do radiador, no gol o cebolao fica na parte de plastico de baixo do radiador, bom seria isso????

agora caixa seca eu tmb nao sei...

Postado em

caixa seca?

talvez seja o que eu conheço por capa seca, ela é a parte da caixa de câmbio que recobre a embreagem e acopla com o motor, pelo menos é o que eu entendo por isso

os Opaleiro sempre falam que pra colocar câmbio Dodge em Opala tem que tornear a capa seca

é isso?

Postado em

cebolão é aquilo ali q o vipinguim falou mesmo ... só carros com ventoinha elétrica possuem (todos os AP, e acho q todos os Fiat, a maioria dos GM e Ford). Carros "americanos" (pickups Ranger e S10) costumam usar a ventoinha hidrodinâmica.

Postado em

Sim, caixa seca é sem sincronizadores, mas muitos chamam a capa seca (onde a embreagem fica) de caixa seca

Ou seja, o Duke tá se referindo a capa seca

Postado em
Sim, caixa seca é sem sincronizadores, mas muitos chamam a capa seca (onde a embreagem fica) de caixa seca

Ou seja, o Duke tá se referindo a capa seca

tbm aprendi assim...

parte q fica envolta do conjunto da embreagem... onde liga o cambio co motor

e o Cebolão na verdade se chama interruptor Térmico, q eh um sensor q quando a agua atinge determinada terperatura se arma e liga o eletro-ventilador (ventoinha).. quase todos os carros tem....

alguns tem sensor de temp. (como o corsa)....

Postado em

É isso mesmo , capa seca que eu tava me refirindo.

Mas a capa seca é o que une o "motor/embreagem/caixa " ,nessa ordem?

Postado em

Blz Macaw

Então o corsa o sistema é diferente, isso?!

Se é , como funfa +ou-?

Vou precisar usar Ventoinha de outro carro e algum radiador com entrada pra cebolão.Preciso saber +ou- os que usam ou ,se for o caso, os que não usam ehehehh.

Postado em

Em ambos os casos o eletroventilador fica aclopado á colmeia do radiador...

no esquema comum o interruptor termico eh rosquiado ou na base ou no topo da colmeia (normalmente pra chave sextavada comum..se nao me engano chave 17mm)... maioria dos carros tem apenas 2 fios... chegam diretos ao interruptor q aciona a ventoinha em determinada temp. (digo na maioria dos carros pq a linha fiat e carros com ar condicionado tem 3 fios, ou seja, ligam 2 velocidades diferentes, uma com 12v e outra com um resistor antes pra chegar apenas 9v e reduzir a velocidade do eletro-ventilador)

(corsa)O sensor fica no motor... perto do cabeçote....

sensortemperaturadocorsa8jm.jpg

esquema comum

eletroventiladorcomum5yz.jpg

ficou meio confuso.. se nao entendeu mto bem.. hehehe poergunta ae

Postado em

Ah entendi sim

Agora tudo resolvido :) hehehehe

Vou te que usa algum radiador com cebolão e a ventuinha de Palio.Basta agora sair atrás de qual radiador vai caber no lugar original e vai refirgerar o melhor possivel o meu mancquinho ehheeh.

Macaw valeu!

Postado em

carter seco pelo que eu sei e um reservatorio de oleo que nao fica em baixo do motor, os carros normais o oleo fica em baixo no carter por gravide, e sao bombeados de la para a parte de cima, mais no carter seco tem uma bomba que apartir de um reservatorio lubrifica o motor e meio complicado, sera que alguem tem como explicar mais claramente?

Postado em

é bem isso

oleo fica num reservatorio a parte

principal utilidade dele é nunca dar problema de o pescador ficar sem oleo, além do fato de poder usar muito mais oleo no reservatorio do que num sistema convencional

Postado em

cárter seco é o melhor sistema de lubrificação de motores

- ele usa uma bomba externa pra circular o óleo

- o óleo não fica no cárter, fica num reservatório separado que tu pode escolher aonde fica e assim melhorando a distribuição de peso

- como o óleo não fica no cárter, ele não interfere no giro do virabrequim e por isso não causa vibrações que atrapalhem no giro do motor

- tu pode com isso fazer que o óleo seja distribuído do jeito que tu quer, diretamente onde precisa, pode botar uma linha de óleo direto pro cabeçote, outra pro bloco, outro direta pro virabrequim e por ae vai

- o óleo fica em melhores condições de uso porque ele fica separado e não esquanta tanto

- tu pode baixar o motor porque o óleo e a bomba não ficam no cárter e com isso o cárter é bem menor

- tu pode construir o cárter de um jeito que o pescador de óleo nunca fique sem óleo

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...