Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Naum sei oq acontece no pezinho...

Recommended Posts

Postado em

Ola a todos estou tendo problemas d novo com meu pezinho... to ficando puto....

mas sei lah....

o interressante q jah reforcei ele...

coloquei manta acrilica....

coloquei espuma caixa de ovo

e passei no RTA fora do carro....

ficou do jeito q eu queria....

mas quando coloca o pezinho no carro.... o pezinho do lado direito naum tem medios na faixa dos 300 a 600... meu eq esta em +12dB nessa faixa....

oq esta acontecendo???

pq isso acontece soh no carro???

Postado em
Passou o rta nele ligado no som do carro só que com o pézinho fora do carro?

O corte está em quanto?

sim....

passei ele fora do carro....

mas com os amplis do carro....

estou cortando o pezinho em 50Hz... e LP de 1KHz....

mto fodz... naum sei oq acontece.... no LP estou usado xover passivo.... e no HP ativo...

Postado em

Só o direito?????????

Desligando o esquerdo, vc~fica com este buraco?

Tá meio com cara de problema de fase... se essa medição foi tirada com o outro pezinho tocando, é fase mesmo... talvez invertendo a polaridade de um deles vc se livre deste buraco. 'Só por curiosidade, qual a distância entre os pezinhos?

Postado em
Só o direito?????????

Tá meio com cara de problema de fase... se essa medição foi tirada com o outro pezinho tocando, é fase mesmo... talvez invertendo a polaridade de um deles vc se livre deste buraco. 'Só por curiosidade, qual a distância entre os pezinhos?

entaum kleber.... tenho certeza q naum eh fase naum....

o problema eh soh no lado direito msm..... msm com o balance todo pro lado direito.....

a distancia entre os pezinhos... eh meio padrao... de um carro.... de um canto a outro....

mas oq mais me encuca realmente eh pq esta acontecendo isto... sera q esta acontecendo ondas estacionarias nessa regiao no meu carro?????

e ainda mais soh do lado direito...???

coisas q ningue podem explicar....

Postado em
Só o direito?????????

o problema eh soh no lado direito msm..... msm com o balance todo pro lado direito.....

a distancia entre os pezinhos... eh meio padrao... de um carro.... de um canto a outro....

mas oq mais me encuca realmente eh pq esta acontecendo isto... sera q esta acontecendo ondas estacionarias nessa regiao no meu carro?????

Bom... vc tá com o RTA aí?

Experimenta diferentes posições pro microfone, pra evitar alguma reflexão dentro do carro. Tenta apontar o mic diretamente para eixo do falante, guardando a mesma distância da medição do outro.

Suposições existem muitas... mas realmente, é complicado dizer pq q ao botar no carro muda.

De ouvido, vc sente diferença? Qual a atenuação nesse buraco?

Postado em

Eddie,

Seu pezinho não é dutado? Você colocou espuma caixa de ovo nele? Essa espuma é muito densa, e em caixa dutada você não pode encher de damping como uma selada, ao menos que seja de baixa densidade bem pouco!

Postado em
Só o direito?????????

Experimenta diferentes posições pro microfone, pra evitar alguma reflexão dentro do carro. Tenta apontar o mic diretamente para eixo do falante, guardando a mesma distância da medição do outro.

Suposições existem muitas... mas realmente, é complicado dizer pq q ao botar no carro muda.

a diferenca q eu sinto eh uma falta de medios... porisso resolvi passa no RTA....

e percebi q a falha tava ali...

sera q o problema eh o falante???

Postado em

Ueh ... testa com o pezinho esquerdo no lugar do direito. Se resolver o problema troca os falantes dos pezinhos, volta pro lugar certo e testa dinovo.

edit: primeiro inverte os rcas no amp .. esquerdo/direito.

Postado em
Só o direito?????????

a diferenca q eu sinto eh uma falta de medios... porisso resolvi passa no RTA....

e percebi q a falha tava ali...

sera q o problema eh o falante???

Mas se fora as duas estão ok, e dentro dá diferente, é pq há alguma reflexão estranha... única explicação, já que fase não é. Se a queda não fosse numa banda, aí já se poderia pensar em efeitos elétricos...

Postado em

Faz o mesmo teste mudando o pézinho de lugar. Coloque ele mais pro fundo, mais pra perto de você, em cima do banco do passageiro, sei lá. Se não é fase, o falante se comporta perfeitamente fora do carro, o problema é o carro. Se descobrir de onde vem a fonte, terá de fazer um pézinho novo e com o falante em um lugar diferente.

Postado em

Se você tiver que ajustar mais que 5dB em alguma faixa pelo EQ, você tem problemas. Encher de damping um pezinho dutado, acaba com os médios.

Postado em

Que mistério kra! É muito intrigante só o pesinho do lado direito dar esse problema.

Bom, vc vai ter que ir eliminando as possíveis causas. O amp, o player (trocar o lado dos RCAs, etc), o formato do pesinho (os dois são idênticos quase, né?), o lugar no carro, etc... ir fazendo testes.

PS: Post de número 2000!! |o/ \o| _o/ |o/

Postado em
Se você tiver que ajustar mais que 5dB em alguma faixa pelo EQ, você tem problemas. Encher de damping um pezinho dutado, acaba com os médios.

É mesmo.

Retira todo o damping e faz o teste.

Às vezes colocar material fonoabosrvente mais atrapalha que ajuda.

Postado em
mas ai q tah....

se o damping influenciasse asim nos medios.... sera q naum seria notado no RTA fora do carro ???

Pra mim é onda estacionária, mudança de fase em determinada frequência.

Passa o RTA Com a apolaridade correta e depois com a polaridade invertida se aparecer o pico, pimba.

Se vc já diminuiu a litragem da caixa e não resolveu, o negóco vai ser trabalhar a excursção do cone aumentar levementea litragem de um pézinho para sair da estacionária já que a banda é pequena, fazendo um pequeno furo por exemplo.

É muito arcaico porém não custa nada testar né.

Postado em

Damping pesado em caixa dutada não combinam. Ainda mais espuma caixa de ovo, que é denso pra caramba e é usado pra colocar na PAREDE de estúdio, etc...

Tira tudo do pezinho, e coloca um pouco de plumante, ou fibra de vidro. Pode inverter a fase também, os meus mids eu uso com fase invertida.

Postado em
mas ai q tah....

se o damping influenciasse asim nos medios.... sera q naum seria notado no RTA fora do carro ???

Pra mim é onda estacionária, mudança de fase em determinada frequência.

Passa o RTA Com a apolaridade correta e depois com a polaridade invertida se aparecer o pico, pimba.

Se vc já diminuiu a litragem da caixa e não resolveu, o negóco vai ser trabalhar a excursção do cone aumentar levementea litragem de um pézinho para sair da estacionária já que a banda é pequena, fazendo um pequeno furo por exemplo.

É muito arcaico porém não custa nada testar né.

Já falaram... testa com o outro pezinho no lugar dele!

Se der flat numa posição e com o mesmo pezinho ficar o vale, é onda estacionária... aih vc vai ter que acertar o damping no lugar mesmo...

Postado em

na verdade o damping q estou usando jah eh plumante....

vo experimentar tirar um pouko...

mas ai q tah.. se eu mudar a fase do mid... (invertida) vou ter q mudar a fase dos TWs.... tb....

mas sera q isso vai influencia msm..????

Postado em

mas ai q tah.. se eu mudar a fase do mid... (invertida) vou ter q mudar a fase dos TWs.... tb....

Bom... em princípio, qq sistema 3 vias (sub + MB + tw, por exemplo) que use cortes de 12dB/8a, por obrigação deveria ter a fase do midbass invertida, já que nos bordos (corte superior e inferior) as rotações de fase deixariam o mid tocando com fase incorreta. MAS aí entram muitas considerações no meio, entre elas a distância entre os falantes...

No seu caso... o tweeter está no pezinho ou no painel? Há corte LP pro midbass?

Sugiro eliminar as possibilidades. desligue o tweeter, retire o crossover passivo. Deixe o mid e o amp, ninguém mais no meio, e meça, desligando fisicamente o outro lado tb. Se continuar, vc já descartou mudança de fase pelo crossover.

Adote um padrão de posicionamento e distância da medição. Meça com as portas abertas e fechadas, pra pegar possíveis reflexões. Puxe o pezinho pra uma posição diferente da original e meça de novo.

Se de tudo, ainda assim, estiver incorreto, pegue o outro pezinho e coloque no lugar, toscamente mesmo... meça, usando o mesmo canal do amp...

Sem estes passos, não vamos sair nunca das suposições.

Postado em

Bom... em princípio, qq sistema 3 vias (sub + MB + tw, por exemplo) que use cortes de 12dB/8a, por obrigação deveria ter a fase do midbass invertida, já que nos bordos (corte superior e inferior) as rotações de fase deixariam o mid tocando com fase incorreta. MAS aí entram muitas considerações no meio, entre elas a distância entre os falantes...

Sugiro eliminar as possibilidades. desligue o tweeter, retire o crossover passivo. Deixe o mid e o amp, ninguém mais no meio, e meça, desligando fisicamente o outro lado tb. Se continuar, vc já descartou mudança de fase pelo crossover.

Adote um padrão de posicionamento e distância da medição. Meça com as portas abertas e fechadas, pra pegar possíveis reflexões. Puxe o pezinho pra uma posição diferente da original e meça de novo.

Se de tudo, ainda assim, estiver incorreto, pegue o outro pezinho e coloque no lugar, toscamente mesmo... meça, usando o mesmo canal do amp...

OK... vou fazer os testes....

eh o seguinte... tenho no painel... um MId High com um TW (1tw1)

fiz o corte neles de 4k3Hz... alinhamento bessel de 2° ordem...

uso um sistema bi-amplificado....

meu radio tem ajuste de T.A independende pra kda falante... (Mids e Tws...)

estou cortando o pezinho em 1Khz... -12dB/8° corte passivo.... e HP de 50Hz 12dB/8°... ativo....

-vou fazer os seguines testes....

1- mudar a fase dos falantes... (oq acho indiferente...)

2- experimentar outros locais pro pezinho...

3- tirar o damping

4 - chorar... :(

o Kleber... mas ai q tah... a fase dos mids em relação aos TWs jah estao invertidas... sei q um cote de 12dB tem um giro de fase... a distancia entre os mids e Tws... corrigidos pelo T.A. afim de se obter o mair ganho... na faixa de corte... segue mais ou menos o principio..

D= Fc*[(y-x)/340]*360°

D=defasagem

Fc= frequencia de corte

y e x= distancias dos falantes

340 = c = velocidade do som...

o ativo sera q tem tb???

mas auditivamente... se deixo os mids e os TW em fases inversas.... tem uma aparente mudança no som.... o som fika xoxo.... pra dentro...

Postado em
Damping pesado em caixa dutada não combinam. Ainda mais espuma caixa de ovo, que é denso pra caramba e é usado pra colocar na PAREDE de estúdio, etc...

Tira tudo do pezinho, e coloca um pouco de plumante, ou fibra de vidro. Pode inverter a fase também, os meus mids eu uso com fase invertida.

mas ai q tah.... eu tinha um problema maior nos medios...

quando coloquei a espuma melhorou um pouko....

pelo menos o lado esquerdo melhorou e mto... jah o direito....

Postado em

OK... vou fazer os testes....

eh o seguinte... tenho no painel... um MId High com um TW (1tw1)

fiz o corte neles de 4k3Hz... alinhamento bessel de 2° ordem...

uso um sistema bi-amplificado....

meu radio tem ajuste de T.A independende pra kda falante... (Mids e Tws...)

estou cortando o pezinho em 1Khz... -12dB/8° corte passivo.... e HP de 50Hz 12dB/8°... ativo....

-vou fazer os seguines testes....

1- mudar a fase dos falantes... (oq acho indiferente...)

2- experimentar outros locais pro pezinho...

3- tirar o damping

4 - chorar... :(

o Kleber... mas ai q tah... a fase dos mids em relação aos TWs jah estao invertidas... sei q um cote de 12dB tem um giro de fase... a distancia entre os mids e Tws... corrigidos pelo T.A. afim de se obter o mair ganho... na faixa de corte... segue mais ou menos o principio..

D= Fc*[(y-x)/340]*360°

D=defasagem

Fc= frequencia de corte

y e x= distancias dos falantes

340 = c = velocidade do som...

o ativo sera q tem tb???

mas auditivamente... se deixo os mids e os TW em fases inversas.... tem uma aparente mudança no som.... o som fika xoxo.... pra dentro...

AHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Pq vc não falou q tinha midrange no meio?

Pow... finalmente alguma coisa começa a encaixar!

Mantém as ligações de tweeter e midrange em fase normal, e inverte o do midrange. Depois vc passa o RTA...

E testa só o pezinho, sem NADA a mais, dentro do carro.

Há outra possibilidade do seu crossover deixar um vale nos 600Hz... aí esse vale começaria a ser preenchido pelo midrange em 800Hz, já que em 1000Hz ele estaria apenas com 3dB de atenuação.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...