Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fhábio

Pezinhos com cs50k terminados

Recommended Posts

Bom, finalmente terminei os pezinhos pro kit bravox cs50k, eles são selados e ficaram com aproximadamente 8 litros, (eu medí com pástico granulado e deu 7,85 L em um e 7,90 L no outro), eu forrei com lã de edredom coloquei umas 3 camadas de lã, o player é o pioneer 7600 mp, o amplificador é o hurricane punc 500 que fornece 150 W rms @ 4ohms para cada divisor do kit.

Sobre o kit eu gostei muito dos médios, não tenho muito parâmetro de comparação em sq automotivo mas já ouví umas caixas residenciais polk momo...

Agora os tweeters... meu deus ! mesmo usando a opção 0dB do divisor, (tem tb a opção + 3dB), eles gritam demais, são estridentes demais, tentei usar o pobre eq de 3 bandas do 7600 mas não ajudou muito, acho que farei um atenuador pros tweeters. Bom, eu tinha deixado o amplificador no açoalho do porta-malas, (sobre o carpete) pq ainda não fiz as laterais, rodei 3 dias com o carro e o som sempre foi acompanhado de um ruido tipo hiiiiiisssss de fundo, bem baixinho mas sempre esteve lá, e depois tirei o aplificador pra lavar o carro, quando coloquei de volta e fui ligar o carro apreceu um ruído muito feio, quando ligo o carro a música some e os médios do kit começam a bater e os tweeters emitem um xiado...

Fui eu mesmo que passei todos os cabos, os rca são hurricane, passei eles longe dos cabos de força e de falantes, o amplificador está muito bem aterrado no parafuso do cinto... eu não mudei nada depois que lavei o carro...não sei o q está havendo...

Gostaria de ouvir outros carros que usam este kit, tô achando que este aplificador não tá tirando o melhor do kit...

O tópico tá enorme e eu ainda tenho mais pra falar.... hehe... :)

Mas depois eu posto mais dúvidas e fotos... obrigado a quem puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

posta umas fotos pra nois.... com esse tamanho todo de pezinho deve tar tocando pra carakas..... ja teve curiosidade de saber como eles ficariam em dutadas !?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, repassa os cabos.

Verifica a posição do crossover... Ele também deve estar distante dessas fontes de interferências.

Cara, eu gosto bastante desse kit (até tenho um), mas não ele original... Esse tweeter é algo agoniante d+.

Fiz uma Zobel para ele melhorou MUITO. Mas, MUITO mesmo.

Fora isso, caso seja o caso, faz um L-PAD pra atenuar os Neotech.

Eles são complicados mesmo. Difíceis de domar. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada, acho q vc cometeu aquela cagadinha de perder o terra da saída RCA do player. Com o carro desligado, desce o voluem até o zero e vê se ele dá um puffff.

Se der, manda arrumar, e por favor, puxa um fio de 2,5mm do ponto onde vc aterrou o amplificador, e usa como terra pro CD-Player.

Quanto aos agudos... faz um L-Pad pra atenuar uns 3db. Se durante o uso vc perceber que os tweeters não ficam desligando mesmo quando vc ouve mais alto, faz um bypass no polyswitch dos crossovers (parece um capacitor, de cor amarelo-bosta) que o tweeter melhora muito.

Vc testou o pezinho sem o acrilon? Faz um teste sem, pra ver o que mudou. Dependendo da mudança, vc usa nenhum, menos ou mais acrilon.

E teu amp, sinceramente, pelo q já vi desse hurricane, uma substituição por um 4.6X já seria um tremendo upgrade.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc está usando o xover passivo do cs50k?

Pq vc não usa as saídas rca do 7600 para usar o fader para o tweeter, aí vc não precisa de lpad.

Faça igual o Kleber disse mesmo, tire todo o acrilon do pezinho, pq nas simulações, ele fica melhor sem nenhum amortecimento interno.

Vc pode não ter mudado nada no seu amplificador para aumentar o barulho, mas às vezes, 10 cm de posição que vc mudar o seu rca, vc pode ter um inferno, principalmente perto da ecu, eu sei disso pq fui vítima.

ps: Kleberlpa, estou agora com ruído quase zero, pq coloquei o xover passivo no twt..bom demais....

Compartilhar este post

Link para o post
Vc está usando o xover passivo do cs50k?

Pq vc não usa as saídas rca do 7600 para usar o fader para o tweeter, aí vc não precisa de lpad.

Faça igual o Kleber disse mesmo, tire todo o acrilon do pezinho, pq nas simulações, ele fica melhor sem nenhum amortecimento interno.

Vc pode não ter mudado nada no seu amplificador para aumentar o barulho, mas às vezes, 10 cm de posição que vc mudar o seu rca, vc pode ter um inferno, principalmente perto da ecu, eu sei disso pq fui vítima.

ps: Kleberlpa, estou agora com ruído quase zero, pq coloquei o xover passivo no twt..bom demais....

Bom, acho que o problema do ruído com o carro ligado é nas saídas rca´s frontais, pois troquei os rca´s e coloquei nas saídas traseiras, (não na saída sub), e o ruído que aparecia com o carro ligado desaparceu, o que ficou foi um ruidinho de fundo, um hiisssss que aumenta um pouquinho conforme aumento o volume do som. Agora, o que será que aconteceu pra dar este prblema com as rca´s frontais do 7600 ? eu usei durante 3 dias sem problemas, foi tirar e recolocar o amplificador com os xovers, ( ambos estão no porta-malas), e este terrível ruído passou a aparecer quando ligo os rca´s nas aídas frontais, nas traseiras isto não acontece... :banghead

Será que queimei as saídas ? Com o carro desligado este rpoblema não existe...

Bom, agora sõ vou ter tempo de mexer no carro, tirar a lã dos pezinhos e tirar fotos no fds, tava decidido a fezer um lpad pros tweeters mas e esta rede zobel é melhor ? tem tópico sobre como fazê-la ?

Gostaria muito de ouvir este kit em outro carro, com outro amplificador...

Agradeço muito ao pessoal que tá dando valiosas dicas.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor atenuar com um só resistor.

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor atenuar com um só resistor.

O comportamento muda, já que com o aumento na impedância do tweeter por conta da reatância indutiva da bobina, o tweeter tende a receber mais potência nas altas frequência... Em série, quem tem maior impedância recebe maior potência, já dizia nosso amigo Ohm.

Portanto, vale a pena experimentar, mas o risco é do tweeter ganhar maior agressividade nas frequências mais altas... O quanto disso vai ocorrer depende da variação de impedância e do valor do resistor.

Pra um caso hipotético, citando como exemplo o neopoint, que costuma ter cerca de 8 ohms perto dos 20khz, um resistor de 4 ohms (que daria a atenuação de 3dB) alteraria a distribuição de potência de 50% perto do corte inferior, até 66% da potência aplicada ao tweeter, perto dos 20k, ou seja, apenas 33,33333...% de atenuação. Pode ser o caso de experimentar a solução do resistor em série e do LPAD, já que o custo de um resistor é baixo.

Ah, pra quem for tentar, vale lembrar que a atenuação é ANTES do crossover, já que depois dele, o ponto de corte seria alterado.

Compartilhar este post

Link para o post
O comportamento muda, já que com o aumento na impedância do tweeter por conta da reatância indutiva da bobina, o tweeter tende a receber mais potência nas altas frequência... Em série, quem tem maior impedância recebe maior potência, já dizia nosso amigo Ohm.

Portanto, vale a pena experimentar, mas o risco é do tweeter ganhar maior agressividade nas frequências mais altas... O quanto disso vai ocorrer depende da variação de impedância e do valor do resistor.

Pra um caso hipotético, citando como exemplo o neopoint, que costuma ter cerca de 8 ohms perto dos 20khz, um resistor de 4 ohms (que daria a atenuação de 3dB) alteraria a distribuição de potência de 50% perto do corte inferior, até 66% da potência aplicada ao tweeter, perto dos 20k, ou seja, apenas 33,33333...% de atenuação. Pode ser o caso de experimentar a solução do resistor em série e do LPAD, já que o custo de um resistor é baixo.

Ah, pra quem for tentar, vale lembrar que a atenuação é ANTES do crossover, já que depois dele, o ponto de corte seria alterado.

Tudo vale a pena para fugir do L-Pad.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vale a pena para fugir do L-Pad.

O q vc tem contra o bichinho? Ele é tão bom, nunca fala mal de ninguém...

Compartilhar este post

Link para o post
O q vc tem contra o bichinho? Ele é tão bom, nunca fala mal de ninguém...

L-Pad detona com os águdos.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo a linha do tópico, eu vo faze um comentário: Cade as fotos???

Compartilhar este post

Link para o post
Seguindo a linha do tópico, eu vo faze um comentário: Cade as fotos???

algumas fotos que tirei... não estão muito boas... depois tiro mais...

Tô pensando em comprar o novo warfh de 2 canais de 100 Wrms a 4ohms pra empurrar meu kit.

Vcs têm alguma outra sugestão de amplificador NOVO na mesma faixa de preço ?

Valeu pessoal...

http://img396.imageshack.us/img396/1685/no...nov191768ki.jpg

http://img396.imageshack.us/img396/3640/no...nov191770wz.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/6765/no...nov191888vl.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/4864/no...nov191892kq.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/3373/no...nov191903ch.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/2275/no...nov191916wt.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
algumas fotos que tirei... não estão muito boas... depois tiro mais...

Tô pensando em comprar o novo warfh de 2 canais de 100 Wrms a 4ohms pra empurrar meu kit.

Vcs têm alguma outra sugestão de amplificador NOVO na mesma faixa de preço ?

Valeu pessoal...

http://img396.imageshack.us/img396/1685/no...nov191768ki.jpg

http://img396.imageshack.us/img396/3640/no...nov191770wz.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/6765/no...nov191888vl.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/4864/no...nov191892kq.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/3373/no...nov191903ch.jpg

http://img516.imageshack.us/img516/2275/no...nov191916wt.jpg

up pra mim.... tô preocupado com minha saidas rca´s front... será que é grave pessoal ???

Compartilhar este post

Link para o post

up pra mim.... tô preocupado com minha saidas rca´s front... será que é grave pessoal ???

Pode ser talvez que o terra do rca front do seu cd player possa ter quebrado na placa e estar com mal contato, ou então em algum outro lugar do cd, ou até mesmo o seu amplificador. Leve numa autorizada e relata isso.

Vc poderia pegar outro cd player e testar, mas como vc falou que vc trocou o front x rear e diminuiu, há grande chance ser de terra rompido.

vc pode tb ir até uma loja de som e pedir para o cara aterrar o rca direto na carcaça do player para fazer um teste.

Se mesmo assim não adiantar, vc pode utilizar a rosquinha do kleberlpa, mas cuidado, ela é sensível..hhuahaiu

Lembre-se que o ruído sempre aparece mais no tweeter e dependendo do tipo do rúido ele aparece só um pouco nos mids....

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...