Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RicardoSQDF

Quanto eu gasto para comprar um RTA ?!

Recommended Posts

O pessoal ai sabe me dizer quanto que custa um RTA nem que seja usado ? O que eu preciso para fazer um RTA com computador ? Eu queria algo que tivesse uma precisão rasoavel. Somente para usar o EQ e fabricar cross passivo. Será que um microfone especifico para esse uso e uma boa placa de som ja daria ? Olha, não entendo nda de RTA. Por isso as minhas duvidas são meio subjetivas. Resumindo... o que eu preciso para montar um RTA eficiente mas baratinho ?

Depois que eu descobri que o DRZ tem EQ independente para cada lado eu comecei a ter ideias com RTA. Ajuda ai cambada !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom RTA é caro. Acho que um novo bom sai na faixa de U$1000. Usado, não faço a menor idéia..... Mas que eu saiba dá pra fazer com PC sim, mas o caro aí é o microfone, que tem que ser muito bom e não pode economizar nesse quesito.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto ao pc, a encrenca eh que vc precisa alem de ter a curva exata de resposta do tweeter, vc precisa levantar a curva de resposta da entrada de microfone da placa de som, fora obviamente um software que permita esse tipo de calibracao

acho que o mais complicado eh levantar a curva de resposta da entrada da placa de som e do microfone (que por mais que o fabricante forneca, ele fornece uma media, e nao a exata.

Compartilhar este post

Link para o post

É, pelo o que eu vi é bem complicado. A algum tempo eu vi uma foto aqui no forum de um RTA da Clarion que se eu não me engano media a partir de 31hz. Eu acho que era de alguém do Tibet. O pessoal das bandas de K está precisando muito de um RTA.

E nos USA, quanto que sai um RTA ? E tem alguma loja que venda o RTA ou o microfone ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um RTA da Addzest na Advance, fui eu que postei as fotos. Ele mede de 31hz a 16khz, mas ele não é preciso como um bom RTA de bancada (mas já ajuda muito para vales e picos grandes).

Porque vocês não fazem uma vaquina e compram um RTA da Audiocontrol ? É um dos melhores, mas custa uns U$1500 eu acho. O Ometto tem um. Aí é profissional mesmo, dá até pra descobrir se tem rachaduras na estrutura do seu prédio :P .

Compartilhar este post

Link para o post
Ai, meu colega tem um que foi comprado de um dos organizadores do MTM sao paulo, pagou R$1.000, agora ta vendendo por R$800

Aí Ricardão!! Compra pra nois!! hahahahaha

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Ai, meu colega tem um que foi comprado de um dos organizadores do MTM sao paulo, pagou R$1.000, agora ta vendendo por R$800

Galera que tal

uma vaquinha "POR UM RTA DO AUTOSOM.NET"

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem aquele software Referee? Acho que do Marcelo Lacerda não é?

Ele já vem com a placa de som e com o microfone... teoricamente calibrado não?

Compartilhar este post

Link para o post
quanto ao pc, a encrenca eh que vc precisa alem de ter a curva exata de resposta do tweeter, vc precisa levantar a curva de resposta da entrada de microfone da placa de som, fora obviamente um software que permita esse tipo de calibracao

acho que o mais complicado eh levantar a curva de resposta da entrada da placa de som e do microfone (que por mais que o fabricante forneca, ele fornece uma media, e nao a exata.

No caso de usar um por computador, acho que com uma calibração comparativa com um RTA previamente calibrado resolver 99% dos casos mortais de utilização de um RTA. Isso pode ser até com aquele microfone Leson q o próprio Mogar citou em outro post.

Ainda vou comprar essa mer** pra ver se funfa. Afinal, o mic custa 50 lascas mesmo... se quebrar um galho, RTA Tabajara barato pra acertos... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem aquele software Referee? Acho que do Marcelo Lacerda não é?

Ele já vem com a placa de som e com o microfone... teoricamente calibrado não?

Tbm to curioso, alguem sabe a respeito?

e não seria Reference?

valew...

Compartilhar este post

Link para o post
No caso de usar um por computador, acho que com uma calibração comparativa com um RTA previamente calibrado resolver 99% dos casos mortais de utilização de um RTA. Isso pode ser até com aquele microfone Leson q o próprio Mogar citou em outro post.

Ainda vou comprar essa mer** pra ver se funfa. Afinal, o mic custa 50 lascas mesmo... se quebrar um galho, RTA Tabajara barato pra acertos... :legal:

Como já foi dito o problema desses mics são os extremos da resposta, o que não é importante no caso de acertar um xover passivo ou descobrir de quantos dBs é o pico em algum ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vero... testes práticos virão e serão comparados com RTA de responsa para ver se funfa, e o mais importante, até aonde funfa...

Até lá, fica a dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não quiz abrir outro tópico pois acho q aqui alguem pode responder, mas alguém sabe onde encontro um RTA aqui no Sul?

Será que tem algum no Paraná ou até mesmo aqui em Santa Catarina?

Quanto custa +/- pra regular o som com o RTA?

Valeu!

Raphael

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser um RTA tabajara (vulgo RTA de pobre) , faça um CD com senoides de todas as frequências em 0dB. Ex: 10-20-30-40....100-150-200... etc. Peque um decibelímetro e meça o volume em cada faixa. Aí anote os valores e monte um gráfico no Excel mesmo :P .

Pronto, em uns 2 mêses você regula o som, mas acho que funciona :lol: .

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante alguém que tem algum RTA com fácil acesso fazer alguns testes com esse mic da leson. Faz uma primeira calibração em um carro e depois vai variando o xover do player pra ver se o RTA tabajara acompanha.

Se alguém precisar eu tenho aqui TrueRTA V3.1.1, Spectra RTA V1.32.12 e Spectra LAB V4.32.17. É só pedir que eu faço upload no Rapidshare...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, mas como é esse RTA ? Tem Specs ? Eu até me interesso. Pq eu acho que mesmo eu comprando a 3a via o RTA faria mais efeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você bi-amplificar o kit, para ajustar o delay independente, não vai precisar de 3 vias. Aqui no meu carro não dá pra perceber separação de sinal, se tiver é coisa mínima. Mas os drivers estão todos mirados para o meu ouvido. Tb só uso 2 bandas de EQ.

O que você quer melhorar exatamente Ricardo? O que não está bom?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Se você bi-amplificar o kit, para ajustar o delay independente, não vai precisar de 3 vias. Aqui no meu carro não dá pra perceber separação de sinal, se tiver é coisa mínima. Mas os drivers estão todos mirados para o meu ouvido. Tb só uso 2 bandas de EQ.

O que você quer melhorar exatamente Ricardo? O que não está bom?

Abraços

O lance é o seguinte, os meus mid bass não estão direcionados para mim. Estão com um angulo igual entre si. O problema é que o do lado direito ficou quase on-axis mas o esquerdo deve estar com um angulo de quase 45 graus off-axis. Assim se percebe uma diferença de resposta de um lado para o outro justamente na faixa dos medios. O que acontece com isso tudo é uma variação de palco que quando a faixa reproduzida esta mais no tweeter ai tudo bem (os 2 estão direcionados para mim) mas quando vai descendo pra faixa de reprodução do mid o palco da uma boa quebrada as vezes puxando para o lado direito. A 3ª via seria para matar isso pois assim eu teria falantes perfeitamente direcionados para mim tocando uma faixa de frequencia de 500hz (corte do mid range em 1ª ordem em 700hz) até 20Khz. Acredito que com isso diminuiria bem essa negocio do palco quebrado pois de 500hz pra baixo o som se torna bem menos direcional.

Não sei se isso é viagem minha mas acho que vai funcionar. Por isso também a empolgação com o EQ independente L-R. Assim eu atenuaria a faixa de frequencia que o mid direito responde diferentemente do esquerdo, devido ao direcionamento.

Valeu pela ajuda ! Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, 500-700hz ainda é uma faixa bem direcional e é responsável pelo corpo das vozes, sax, piano etc.

Adicionando a 3a via pode melhorar sim, mas antes disso, experimenta inverter a fase do midbass e ver o que acontece. E tem outra, você pode até colocar uma 3a via, mas se não ajustar o delay independente de cada falante você vai continuar tendo separação de canais na transição midbass-midrange! O crossover ativo do DRZ é muito bom e pode ser usado tranquilamente, só que você vai precisar de mais um amp...

O seu maior problema aí não é a angulação do mid, mas a distância dele para o tweeter.

Eu faria bi-amp, ajustava corretamente o delay (o T.A do DRZ é muito preciso, tem um certo ajuste fino que deve ser feito com calma) acertando primeiro com o tweeter sozinho e depois com o midbass sozinho. Depois de acertado o delay, verifique a fase dos falantes denovo. Aí sim você regula com o RTA.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia era de instalar o mid range e o tweeter bem proximo. Ai usaria cross passivo ligados no Blau classe-T só para os 2. O mid bass eu ligaria em outro Blau ou no Steg. Ai eu teria o controle de fase do mid bass para o resto ja que o tweeter e o mid range vão estar muito proximos.

Agora, uma coisa que eu percebi foi que o cross da Dyn é bem vagabundo. Não tem nda de componentes Hi-end. Usa Cap da Philips. Ai eu faria outro cross para o mid range e tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Posta uma foto do cross da Dyn!

Bom, se é vagabundo, o do DRZ com certeza é melhor. O Cross do Diamond era com bobina de nucleo de ar, mas os capacitores eram comuns. Esse cross já era melhor que o ativo do 7998, mas o do DRZ é melhor que o do Diamond.

Já que vai fazer bi-amp no 3 vias, aí pode ficar tudo certo... Mas, talvez não precise do midrange então.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...