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kmionero

Andando de turbinado...

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Pessoal do resfriado!!! Tenho um Voyage 89 CL 1.6 álcool, comando 49g, taxa, que está dando os doces. Levei num mecânico e este me falou que era a parte de baixo. Levei em outro e ele falou que era cabeçote. Se for mesmo cabeçote, será o quarto... Pois bem, a parte de baixo ainda está original, o motor está com nem sei quantos mil kms, mas acho que mais de 200... e estava pensando em fazer todo ele, mesmo que seja só cabeçote.

Pois bem, agora entrando no assunto do tópico, tava lendo uns artigos no site bestcars e comecei a observar mais atentamente os gráficos de torque e potência que eles fazem. Tava pensando em dar mais uma aspirada no motor, colocando um comando maior, mas quando vi os tais gráficos desisti, pois segundo eles o carro ia ficar com muito, muito pouco torque em baixa rotação, que é alías a faixa que eu mais uso (normalmente até 2000 rpm visando economia de combustível até uns 3000 quando quero acompanhar o trânsito chegando até 7000-7500 quando baixa o airton...).

Me impressionou em tais gráficos é que, em motores ap originais, o torque a 1000 rpm já é quase igual ao torque máximo. Mas como é feita a medição? Será que é em primeira marcha? Me impressionou ainda mais, a curva de motores turbinados: a 1000 rpm já tem 15, 16, 18kgmf de torque.

Pois bem, digam se estou imaginando corretamente: tipo, um ap 1.6 turbo é só alegria, com torque em abundância e boa potência. É só dar uma leve pisada no acelerador e sair cambiando até chegar na quinta marcha e manter os 60-70km/h constantes nas grandes avenidas. Agora as dúvidas: E o tal de turbo lag? parece não constar na curva de torque do gráfico... E o consumo, andando nestas condições como fica? O tipo de óleo? Qual o melhor método para turbinar usando carburador? Qual o tamanho certo da turbina para um enchimento plano e usando não muita pressão de 0.6 a 0.8 no máximo? A galera podia criar um Tutorial do Turbo hein... tem muita gente entendida no fórum... Por favor, me descrevam a sensação de guiar um carro turbinado civilizadamente, no dia a dia em nossas cidades. Obrigado!

:vts

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Pessoal do resfriado!!! Tenho um Voyage 89 CL 1.6 álcool, comando 49g, taxa, que está dando os doces. Levei num mecânico e este me falou que era a parte de baixo. Levei em outro e ele falou que era cabeçote. Se for mesmo cabeçote, será o quarto... Pois bem, a parte de baixo ainda está original, o motor está com nem sei quantos mil kms, mas acho que mais de 200... e estava pensando em fazer todo ele, mesmo que seja só cabeçote.

Pois bem, agora entrando no assunto do tópico, tava lendo uns artigos no site bestcars e comecei a observar mais atentamente os gráficos de torque e potência que eles fazem. Tava pensando em dar mais uma aspirada no motor, colocando um comando maior, mas quando vi os tais gráficos desisti, pois segundo eles o carro ia ficar com muito, muito pouco torque em baixa rotação, que é alías a faixa que eu mais uso (normalmente até 2000 rpm visando economia de combustível até uns 3000 quando quero acompanhar o trânsito chegando até 7000-7500 quando baixa o airton...).

Me impressionou em tais gráficos é que, em motores ap originais, o torque a 1000 rpm já é quase igual ao torque máximo. Mas como é feita a medição? Será que é em primeira marcha? Me impressionou ainda mais, a curva de motores turbinados: a 1000 rpm já tem 15, 16, 18kgmf de torque.

Pois bem, digam se estou imaginando corretamente: tipo, um ap 1.6 turbo é só alegria, com torque em abundância e boa potência. É só dar uma leve pisada no acelerador e sair cambiando até chegar na quinta marcha e manter os 60-70km/h constantes nas grandes avenidas. Agora as dúvidas: E o tal de turbo lag? parece não constar na curva de torque do gráfico... E o consumo, andando nestas condições como fica? O tipo de óleo? Qual o melhor método para turbinar usando carburador? Qual o tamanho certo da turbina para um enchimento plano e usando não muita pressão de 0.6 a 0.8 no máximo? A galera podia criar um Tutorial do Turbo hein... tem muita gente entendida no fórum... Por favor, me descrevam a sensação de guiar um carro turbinado civilizadamente, no dia a dia em nossas cidades. Obrigado!

:vts

Quanto ao Lag, se quiser poder usar um ALS p/ arrancadas mais bruscas ;)

 

:( TOMATE MARAVILHA :)

 

[]'S

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Bom meu jovem... pra começar...

 

Seu carro tem pistao de alcool ou gasolina?

quanto ta a taxa de compressao?

q combustivel vc roda?

que carburador?

 

quer potencia em baixa?

o motor nao eh bom girar ate 7500 rpm nao... 6500 jah eh o suficiente, mais q isso eh soh desgaste excessivo e comb. queimado a toa, jah passou da faixa de potencia maxima (pra esse comando, neste motor), e alem disso.. a turbina vai ter q ser um pouco maior pra nao estrangular ate 7500 RPM, e eh capaz de estragar o motor.. intaum eh como eh disse, vc ta exagerando no giro... troca antes de marcha (que melhora ate o desempenho do carro)

 

pra um carro 1.6 q quer rodar com baixa pressao e ter pegada rapida, uma turbina pequena na caixa quente e nao tao maior na caixa fria seria otimo, um a/r baixo daria potencia em rotações relativamente baixas...

 

vá com seu preparador dar uma olhada nos graficos das turbinas, logo vcs encontram a melhor pro seu caso (esse negocio de receita de bolo eh furada.. quer qualidade? faça uma pro seu carro...)

 

bom.. espero ter ajudado.. qualquer coisa tem gente aki q sabe 1000x mais q eu... e mtos ainda...

 

Edit... as perguntas q eu te fiz no começo da resposta eh pra vc conhecer seu carro e com seu preparador levar em conta qual a melhor turbina...

nao se esqueça tbm da suspensao, dos pneus, dos freios, qual o peso do carro, que cambio vc usa, etc.. tudo leva em conta a escolha da turbina...

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Quanto ao Lag, se quiser poder usar um ALS p/ arrancadas mais bruscas ;)

 

:( TOMATE MARAVILHA :)

 

[]'S

mas tem que usar um piggy-back, por que se for usar um carburador tu quebra o motor

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ta com medo do escortao eh?!? turbo vs aspro nao vale!!! :P

 

de turbo eu entendo quase nada.... mas eu acredito veementemente q, com a taxa q o teu carro ta, tu nao consegue turbar nem com 300 gramas :)

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Édisão tem razão

Tem que destaxar bastante teu motor

O bom seria em torno de 8,5:1 no máximo, ainda mais pro teu jeito sem noção de dar final :lol:

Retifica completa sem pensar duas vezes, principalmente bronzinas

Kit mortadela com uma .42/.48 original mesmo, rodando com 1kg

Não leva muito a sério a parte de preparação do bcws, pra falar a verdade, não leva nem um pouco a sério...

Mas tu ia ter que se controlar, com a caixa curta que tu tem, esquece as batidas de final por que é bastante possivel que a turbina comece a fumar cedo, fora o fato de tracionar que pode ser dificil

 

Eu acho que pra ti o melhor seria um 2.0 com um trabalho no cabeçote, taxado, balanceado e bem regulado, o custo vai ser bem parecido com o 1.6 turbo, a confiabilidade vai ser bem maior e o desempenho vai ser equivalente praticamente

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Édisão tem razão

Tem que destaxar bastante teu motor

O bom seria em torno de 8,5:1 no máximo, ainda mais pro teu jeito sem noção de dar final :lol:

Retifica completa sem pensar duas vezes, principalmente bronzinas

Kit mortadela com uma .42/.48 original mesmo, rodando com 1kg

Não leva muito a sério a parte de preparação do bcws, pra falar a verdade, não leva nem um pouco a sério...

Mas tu ia ter que se controlar, com a caixa curta que tu tem, esquece as batidas de final por que é bastante possivel que a turbina comece a fumar cedo, fora o fato de tracionar que pode ser dificil

 

Eu acho que pra ti o melhor seria um 2.0 com um trabalho no cabeçote, taxado, balanceado e bem regulado, o custo vai ser bem parecido com o 1.6 turbo, a confiabilidade vai ser bem maior e o desempenho vai ser equivalente praticamente

Pois é pessoal apesar de estar sonhando com o turbo, cai na real: por enquanto não é para mim. O orçamento é limitado e com o turbo teria que investir também em embreagem, freios, amortecedores, escape, etc, etc. Pois bem, voltamos pro aspro!

Cara, eu amo esse motorzinho 1.6 e tenho medo de trocar e me arrepender depois. Foram tantas alegrias: andar do lado de omega 3.0 (165cv), empurrar marea 2.0(142cv?), andar do lado de tempra turbo (165cv?), etc, etc, etc. Claro que nem tudo são flores: Vecão GSI antigo tive que dar passagem (Andando. Parado queria ver...), monza 2.0 podrão mas fuçado levei benga, fusca com 500.000 cv de rua também, mas levo na esportiva. O que eu gosto no ap600 é a pegada com que sobe de giro! Fico imaginando se passar pra 1.8 ou 2.0 se, apesar de melhorar muito o torque em baixa, não vou perder essa pegada. O que vcs acham? Se fosse pra transformar, acho que o melhor custo benefício seria para 1.8, com melhora no torque e ainda girando liso. Tenho receio de não me adaptar com o 2.0. Também penso no consumo, é claro. Não tenho condições de ser sócio do posto. Quero, andando na boa, pelo menos 6km/l na cidade e uns 10km/l na estrada a 80km/h. Também pensei no que o macaw falou sobre girar e tirei a conclusão de que se eu realmente quiser girar com o motor terei que colocar um comando de maior duração, o que vai diminuir em muito o já pequeno torque e aumentar demasiadamente o consumo. Por essas até penso em passar pra 1.8. Acho que seria mais racional. O que vcs acham??? :ol

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ta com medo do escortao eh?!? turbo vs aspro nao vale!!! :P

 

de turbo eu entendo quase nada.... mas eu acredito veementemente q, com a taxa q o teu carro ta, tu nao consegue turbar nem com 300 gramas :)

Quero fazer um carona-drive no escort! Tão me dizendo que o paralítico está caminhando!!! Milagre!!! :vts

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Bom meu jovem... pra começar...

 

Seu carro tem pistao de alcool ou gasolina?

quanto ta a taxa de compressao?

q combustivel vc roda?

que carburador?

 

quer potencia em baixa?

o motor nao eh bom girar ate 7500 rpm nao... 6500 jah eh o suficiente, mais q isso eh soh desgaste excessivo e comb. queimado a toa, jah passou da faixa de potencia maxima (pra esse comando, neste motor), e alem disso.. a turbina vai ter q ser um pouco maior pra nao estrangular ate 7500 RPM, e eh capaz de estragar o motor.. intaum eh como eh disse, vc ta exagerando no giro... troca antes de marcha (que melhora ate o desempenho do carro)

 

pra um carro 1.6 q quer rodar com baixa pressao e ter pegada rapida, uma turbina pequena na caixa quente e nao tao maior na caixa fria seria otimo, um a/r baixo daria potencia em rotações relativamente baixas...

 

vá com seu preparador dar uma olhada nos graficos das turbinas, logo vcs encontram a melhor pro seu caso (esse negocio de receita de bolo eh furada.. quer qualidade? faça uma pro seu carro...)

 

bom.. espero ter ajudado.. qualquer coisa tem gente aki q sabe 1000x mais q eu... e mtos ainda...

 

Edit... as perguntas q eu te fiz no começo da resposta eh pra vc conhecer seu carro e com seu preparador levar em conta qual a melhor turbina...

nao se esqueça tbm da suspensao, dos pneus, dos freios, qual o peso do carro, que cambio vc usa, etc.. tudo leva em conta a escolha da turbina...

Valeu pelas dicas macaw, mas abandonei a idéia devido a restrições no orçamento e aliquotas em geral :P Sobre a nave: Voyage cl 1.6 álcool 1988/1989 tirado zero km em outubro de 1988. Motor ap600, carbura mini-progressivo, comando 49g, taxa, e na época de ouro pneus 175/70 r13 e totalmente altão. Já estourei 3 vezes o cabeçote, mas o bloco continua original!!! Mais de 200.000kms, 17 anos de uso, e a parte de baixo original! "Panela velha é que faz comida boa... :ol

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ae Kmionero, nada substitui as polegadas cúbicas

 

eu acho muito melhor um AP 2.0 que dae tu pode abusar um pouco mais da graduação do comando e trabalho no cabeçote e ainda ter um torque razoável em baixa

 

sobre consumo, tu já viu o Gol do Otávio andando e ele faz 7 km/L no alcool andando na manha

 

vai pelo que a gurizada já te disse, tu vai girar pra ca***** e ainda vai poder dizer "eu giro com torque"

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Pelo teu jeito "tranquilo" turbo não ia durar 1 semana pra ti...

Tu muito aloprado e descontrolado.... :lol:

Fora que carro turbo tem que monta para fazer no mínimo de 0-100 a baixo dos 9 s. Não fazendo isso... é carro ranhento , nem vale a grana investida.

 

Teu carro tem que ser aspirado.É o que vai mais pro teu perfil.

 

Se tu gosta do ap600, então nem vale a pena aumentar para uma cilindrada maior.E mudar e depois fica naquelas.. "Ah quanto era 1.6 era melhor pq etc etc etc...".Fica no 1.6 mesmo.

 

Eu faria o seguinte:

 

-Faria outro cabeçote

-Faria o escape todo tb(desde coletor4x2x1 até o final), claro que tu vai perder torque em baixa,mas fazer o que .. tu quer o "girador" do 600, fazer o que.. não tem como ganhar tudo sempre.Perde algo em favor de outras coisas.

-Mantinha o 049G, mais brabo que isso acho que nem precisa.O Gol do Otavio ,mesmo com 049G, é charope a goleta.

-Dava um trato no bura, arrumava ele e ainda dava um up nele e já de quebra colocava um filtro esportivo.

 

O que vai sair mais cara vai ser o cabeçote.Pq o resto é barato.Coletor tu pode comprar de alguma loja mais pra cima, ou entõa mandar fazer no Guarany mesmo.

Não sei pq tu quer final em mais de 200.Vai por isso onde dentro da city?O esquema é tiro curto.

Com isso a voyage volta aos tempos das antigas

Já tá na hora de ele voltar as antigas de andar aliviado né magrão!:)

 

Mas tem que ir em um PREPARADOR mesmo , nada de cara barateiro, que vai terminar fazer uma coisa meia boca e não vai ficar 100%

 

 

 

Ps: Eu já fiz carona-drive no Escorts... tá charope o sapão heim.Apesar de o dono sempre tá chorando, e se fazendo na mixaria.Tem até um Astra aí tomando aquela intimada insana e tremendo a gravatinha :rolleyes: AHUHAHUA.

ps2: Bem que tu falou uma vez... aquele Corsa STD cor ferrugem mardito... é Lobo em pele de Cordeiro.Acho que é por causa das rodas "Maserati".Eu "tuxando"( a 2k) e não consegui abri ...ficou nos 3 carros.. merd <_< auhauaha.

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O motor tá com mais de 200 mil km, não final acima de 200km/h

Até por que pra isso ele teria que chegar nos 8500rpm com essa relação :lol:

 

Tremendo gravatinha nada ow, parei ali na descida do estacionamento e nada :(

 

O que eu acho, sem querer insistir em cilindrada maior...

 

A pegada com que sobe o giro é bastante influenciada pela tua relação curta, e com mais torque, vai subir mais rápido o giro

O "problema" do 2.0 é que tem que ter cabeçote e comando pra ele girar o que o teu 1.6/S gira, original o 2.0 gira pouco mesmo, mas se não me engano o do otávio tava girando a 7,5k rpm, Édisão confirma isso

 

Uma solução seria usar o virabrequim do 1.8 e usar pistões de 83,5mm

Vai pra 1.9 e querendo ou não as 100cc de diferença de um pro outro influenciam bastante

A maior dificuldade é que teria que usinar a parede do bloco pra caber o virabrequim novo, os pistões de 83,5mm já entram na retifica "normal"

Acho que tu vai gastar uns 1500 pila pra fazer o motor já 1.9 e deixar zerado ele, com peças já, mais a grana do cabeçote feito daí

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Valeu gurizada pela colaboração. Apesar da lógica correta do rodrigo sobre o 2.0, este, a princípio, está fora dos meus planos em decorrência da relação r/l, e do alto consumo que poderá ter na cidade/estrada. Acredito que o otávio consiga fazer 7km/l no álcool no gol, que é mais leve, tem melhor aerodinâmica e talvez relações mais longas, mas ainda assim deve ser virando roda... Não sei se tenho tanta paciência. Depende muito do meu humor. Assim, acho que 2.0 apesar de poder ficar maravilhoso com torque e ainda girador, vai me custar mais e beber mais. Assim as opções recorrem em ficar como está ou passar para 1.8. A questão do 1.9 é a garantia do serviço e a possibilidade futura de retíficas(apesar de que isso até não é problema, só pegar outro motor em qualquer padaria e pronto...). Estou, aos poucos e muito custosamente, abandonando um pouco a idéia do girador rumo ao infinito. Eu sei que não adianta nada esticar até 7500, mas o barulho do motor, o ponteiro do contagiros, o sorriso lá na orelha e o pensamento : esta mer** gira pra ca*****... isso é que é motorzinho bom!!! viciam!!! Estou dependente dos altos giros!!! Sou viciado em ap600!!!! É como dizer para um gambá para parar de beber e comprar o leite para as crianças. É soda, apesar de ser o correto. Mas, num exercício de alto esforço mental, estou me imaginando purificado... a bordo de um ap800/s com torque muito bom em baixa, andando muito bem em todas as faixas de rotação, bebendo não muito mais do que agora... Estou rumando para cura ou me atolo de vez e mando colocar um 290+4x1 para dar vdo no contagiros!!!! :ol

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tendo interesse, a gente negocia um "kit" bacana: cabeçote com 1,7mm a menos, valvula de admissao 41mm, dutos polidos e aumentados, angulos de valvulas feitos, comando G novo + um Brosol 3E bacana tb :)

 

acho q o voyas ia ficar bacana hein!!!

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acho q o voyas ia ficar bacana hein!!!

Mas ah!!! Mas e a escortera como é que fica??? Ta vindo uma gripe por ai??? :legal:

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acho q o voyas ia ficar bacana hein!!!

ué ué ué

que tá rolando?

vai se desfazer do kit gl plus?

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acho q o voyas ia ficar bacana hein!!!

ué ué ué

que tá rolando?

vai se desfazer do kit gl plus?

Kit Europeu vem aí [] [] [] !!!!!! :)

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Kit Europeu vem aí [] [] [] !!!!!! :)

Tem loco que não sabe brincar....

O cara é bruto

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