Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Nina SP

Óleo

Recommended Posts

Qual é o melhor óleo pra colocar no carro? Sintético ou mineral?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sintéticos duram mais e custam mais ... minerais duram menos e custam menos. Sintéticos costumam ser melhores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, sintético é beeem mais caro. Dura mais? É... dura. Mas nem tanto, o combustível brasileiro contamina bastante o óleo, mesmo com sintético não passaria nunca de 5000 km. Na minha opinião não vale a pena, a não ser em aplicações especiais (carros preparados) ou caso seja recomendado de fábrica, não vejo porque.

 

Use o óleo recomendado pelo fabricante e troque sempre na quilometragem especificada. Caso seja mineral, um SJ ou SL já tá de bom tamanho, e use marcas boas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

não tem essa de óleo melhor não..cada óleo tem sua vantagem, cada um com seu preço, cada um com suas desvantagens.

cada motor pede um tipo de óleo...

use o que o manual recomenda e troque de acordo com a especificação em uso severo.... algo entre 5000 e 7500

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posso misturar sintético com mineral?

Não é recomendado a mistura de óleo mineral com sintético.

 

Alguns até são compatíveis mas outros não. No caso dos não compatíveis a mistura de ambos os tipos resulta na formação de uma goma altamente prejudicial ao motor.

 

O mais aconselhável é usar apenas um tipo de óleo não misturando com de outras marcas evitando assim aquela "borra" que se forma no interior do motor.

 

Óleo Sintético é recomendado para motores de alto desempenho e multivalvulas.

 

Eu uso Texaco Havoline Premium SL SAE 20w50. Ná época acompanhei os testes feito na área de motores de onde trabalho e ele ficou em primeiro lugar.

 

texaco7po.jpg

 

 

:legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou perguntando pq fiquei na dúvida, vou trocar o óleo logo logo e queria saber qual é o melhor pra colocar no meu filhinho...

Share this post


Link to post
Share on other sites

nunca misture sintético com mineral.

q carro é o seu, o q diz o manual sobre o tipo de óleo e a freq de trocas?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se é original, é só seguir as especificações de fábrica.

 

E não misture mineral com sintético, de preferência não misture nem óleos de especificação diferente (ex: 20W40 SJ com 20W50 SL). Use o mesmo óleo sempre, se possível.

Caso mude de óleo escoe bem o antigo, muito bem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

pra nao misturar o ólo mineral/sintetico com os resquícios do óleo antigo, peça para adicionarem um produto para limpeza do carter (eu uso fflush)! seu motor vai ficar bem limpinho internamente :)

 

lembre-se também de trocar o filtro de óleo, pois nele também ficam muitas impurezas que caso misturadas com o oleo novo o "estragam" facil

 

EU no meu palio G2 uso Selenia K 15w40.... bom óleo, não tão caro assim... com ele eu troco de 7000 em 7000 km

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já não gosto do selenia, prefiro Havoline, Shell, etc.

 

O óleo mineral ele dura menos que o sintético (troca de 7 em 7 mil km; enquanto que o sintético é de 15 em 15 mil km) e tem uma "validade" menor (não é recomendado ficar com o óleo mineral por mais de 6 meses no carro).

Isto é a teoria. Na prática a coisa é diferente. Óleos sintético que dizem que dura 15 mil km, acabam durando 7 devido à baixa qualidade do combustível brasileiro (Lembrado por CesarCTBA) e contamina o óleo.

 

Então o negócio é simples.

Você roda 7 mil km em 6 meses ou menos? Se sim, use óleo mineral. Se não use o sintético mesmo.

Como eu ando muito, uso o mineral.

 

P.S Compre óleo SL, não compre S(qualquer outra letra abaixo de L).

Share this post


Link to post
Share on other sites

qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

Share this post


Link to post
Share on other sites

é sempre bom tomar cuidado, dependendo das condições de trabalho do motor, o óleo pode formar Borras na parte interna....

O ideal é utilizar o óleo recomendado no manual do carro....

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

procure um preparador de motores para pegas de ruas e pergunta a ele o que ele acha de oleo sintético ou mineral, o que ele recomenda....

 

abraços

 

:mac1

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

procure um preparador de motores para pegas de ruas e pergunta a ele o que ele acha de oleo sintético ou mineral, o que ele recomenda....

 

abraços

 

:mac1

Renatinho, não quero criar nenhuma discussão, mas este seu mecânico infelizmente não tem conhecimento técnico sobre o que está falando. Ele pode ter experiência, mas tenho a plena certeza que conhecimento técnico ele não possui.

 

A viscosidade do óleo é determinada pelas siglas 15W50, 20W40, etc. Isso é a viscosidade do óleo em temperatura fria e em temperatura quente. Cada motor demanda uma viscosidade diferente, além de em motores mais velhos ser bom usar um óleo um pouco mais viscoso do que o do manual. O fato de ser mineral ou sintético, não influencia em nada na viscosidade, ou seja, o mecanico que diz que é mais fino não sabe o ue fala. Outra coisa, um óleo ser mais fino não quer dizer que é melhor. Um óleo fino só que sem bom aditivos com um SF será muito ruim para seu motor. A viscosidade do óleo depende do motor.

 

Tocar o óleo antes de 5000 km é bobeira. Na realidade deve-se trocar a cada 7000 km. Nunca que um óleo criará borras no motor com tão pouco uso. Pode ter certeza que trocar óleo com 3500 km o óleo sai quase igual um novo.

 

Tanto óleo sintético quando óleo mineral criam borras. A borra será criada dependendo do uso que se fizer do óleo. Um mineral com 12000 km rodados provavelmente terá borras. Novamente seu mecânico está equivocado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tocar o óleo antes de 5000 km é bobeira. Na realidade deve-se trocar a cada 7000 km. Nunca que um óleo criará borras no motor com tão pouco uso. Pode ter certeza que trocar óleo com 3500 km o óleo sai quase igual um novo.

Deve-se usar o óleo especificado pelo FABRICANTE DO MOTOR ou melhor e troca-lo no prazo estipulado pelo FABRICANTE DO MOTOR e não pelo FABRICANTE DO ÓLEO

 

como o CesarCTBA já falou, não se deve misturar óleos diferentes (mesmo com mesma especificação mas de marcas diferentes), pois o óleo contem aditivos e cada fabricante determina a quantidade desses aditivos pra cada tipo de óleo; resumindo, se misturar oleos diferentes pode da mer** :P

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

procure um preparador de motores para pegas de ruas e pergunta a ele o que ele acha de oleo sintético ou mineral, o que ele recomenda....

 

abraços

 

:mac1

Cara, se vc não quer enxergar o que está claro e já foi explicado não veja, daí já não é problema meu. Se vc confia num "preparador de motores para pegas de ruas", tudo bem. Eu prefiro confiar em preparadores sérios, reconhecidos, engenheiros, etc.

 

Vá em uma prova de arrancada, pergunte para os pilotos recordistas e veja se algum usa óleo mineral. Procure se informar sobre os recordistas mundiais de arrancada e veja se algum usa mineral. Veja se a Stock Car usa óleo mineral. A Nascar, IRL, F1...

 

Pegue uma sugestão de preparação de uma revista de preparação boa (recomendo Auto Power e Super Speed) e veja qual o óleo recomendado.

 

Depois disso tudo veja se vc continua confiando no seu "preparador de motores para pegas de ruas".

Share this post


Link to post
Share on other sites

como meu carro ja passou dos 100milhoe sde km heheheh coloca aquele alta kilometragem e troco o filtro de oleo a cada 2 trocas de oleo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente um oleo sintetico sempre é melhor para os motores de projeto moderno do que um mineral que geralmente é indicado para motores de projeto mais antigo, sendo que o uso do veiculo é o que mais conta na hora de se optar por um oleo sintetico ou mineral. As especificações do oleo ( muitos devem saber mas acredito que tenha gente que ainda não sabe ) são :

1ª_Quanto a viscosidade

 

*Monoviscoso-O oleo tem uma viscosidade fixa que não varia desde que dentro dos padrões e tempo de uso, apos a viscosidade começa a cair e é a hora de trocar. Esses oleos ainda existem apesar de serem totalmente não-recomendados pois não atendem as exigencias dos motores atuais. Exemplos oleo 20, 30, 40, 50 aonde o numero representa a viscosidade do oleo.

 

*Multiviscoso- O oleo apresenta uma viscosidade que muda conforme a temperatura do motor, apresenta dois numeros e uma letra como 20W50, 10W40, 20W40. O primeiro numero representa a viscosidade do motor frio consequntemente a letra W significa winter, e o segundo numero a viscosidade do motor quente. São os recomendados pois conseguem ser mais finos quando o motor esta frio e consequentemente desligado a algum tempo, devido a isso todo o oleo já escorreu para o carter e como o oleo esta mais fino consegue subir ao cabeçote e lubrificar o motor na integra mais rapido minimizando assim os efeitos que a ignição faz aos motores prolongando a vida util do mesmo.

 

2ª_Quanto ao poder de limpeza

 

É a classificação API S... dos oleos, essa classificação representa o poder de limpeza dos oleos e é classificado no sentido ascendente de letras do alfabeto, quanto mais acima esta a letra mais poder de limpeza o oleo possui, ou seja um API SL terá poder de limpeza maior que um API SJ, que terá maior que um API SI e assim por diante. Este fator é muito importante ppois com nosso combustivel de má quanlidade o motor cria borras e portanto um oleo de otimo poder de limpeza minimiza muito os efeitos dessas ''sujeiras'' que podem danificar e muito o motor.

*Outra recomendação é trocar o filtro de olea a cada duas trocas de oleo para que o mesmo não corra o risco de ficar sobrecarregado impedindo o livre fluxo de oleo pelo motor, de dois em dois anos aproximadamente usar um Fulsh no motor, pois mesmo usando oleos com enorme poder de limpeza sempre algumas sujeirinhas indesejaveis ficam no motor ( quem já usou um Flush sabe disso... ).

 

3ª_Quanto a natureza do oleo

 

*Sintetico_Como o nome já diz ele é de natureza sintetica e consegue manter suas caracteristicas iniciais ( Viscosidade e Limpeza ) por mais tempo segundo os fabricantes, fora isso não existe diferença e as determinações anteriores que ainda vão determionar a qualidade do oleo. Geralmente são bem mais caros que os outros tipos de oleo.

 

*Mineral_Como o nome tambem já diz de natureza mineral, segundo os fabricantes mantem suas caracteristicas iniciais por menos tempo que os sinteticos, por isso o prazo de troca é menor, e lembrado mais uma vez que a qualidade do oleo se vê por seu padrão de viscosidade e limpeza. Geralmente os mais baratos.

 

*Semi-sinteticos_Tem a base do oleoa sintetica e os outros componentes minerais ( segundo os fabricantes ). É um meio termo entre o sintetico e o mineral, tendo seu tempo de troca maior que um 100% mineral e menor que um 100% sintetico. Assim como suas caracteristicas seu preço costuma ser um meio termo entre os sinteticos e minerais.

 

:banghead Bem depois disso acho que ninguem mais precisa bater cabeça, é só ver qual é o melhor custo-beneficio e semprer seguir as recomendações do fabricante pois o mesmo é o mais capacitado para indicar qualquer que seja o tipo de oleo para seu motor.

Espero ter ajudado. :mac2

Share this post


Link to post
Share on other sites

sempre siga as recomendaçoes do manual do seu carro.Não tem como errar.

 

[]

 

 

 

Evertom

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posso misturar sintético com mineral?

JAMAIS!! meu pai completou o nivel do carro com mineral, só que ele usa sintetico... resultado essa mistura esgrossa entope a penerinha e o óleo não sobe e fundi o motor.... fundiu o motor do marea 2.0 20v... 9 mil pra arrumar e não ficou igual...

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

o sintético é mais fino, sendo assim lubrifica melhor... a MISTURA dos 2 que engrossa que entope os labirintos.. :legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites
qd o meu carro tava com o motor ruim, ou seja batendo saia, eu usava oleo sintetico, mas depois q fiz o motor por completo o mecanico me recomendou soh usar oleo mineral, pois ele eh mais fino q o sintetico, entao perguntei pq usar o mineral e ele me disse q o sintetico cria borras dentro do motor e acaba entupindo alguns labirintos de passagens de oleo.

nunca deixo ultrapassar mais do q 3500 e 4000 km, troco o filtro a cada 2 trocas de oleo.

 

mas o recomendado pra quem usa sintetico passar a usar o mineral eh procurar o seu mecanico de confianca !!!!!

 

abraços pras mininhas deste forum.....

 

:rever1:

Não sei da onde ele tirou isso. Então Porsches e Ferraris que usam óleo sintético estão sujeitas a entupimento das galerias de óleo simplesmente por usar óleo sintético?? aff...

 

Mineral é mais fino que sintético????? O tipo de óleo não influência a viscosidade do óleo.

 

Fica de olho nesse seu "mecânico".

o sintético é mais fino, sendo assim lubrifica melhor... a MISTURA dos 2 que engrossa que entope os labirintos.. :legal:

Insisto, a natureza do óleo não influência na viscosidade.

 

Pelo que vejo a maioria dos óleos sintéticos tem especificação menos viscosa do que a maioria dos minerais, mas isso é pela especificação, não pelo tipo de óleo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ja trabalhei em mecanica 2 anos e fui em varios cursos sobre lubrificacao de motores.

oleo mineral quase todos sao pra 5 mil km ou 6 meses, depois disso pode criar borra no motor.

 

oleo semi-sintetico geralmente pra 7,8 mil km ou 6 meses.

 

oleo sintetico geralmente recomendado 15 mil km, esse oleo axo meio que inviavel, deve ser usado por pessoas que andam muito mesmo com o carro.

 

a maioria dos oleos ao passar de 6 meses ja podem ser considerados "velhos".

 

toda vez que trocar o oleo deve-de trocar o filtro tb, jamais uma troca sim e outra nao, pois o filtro que retem a sujeira do oleo velho, ele possui uma valvula dentro dele que depois de acumula-do muita sujeira o oleo passa direto por ele, nao filtrando as sujeiras mais.

 

cada carro exige um tipo de oleo, soh olhar no manual, recomendo o uso de oleo semi-sintetico, eh um oleo mais viscoso e se da muito bem em carros 16v.

 

pra quem anda muito poko com o carro pode usa oleo mineral e trocar certo que vai te um motor muito mais duravel.

 

abracos

Share this post


Link to post
Share on other sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...